HostMídia é a hospedagem que seu negócio precisa?

A HostMídia foi reconhecida em 2015 como uma grande provedora de hospedagem, após ter sido incorporada ao Grupo DITCOM, que fez uma reestruturação completa na empresa. Ela conta com dois data centers, sendo que um está localizado em São Paulo e o outro em Orlando, nos Estados Unidos.

Hostmídia: o que é, como usar, prós e contras

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você quer saber como criar um blog, um site ou um e-commerce, ou precisa de algumas contas profissionais de email, que deem mais credibilidade ao seu negócio, deve saber o que é hospedagem na internet.

A HostMídia é uma das empresas que disponibilizam esse e outros serviços que se adaptam às necessidades do usuário.

Entre os principais requisitos de um serviço de hospedagem adequado estão:

  • escalabilidade: as opções de planos devem acompanhar o crescimento do negócio e da demanda de clientes;
  • velocidade e estabilidade: para não interferir na experiência do usuário e consequentemente na relevância do site;
  • segurança: para inibir a atuação de agentes maliciosos e o comprometimento dos dados que estarão na rede;
  • suporte: que atenda e solucione adequadamente as dúvidas e os problemas dos usuários.

Desde a sua criação em 2002, a HostMídia tem agregado valor à sua infraestrutura com o que há de mais moderno em tecnologia, a fim de proporcionar todos esses requisitos aos usuários.

Ela também tem grande preocupação com outros aspectos que mantêm a qualidade de seus datacenters: fornecimento de energia, climatização, conexões redundantes e contratação de profissionais qualificados.

Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

 

O que é a HostMídia?

Em 2015 a HostMídia foi reconhecida como grande provedora de serviços de hospedagem ao ser incorporada ao Grupo DITCOM, que investiu cerca de 2 milhões de reais para uma reestruturação completa da empresa.

hostmídia

Atualmente, ela conta com dois data centers:

  • São Paulo, Brasil: construído a partir do conceito de TI verde de sustentabilidade, e com certificação Uptime Tier III, redundância de energia 2N, 4 a 12 kVA por rack e geradores a diesel 3 x 2.500 kVA;
  • Orlando, Estados Unidos: adequado às mais rígidas normas de prevenção de riscos, inclusive as relacionadas ao fornecimento de energia, com 2 geradores que totalizam 1750 kW, 3 UPS de 480 kVA, ferramentas de controle de temperatura a 22ºC e 6 operadores de conectividade.

Sua infraestrutura de TI conta com:

  • servidores Dell e Supermicro;
  • processadores Intel;
  • HDs SATA, SAS e SSD;
  • controladores RAID com BBU;
  • memórias DDR3 e DDR4;
  • placas de rede com portas de 1 Gbps.

Com toda essa infraestrutura, a HostMídia se tornou uma grande empresa de fornecimento de serviços de hospedagem e conta com cerca de 60 mil clientes com mais de 30.000 domínios hospedados.

 

Quais são os serviços oferecidos pela HostMídia?

Além dos serviços de registro e transferência de domínio, a HostMídia também oferece servidor VPS gerenciado com Linux e servidor dedicado, que é uma solução mais robusta para empresas de grande porte.

Além disso, disponibiliza serviço complementar de gerenciamento de servidor.

produtos hostmídia

Outro diferencial da empresa é o certificado SSL, de validação por organização ou validação estendida, divididos em quatro opções.

Também há um construtor de sites, para quem não sabe como criar um site ou não entende de programação. Trata-se de uma grande vantagem, pois não exige conhecimento técnico e é bem intuitivo.

Todos os planos garantem acesso a esse recurso, mas os serviços de hospedagem são os mais comuns.

Por isso, descreveremos alguns serviços disponibilizados pela HostMídia a seguir.

Hospedagem de sites

Por meio do cPanel, o cliente gerencia todas as atividades do seu site, como contas de FTP, acesso SSH/Git, arquivos, espaço em disco, backups, entre outros.

A adesão não requer taxa de inscrição e também não há taxa de migração de planos. Os recursos disponibilizados são:

  • banco de dados compatível com PHP (versão 5.2 a 7.3), HTML, CSS, XML, JavaScript, Perl, Python e Ruby on rails, MySQL, PostgreSQL, phpMyAdmin e phpPgAdmin;
  • domínio próprio e subdomínios;
  • redirecionamento de domínios;
  • acesso com ou sem “www”;
  • contas de email POP, IMAP e SMTP com redirecionamento, resposta automática, antispam, antivírus e filtro;
  • relatório de tráfego e erros, além de logs de visitantes e de acesso bruto;
  • página de erro customizável;
  • instalador Softaculous;
  • construtor de sites da HostMídia;
  • agendador de tarefas (Cron Jobs);
  • gerenciador de DNS;
  • gerenciador de índices;
  • segurança por bloqueio de IP, proteção de link, diretórios com senha e firewall.
planos da hostmídia

Hospedagem em WordPress

O WordPress, ferramenta de CMS (Content Management System) amplamente utilizada na criação de blogs e outros tipos de sites, é compatível com a hospedagem HostMídia.

O ambiente é personalizável e otimizado para diferentes tipos de páginas. Os recursos são abrangentes, com as mesmas características do plano de hospedagem de sites, em relação a banco de dados, domínio, ferramentas e segurança. Por meio do WordPress é possível controlar e monitorar as atividades do site.

Servidores de última geração rodam diversas tecnologias como CloudLinux, LiteSpeed e HTTP/2. Além disso, oferecem vantagens a partir de seus recursos:

  • velocidade SSD;
  • redundância do RAID 10;
  • cache inteligente duplo;
  • limpeza de malware executada pelo suporte;
  • backup diário automático dos últimos 14 dias;
  • certificado SSL Let’s Encrypt gratuito.
hospedagem no wordpress

Revenda de hospedagem

A revenda de hospedagem também é uma opção de serviço da HostMídia, sendo que a empresa oferece três planos que se diferenciam em relação a espaço em disco e tráfego.

O controle também é realizado pela plataforma WHM, pela qual o usuário pode adicionar, reativar e até remover contas de hospedagem, além de executar funções como monitorar o tráfego e o espaço de armazenamento.

O cliente, por meio do cPanel, gerencia contas de email, domínios e subdomínios, o banco de dados (MySQL e PostgreSQL) e arquivos.

Ainda pode realizar a instalação de CMS, visualizar estatísticas, instalar scripts pelo Softaculous, personalizar páginas de erro, agendar tarefas e usar o construtor de sites da empresa. O backup é feito diariamente e o servidor armazena cópia dos últimos sete dias.

revenda de hospedagem
 

Como é hospedar com a HostMídia?

Para saber se a hospedagem vale a pena, é preciso considerar características como desempenho, uptime e suporte. Em relação aos valores, a diferença não é muito significativa.

Na HostMídia, uma das vantagens é o espaço em disco, que não limita os recursos que serão utilizados nem a quantidade de contas de email. Veja os requisitos individualmente a seguir.

Suporte

O suporte é um fator decisivo na escolha de um plano de hospedagem. Por isso, é preciso avaliar o desempenho da HostMídia em relação aos canais em que o atendimento está disponível — chat, email e telefone.

São nove números para efetivar chamadas por telefone, mas a empresa não disponibiliza uma opção gratuita (0800).

No chat, apesar da indicação de suporte 24/7, a disponibilidade também é limitada, funcionando somente de segunda a sexta de 9h às 21h. Mas a opção é fácil de encontrar — botão no canto inferior direito da tela — e a experiência é considerada positiva pela maioria dos usuários.

Usabilidade

Outra questão a ser avaliada é a facilidade de contratação dos serviços e a instalação da plataforma. A página onde o pedido é realizado é intuitiva e responsiva, as informações são claras e a adição do pedido ao carrinho é rápida.

Inicialmente é necessário definir um nome de domínio e a HostMídia não impede o uso de diferentes tipos de extensão. Após o pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário, a transação é concluída.

Em seguida, a empresa envia os dados iniciais de acesso por email, prática fora dos padrões de segurança atuais.

Logo no primeiro acesso ao dashboard, é solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais para confirmar o pedido. O acesso ao painel de controle de hospedagem a partir da área do cliente sempre exige o preenchimento das credenciais de acesso, mas os dados ficam salvos para evitar desconforto para o usuário.

Em relação ao painel de controle, o cPanel não deixa a desejar: é fácil e categorizado, além de apresentar ferramenta de busca e outros recursos modernos que facilitam o gerenciamento da hospedagem.

Rapidamente é possível encontrar estatísticas de uso e informações da conta. Não há poluição com publicidade mas, apesar das vantagens, não há um acesso direto ao chat.

Confira também estes outros conteúdos:
 Stage: a solução para criação de sites de alta performance no WordPress
 Hospedagem cloud: o que é, como funciona e suas vantagens
 12 melhores criadores de site do mercado

Desempenho

Nesse requisito deve ser considerada a velocidade e o uptime do servidor.

Conforme verificado em sites de avaliação de desempenho, por meio da ferramenta Bitcatcha e mais de 10 testes realizados, a velocidade da HostMídia para sites simples foi considerada satisfatória, uma vez que o serviço é baseado no servidor de Orlando — o datacenter brasileiro da empresa é exclusivo para planos de servidor dedicado.

O uptime garantido pela empresa, assim como a maioria dos provedores de serviço de hospedagem, é de 99,99%, e também não deixou a desejar pois o servidor não ficou fora do ar durante o período de teste.

Isso atesta que a infraestrutura realmente suporta a demanda dos usuários, mas essa não deve ser considerada uma característica estática — é necessário reavaliar os requisitos de desempenho continuamente.

A HostMídia oferece um portfólio completo de serviços, e de maneira transparente descreve detalhadamente as limitações de cada plano.

Algumas vantagens em comparação com as demais empresas de hospedagem, como certificado SSL incluso e domínio gratuito, superam as desvantagens, como o processo antiquado de ativação ou não disponibilizar o datacenter brasileiro para todos os planos, o que melhoraria o desempenho.

Você quer criar um site de maneira descomplicada? Então aproveite para conhecer os 12 melhores criadores de site do mercado!

[rock_performance]

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.