IGTV: um guia da nova plataforma de vídeos no Instagram [e 4 ideias para aplicar em sua estratégia]

igtv

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Instagram é a rede social da vez. Aposta de profissionais de Marketing e empresas, hoje a rede social que pertence ao Facebook já pode valer mais de US$100 bilhões.

Em números de usuários, os dados também impressionam. A empresa anunciou, em junho de 2018, ter alcançado a marca de 1 bilhão de usuários ativos e ainda aproveitou para introduzir um novo aplicativo.

Junto da ascensão da rede, o IGTV chegou com tudo e o Instagram aposta na produção de vídeos para concorrer de frente com outras plataformas já consolidadas, como o Youtube.

Diferente da proposta dos Instagram Stories, por exemplo, o Instagram TV pode conter vídeos longos de até 60 minutos.

Neste post, vamos explicar para você tudo o que já descobrimos sobre a ferramenta e algumas ideias para você investir em seus conteúdos por lá.

Vamos lá?

Como funciona o IGTV?

A plataforma, lançada no dia 20 de junho, pode ser encontrada dentro do próprio app de fotos e também como um aplicativo separado — é possível fazer o download em aparelhos Android e iOS —, alterando diretamente a forma como encaramos o consumo de vídeos.

Apesar de serem aplicativos diferentes, as plataformas estão totalmente integradas. Além da semelhança visual, para acessar os dois é preciso da mesma conta e você ainda interage com os mesmos usuários da conta do Instagram.

O IGTV é acessado pelos dois aplicativos e, apesar de ter sido criado exclusivamente para o compartilhamento da nova modalidade de conteúdos, os conteúdos continuam disponíveis no Instagram.

No aplicativo original, o ícone do IGTV foi incluído ao lado do símbolo de DIrect, que fica na lateral superior direita da tela inicial do app.

O que sabemos até agora é que a ferramenta é focada em usuários produtores de conteúdo que já atuam no Instagram e que antes não conseguiam divulgar conteúdos em tamanhos maiores.

Apesar da proposta de 60 minutos de vídeo, apenas contas verificadas ou com alcances maiores podem fazer upload de conteúdos tão longos.

Os outros usuários ainda podem ter acesso a ferramenta, mas com a limitação de 10 minutos.

Por enquanto, o app acolhe apenas vídeos na vertical, com resolução de até 4K (isto é,  4000 pixels na horizontal e 2000 na vertical) e de 15 segundos até uma hora de duração.

Talvez os vídeos do feed, que aceitavam até 60 segundos de duração, é o que mais se aproxima de um teste da plataforma de um formato maior de vídeo.

Para produtores de conteúdos, ainda é possível adicionar CTAs nos vídeos, o famoso “arraste para cima”, e é bastante interessante acrescentar links para outra plataforma, perfil ou site.

Outro ponto interessante é que as transmissões estão segmentadas e podem ser encontradas entre as categorias “Para você”, “Seguindo”, “Popular” e “Continuar assistindo”.

Por onde começar

Na prática, para iniciar um novo vídeo, o app só permite que a postagem seja feita da maneira “natural” pelo celular. Mas já é possível que os uploads sejam ser feitos até mesmo por desktop.

Semelhante ao Youtube, cada perfil tem um canal. Lá é possível assistir todos os vídeos armazenados.

Para criar o canal em mobile, o perfil deve acessar o IGTV e selecionar o ícone de engrenagem, depois clicar em “Criar canal” e seguir as instruções na tela.

O canal à princípio é criado com o mesmo nome do usuário da conta. Para transmitir algo, é possível enviar arquivos de 650 MB a 5,4 GB.

Outro detalhe é que o conteúdo pode ser enviado como vídeo para a página do Facebook, vinculada a conta que fez o upload.

Em desktops, o processo é basicamente o mesmo, feito pelo site do Instagram. É só acessar o seu perfil, clicar em “Canal”, depois em “Carregar” e seguir as instruções. Você poderá acessar os vídeos no próprio perfil, na aba “IGTV”.

Da mesma forma que os Stories, as informações de interação e engajamento são de extrema importância, especialmente para grandes contas, e também estarão disponíveis.

(Confira tudo sobre análise de métricas no Instagram a partir do Instagram Insights.)

Você poderá conferir a porcentagem média assistida pelos visualizadores e um gráfico de linhas de retenção de público.

Enquanto isso, número de curtidas, de comentários e visualizações pode ser acompanhada por qualquer um que assista ao vídeo, assim como é no feed.

DOMINE SUA ESTRATÉGIA NO INSTAGRAM:
Invista no Stories e aproxime-se de sua audiência
Aprenda a conseguir resultados orgânicos no Instagram!
Um guia completo para posicionar sua marca na rede
Entenda tudo sobre o algoritmo do Instagram!

Ideias de conteúdo para investir no IGTV

A proposta pode oferecer grandes oportunidades para marcas que querem investir no formato de vídeos, um dos mais promissores atualmente.

O ideal é que os conteúdos compartilhados lá sigam alguns princípios básicos.

Podemos dividir em três fatores.

O primeiro é o conteúdo. Além de uma estratégia específica para o IGTV, conteúdos reciclados podem não agradar a audiência. Invista em novos produtos e adapte-se a plataforma.

O segundo é a duração do conteúdo. Faça teste e avalie se vale apostar no tempo máximo que tem disponível ou vídeos mais curtos. É bom lembrar que os modelos menores agradam e o público, que já está acostumado, enquanto os maiores ainda têm que ser testado pela audiência.

Por último, atente-se a estética do vídeo. Como falamos, a plataforma só aceita vídeos na vertical e a qualidade dos vídeos pode ser bem alta, por isso, é importante estar atento aos principais elementos de um vídeo, como a iluminação, a qualidade da imagem etc.

Pensando nisso, trouxemos algumas ideias que a sua marca pode usar para encantar os usuários e sair na frente, conquistando a audiência na plataforma.

1. Entrevistas

Aproveitando o formato do vídeo, entrevistas mais rápidas e até mesmo grandes diálogos podem ser compartilhados de maneira simples e ainda contar com a interação dos usuários na seção de comentários.

Diferente dos conteúdos ao vivo, no IGTV as entrevistas ganham um status atemporal e já podem ser inseridas em uma plataforma que prevê conteúdos maiores, por isso podem agradar ainda mais o público.

2. Tutoriais

Também aproveitando o interesse do público no aplicativo, empresas que produzem conteúdos voltados para a utilização de algo ou a prática, podem apostar nos modelos de “como fazer”, “Do It Yourself (DIY)” e dicas para apresentar produtos, novidades e hacks.

3. Demonstração do produto

No mesmo segmento de tutorias, o IGTV pode ser um canal para apresentar o que seu produto tem de melhor. É o momento de mostrar expertise, qualidades e tirar dúvidas. Tudo de forma breve, simples e clara.

4. Webinars

Para webinars, a notícia é ainda melhor. Esse tipo de seminário online oferece conteúdos diferenciados e valiosos e, quando inseridos no aplicativo, estarão ainda mais próximo do público-alvo. Além disso, por lá é possível colocar links direcionados para landing pages.

Exemplos de marcas que já estão aproveitando todo o potencial do IGTV

1. Hubspot

A empresa norte-americana já tem usado a ferramenta para divulgar alguns vídeos curtos, especialmente direcionados para a divulgação de conteúdos, boas práticas de Marketing e materiais ricos, além de um vídeo explicando alguns detalhes sobre o IGTV.

2. Adoro Cinema

A Adoro Cinema é uma representante brasileira na lista. Com temas mais variados e voltados para a indústria cinematográfica, a empresa tem aproveitado o recurso para divulgar novos filmes e série, curiosidades e takes.

3. Nike Football

Com mais de 32 milhões de seguidores, a Nike tem colocado diversos conteúdos no IGTV, focando na atuação de alguns dos seus embaixadores e profissionais patrocinados. Lá eles tem colocado entrevistas, conteúdos explicativos e takes de campanhas.

4. NASA

Também com boa participação nas redes, a NASA está apostando no IGTV. Por enquanto, os conteúdos são principalmente científicos, com imagens incríveis e novidades tecnológicas.

As novidades do Instagram e de outras redes sociais não param de surgir e estamos atentos a todas as mudanças.

Enquanto o IGTV ainda é otimizado e os usuários e empresas continuam a descobrir suas funcionalidades, assine nossa newsletter e confira mais conteúdos sobre novidades do mercado diretamente na sua caixa de entrada!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.