Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 15 de maio de 2020. | Atualizado em 15 de maio de 2020


O plugin de compactação de imagens Imagify é uma ferramenta imprescindível para sites e blogs em WordPress. Melhora o ranqueamento das páginas em motores de busca, torna as imagens mais leves e garante uma melhor experiência aos usuários, por meio de um carregamento de página mais veloz.

“Uma imagem fala mais que mil palavras”. Certamente, você já ouviu essa frase e sabe da relevância de uma experiência visual em sites e blogs. Diante disso, você precisa de um plugin de imagem do WordPress para otimizar o carregamento da sua página — e o Imagify pode ser a solução perfeita.

Afinal, o conteúdo visual faz parte das estratégias de Marketing Digital, especialmente nas redes sociais. Posts com imagens e vídeos geram mais visualizações e engajamento dos usuários, como veremos a seguir.

Se você busca um plugin para WordPress que seja capaz de otimizar imagens para melhorar o desempenho do site e sua estratégia de marketing visual, neste artigo, explicamos como garantir velocidade e uma melhores experiências para os seus visitantes. Confira, a seguir:

  • Por que você precisa otimizar as imagens do site?
  • O que é Imagify?
  • Como esse plugin funciona?
  • Por que usar o Imagify?

Por que você precisa otimizar as imagens do site?

Segundo a Brain Rules, as pessoas conseguem recordar cerca de 65% das informações exibidas com recursos visuais, contra apenas 10% que lembram do conteúdo quando ele é apresentado apenas verbalmente. Um estudo da DMP aponta que o tráfego de postagens de blog pode aumentar em 48% se imagens e vídeos forem incluídos.

Mas não adianta adicionar conteúdo visual sem otimização. Se uma imagem demorar a carregar, o usuário tenderá a desistir de sua visualização, uma vez que velocidade também é um pré-requisito para uma experiência qualificada.

Além disso, uma quantidade significativa desse tipo de arquivo diminuirá o espaço livre do seu servidor. Isso também aumentará o tempo de carregamento da página e, consequentemente, você perderá seus visitantes ao longo do tempo. Portanto, o plugin é essencial para solucionar esses problemas.

O que é Imagify?

O Imagify é uma das melhores ferramentas de compactação de imagem do WordPress. Sua principal função é deixar imagens leves, sem comprometer sua qualidade visual, para acelerar sites e blogs em WordPress.

O plugin integra a biblioteca WP Media e foi desenvolvido com o intuito de viabilizar mais simplicidade e usabilidade para que os proprietários de sites não tenham problemas no processo de criação de conteúdos. Também, para que não prejudiquem a experiência de seus usuários com arquivos grandes, de difícil carregamento.

O Imagify é amigável, com recursos que funcionam logo após a ativação da chave da API, com liberação do acesso à interface completa do plugin para o design de sites.

Como instalar e ativar o plugin?

O primeiro passo é procurar o plugin Imagify no repositório do WordPress. Depois de instalá-lo e ativá-lo, você verá uma notificação na parte superior da página, que solicita a criação de uma conta.

Clique no botão Inscrever-se e adicione seu email para receber a chave da API na sua caixa de entrada do endereço cadastrado. Assim que receber essa chave, adicione-a no campo solicitado para iniciar as configurações.

Powered by Rock Convert

Como esse plugin funciona?

O processo de configuração é bem direto. Você verá três áreas: uma para as configurações gerais, uma para otimização de imagem e a última para opções de exibição no menu da barra de ferramentas.

A primeira área da página de configurações é dedicada ao nível de otimização que você deseja aplicar às suas imagens. O Imagify permite três diferentes níveis de compressão:

  • normal: comprime a imagem sem comprometer a qualidade de visualização;
  • agressivo: compactação com perdas, que pode comprometer minimamente a qualidade, mas com baixo nível de percepção pelo usuário;
  • ultra: usa algoritmo para garantir o nível máximo de otimização quanto ao tamanho, com uma perda mínima de qualidade.

 Você pode optar por compactar imagens manualmente ou fazer a compactação automática, que acontece em massa e gera backup dos arquivos originais em uma pasta separada. O plugin permite que o usuário restaure esses backups para retornar a versão original de suas imagens, caso não esteja satisfeito com o resultado, e ainda gera imagens no formato WebP.

O Imagify removerá automaticamente os dados EXIF ​​de suas fotos no upload. Se preferir, você pode optar por comportamentos diferentes e manter as informações EXIF ​​ao marcar a opção correspondente.

O redimensionamento automático acontece na área de otimização. Com base no tema escolhido, o Imagify calcula a largura ideal de miniatura para as imagens e o usuário pode redimensioná-las, por meio da largura máxima de pixels, e adicionar o próprio tema no processo de otimização.

Na última área, chamada Opções de exibição, é possível escolher exibir o Imagify na barra de ferramentas por meio de um prático menu de acesso rápido.

As imagens otimizadas são armazenadas temporariamente nos servidores do plugin. Após a conclusão da otimização, o Imagify substitui os arquivos automaticamente, sem alterar o nome da imagem. Dessa forma, o usuário pode encontrá-las na pasta wp-content/uploads.

Por que usar o Imagify?

Como falamos, a compressão de imagens de blogs e sites em WordPress melhora o carregamento da página. Com ele, os arquivos visuais estarão otimizados para não sobrecarregar o servidor.

Além disso, essa velocidade no carregamento da página é um requisito essencial para estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Afinal, melhora o ranqueamento nos motores de busca e garante mais visibilidade do site nos resultados de pesquisa.

De acordo com a pesquisa da Nielsen, as pessoas gastam 10% mais tempo observando imagens em um site do que lendo efetivamente o texto. Além disso, têm 40 vezes mais chances de compartilhá-las em suas redes sociais. Não é esse o resultado de visibilidade que você busca na Internet?

O Imagify otimiza arquivos em massa e, por isso, é uma ótima ferramenta para aumentar a sua produtividade. Em especial quando você já trabalhou as fotos em editores e não quer perder a qualidade nem o tempo do seu trabalho.

Quer melhorar ainda mais o desempenho da sua página? Conheça outras soluções para otimizar suas imagens no WordPress!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *