Imagify: saiba como funciona o plugin de compressão de imagens no WordPress

O plugin de compactação de imagens Imagify é uma ferramenta imprescindível para sites e blogs em WordPress. Melhora o ranqueamento das páginas em motores de busca, torna as imagens mais leves e garante uma melhor experiência aos usuários, por meio de um carregamento de página mais veloz.

imagify

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

“Uma imagem fala mais que mil palavras”. Certamente, você já ouviu essa frase e sabe da relevância de uma experiência visual em sites e blogs. Diante disso, você precisa de um plugin de imagem do WordPress para otimizar o carregamento da sua página — e o Imagify pode ser a solução perfeita.

Afinal, o conteúdo visual faz parte das estratégias de Marketing Digital, especialmente nas redes sociais. Posts com imagens e vídeos geram mais visualizações e engajamento dos usuários, como veremos a seguir.

Se você busca um plugin para WordPress que seja capaz de otimizar imagens para melhorar o desempenho do site e sua estratégia de marketing visual, neste artigo, explicamos como garantir velocidade e uma melhores experiências para os seus visitantes. Confira, a seguir:

  • Por que você precisa otimizar as imagens do site?
  • O que é Imagify?
  • Como esse plugin funciona?
  • Por que usar o Imagify?

Por que você precisa otimizar as imagens do site?

Segundo a Brain Rules, as pessoas conseguem recordar cerca de 65% das informações exibidas com recursos visuais, contra apenas 10% que lembram do conteúdo quando ele é apresentado apenas verbalmente. Um estudo da DMP aponta que o tráfego de postagens de blog pode aumentar em 48% se imagens e vídeos forem incluídos.

Mas não adianta adicionar conteúdo visual sem otimização. Se uma imagem demorar a carregar, o usuário tenderá a desistir de sua visualização, uma vez que velocidade também é um pré-requisito para uma experiência qualificada.

Além disso, uma quantidade significativa desse tipo de arquivo diminuirá o espaço livre do seu servidor. Isso também aumentará o tempo de carregamento da página e, consequentemente, você perderá seus visitantes ao longo do tempo. Portanto, o plugin é essencial para solucionar esses problemas.

O que é Imagify?

O Imagify é uma das melhores ferramentas de compactação de imagem do WordPress. Sua principal função é deixar imagens leves, sem comprometer sua qualidade visual, para acelerar sites e blogs em WordPress.

O plugin integra a biblioteca WP Media e foi desenvolvido com o intuito de viabilizar mais simplicidade e usabilidade para que os proprietários de sites não tenham problemas no processo de criação de conteúdos. Também, para que não prejudiquem a experiência de seus usuários com arquivos grandes, de difícil carregamento.

O Imagify é amigável, com recursos que funcionam logo após a ativação da chave da API, com liberação do acesso à interface completa do plugin para o design de sites.

Como instalar e ativar o plugin?

O primeiro passo é procurar o plugin Imagify no repositório do WordPress. Depois de instalá-lo e ativá-lo, você verá uma notificação na parte superior da página, que solicita a criação de uma conta.

Clique no botão Inscrever-se e adicione seu email para receber a chave da API na sua caixa de entrada do endereço cadastrado. Assim que receber essa chave, adicione-a no campo solicitado para iniciar as configurações.

Como esse plugin funciona?

O processo de configuração é bem direto. Você verá três áreas: uma para as configurações gerais, uma para otimização de imagem e a última para opções de exibição no menu da barra de ferramentas.

A primeira área da página de configurações é dedicada ao nível de otimização que você deseja aplicar às suas imagens. O Imagify permite três diferentes níveis de compressão:

  • normal: comprime a imagem sem comprometer a qualidade de visualização;
  • agressivo: compactação com perdas, que pode comprometer minimamente a qualidade, mas com baixo nível de percepção pelo usuário;
  • ultra: usa algoritmo para garantir o nível máximo de otimização quanto ao tamanho, com uma perda mínima de qualidade.

 Você pode optar por compactar imagens manualmente ou fazer a compactação automática, que acontece em massa e gera backup dos arquivos originais em uma pasta separada. O plugin permite que o usuário restaure esses backups para retornar a versão original de suas imagens, caso não esteja satisfeito com o resultado, e ainda gera imagens no formato WebP.

O Imagify removerá automaticamente os dados EXIF ​​de suas fotos no upload. Se preferir, você pode optar por comportamentos diferentes e manter as informações EXIF ​​ao marcar a opção correspondente.

O redimensionamento automático acontece na área de otimização. Com base no tema escolhido, o Imagify calcula a largura ideal de miniatura para as imagens e o usuário pode redimensioná-las, por meio da largura máxima de pixels, e adicionar o próprio tema no processo de otimização.

Na última área, chamada Opções de exibição, é possível escolher exibir o Imagify na barra de ferramentas por meio de um prático menu de acesso rápido.

As imagens otimizadas são armazenadas temporariamente nos servidores do plugin. Após a conclusão da otimização, o Imagify substitui os arquivos automaticamente, sem alterar o nome da imagem. Dessa forma, o usuário pode encontrá-las na pasta wp-content/uploads.

Por que usar o Imagify?

Como falamos, a compressão de imagens de blogs e sites em WordPress melhora o carregamento da página. Com ele, os arquivos visuais estarão otimizados para não sobrecarregar o servidor.

Além disso, essa velocidade no carregamento da página é um requisito essencial para estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Afinal, melhora o ranqueamento nos motores de busca e garante mais visibilidade do site nos resultados de pesquisa.

De acordo com a pesquisa da Nielsen, as pessoas gastam 10% mais tempo observando imagens em um site do que lendo efetivamente o texto. Além disso, têm 40 vezes mais chances de compartilhá-las em suas redes sociais. Não é esse o resultado de visibilidade que você busca na Internet?

O Imagify otimiza arquivos em massa e, por isso, é uma ótima ferramenta para aumentar a sua produtividade. Em especial quando você já trabalhou as fotos em editores e não quer perder a qualidade nem o tempo do seu trabalho.

Quer melhorar ainda mais o desempenho da sua página? Conheça outras soluções para otimizar suas imagens no WordPress!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.