Como implantar a Transformação Digital na sua empresa

Implantar a transformação digital

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A cada dia, mais e mais empresas estão adotando mudanças estruturais, com o auxílio da tecnologia, para aumentar o desempenho. É a chamada transformação digital, termo que tem atraído a atenção de organizações dos mais variados setores.

Não há dúvidas de que a tecnologia entrou nas organizações para nunca mais sair. E quanto maior a intimidade dos gestores e líderes com as estratégias digitais, mais as companhias conseguem aproveitar as vantagens dessa mudança.

Aqui no blog Marketing de Conteúdo já falamos sobre 12 tendências da transformação digital.

Agora, chegou a hora de falar sobre execução. Vamos mostrar como implantar a transformação digital dentro da sua realidade profissional, obtendo todos os benefícios que vêm de carona com essa evolução.

Pronto para conferir? Então vamos lá!

Por que as empresas devem implantar a transformação digital

Antes mesmo de pensar nos benefícios que a empresa obtém ao implantar a transformação digital, é importante compreender o contexto que estamos vivendo.

De acordo com dados da Sysorex, existem atualmente 7 bilhões de dispositivos móveis sendo usados no mundo, além de 11 bilhões de dispositivos (entre móveis e não móveis) conectados à internet.

Esses dados, por si só, mostram que o dia a dia da população está totalmente ligado às tendências digitais. Além disso, são 900 milhões de posts por dia no Facebook e, pasme, 3,7 trilhões de dólares gastos diariamente em transações pela internet.

Sua empresa não vai querer perder uma fatia desse faturamento trilionário, não é mesmo?

Com base nessas mudanças, veja alguns dos benefícios que a transformação digital pode trazer para as corporações.

Se você quer entender mais sobre todos os aspectos da transformação digital, baixe nosso ebook completo sobre o tema!

Transformação digital e marketing

Benefícios ao implantar a transformação digital

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Altimeter revelou que, entre as empresas que já implantaram a transformação digital, ocorreram os seguintes benefícios:

  1. 41% das empresas aumentaram sua fatia de mercado (market share);
  2. 30% das empresas aumentaram o faturamento do consumidor;
  3. 37% das tiveram um crescimento de engajamento do consumidor em canais digitais;
  4. 32% perceberam um aumento no número de visitantes no site e canais digitais.

Somado a isso, alguns dos maiores benefícios percebidos por empresas do mundo todo tem sido:

  • Aumento da eficiência dos processos, com a melhoria das mensurações de indicadores e o aprimoramento da gestão dos dados;
  • Aumento da satisfação dos clientes, pois a empresa torna-se sempre disponível e os clientes passam a receber informações úteis a todo momento;
  • Obtenção de vantagem competitiva, criando novos produtos, adicionando fontes de receita, reduzindo custos, conquistando novos clientes e aumentando a produtividade.

Como implantar a transformação digital: o processo passo a passo

1. Defina o que a empresa quer transformar

Alguns dos objetivos mais comuns que a transformação digital almeja são:

  • aprimorar a experiência digital do cliente;
  • aumentar a retenção e o ticket médio por meio da web;
  • otimizar a infraestrutura;
  • reduzir custos a partir da transformação de processos;
  • aumentar a produtividade;
  • integrar parceiros em uma plataforma online;
  • melhorar a gestão de dados e Business Inteligence;
  • prevenir problemas em potencial.

Como você pode observar, são muitas as metas que podem ser estipuladas pelas organizações. Por isso, no primeiro momento, é fundamental delimitar onde a empresa pretende chegar.

Em alguns casos, existe a intenção até mesmo de repensar todo o modelo de negócio.

É possível trazer a tecnologia como aliada para a captação de clientes, para o processamento de pedidos e pagamentos, para a entrega de produtos e serviços e, por fim, para o relacionamento e atendimento pós-venda.

Portanto, tecnicamente não há limites para a transformação digital. Cabe a você e à empresa definirem objetivos claros que estejam alinhados com as metas macro do negócio.

2. Estude as possibilidades tecnológicas

Para implantar a transformação digital, você não precisa ser o maior especialista em tecnologia ou mesmo em marketing digital. Contudo, é importante estar ciente dos recursos tecnológicos disponíveis no mercado.

Algumas das possibilidades que podem ser estudadas para a adoção na sua empresa são:

  • redes sociais;
  • tecnologias para dispositivos móveis;
  • análise, processamento e inteligência de dados: desde o Google Analytics até Business Inteligence;
  • cloud computing: soluções de armazenamento de arquivos na nuvem;
  • automações inteligentes: colaboração homem-máquina;
  • personas: personagens fictícios (próximos dos clientes reais) criados para representar seus diferentes usuários;
  • segurança cibernética
  • plataformas de nutrição de leads: atração, conversão e preparação dos usuários para a compra, tudo de forma automatizada;
  • Internet das Coisas;
  • Realidade virtual;
  • TI híbrida.

3. Preveja como será a futura plataforma de negócios digitais e monte uma equipe para desenvolvê-la

De acordo com as perspectivas da sua empresa, pode-se selecionar combinações de diferentes tecnologias para atingir os resultados esperados.

Em termos de arquitetura, praticamente todas as tecnologias citadas anteriormente podem ser combinadas para desenvolver um ecossistema que faça sentido dentro do modelo de negócio da organização.

Para isso, conte desde o início com uma equipe de especialistas que ajudarão a implantar a transformação digital.

É válido reunir, dentro da sua empresa, um time de profissionais que funcione como um comitê de transformação digital. Como, por exemplo, profissionais de TI, de marketing digital, de vendas, entre outras áreas relacionadas.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
Edge computing: o que é e como funciona essa tecnologia?

4. Domine o ciclo de vida dos serviços digitais

Depois de planejar os objetivos macro e compreender quais são os recursos tecnológicos e humanos que conduzirão a empresa na implantação, é hora de pensar nos produtos e serviços que serão projetados.

A empresa deverá ter domínio sobre os projetos, desenvolvimento, implementação e gerenciamento das inovações.

Além disso, deverá pensar em como irá promover a evolução dos produtos e serviços digitais. Ou seja, é necessário pensar o ciclo de vida de cada solução, desde o seu nascimento até a maturação e as melhorias. Isso, sem dúvida, se tornará vantagem competitiva diante do mercado.

Atualmente, as abordagens que têm moldado a forma como os serviços de TI são produzidos são: DevOps, infraestrutura como serviço, velocidade, automação inteligente, gerenciamento dos serviços digitais e aplicação do conceito de personas.

Esses recursos, quando unidos, são capazes de acelerar o desenvolvimento de personalizações a partir de necessidades específicas, a implementação dos serviços digitais, a automatização etc. Ao avançar nos recursos citados acima, a empresa avança também no domínio sobre o ciclo de vida dos serviços digitais de inovação.

5. Organize a empresa para receber as inovações

Após estabelecer um ecossistema de plataformas para negócios digitais, a empresa já pode escolher o subconjunto de blocos de construção (tecnologias de capacitação e disruptivas) com base nos resultados desejados.

Em outras palavras, a plataforma do futuro terá um conjunto de serviços ofertados virtualmente pelos melhores fornecedores. Assim, as soluções ideais podem ser selecionadas com base nas necessidades e funções específicas que estejam ligadas ao fim, isto é, aos objetivos traçados.

Alguns elementos importantes nesse passo são:

  • Omnichannel: integração dos diferentes canais e processos de negócios com o objetivo de oferecer experiências melhores e mais ágeis;
  • Centralização do cliente a partir das redes sociais, do cloud computing e dos dispositivos móveis;
  • Análises preditivas (previsões) para gerar insights e fomentar soluções práticas;
  • Abordagem baseada no conceito de personas, com a função de atender às necessidades dos diferentes perfis de clientes e usuários.

6. Adapte rapidamente para a plataforma do futuro

Quando se trata de tecnologia, as mudanças são extremamente rápidas. Por isso, a empresa deve buscar implantar a transformação digital com agilidade.

Vivemos atualmente em um contexto de TI híbrida (serviços locais + serviços na nuvem).

Sendo assim, é possível migrar para a plataforma do futuro sem deixar de tomar os cuidados necessários com a infraestrutura já existente. Pode-se otimizar e modernizar a infraestrutura atual ao mesmo tempo em que os processos e a experiência do usuário são transformados.

Não é necessário reinventar a roda. O mais importante é aproveitar recursos já existentes e, simultaneamente, trazer as inovações que são mais importantes para a organização, integrando-as com o trabalho que já vem sendo feito.

O papel dos gestores na transformação digital

Quem pensa que a transformação digital é simplesmente uma mudança estrutural, está enganado.

É também uma mudança de mentalidade, pois interfere na maneira que a empresa encara todas as suas ações. Por isso, é imprescindível que a essa mudança comece no topo, a partir da diretoria, CEO e gerentes.

Se você tem um cargo de gestor, aproveite para tomar a frente na implantação da transformação digital. Estabeleça um planejamento claro e realista para que a mudança comece o quanto antes.

Além disso, invista em novas habilidades digitais, tanto para si próprio como para equipe. Duas alternativas são o marketing de conteúdo e inbound marketing.

Por fim, enxergue as possibilidades do futuro digital do negócio. Lembre-se: quando a empresa estiver pronta para aproveitar tudo o que o ambiente digital oferece, inúmeras oportunidades se abrirão. Esteja atento para aproveitá-las.

Conclusão

A transformação digital traz para as empresas vantagem competitiva e uma série de benefícios.

Mas, como mencionamos, essa é uma mudança que começa do topo. Por isso, é fundamental que os gestores e líderes tomem a frente e tracem um planejamento para implantar a transformação digital de forma pensada e organizada.

O marketing de conteúdo é um grande aliado na transformação digital.

Entenda como Marketing de Conteúdo e Dados trabalham juntos na transformação digital com o potencial de trazer resultados para sua empresa com nosso ebook gratuito!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.