O Inbound Marketing funciona para minha empresa? Conheça 7 motivos que comprovam sua eficácia

O inbound marketing funciona para minha empresa

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Vamos começar com uma informação muito importante: uma estratégia de marketing é fundamental para qualquer empresa!

Afinal, um marketing bem executado interfere diretamente nos resultados de um negócio, e esse é o objetivo de todo empreendimento: gerar resultados e, consequentemente, lucros.

Porém, é importante saber também que não é qualquer estratégia de Marketing que funciona para qualquer empresa. No geral, ao pensar nisso, você deve ter em mente quem você deseja alcançar, onde está e aonde quer chegar.

A partir desses dados, basicamente, você consegue pensar em qual a melhor maneira de atingir os seus objetivos com, é claro, o menor custo e o maior retorno possível.

E, dentre as infinitas possibilidades que o Marketing te dá, você precisa conhecer o Inbound Marketing.

Isso porque, além de unir os dois pontos-chave que citamos antes (menor custo se comparado a maioria das estratégias de marketing e com excelente retorno), o Inbound ainda tem a capacidade de atingir as pessoas certas da melhor maneira possível.

Mas, como dissemos, a escolha vai depender muito de cada caso. Sendo assim, como saber se o Inbound é uma boa opção para a sua empresa?

Se você está se fazendo essa pergunta, observe a seguir os principais motivos para que você entenda e avalie se essa é uma boa opção para você, para que você comece o quanto antes!

1. As pessoas mudaram… e a maneira de interagir com as marcas também!

Como já mencionamos, dentre os pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher por uma estratégia de marketing, definitivamente a persona, ou seja, a pessoa que você deseja atingir, é a mais importante.

Afinal, se vocês não se encontram pelo caminho, isso significa que você perderá vendas e que ela possivelmente estará com um problema não resolvido, ou resolvido pelo concorrente (o que para você é ainda pior).

Tendo isso em mente é importante entender que as pessoas mudaram muito nos últimos anos, principalmente quanto a comunicação. Sendo assim, elas também mudaram seus hábitos e consequentemente a maneira de lidar com uma marca.

Antes, ser interrompido por um comercial era absolutamente normal. Com o tempo, os “intervalos” do seu programa preferido passaram a servir para dar uma ida ao banheiro ou pegar algum lanche na cozinha. Isso se você não mudasse de canal.

Com o tempo, as pessoas passaram a detestar serem interrompidas! E é realmente muito chato fazer uma coisa, como assistindo TV e, de repente, ser interrompido por um comercial que não faz sentido.

Sendo assim, com a internet, os smartphones e as redes sociais, as pessoas estão saindo cada vez mais das mídias convencionais (como rádio e TV) e migrando para os meios online de consumir conteúdo.

Sendo assim, elas estão mais exigentes e agora tem o poder de controlar o que e quando consomem todo tipo de conteúdo, incluindo propagandas e anúncios em geral.

Por isso, o Inbound Marketing é uma ótima opção. Além de não ser invasivo e interromper o usuário, ele está presente em todos os principais canais de conteúdo da atualidade e vem como uma resposta a própria necessidade das pessoas.

Com um Inbound as pessoas virão até você. O seu papel é basicamente se fazer encontrável, dando a elas conteúdo de qualidade que atraia e vá de encontro àquilo que elas precisam ou querem. Ou seja: você será a resposta de um usuário.

2. Você precisa ser encontrado

Como as pessoas vão saber da sua empresa, e consequentemente comprar dela, se não a encontrarem? Parece óbvio, mas muitos empreendedores não se preocupam em serem encontrados pelos seus clientes, e isso é um problema.

E, geralmente, o processo de compra de um produto começa com uma simples pesquisa a respeito dele em algum buscador, como o Google. Nesse caso, você precisa ser o resultado que o usuário encontra quando faz essa procura.

Nesse caso, o Inbound é uma ótima opção para colocar o seu conteúdo com um bom posicionamento nos motores de busca. Isso por que, para atrair as pessoas, uma das principais ferramentas do Inbound é a produção de conteúdo relevante.

Aliado a isso, você deverá desenvolver estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que são táticas dentro e fora do conteúdo que fazem sua página ser encontrada e considerado o melhor resultado, ficando cada vez mais no topo do rankeamento nos mecanismos de busca.

Confira mais sobre essas táticas no nosso guia completo sobre SEO!

3. Você não quer desperdiçar tempo e dinheiro

Você pode estar desperdiçando tempo e dinheiro de muitas maneiras, caso sua estratégia de Marketing não seja a melhor opção para você.

Isso pode acontecer caso você gaste muito tempo com as pessoas erradas, em vez de estar 100% focado em atingir as melhores chances e conversão em vendas.

Você pode estar gastando ao utilizar de estratégias que não apresentem dados suficientes que comprovem a sua efetividade e por isso está perdido com relação ao que fazer.

Você pode estar fazendo os seus vendedores gastarem muito tempo tentando fechar vendas com pessoas ou empresas que sequer tem o interesse sobre o seu produto ou serviço e por isso não deveriam nem ser contactadas.

Você pode estar utilizando estratégias de marketing que não cabem no seu orçamento por serem caras e não terem um ROI que condiga com o valor que está sendo investido.

Enfim, infelizmente são várias as opções de desperdício quando não se tem uma estratégia definida, bem estruturada e detalhada.

Lembre-se que marketing não é um custo, e sim um investimento para a sua empresa. Mas ele só cumprirá esse papel se estiver sendo executado de uma maneira que condiga em todos os aspectos com a sua realidade e a do seu mercado.

Por isso, as vantagens do Inbound Marketing estão diretamente relacionadas à economia de recursos (já que todos os investimentos são direcionados e estratégicos, e todos os resultados são mesuráveis) e de tempo (já que você usará o seu exclusivamente com as pessoas certas).

4. Você quer ter certeza de que está tomando a melhor decisão

Um dos grandes problemas de muitas estratégias de Marketing, principalmente as mais tradicionais, é que elas não são facilmente mensuráveis. Isso significa que dificilmente você conseguirá comprovar, através de dados, que suas ações estão dando bons resultados.

E isso é péssimo porque se você não sabe realmente se sua estratégia está dando certo, você pode estar gastando muito tempo e, pior ainda, muito dinheiro em uma ação que não vai gerar um retorno proporcional.

O Inbound, em contrapartida, tem como uma das suas principais características a mensuração dos dados obtidos, muitas vezes em tempo real. Isso porque ligado diretamente aos canais de aplicação do Inbound, existem inúmeras ferramentas de gerenciamento de dados e obtenção de resultados.

Esses dados serão fundamentais para que você avalie se efetivamente as medidas que está tomando em relação ao marketing estão dando resultado e dessa maneira consiga focar seus recursos naquilo que está realmente dando certo!

Além disso, esses mesmos dados dizem muito a respeito do seu público. E isso é fantástico porque quanto mais informações você tiver a respeito dele, mais efetivo e direcionado você poderá ser em suas ações, aumentando as chances de converter essas pessoas em clientes!

5. Você quer atingir as pessoas certas!

Existem dois possíveis erros quanto ao resultado de uma estratégia de Marketing: ela pode atingir o público errado ou ela pode atingir um público abrangente demais e dessa forma gerar poucos resultados.

Ambos os problemas são solucionáveis com a aplicação de uma simples “ferramenta” aliada ao Inbound Marketing: a segmentação.

Por que, se você está investindo dinheiro em uma estratégia para sua loja de produtos esportivos e só está atingindo sedentários sem a menor pretensão de começar uma atividade física, você jogará dinheiro fora.

E se você está investindo para atingir um grande número de pessoas e apenas 1% dos alcançados são o seu público ideal, você também está gastando dinheiro de uma maneira muito errada.

Segmentar significa economia e potencialização de estratégias. Isso porque você investirá em pessoas com grande possibilidade de se tornarem clientes e que estão realmente interessadas no que você está oferecendo. Ou seja, você terá com o Inbound um alvo e um foco muito bem definidos.

Dessa forma, além de economia, sua empresa sai ganhando em conversão: menos dinheiro atraindo cada vez mais pessoas com potencial de compra!

6. Você quer vantagens a longo prazo!

Muitos empreendedores acabam focando seus esforços no agora e se esquecem de pensar no futuro. Mas, infelizmente, por melhor que sejam os seus resultados hoje, você precisa mantê-los ao longo dos anos para garantir que sua empresa continue.

Sendo assim, estratégias de Marketing focadas em retorno imediato podem ser uma excelente opção, é claro! Mas se você deseja garantir uma opção que dará frutos a longo prazo, o Inbound é a opção certa para você!

Primeiro porque ele gera relacionamento com os usuários e clientes. E isso é ótimo! Relacionamento está altamente ligado à fidelização de clientes, e o que isso significa? Que eles não vão comprar de você apenas uma vez!

Além disso, o Inbound possui técnicas que, além de gerar conversão, educam os clientes e o mercado a respeito do seu produto ou serviço. E quanto mais informações uma pessoa tem a seu respeito, maior a sua autoridade!

Por fim, o Inbound te dá a possibilidade de gerar leads! E leads são fantásticos!

Caso você não saiba, leads são potenciais clientes que, em troca de alguma coisa fornecida por você (conteúdo, materiais ricos, etc), eles fornecem a você informações pessoais, que podem ser muito bem utilizadas pelo seu time de vendas!

Com as informações sobre as suas leads em mãos, é possível nutri-las e conteúdo relevante (e assim estar presente na vida delas a longo prazo), e ainda entender quais são as melhores oportunidades de venda!

7. Você não quer ficar para trás

As grandes empresas do mercado já utilizam o Inbound Marketing. Segundo a pesquisa de Marketing Content Trends70% das empresas já usam o Marketing de Conteúdo, que nada mais é que o carro-chefe do Inbound Marketing.

A mesma pesquisa mostra que, das empresas que não utilizam de Marketing de Conteúdo, 54,3% não adotam por desconhecer a estratégia! Ou seja, você já tem a seu favor a vantagem de conhecer!

Dessa forma, se você deseja acompanhar as tendências de mercado e não ficar para trás em relação aos seus concorrentes, principalmente quanto a modernização e estreitamento de relacionamento com os clientes, você precisa o quanto antes começar a elaborar a sua estratégia de Inbound Marketing.

Afinal, se os seus concorrentes já estão usando, isso significa que você está perdendo tempo. E, se eles ainda não estão utilizando, essa é a sua chance de sair na frente e garantir uma excelente vantagem competitiva!

Concluindo

Se depois de ler todos esses motivos você está convencido de que deve começar uma estratégia de Inbound, não perca tempo e comece o quanto antes para gerar os resultados e o retorno também o quanto antes.

Para ajudar você nesse processo de tomar o primeiro passo, nós aconselhamos a baixar esse ebook: Inbound Marketing—o guia definitivo. Nele você encontrará tudo o que precisa saber para dar os primeiros passos.

Agora, se mesmo depois de ler esse artigo, você ainda tem dúvidas se essa é realmente uma opção viável para sua empresa, talvez esse artigo, com vários números sobre o Inbound Marketing, para que você avalie, com dados, se você deve ou não investir nessa estratégia!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.