Inbox zero: conheça o método para salvar sua caixa de entrada!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Assuntos relacionados à produtividade são muito procurados no mundo dos negócios. Dentre as inúmeras ferramentas e técnicas que existem, vamos falar sobre uma metodologia chamada Inbox Zero.

O fato é que o email, quando utilizado de forma errada, tornou-se um dos grandes vilões da produtividade no trabalho. É muito fácil perder tempo com mensagens, comprometendo a rotina que deverá ser focada em produzir algo de relevante ou resolver as demandas importantes que chegam.

Portanto, é preciso cortar esse mal pela raiz e parar de se deixar enganar pelo excesso de trabalho que os emails estão gerando na sua vida profissional. Uma das maneiras mais eficientes de conseguir isso é utilizando o Inbox Zero.

Preparamos, então, esse conteúdo exclusivo para você entender como e o seu funcionamento e como pode ajudar a melhorar a sua produtividade. Está interessado em saber mais? Então, continue acompanhando o post conosco!

A era dos emails

Você pode até não ter percebido, mas logo vai completar 20 anos que o email tornou-se uma ferramenta de trabalho. Afinal, mesmo com a tecnologia trazendo grandes avanços em relação à comunicação, esse recurso continua sendo o principal canal de comunicação interna e externa entre as empresas.

É inegável o quão boa essa ferramenta é. Apesar disso, vivemos em uma realidade em que recebemos uma quantidade enorme de emails por dia. Isso dá a sensação que estamos nos afogando em meio aquele mar de mensagens e que estamos trabalhando o tempo todo para responder.

O fato é que começamos a cansar de receber tantos emails o que reforça a ideia de que a vida anda cada dia mais corrida e o tempo cada vez mais escasso para cumprir as nossas obrigações.

Outro ponto interessante é que o email aumenta consideravelmente a ansiedade das pessoas. Quem nunca ficou abrindo a caixa de entrada sem parar para ver se chegou aquela mensagem tão esperada? Ou seja, além de recebermos muitas coisas indesejáveis todos os dias, ficamos preso à ferramenta como um escravo.

O Inbox Zero

Pois bem, você já deve estar pensando que a metodologia Inbox Zero prega que devemos simplesmente resolver todos os emails que chegam na nossa caixa de entrada até ela estar zerada. Não é bem assim.

A sua proposta, na verdade, é que possamos manter o nosso cérebro o mais longe possível da nossa caixa de entrada, principalmente quando não é o momento apropriado para pensar nisso. Afinal, é bem comum nos preocuparmos com mensagens, visto a quantidade de emails que recebemos diariamente.

Resumindo: a ideia da Inbox Zero é ajudar a manter o foco no que é importante naquele momento. Quando falamos de lidar com os nossos emails, é preciso fazer isso no momento certo.

O Inbox Zero na prática

Entrando um pouco mais na parte prática da metodologia, o Inbox Zero não se trata apenas de trabalhar para esvaziar a caixa de entrada. Mas saber gerenciá-la de forma correta.

Reforçamos, que o “zero” se refere à sua mente, à preocupação com os emails a serem lidos e as tarefas a serem realizadas. Obviamente que um Inbox limpo vai ajudar muito, mas não basta simplesmente apagar tudo!

Saiba que para colocar essa metodologia na prática é preciso ter em mente que será preciso interagir com cada email que você recebe. Isso envolve tomar decisões sobre o que fazer com cada um deles em específico. Essas decisões podem ser fazer, excluir, delegar ou adiar. Vamos falar melhor sobre cada uma delas:

Fazer

A primeira decisão é simples: faça o que o email está propondo. Ou seja, verifique se ele precisa de uma resposta rápida ou se você consegue resolver a demanda em 2 minutos. Muitos até chamam essa ação de regra dos 2 minutos.

A ideia aqui é que você não postergue algo muito rápido de resolver. Então, não desperdice o seu tempo colocando essa mensagem em outro local, deixando-a para depois.

Excluir

Caso o email não demande nenhuma ação sua, ou se ele contém algo que você não precisará mais consultar, nem perca tempo, o seu destino deverá ser a lixeira. Caso queira guardá-lo mesmo assim, arquive-o. O importante é evitar que aquilo fique poluindo a sua caixa de entrada.

Entenda que o grande segredo para executar essa ação é pensar que um email lido jamais deverá ficar na sua caixa de entrada.

Delegar

Caso você leia o email e notou que não é a melhor pessoa para resolver aquele assunto, encaminhe-o para outra pessoa. De preferência a que consiga resolver essa questão. Essa talvez seja uma das ações mais difíceis de fazer, pois muitos tendem a querer centralizar tudo para si.

Lembre-se que não é só porque pediram para você, que deve ser feito por você. Além disso, você também não precisa ter um cargo de liderança para poder delegar algo e não é só porque é capaz que é seu dever de fazer isso. Reflita sobre esses pontos.

Adiar

Caso seja você o responsável pela solicitação do conteúdo do email e é algo muito trabalhoso, não se desespere. Não tem problema nenhum em adiar a sua resolução, basta colocar uma etiqueta ou colocar em uma pasta que você saiba que terá de lidar com isso depois de ter concluído o seu processo de Inbox Zero.

Apenas não se esqueça de realizar de fato a atividade posteriormente, ok?

Saiba que agindo dessa maneira, você será capaz de passar por toda a sua caixa de entrada de forma rápida e otimizada, sem perder tempo e entendendo quais serão suas reais demandas do dia e o que você não deve se preocupar.

Dicas para aplicar o Inbox Zero

Agora que você já conhece melhor a metodologia do Inbox Zero, preparamos algumas dicas rápidas para você aplicar na sua vida profissional e ser alguém bem mais produtivo. Veja quais são elas:

1. Cuidado com a frequência de acesso à caixa de entrada

Um dos grandes motivos para ficarmos presos ao email, tomando um tempo grande da nossa rotina e ficar checando a caixa de entrada toda hora. Saiba que fazer isso irá tirar a sua atenção a todo momento e compromete as tarefas que realmente precisam ser feitas.

Podemos dizer que é um ciclo vicioso, quanto mais você confere e atualiza os emails, mais se preocupará com eles, despertando a vontade de checá-los novamente. Então, procure fazer isso não mais do que 2 vezes por dia.

2. Crie filtros e etiquetas para se organizar

Uma das maneiras de não se afogar em um mar de muitos emails é criar uma maneira de agrupá-los sempre que for possível. Considere o tipo de mensagem, pelo remetente, ou por ação a ser tomada, dentre outros critérios.

Ou seja, crie filtros e etiquetas para que possa se organizar e dar um destino fácil para cada email. No início essa tarefa pode ser um tanto quanto chata e parecer tomar um bom tempo, mas quando se torna um hábito, ajuda muito a ganhar agilidade no dia a dia.

3. Desligue as notificações

As notificações e os alertas são um dos grandes responsáveis por despertar aquela inquietação de querer responder os emails a toda hora. Portanto, o mais indicado é que você desative qualquer tipo de notificação, principalmente as do aplicativo do seu celular.

Entenda que de nada adianta ter notificações ativas se a ideia é não responder os emails a todo tempo. Então abra mão desse recurso e acesse seu email somente nos tempos que você definiu para ler e resolver as pendências que estão dentro deles.

4. Estabeleça uma rotina

Por fim, a nossa última dica é que você estabeleça uma rotina para aplicar as ações que apresentamos no tópico que fala em colocar o Inbox Zero na prática (fazer, excluir, delegar e adiar).

A ideia é que você não faça isso a todo o tempo, mas sim defina alguns momentos do dia para focar nisso e finalmente chegar na tão sonhada Inbox Zero. Dessa maneira, será possível focar em todas as atividades do seu dia sem deixar o email de lado.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba porque o WordPress é a plataforma adequada para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Aplicativos para aplicar o Inbox Zero

Para finalizar esse post, vamos apresentar alguns aplicativos que podem ajudá-lo a tornar o uso do Inbox Zero mais eficiente. Confira:

Gmail

Pode até parecer mentira, mas se você usa o Gmail como gerenciador dos seus emails, já possui uma ótima ferramenta para aplicar o Inbox Zero. Afinal, a ferramenta possui todos os recursos necessários para utilizar a técnica.

A começar por agrupar as mensagens que envolvem um mesmo assunto, além dos seus recursos para arquivar, criar filtros e marcadores, que são basicamente tudo que é preciso para aplicar a metodologia.

Mixmax

Mixmax é um plugin que torna o email mais interativo, adicionando funcionalidades extras à sua conta do Gmail. Com ele, será possível rastrear aberturas e cliques de email, bem como silenciar as suas notificações.

Ele também ajuda a enviar menos emails, fornecendo ferramentas que facilitam o agendamento de reuniões, bem como realizar pesquisas de mensagens diretamente da sua caixa de entrada.

Inbox

O Inbox é uma versão aprimorada do Gmail que permite juntar mais de um email, silenciar mensagens, configurar lembretes, bem como visualizar informações sem ter que abrir o email.

É possível usá-lo também para transformar os seus emails em uma lista de tarefas, por meio de uma interface limpa e moderna, ajudando a visualizar tudo no celular, perdendo pouco tempo ao verificar os seus emails.

Gostou de conhecer melhor o Inbox Zero? Então, o que acha de baixar o nosso ebook sobre Ferramentas de Gestão para empreendedores? Confira!

Ferramentas de gestão para empreendedores.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.