Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 13 de setembro de 2019. | Atualizado em 4 de outubro de 2019


Taxa de abertura, CTR, CTOR, taxa de conversão e ROI. Como medir os indicadores de e-mail marketing e melhorar suas taxas de conversão.

Você está satisfeito com os resultados das suas campanhas de e-mail marketing? Será que sua equipe está aproveitando todo o potencial dessa estratégia? Para responder a essas perguntas você precisa acompanhar os seus indicadores de e-mail marketing.

Já faz algum tempo que o retorno do e-mail marketing para as ações de Marketing Digital vem sendo comprovado por meio de números impressionantes, como os apresentados na pesquisa da VentureBeat, que diagnosticou que as ações de e-mail marketing possuem um ROI médio de 380%. Ou seja, para cada R$ 1 investido, as empresas que desenvolvem ações concretas de e-mail marketing têm um retorno de R$ 38!

Segundo aDirect Marketing Association, 66% dos consumidores fizeram uma compra logo após terem recebido uma mensagem de e-mail marketing.

Entretanto, como andam os resultados das campanhas que você cria e gerencia? 

As estratégias que sua empresa está adotando também estão conquistando resultados extremamente positivos como os apresentados acima ou continuam com retornos mornos e sem graça?

Os KPIs ajudam não apenas na análise de uma campanha isolada, como também auxiliam na criação de novas estratégias e na compreensão sobre o que funciona e o que não está dando certo dentro de uma estratégia de e-mail marketing

Indo além, medir os indicadores de e-mail marketing pode ajudar sua equipe a identificar problemas e oportunidades em toda a sua estratégia de Inbound Marketing

Mas, afinal, quais são os indicadores de e-mail marketing mais estratégicos para suas operações e planejamento? 

O que são indicadores de e-mail marketing?

Quando falamos sobre indicadores de Marketing dDgital, estamos tratando de métricas que ajudam a orientar suas campanhas. Quando o assunto é, especificamente, o e-mail marketing, é possível identificar:

  • se o assunto foi atrativo suficiente para fazer o lead abrir o email;
  • se os CTAs estimularam o lead a clicar no e-mail marketing;
  • se a oferta divulgada foi capaz de gerar vendas e muito mais. 

Medir o sucesso de sua campanha de email marketing usando uma única métrica é simplesmente impossível. Você precisa medir um conjunto de indicadores de e-mail marketing, para entender o que precisa e pode ser melhorado, para obter maior retorno em cada ação. 

5 principais indicadores de e-mail marketing

Existem dezenas de indicadores de e-mail marketing que podem ser medidos. Cada um oferece uma informação importante para cada estratégia. Entretanto, como ponto de partida, vamos nos concentrar em analisar cinco deles.

1. Taxa de abertura

A taxa de abertura é o KPI mais simples dentro da análise de resultados de uma campanha de e-mail marketing. Ela rastreia quantos leads abriram o email que você enviou.

As taxas de abertura fornecem informações sobre o impacto causado pelo assunto do e-mail marketing. Ele foi capaz de gerar interesse e fazer o lead querer ver o conteúdo desse e-mail?

Quando sua campanha tem uma taxa de abertura muito baixa, sua atenção deve estar voltada para melhorar os assuntos dos seus e-mails. 

Alguns estudos mostram que linhas de assunto que usam o nome dos assinantes aumentam em 26% as chances do e-mail ser aberto

Outra dica simples é criar assuntos que falem diretamente com o lead, de maneira que você se proponha a resolver um problema que sabe que ele tem (você só vai descobrir isso depois que criar as personas de seu negócio). 

Se sua persona tem muitas funções ao longo do dia e você tem algumas dicas de como ela pode gerenciar melhor o tempo, uma sugestão de assunto para e-mail marketing seria: “Ganhe mais 2 horas de sono! 3 dicas práticas para organizar sua rotina e ter mais tempo!”. 

Mas, qual é uma boa taxa de abertura de e-mail? 

A maioria das campanhas de email calcula uma taxa de abertura um pouco maior que 24%

2. Taxa de cliques (CTR)

O CTR mede quantas pessoas clicaram nos links do interior de seu e-mail

CTR = (Número de Cliques / Número total de e-mails recebidos na caixa de entrada) X 100

Ao elaborar um e-mail, existem algumas maneiras de aumentar as taxas de cliques. Por exemplo, inclua links em locais apropriados e adicione um botão de CTA atraente e visível, no qual os assinantes possam clicar para se encaminharem para uma página externa. 

Esses CTAs podem apontar para posts em seu blog, uma landing page para participação em um webinar, download de ebook, cadastro para receber um brinde, participar de um evento — as possibilidades são infinitas. 

O importante é que você crie um e-mail marketing que faça o lead realizar uma outra ação. 

Enviar um e-mail marketing que não tem nenhum “próximo passo”, não faz muito sentido dentro de uma estratégia que tem como objetivo fazer o lead caminhar pelas etapas do funil de vendas, rumo a conversão e fidelização. 

As taxas de cliques geralmente são mais baixas que as taxas de abertura. A taxa média de cliques para a maioria das campanhas é um pouco acima de 4%.

Dentro desse tópico, assim como para todos os demais indicadores de e-mail marketing, é possível realizar testes A/B para identificar qual proposta recebe mais cliques. Use uma amostra de sua base de contatos e dispare o teste. Com os resultados em mãos, envie o e-mail que recebeu mais cliques para o restante da base. 

3. Click-through rate (CTOR)

Enquanto o indicador de taxa de abertura mede o número de pessoas que abriram seu e-mail, e o CTR mede quantas pessoas clicaram em um link interno, o CTOR se refere a proporção de usuários que clicam em um link e o número total de usuários que visualizam o e-mail. 

Imagine que você disparou 100 e-mails e obteve uma taxa de abertura de 24%, ou seja, 24 pessoas abriram seu e-mail. Em contrapartida, 4% clicaram em algum link presente no interior desse mesmo e-mail, ou seja, 4 pessoas. Qual seria o seu CTOR? 16,6%. 

Em suma, o CTOR mede o percentual de pessoas que clicaram no seu e-mail, não a partir do número de pessoas que receberam ele, mas sim a partir do número de pessoas que o abriram. 

O CTOR mede quão interessante e relevante foi o conteúdo para seus leads. 

Em geral, um bom CTOR varia entre 20% e 30%.

4. Taxa de conversão

Sua taxa de cliques mede quantas pessoas clicaram no seu link, enquanto sua taxa de conversão avalia quantas pessoas clicaram no link e concluíram uma ação específica

Por exemplo, imagine que você tenha uma loja virtual e disparou um e-mail marketing para e-commerce incluindo um CTA para uma super oferta. Sua taxa de conversão indicaria qual a porcentagem de pessoas que clicaram no link e concluíram a compra.

5. ROI

Como você já deve saber, o ROI representa o retorno sobre investimento que a empresa teve com determinada ação. 

As taxas de conversão fornecem informações sobre o retorno do investimento. Quando você sabe quanto gastou e quantos inscritos converteram pelo intermédio de um e-mail, é mais fácil determinar se o dinheiro que você está investindo em sua campanha está retornando em vendas. 

Entretanto, nem todo e-mail marketing enviado terá como objetivo imediato converter uma venda. 

Por isso, quando incluímos o ROI entre os indicadores de e-mail marketing, estamos falando de um retorno geral do investimento para suas campanhas. 

Você pode calculá-lo utilizando:

  • o valor conquistado em vendas, a partir de um grupo de ações de e-mail marketing;
  • o capital investido para executar essas ações. 

Como dissemos, você pode acompanhar outros indicadores de e-mail marketing que são relevantes para medir a eficácia de sua estratégia, entre eles: 

  • taxa de rejeição;
  • número de cancelamentos de inscrição;
  • marcações como spam;
  • taxa de encaminhamento;
  • taxa de abertura em dispositivo mobile, e mais. 

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing, com funcionalidades diversas, entre elas a emissão de relatórios completos, que apresentam resultados dos indicadores apresentados neste artigo,

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *