Falsa campanha da Adidas viraliza nas redes sociais para recrutar influenciadores

Influenciador da Adidas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Recentemente, a Adidas se viu parte de um escândalo de fake news que levou a própria marca a esclarecer o boato.

A viralização de uma imagem, que sugeria que a marca estava a procura de pessoas para montar um “time de influenciadores”, foi responsável por movimentar a internet pelos últimos dias e compreender que o fenômeno das notícias falsas saiu do âmbito jornalístico e vem ganhando roupagem diferente.

No que consistia a “campanha”

A proposta, que deveria ser compartilhada pelos usuários em forma de imagem, acumulava uma série de especificações para que o perfil, em questão, tivesse a chance de trabalhar com a gigante dos calçados: era preciso ter no mínimo 200 seguidores e seguir um perfil específico no Instagram, além de fazer a repostagem do conteúdo.

Ao seguir todas as regras, os 100 selecionados receberiam, mensalmente, um pacote da marca com roupas, acessórios, vale presente e exposição no perfil oficial da marca. Rapidamente, o boato ganhou força e a própria Adidas se viu na responsabilidade de anunciar a fake news em seu perfil brasileiro — se você entrar hoje no @adidasbrasil, perceberá a seguinte frase: “Não estamos realizando nenhuma promoção ou sorteio”.

Além disso, um porta-voz da marca informou que a promoção é falsa e reforçou que absolutamente todas as ações e comunicação da Adidas, sejam elas com influenciadores ou não, são realizadas a partir dos canais oficiais.

Aprendendo a lidar com as fake news

O escândalo joga luz para um problema recorrente: como lidar com a quantidade absurda de fake news que invade, cada vez com maior frequência e intensidade, as redes sociais?

A resposta se encontra em uma palavra-chave: checagem/verificação de dados. Não necessariamente da forma na qual agências estão se especializando ao desenvolver ferramentas poderosas de “combate” às fake news, muito pelo contrário, é possível ajudar a desmontá-las de maneira muito simples e até mesmo rápida.

No momento em que uma pessoa se depara com qualquer tipo de conteúdo duvidoso, como esse da Adidas — afinal, nos dias de hoje, 200 seguidores nas redes sociais é um número bizarramente fácil de ser atingido — é preciso usar o exercício da apuração, conceito que jornalistas lidam diariamente desde o início da graduação.

Além do bom senso, uma simples checagem da fonte já é um grande passo para descobrir a mentira. Os perfis que “criaram” a campanha, claramente pareciam ter sido criados para propósitos duvidosos, já que existiam há pouquíssimo tempo e não tinham uma atividade profissional na página, coisa que a Adidas claramente não faria.

Se a dúvida permanecer, é só checar os perfis da marca: nenhuma ação desse porte seria feita sem que a própria Adidas anunciasse em suas redes sociais.

A prática, realizada por internautas que aplicam “golpes” do tipo para acumularem seguidores em perfis fantasmas — eles geralmente são vendidos depois — tem até nome: “phishing”. Já houveram inúmeros outros casos similares ao da Adidas, porém que não acumularam tamanha adesão ou repercussão ao ponto da própria marca se pronunciar.

O que resta aos internautas, então, é desenvolver diariamente uma visão cada vez mais analítica e até mesmo duvidosa em relação à notícias e conteúdos que podem parecer falsos. Na era das fake news, todo cuidado é pouco.

Gostou do conteúdo e quer saber como construir defensores para a sua marca? Confira nosso ebook!

Como construir defensores para sua marca

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.