5 dicas para ser um digital influencer no Instagram

Ter influência nas redes sociais é muito importante para marcas que querem trazer um impacto positivo para sua audiência e aumentar os resultados. Entenda como fazer isso no Instagram e alavancar sua estratégia!

Influenciador digital no Instagram

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem não conhece o Instagram, não é mesmo?

A rede social tem ganhado destaque entre as estratégias digitais e não é por menos: mais que dobrou a expectativa de crescimento em 2017, chegando a 800 milhões de usuários.

Com a novidade dos perfis comerciais, a quantidade de contas empresariais deu um salto de de 1,6 para 8 milhões.

Mas, para que sua estratégia de marketing digital dê certo, sabemos que não basta, apenas, estar no Instagram. É preciso alcançar usuários, conquistar seguidores qualificados e tornar a sua marca reconhecida nessa imensa rede.

Para isso, preocupe-se em tornar-se referência, destacar-se da concorrência e atrair cada vez mais seguidores. Não existe uma predeterminação ao tipo de produto, quem o faz ou qualquer outra superficialidade.

Ser uma influência no Instagram é algo que requer estratégia e um bom trabalho!

Se você está perdido ou não faz ideia de como como ser digital influencer no Instagram, leia este conteúdo até o final. Vamos explicar sobre as vantagens e dar 5 dicas essenciais para que sua empresa consiga exercer essa influência.

Ebook Instagram Stories

O que significa ser um digital influencer?

Esse termo é usado para definir os usuários de qualquer rede social que atingem um número significativo de seguidores. Essas pessoas costumam exercer forte influência em redes como Facebook, YouTube, Twitter, blogs e, claro, no Instagram.

Ser um influenciador digital significa falar com milhares ou até milhões de pessoas diariamente. Oferecer conteúdo e receber inúmeras interações. O perfil pode ser pessoal ou comercial.

Há pessoas de diversos segmentos com esse perfil. Podemos citar modelos, blogueiras de diversos assuntos, lojas, esportistas, artistas e marcas diversas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Por que ser um digital influencer no Instagram?

Alcançar esse patamar significa, primeiramente, reconhecimento por estar oferecendo conteúdo relevante e cativando o seu público. Ou seja, a ideia é você conquistar essa qualificação organicamente pelas suas estratégias de divulgação.

Em segundo lugar, quanto mais seguidores e engajamento você tiver, mais obterá autoridade e as boas consequências: fidelização de clientes e mais conversões.

De acordo com os últimos dados divulgados pela rede (consolidado até 2017), o Instagram tomou proporções muito significativas. Isso torna essa rede social um meio ainda mais importante.

Vejamos algumas vantagens de ser um influenciador.

Mais interação

Cerca de 80% dos usuários da rede interagem com pelo menos 1 perfil empresarial em um dia. Isso é ótimo. Significa que os usuários, de fato, se relacionam e se interessam pelos conteúdos de suas marcas preferidas.   

Maior engajamento

A rede demonstrou um resultado 10 vezes maior de engajamento do que o Facebook e 84 vezes a mais do que o Twitter. O que significa que os usuários tendem a visualizar, curtir e comentar muito mais do que nas demais. Quando você se torna um influenciador, esse volume de interação alavanca qualquer resultado.

Mais relacionamento

Sabemos que qualquer negócio precisa estabelecer uma estratégia de marketing de relacionamento. Isso consiste em estabelecer uma comunicação ampla por diversos meios e, principalmente, pelas redes sociais.

Relacionar-se bem com os clientes promove a fidelização, retenção e propaga uma boa reputação do negócio no mercado.

Com tantas pessoas usando o Instagram diariamente, ele tornou-se uma poderosa ferramenta para alcançar uma grande fatia do público e estabelecer um relacionamento promissor.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos
Biblioteca de filtros do Instagram Stories: instale e pesquise filtros
Saiba como publicar e agendar postagens no Instagram e no IGTV
Tamanho de imagens no Instagram: o guia completo! [2019]
19 marcas para seguir no Instagram e inspirar sua estratégia

5 dicas de como ser um digital influencer no Instagram

Se você ainda não sabe por onde começar, vamos citar agora 5 dicas para que o perfil comercial a sua empresa torne-se uma influenciadora digital. As dicas valem também para blogs pessoais.

1. Escolha um nicho

Delimite qual é a fatia do mercado que você pretende atender.

A escolha do nicho do mercado é essencial para definir com quem você pretende falar também no Instagram.

Isso vai ajudá-lo a definir quais serão os conteúdos e a linguagem que vai usar, por exemplo. Sem essa definição, poucas pessoas podem se identificar com a sua forma de se comunicar.

2. Priorize suas habilidades

É impossível oferecermos conteúdo útil sobre assuntos que não dominamos.

Falar com muita superficialidade, sem muito senso crítico a respeito de algo não acrescenta em nada para os seguidores. Dessa forma, não será possível atrair, tampouco fidelizar, seguidores no Instagram.

3. Ofereça conteúdo de qualidade

A partir do momento que você sabe qual o tom e linguagem usar e tem habilidade no assunto, comece a produzir conteúdos úteis, interessantes e que sejam compartilháveis.

Essa é a dica mais importante para que você torne a sua marca influente no Instagram. Gerar conteúdo de qualidade é a única forma de atrair público de maneira orgânica.

4. Esteja atento às regras do algoritmo

Antigamente, o feed do Instagram era cronológico, então as postagens eram exibidas para as pessoas na ordem em que eram postadas.

Atualmente, há um algoritmo que estabelece o que deve aparecer no feed de cada usuário. Ele tem uma sequência de regras que avaliam, por exemplo:

  • a proximidade da pessoa que fez a publicação (família e amigos);
  • o grau de interação do usuário com a pessoa/marca que publicou;
  • cruza com os dados do Facebook (familiares, interesses etc);
  • tempo médio que o usuário permanece online na rede.

Essas são algumas das regras do algoritmo para priorizar a exibição das suas publicações no feed dos seus seguidores.

Portanto, siga à risca a dica 3, para que o seu conteúdo receba mais interações e o seu perfil seja sempre bem qualificado e posicionado para quem o segue.

5. Invista na automação do Instagram

Contrate uma plataforma capaz de profissionalizar a gestão de sua conta, seja pessoal ou comercial. Essa gestão contemplará a atração de seguidores, aumento do engajamento, dashboard para análise de desempenho do perfil e melhores resultados em vendas.

Compra de seguidores x automação do Instagram

Muitas pessoas optam por comprar seguidores.

Apesar de trazer a falsa ideia de que você se tornou um influente digital, significa, apenas que agora você tem milhares de pessoas te seguindo sem nenhum engajamento ou interesse em seu produto, e o pior: com pouca possibilidade de retenção e repercussão pessoal ou da marca.

Em paralelo, existe a opção de automação do Instagram. Empresas já conceituadas no mercado fazem esse trabalho.

É como a profissionalização da gestão de uma conta pessoal ou profissional. Por meio de um processos prático, em poucos cliques, você consegue aumentar de forma orgânica o seu número de seguidores qualificados.

Esses são usuários que possuem forte interesse no seu produto ou serviço e que passam a seguir você a partir desta automação. Logicamente, pessoas interessadas pelo seu produto serão atraídos pelo seu conteúdo.

Podemos concluir que o Instagram é um forte aliado para as estratégias digitais.

O seu crescimento acelerado propiciou um ambiente fértil para a promoção pessoal e de marcas. No entanto, é necessário sempre estar atento às necessidades e interesses do seu público, para manter-se relevante, atraindo pessoas.

Agora que você já sabe como ser digital influencer no Instagram, é preciso entender melhor como garantir que não perderá seguidores e que sua conta sempre será bem qualificada pelo algoritmo da rede.

Para se aprofundar nesse assunto, baixe o ebook com 13 dicas infalíveis para você aumentar o seu engajamento no Instagram!

Este post foi escrito pela equipe da Bume.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.