Por Victoria Arenque

Designer na Rock Content

Publicado em 16 de junho de 2019. | Atualizado em 16 de agosto de 2019


Conteúdos visuais são indispensáveis dentro de uma estratégia de Marketing e os infográficos são a escolha perfeita para passar autoridade aos seus conteúdos. Entenda como a Rock Content pode ajudar no processo de produção e divulgação dessa pega gráfica.

Que os conteúdos visuais são importantes para uma estratégia de marketing, você já sabe. Mas você sabia que os seres humanos são essencialmente visuais, de tal forma que 90% das informações processadas pelo nosso cérebro são imagéticas?

Isso significa que um conteúdo devidamente enriquecido com imagens tende a garantir a atenção do leitor

Para facilitar a compreensão de estatísticas e tornar a leitura mais objetiva e dinâmica, os infográficos são recursos visuais que combinam dados complexos, imagens e uma quantidade muito reduzida de texto. 

Eles têm uma média de compartilhamentos em redes sociais até 3 vezes maior que a de outros formatos de conteúdo.

Conforme este infográfico, há 30 vezes mais chances de que os infográficos sejam lidos em relação a um conteúdo 100% textual, além de serem ótimos para trazer tráfego de longo prazo.

A Content Trends de 2019 mostra que, dentre os respondentes experientes em funil de vendas, 29,3% utilizam esse tipo de peça para sua estratégia de topo de funil e 19,9% o usam para o meio de funil. 

A pesquisa mostra também que infográficos são as táticas mais utilizadas para estratégias de Marketing de Conteúdo em 26,71% das empresas

Além disso, 97,3% dos respondentes que trabalham em empresas que não adotam Marketing de Conteúdo consomem conteúdos online e, destes, 34,6% afirmam que o infográfico é um dos formatos mais consumidos.

No entanto, para alcançar os melhores resultados com a sua estratégia, é preciso que esse formato de conteúdo seja gerenciado de maneira otimizada — e a Rock Content pode ajudar nisso. Veja como!

O gerenciamento da produção

Hoje, o processo de produção de conteúdo da Rock Content segue um fluxo de trabalho completo e maduro que envolve vários especialistas — um para cada etapa da criação dos infográficos. 

Todas as fases são gerenciadas por você, em parceria com a nossa equipe, por meio da Rock Studio: uma plataforma de gestão completa de Marketing de Conteúdo.

Nosso fluxo de produção de infográficos é dividido em tarefas que compõem as principais etapas necessárias para a criação de um conteúdo gráfico estratégico: 

  • planejamento;
  • redação;
  • design; 
  • implementação. 

Esse ciclo dura em média 16 dias e a equipe do processo é personalizável, podendo envolver profissionais das nossas duas frentes de serviço de gerenciamento de conteúdo: a de Creative Services e a de Network.

Creative Services

A equipe de Serviços Criativos é composta por analistas que “põem a mão na massa” e funciona como um laboratório de experimentações criativas. Ela é dividida em três subtimes:

  • SEO planning;
  • Editorial Management;
  • Optimization Services.

Nesse time, você terá contato com profissionais que são autoridade em sua área de atuação e que trabalham para que você tenha uma experiência diferenciada em termos de atendimento.

Na etapa de planejamento do infográfico, o SEO planner trabalha com você para planejar e colocar em prática estratégias de Marketing de Conteúdo que impulsionem os seus resultados. Para isso, serão feitos: 

  • diagnósticos de SEO; 
  • mapeamentos de conteúdos; 
  • reuniões de alinhamento. 

Nessa etapa do fluxo, uma ideia dá origem à pauta, que direciona o redator.

A etapa de produção do conteúdo é gerenciada pelo time de Editorial Management e envolve duas tarefas principais: 

  • redação;
  • revisão. 

Em Creative Services, o analista de produção de conteúdo atua como revisor. O conteúdo propriamente dito é, na maior parte dos casos, escrito por um freelancer especialista e escolhido a dedo em nossa rede de talentos para atuar no seu projeto. 

Dependendo da complexidade do infográfico, um copywriter interno poderá redigir seu texto. Essa pessoa será responsável também por elencar informações exclusivas, por meio de entrevistas com especialistas, caso não estejam acessíveis na internet.

O conteúdo final passa por sua aprovação e, então, o texto segue para o time de Optimization Services, que desenvolverá a parte visual do seu infográfico.

Você poderá escolher os direcionamentos para a diagramação do infográfico ou, se preferir, deixar que nosso designer ou videomaker faça sugestões — sim, seu infográfico também pode ser animado

O layout é totalmente personalizado de acordo com a identidade visual da sua empresa e é desenvolvido por um de nossos especialistas em diagramação de materiais ricos. 

Como o infográfico é uma peça visual, a etapa de design é extremamente importante e deve ser conduzida por profissionais realmente qualificados, a fim de que os dados estejam acessíveis, que a leitura esteja dinâmica e que o conteúdo visual seja interessante para sua persona

Network

A equipe de Network é responsável pelo gerenciamento do trabalho produzido por nossa rede de talentos e é dividida em quatro subtimes: 

  • Management: responsável por fazer diagnósticos de SEO, mapeamentos de conteúdos e reuniões de alinhamento e por delegar as pautas para a comunidade;
  • Talent Network: responsável pelo suporte e sucesso do freelancer;
  • Design: responsável pelo gerenciamento dos trabalhos produzidos por diagramadores freelancers;
  • Produção avançada: responsável por conseguir informações exclusivas para a produção de conteúdos complexos, por meio de entrevistas com especialistas.

O fluxo de produção de um infográfico desenvolvido por nossa equipe de Network é muito semelhante ao processo de Creative Services. No entanto, há o envolvimento de freelancers nas etapas de planejamento, redação e design.  

Nossa comunidade já conta com mais de 1.500 freelancers, entre eles:

  • freelancers de pauta;
  • redatores;
  • revisores;
  • freelancers de transcrição de entrevistas;
  • diagramadores.

Todos os freelancers envolvidos em um fluxo de produção de infográfico são especialmente selecionados por nossos analistas de Marketing de Conteúdo conforme as necessidades do projeto. 

Na rede, todos devem ser certificados em Produção de Conteúdo para Web, passam por processos seletivos para cada categoria freelance e são acompanhados de perto por nossa equipe interna, que dá suporte e treinamento.

Com essa equipe, você terá em seu time alguns dos profissionais mais capacitados do mercado

Distribution Services

A equipe de distribuição conduz a última etapa do processo de criação do seu conteúdo: a implementação. As pessoas que compõem o time têm a missão de garantir que seu infográfico chegue aos olhos do mundo — seja por meio de um texto muito bem otimizado na primeira página do Google, seja por meio de uma landing page pronta para conversão.

O analista de distribuição é responsável por: 

  • criar a landing page do infográfico (caso seja utilizado como material rico) e, quando for o caso, implementar o fluxo de nutrição de e-mails na sua ferramenta de automação;
  • publicar e otimizar o infográfico como post em seu blog, seguindo as boas práticas de SEO on page;
  • inserir CTAs relacionados em seu blog.

Os profissionais especializados na otimização de conteúdos voltados para conversão vão garantir que o infográfico cumpra seu papel ao alavancar sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

A definição dos objetivos

Tendo em vista todos os dados a respeito da performance dos infográficos citados no início deste texto, você já conseguiu perceber que eles podem ser extremamente úteis para alavancar seus resultados, certo? 

Porém, o sucesso da sua estratégia está diretamente atrelado à relação eficaz entre os seus objetivos e os seus recursos. Portanto, ao produzir um infográfico incrível, saiba como utilizá-lo da melhor forma para atingir suas metas.

Para enriquecer um conteúdo escrito

Além de garantir a atenção do leitor por ser um conteúdo especialmente visual, os infográficos costumam gerar confiança, uma vez que seu conteúdo apresenta fatos e estatísticas em um formato de fácil assimilação. É um recurso muito interessante para atribuir credibilidade a um conteúdo escrito, por exemplo.

Por isso, se o objetivo da sua estratégia envolve a criação de autoridade e consciência de marca, saiba que esse formato pode ser muito útil ao ser publicado como um blog post.

Para compartilhar nas redes sociais

Como você já sabe, a média de compartilhamentos dos infográficos é muito alta em relação a de outros formatos de conteúdo.

Portanto, caso seu objetivo seja gerar buzz para sua marca e ser encontrado por sua persona, a publicação em redes sociais é a opção ideal.

Para gerar leads

Como são uma possível ferramenta de análise e normalmente contêm um conteúdo educativo, os infográficos podem ser uma peça de conteúdo muito valiosa para os usuários certos. Por isso, podem ser implementados também como materiais ricos, caso o foco da sua estratégia esteja na geração de leads.

Para fazer link building

A criação de um conteúdo visualmente atrativo e com informações relevantes potencializa a geração de links de qualidade por meio de compartilhamentos, especialmente se o conteúdo for devidamente divulgado.

Então, se sua estratégia envolver o aumento de tráfego orgânico para seu blog, invista nos infográficos.

Viu como esse formato de conteúdo pode ajudar você a alavancar sua estratégia? Com um gerenciamento focado em resultados e alinhado aos objetivos da sua empresa, os infográficos podem fazer toda a diferença nas suas métricas — e a Rock Content pode ser a parceira ideal nesse processo

Nós temos o que você precisa para construir conteúdos incríveis. Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Clique aqui e fale com um consultor!

Agendar consultoriaPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *