Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 24 de dezembro de 2019. | Atualizado em 19 de março de 2020


Assim, a tecnologia se tornou uma peça-chave que permite que as empresas produzam mais e melhor, gerando melhores resultados para as organizações que fazem uso dessas inovações tecnológicas para empreendedores. No entanto, o que ocorre é que muitos donos de negócio ainda não sabem como dar o primeiro passo para lidar com as inovações e, […]

Assim, a tecnologia se tornou uma peça-chave que permite que as empresas produzam mais e melhor, gerando melhores resultados para as organizações que fazem uso dessas inovações tecnológicas para empreendedores.

No entanto, o que ocorre é que muitos donos de negócio ainda não sabem como dar o primeiro passo para lidar com as inovações e, pensando nisso, vamos apresentar 5 inovações para empreendedores a fim de auxiliá-lo. Acompanhe o post e confira!

1. Aplicativos para comunicação (uma das mais conhecidas inovações tecnológicas para empreendedores)

Até algum tempo atrás, a comunicação de uma empresa, tanto interna quanto externa (com clientes), era limitado ao telefone, fax ou e-mail. Contudo, a tecnologia tem o potencial de eliminar barreiras no atendimento e impedir deslocamentos desnecessários por meio dos diversos aplicativos para comunicação que existem atualmente.

Hoje em dia, grande parte das pessoas têm computadores e smartphones que permitem a instalação de aplicativos como WhatsApp, Skype e Facebook Messenger — programas que possibilitam chamadas por texto, voz ou até mesmo por vídeo, além do compartilhamento de documentos e imagens de maneira rápida e simples, os quais facilitam a comunicação.

Assim, a internet e a tecnologia além de facilitarem a execução e a divulgação do empreendedor, também apresentam soluções que tornam o atendimento oferecido aos clientes mais dinâmico.

2. Sistemas para reuniões online

Existem sistemas, como o Skype, que são ideais para a realização de reuniões, especialmente em vídeo, e a modalidade online faz com que o empreendedor economize com deslocamento.

Além disso, as reuniões online são capazes de expandir geograficamente a área de trabalho de uma pessoa, uma vez que possibilita o atendimento de clientes em todas as partes do Brasil sem ser preciso se deslocar fisicamente.

Existem recursos tecnológicos que auxiliam especialmente nas reuniões online, como o compartilhamento de tela, em que todos os participantes de uma chamada de vídeo podem ver o conteúdo do monitor da pessoa que está realizando a apresentação, o que facilita a utilização de ferramentas de apresentação, como o PowerPoint.

Além disso, o compartilhamento também é muito útil para prestar auxílio aos clientes, uma vez que é possível que ele mostre a sua tela e receba orientações em tempo real acerca de suas dúvidas.

3. Ferramentas de controle de tarefas

Existem diferentes ferramentas tecnológicas que permitem o controle de tarefas e da gestão de trabalho, tanto individual quanto em equipe, e que, em geral, se destacam em razão da facilidade de uso e pelo dinamismo.

Essas ferramentas permitem, por exemplo, que o empreendedor insira um controle de tarefas por fases do projeto (como os que ainda estão em andamento e os finalizados), além de ser possível inserir marcações e determinar a importância das tarefas em cada quadro.

Cada ferramenta conta com as suas particularidades, algumas preferem utilizar recursos visuais, por exemplo, enquanto outras permitem o compartilhamento das tarefas com outros usuários. Assim, o ideal é que o empreendedor opte por aquela que melhor se encaixa em suas necessidades.

Powered by Rock Convert

4. Softwares de gestão

Assim que a internet e os computadores se tornaram populares, os empresários desejaram utilizar toda essa inteligência em favor de seus negócios e, com isso, surgiram diversos programas de computador — também conhecidos como “softwares” —, que ajudam com a execução e o planejamento das atividades profissionais.

Um dos maiores benefícios das inovações para empreendedores é a possibilidade de utilizar a tecnologia para otimizar determinados processos e facilitar a execução de tarefas com a ajuda das ferramentas tecnológicas.

Dessa maneira, especialmente as áreas que contam com procedimentos burocráticos e complexos, como o ramo da contabilidade e da advocacia, foram contempladas com softwares de gestão que permitem o controle das atividades inerentes à área — como no caso da área contábil, balancetes dinâmicos, emissão de notas fiscais e organização de folha de pagamento.

Existem tanto os programas que são amplos e capazes de atender as mais diversas atividades com as quais o setor deve lidar e quanto os softwares focados em determinadas atividades específicas, atendendo a diferentes profissionais.

LEIA TAMBÉM
👉Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
👉 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
👉 Crie um blog para o seu negócio gratuitamente usando o Rock Stage

5. Certificados Digitais

Os certificados digitais são, sem dúvidas, uma das maiores inovações para empreendedores, afinal, apenas aqueles que já enfrentaram a fila de um cartório em horário de pico sabem como o processo pode ser burocrático e demorado — a espera pode demorar horas.

A certificação digital tem o objetivo de otimizar esse processo, uma vez que permite a assinatura eletrônica de documentos digitais e, ao utilizá-la, não é mais preciso realizar a autenticação desses papéis e o tempo que anteriormente era gasto com atividades burocráticas, por exemplo, pode ser utilizado de maneira mais produtiva, como na criação de estratégias para expandir o negócio.

Na prática, a assinatura digital gera um código exclusivo atrelado à pessoa jurídica que informa que os documentos, como as notas fiscais, são válidos porque foram assinados eletronicamente.

O certificado digital ainda é capaz de tornar a empresa mais sustentável, uma vez que diminui o consumo de papel e elimina a necessidade de impressões, além de não exigir a manutenção de grandes estruturas e instalações para o armazenamento de documentos e arquivos empresariais.

Além disso, se trata de um método muito eficaz e seguro, pois após a assinatura o documento não pode ser editado, o que evita fraudes e adulterações. Dessa maneira, os empreendedores que adquirem um certificado digital estão na frente dos demais.

É válido ressaltar que o procedimento para adquirir as assinaturas eletrônicas é simples, rápido e não exige alto investimento, sendo que é possível adquiri-la em uma Autoridade Certificadora que seja autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, como a Infoco Digital.

Como vimos, as inovações para empreendedores são capazes de apresentar diversos benefícios e facilitam o dia a dia dos profissionais. No entanto, para usufruir de todas essas vantagens é imprescindível que o gestor esteja aberto a novas experiências tecnológicas e acompanhe as evoluções do ramo.

Se você gostou deste post sobre inovações tecnológicas para empreendedores, compartilhe o artigo em suas redes sociais e auxilie os seus amigos a aprenderem mais sobre as inovações tecnológicas para empreendedores!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *