Conheça 5 inovações tecnológicas para empreendedores

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Assim, a tecnologia se tornou uma peça-chave que permite que as empresas produzam mais e melhor, gerando melhores resultados para as organizações que fazem uso dessas inovações tecnológicas para empreendedores.

No entanto, o que ocorre é que muitos donos de negócio ainda não sabem como dar o primeiro passo para lidar com as inovações e, pensando nisso, vamos apresentar 5 inovações para empreendedores a fim de auxiliá-lo. Acompanhe o post e confira!

1. Aplicativos para comunicação (uma das mais conhecidas inovações tecnológicas para empreendedores)

Até algum tempo atrás, a comunicação de uma empresa, tanto interna quanto externa (com clientes), era limitado ao telefone, fax ou e-mail. Contudo, a tecnologia tem o potencial de eliminar barreiras no atendimento e impedir deslocamentos desnecessários por meio dos diversos aplicativos para comunicação que existem atualmente.

Hoje em dia, grande parte das pessoas têm computadores e smartphones que permitem a instalação de aplicativos como WhatsApp, Skype e Facebook Messenger — programas que possibilitam chamadas por texto, voz ou até mesmo por vídeo, além do compartilhamento de documentos e imagens de maneira rápida e simples, os quais facilitam a comunicação.

Assim, a internet e a tecnologia além de facilitarem a execução e a divulgação do empreendedor, também apresentam soluções que tornam o atendimento oferecido aos clientes mais dinâmico.

2. Sistemas para reuniões online

Existem sistemas, como o Skype, que são ideais para a realização de reuniões, especialmente em vídeo, e a modalidade online faz com que o empreendedor economize com deslocamento.

Além disso, as reuniões online são capazes de expandir geograficamente a área de trabalho de uma pessoa, uma vez que possibilita o atendimento de clientes em todas as partes do Brasil sem ser preciso se deslocar fisicamente.

Existem recursos tecnológicos que auxiliam especialmente nas reuniões online, como o compartilhamento de tela, em que todos os participantes de uma chamada de vídeo podem ver o conteúdo do monitor da pessoa que está realizando a apresentação, o que facilita a utilização de ferramentas de apresentação, como o PowerPoint.

Além disso, o compartilhamento também é muito útil para prestar auxílio aos clientes, uma vez que é possível que ele mostre a sua tela e receba orientações em tempo real acerca de suas dúvidas.

3. Ferramentas de controle de tarefas

Existem diferentes ferramentas tecnológicas que permitem o controle de tarefas e da gestão de trabalho, tanto individual quanto em equipe, e que, em geral, se destacam em razão da facilidade de uso e pelo dinamismo.

Essas ferramentas permitem, por exemplo, que o empreendedor insira um controle de tarefas por fases do projeto (como os que ainda estão em andamento e os finalizados), além de ser possível inserir marcações e determinar a importância das tarefas em cada quadro.

Cada ferramenta conta com as suas particularidades, algumas preferem utilizar recursos visuais, por exemplo, enquanto outras permitem o compartilhamento das tarefas com outros usuários. Assim, o ideal é que o empreendedor opte por aquela que melhor se encaixa em suas necessidades.

4. Softwares de gestão

Assim que a internet e os computadores se tornaram populares, os empresários desejaram utilizar toda essa inteligência em favor de seus negócios e, com isso, surgiram diversos programas de computador — também conhecidos como “softwares” —, que ajudam com a execução e o planejamento das atividades profissionais.

Um dos maiores benefícios das inovações para empreendedores é a possibilidade de utilizar a tecnologia para otimizar determinados processos e facilitar a execução de tarefas com a ajuda das ferramentas tecnológicas.

Dessa maneira, especialmente as áreas que contam com procedimentos burocráticos e complexos, como o ramo da contabilidade e da advocacia, foram contempladas com softwares de gestão que permitem o controle das atividades inerentes à área — como no caso da área contábil, balancetes dinâmicos, emissão de notas fiscais e organização de folha de pagamento.

Existem tanto os programas que são amplos e capazes de atender as mais diversas atividades com as quais o setor deve lidar e quanto os softwares focados em determinadas atividades específicas, atendendo a diferentes profissionais.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

5. Certificados Digitais

Os certificados digitais são, sem dúvidas, uma das maiores inovações para empreendedores, afinal, apenas aqueles que já enfrentaram a fila de um cartório em horário de pico sabem como o processo pode ser burocrático e demorado — a espera pode demorar horas.

A certificação digital tem o objetivo de otimizar esse processo, uma vez que permite a assinatura eletrônica de documentos digitais e, ao utilizá-la, não é mais preciso realizar a autenticação desses papéis e o tempo que anteriormente era gasto com atividades burocráticas, por exemplo, pode ser utilizado de maneira mais produtiva, como na criação de estratégias para expandir o negócio.

Na prática, a assinatura digital gera um código exclusivo atrelado à pessoa jurídica que informa que os documentos, como as notas fiscais, são válidos porque foram assinados eletronicamente.

O certificado digital ainda é capaz de tornar a empresa mais sustentável, uma vez que diminui o consumo de papel e elimina a necessidade de impressões, além de não exigir a manutenção de grandes estruturas e instalações para o armazenamento de documentos e arquivos empresariais.

Além disso, se trata de um método muito eficaz e seguro, pois após a assinatura o documento não pode ser editado, o que evita fraudes e adulterações. Dessa maneira, os empreendedores que adquirem um certificado digital estão na frente dos demais.

É válido ressaltar que o procedimento para adquirir as assinaturas eletrônicas é simples, rápido e não exige alto investimento, sendo que é possível adquiri-la em uma Autoridade Certificadora que seja autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, como a Infoco Digital.

Como vimos, as inovações para empreendedores são capazes de apresentar diversos benefícios e facilitam o dia a dia dos profissionais. No entanto, para usufruir de todas essas vantagens é imprescindível que o gestor esteja aberto a novas experiências tecnológicas e acompanhe as evoluções do ramo.

Se você gostou deste post sobre inovações tecnológicas para empreendedores, compartilhe o artigo em suas redes sociais e auxilie os seus amigos a aprenderem mais sobre as inovações tecnológicas para empreendedores!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.