Instagram para e-commerce: entenda como usar essa ferramenta para alavancar os resultados da sua loja virtual

O Instagram tem se tornado uma das principais redes sociais da atualidade. Por isso, ele faz toda a diferença para o marketing, inclusive o das lojas virtuais, que podem extrair várias ideias valiosas para aplicar em sua estratégia!

Instagram para e-commerce

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Instagram é a rede social que mais cresceu nos últimos anos.

Em 2017 a rede bateu a marca de 800 milhões de usuários. Ou seja, 32% de toda internet usa o Instagram.

Além disso, o Brasil tem o segundo maior número de usuários, mais de 50 milhões.

Com isso, ele se tornou uma ferramenta poderosa para quem vende na Internet.

Aos poucos, a rede social foi ganhando ferramentas que contribuíram para seu crescimento e melhorou a experiência de compra na internet.

Por outro lado, o mercado de e-commerce, no Brasil, cresceu 12% e tem previsão de continuar crescendo em 2018. Esse é o momento perfeito para investir tanto em e-commerce quanto no seu perfil do Instagram.

Com base nesses dados, escolhi as melhores estratégias de Instagram para aumentar as vendas de seu e-commerce.

Confira!

Guia de Marketing no Instagram

Saiba como obter resultados para sua marca na rede social queridinha do momento!

1. Invista tempo no Instagram

Separe um tempo para cuidar do seu Instagram e faça um planejamento semanal ou mensal Assim, você cria campanhas mais efetivas e evita ficar sem interagir com seu público.

2. Saiba com quem você está conversando

Comece estudando o mercado, conhecendo o seu público alvo e crie sua persona.

Persona é seu consumidor final, o seu cliente desejado e serve para te auxiliar na produção de conteúdos da sua marca, pois você criará suas postagens direcionadas à ela.

Ao criá-la, dê nome, idade, família, rotina, e toda característica que crie um personagem que represente seu cliente final. Quanto mais detalhes sua persona tiver, mais seu conteúdo será efetivo.

3. Explore os potenciais do Instagram para empresas

Pesquisas mostram que empresas têm desempenho alto na rede social, 80% dos usuários do Instagram segue ao menos uma empresa e, a cada 10 hashtags existentes, 7 são de marcas! Ou seja, ter um bom perfil no Instagram dá credibilidade a sua marca, aumenta suas vendas e melhora o engajamento do público com sua empresa.

Além disso, separe seu perfil pessoal do profissional

As pessoas querem fazer parte do seu dia a dia, mas não é interessante que algo da sua rotina pessoal seja a primeira coisa que seu possível cliente encontre no perfil da sua empresa.

Deixe esse tipo de conteúdo para os Stories.

A conta da sua empresa precisa estar no modo comercial.

Esse modelo apresenta dados importantes sobre sua conta como gênero do seu público, faixa etária, localização e melhores horários de interação dos seus seguidores.

Com esses dados é possível saber quais publicações estão tendo melhor desempenho, por exemplo.

Nos Stories a ferramenta também dá dados informando quem clicou no link, quantas pessoas saíram da sua história, quem visitou seu perfil a partir de alguma publicação, entre outros dados.

Lembre-se que é importante comparar os dados periodicamente!

4. Crie uma identidade visual para seu perfil

Criar uma identidade visual deixa seu perfil mais atrativo, aumentando seu ganho de seguidores. Escolha uma paleta de cores para trabalhar sua identidade visual e use fotos de alta qualidade.

Nosso cérebro se identifica com padrões, aceita com facilidade imagens objetivas ou impactantes e tende a ignorar propagandas óbvias.

Evite imagens com muita informação, fotos muito diferentes dentro do feed, imagens com textos muito grandes e filtros excessivos.

Caso poste fotos de produtos, use fundos que chamem menos atenção do que o produto a ser vendido. Por ser uma rede social quase 100% visual, é imprescindível que o conteúdo visual do seu perfil seja organizado e de fácil absorção.

5. Encontre uma frequência ideal de postagens

a frequência ideal varia de perfil para perfil, mas uma boa dica é evitar posta em excesso durante o dia. Para descobrir qual hora seu público interage melhor com seu perfil, acesse a ferramenta Insights disponível para contas comerciais e veja quais horários seu público engajam melhor com sua conta.

6. Explore todo o potencial do Stories

Lançada em agosto de 2016, a ferramenta de Stories se tornou uma das funções mais importantes do Instagram. São mais de 290 milhões de usuários ativos por dia!

Utilize esse espaço para mostrar mais do dia a dia da sua empresa, criar promoções, realizar enquetes e criar proximidade com seus seguidores.

Quanto mais próximo você for de seus seguidores, maior será sua conversão em vendas.

Os conteúdos postados nos Stories somem após 24 horas e duram 5 segundos para fotos e até 15 segundos para vídeos.

Use esse espaço para chamar a atenção do seu cliente com conteúdos impactantes e lembre-se de deixar a opção de resposta ativa porque quanto mais respostas seus stories recebem, para mais pessoas ele aparecerá.

Ebook Instagram Stories

7. Utilize hashtags em suas postagens

As hashtags são importantes para atrair pessoas interessadas no seu conteúdo.

Busque tags que sejam relevantes para seu perfil e evite usar hashtags muito populares, pois seu conteúdo passará despercebido dentre milhões de outras com a mesma tag.

Pesquise quais hashtags usar e crie uma hashtag personalizada para sua marca, assim fica mais fácil de ser encontrado por quem tem interesse no seu produto.

Não deixe de utilizar hashtags em suas postagens, pois hashtags aumentam o engajamento de uma publicação em até 13% e com a opção “seguir hashtag”, seu conteúdo aparecerá para pessoas interessadas naquele assunto mesmo que ela não te siga ou tenha feito uma busca recente por determinado assunto.

Ter um grande número de seguidores reais não é a tarefa mais fácil do mundo, mas é muito importante para o sucesso do seu perfil.

Por isso, atraia novos seguidores, interaja com eles e os mantenha sempre atualizados. Foque em segmentar seus seguidores por localização, perfis de inspiração e hashtags. Quanto mais segmentado seu público for, maior será a audiência do seu conteúdo.

8. Use o Shooping Instagram

A ferramenta Shopping Instagram foi lançada com a promessa de melhorar a experiência de compra de seus usuários e facilitar ainda mais os profissionais de e-commerce que utilizam seus perfis como vitrine de produtos.

Além de incluir o botão comprar em perfis comerciais, é possível precificar os produtos, diminuindo mensagens repetitivas sobre informações do produto e direcionar o cliente já para a página o e-commerce. A ferramenta é para postagens orgânicas e tem um número limitado de publicação.

9. Invista em anúncios

Outra ferramenta indispensável para sua empresa é o Instagram Ads.

Anúncios patrocinados fazem seu perfil aparecer para o público que você determinar e possibilita a criação de publicações com CTAs direcionados para seu e-commerce ou site institucional.

Ao começar a criar anúncios patrocinados, fique atento a configuração do anúncio para não ter a conta suspensa por erros de anúncio ou propaganda enganosa.

Também é possível criar anúncios para Facebook, Stories patrocinados e campanhas em conjunto com sua página.

Investir em Ads se tornou indispensável desde que as postagens passaram a ser entregues para menos de 10% de seus seguidores!

Essas são dicas essenciais para ter um perfil de sucesso e aumentar as vendas de seu e-commerce.

Lembre-se de que é preciso ter paciência para colher as vendas no seu perfil e que é normal que algumas estratégias não surtam o efeito desejado.

Use o que der errado para criar estratégias melhores e mais efetivas, tenha seu perfil na mesma identidade visual de toda sua empresa e faça sua marca ser referência na mente do seu público.

Seja visto, seja lembrado!

Para seguir aprendendo, leia agora nosso guia de Stories para empresas!

Este post foi produzido pela equipe da Socialrocket, uma plataforma de engajamento e automação para Instagram! Com ela é possível segmentar o público de interesse por segmento, perfis de inspiração ou concorrentes, localização e hashtags, agendar postagens, criar campanhas de directs para todos seus seguidores e gerenciar comentários dentro da plataforma.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.