Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 4 de outubro de 2018. | Atualizado em 25 de novembro de 2019


A criação de perfis no Instagram para médicos e clínicas é uma estratégia perfeita para gerar resultados sem grandes investimentos, mas ela requer muito cuidado. Quer saber como fazer isso? Então não deixe de ler este post!

Dentre os vários canais de marketing disponíveis, um se destaca por ser eficiente na aquisição de pacientes, além de ter baixo custo e de permitir a fácil distribuição do seu conteúdo: o Instagram.

No entanto, sabemos que ter presença no Instagram, gerar um conteúdo relevante e conquistar seguidores pode ser um grande desafio, além de gerar muitas dúvidas.

Pensando nisso, e com a experiência que temos ajudando milhares de clientes a terem sucesso no Instagram, reunimos aqui o que médicos e gestores de consultórios e clínicas devem saber para estar nessa rede social, seguir as diretrizes de marketing do CFM e ainda obter resultados reais e consistentes. Confira!

Por que usar o Instagram para médicos e clínicas?

Um dos principais pontos positivos do Instagram é o fato dele ser gratuito para os usuários, ou seja, não tem custos nem mesmo se você optar pela conta comercial, versão de perfil que apresenta dados sobre o alcance e interações com as publicações.

Outro bom motivo é que as pessoas que estão no Instagram, que no Brasil já somam mais de 50 milhões de usuários, estão dispostas a conhecer novos perfis para seguir.

Isso significa que se você produzir um conteúdo interessante, será possível atrair até mesmo quem não precisa de uma consulta hoje, mas que pode entrar em contato futuramente ou recomendar seu serviço.

Mais um ponto positivo está no potencial de engajamento do Instagram, ou melhor, no potencial de interação entre você e seus seguidores.

Por ser uma rede social com foco na permanência dentro do aplicativo, os recursos como comentários, encaminhamentos e mensagens são muito bem aproveitados.

Em resumo, médicos e clínicas que não estão presentes no Instagram estão perdendo boas oportunidades de construir sua marca e sua autoridade, bem como de atrair potenciais clientes.

Como conseguir seguidores no Instagram

Quais são as regras do Conselho Federal de Medicina para o marketing médico?

Existem regras do Conselho Federal de Medicina (CFM), que se aplicam à publicidade e exposição de um modo geral. Sendo assim, mesmo sendo em uma rede social, é preciso se precaver, para não estar sujeito às penalidades judiciais.

Listamos aqui alguns itens vetados para que fique atento ao postar:

  • divulgar novos equipamentos com o objetivo de atribuir maior capacidade ao seu consultório;
  • expor pacientes para divulgação de técnica, método ou resultado de tratamento mesmo com a autorização;
  • anunciar técnicas exclusivas;
  • informar valores de tratamentos e consultas;
  • oferecer consultoria em substituição da consulta médica presencial.

Estas são algumas bem relevantes para quem produz conteúdo, mas lembramos que é essencial que você conheça as diretrizes da propaganda em medicina conhecendo o material oficial do CFM.

Como conseguir resultados no Instagram para médicos e clínicas?

Agora que sabe a importância de estar no Instagram e entende que as regras do CFM valem também para esse meio, é hora de colocar esse canal no ar.

Cabe lembrar que a existência do seu perfil e de posts não garante que você seja visto como autoridade na área e que as pessoas queiram ir ao seu consultório.

É preciso ter noções de Marketing Digital e entender como as pessoas se comportam no Instagram. Desse modo, é possível oferecer o que você sabe da melhor forma possível de modo a conquistar a audiência.

Descubra como ter ótimos resultados no Instagram para médicos e clínicas utilizando apenas 5 ações essenciais:

Planeje o conteúdo

Ao invés de fazer publicações aleatórias, a qualquer hora do dia, sem qualquer planejamento, planeje suas publicações baseando-se no que o seu público precisa, quando ele precisa.

Se você é um pediatra, por exemplo, pode postar um conteúdo orientando os pais a tomarem cuidado com piscinas infantis, lembrando que o ideal seria tratar desse tema na temporada de calor.

Se é um dermatologista especialista em acne adulta, pode falar das possíveis causas e dos mitos para esse tipo de tratamento.

A regra é unir a sua especialidade e o que as pessoas querem saber a uma linguagem que entendam, que seja acessível. Depois, pense nos temas de maior interesse, naquilo que você mais ouve no consultório, nas maiores dores dos pacientes.

O passo seguinte é transformar em informação, ou seja, em post no feed ou stories, escolhendo uma boa imagem ou vídeo que complemente a postagem.

Ao planejar o conteúdo, também é necessário identificar quais são os melhores horários para postar. Para isso, comece postando em horários diferentes e verifique através das informações da conta comercial quais posts têm mais alcance, mais curtidas e comentários. Em seguida, veja quando, em que dia e hora, ele foi postado.

Ao notar um padrão, por exemplo, no meio da tarde, agende posts no Instagram para este melhor horário que você identificou.

Ebook Instagram Stories

Planeje o gerenciamento do seu perfil

Mais importante do que acompanhar quem seguiu e deixou de seguir no Instagram, é responder as pessoas que comentam e deixam mensagens diretas. Todas elas esperam retorno, assim como aquelas que ligam ou vão até o seu consultório ou clínica.

Essas interações são essenciais para manter o seu público engajado e para que sua página passe credibilidade.

Sabemos que é comum que um médico não tenha tempo para responder todas as mensagens que recebe. Nesse caso, a solução é contar com quem possa responder, que pode ser a secretária ou até uma agência de comunicação.

Se houver espaço na sua agenda, seja o responsável por isso. O que não pode acontecer é deixar de gerenciar seu Instagram!

Pense regionalmente

A maioria das pessoas só estará disposta a ir em sua clínica ou consultório se tiverem na mesma cidade ou região, certo?

Por isso mostre aos seguidores onde você está. E para ser localizado é preciso colocar sua cidade na biografia do perfil, adicionar a localização da clínica nas postagens e segmentar por localidades próximas ao anunciar.

Caso esteja se perguntando, não é ruim ter seguidores que moram em outras cidades, afinal, essa é a consequência de quem posta excelente conteúdo.

Porém, deixar claro onde o consultório ou clínica se situa gera maior interesse de quem está na região e sabe que pode marcar uma consulta.

Utilize a automação para acelerar o crescimento do perfil

Médicos e até outros profissionais da saúde têm a agenda cheia, muitos pacientes e muitas responsabilidades. Em meio a essa realidade, como postar no melhor horário? Como interagir com outros perfis para que eles notem o seu? Como enviar mensagem para quem te segue?

Contar com uma ferramenta de automação de redes sociais é uma boa alternativa e vai resolver esses problemas! Com esse recurso, é possível:

  • agendar suas publicações e stories;
  • cadastrar mensagens automáticas para enviar aos seus seguidores;
  • atrair mais seguidores segmentados que serão potenciais pacientes;
  • engajar com o seu público seguindo e curtindo;
  • analisar um dashboard com informações mais aprofundadas da sua conta.

A ferramenta de automação de Instagram é capaz de auxiliar em todos esses pontos. O resultado serão mais seguidores e a otimização do tempo gasto com a rede social.

Perfis de médicos e clínicas para seguir e inspirar-se

Enxergar o Instagram como um meio de informar as pessoas e conquistar a confiança delas leva tempo e exige estratégia. Mas esteja certo que seguindo os passos acima os resultados aparecem!

Parece impossível?

Para te inspirar e motivar a execução da sua estratégia no Instagram, listamos perfis de médicos ou clínicas que têm feito sucesso na rede social. Confira:

  1. Dr. Julian Yin – Endocrinoligia, com 421 mil de seguidores
  2. Dr. Victor Sorrentino – Cirurgião Geral, com 523 mil seguidores
  3. Dra. Erica Mantelli – Ginecologista, com 335 mil seguidores
  4. L’Organi Clínica Médica – com 319 seguidores
  5. Clínica Médica Integrada – com 279 mil seguidores

Exemplos de que é possível obter sucesso com o Instagram para médicos e clínicas não faltam!

Quanto mais conhecer as necessidades do seu público e oferecer conteúdo relevante e útil, melhor será a percepção sobre seu trabalho e maior o agendamento de consultas.

Então, não perca mais tempo para utilizar o Instagram como ferramenta de marketing como muitos médicos e clínicas têm feito.

Se você quer começar agora a profissionalizar o seu perfil, confira nosso material grátis com o Cronograma de Conteúdo para Redes Sociais.

Conteúdo produzido pela equipe da Bume!

kit do instagram

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *