Instagram Stories: como aproveitar ao máximo cada uma das funções disponíveis

Entender exatamente como funciona cada uma das funções do Instagram Stories permite que empresas extraiam melhores resultados dessa plataforma, com uma comunicação mais eficiente e focada no engajamento. Então, conheça os diversos recursos e funções dentro da ferramenta para gerar valor e envolver mais o seu público.

Aplicativo Threads

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Que tal compartilhar textos, vídeos e fotos nas redes sociais, mas na condição de que esses materiais só fiquem visíveis por 24 horas? Isso é uma possibilidade com as funções do Instagram Stories.

Para se ter uma ideia do sucesso desse recurso, em 2018, a rede registrou o número de 1 bilhão de usuários ativos por mês !

As empresas já identificaram o grande poder que esse espaço apresenta e todas as possibilidades para atrair novos clientes.

Então, se você quer saber quais são as melhores estratégias para utilizar os recursos e funções do Instagram Stories, vai gostar deste conteúdo. Preparamos um guia bem completo com todas as informações necessárias. Confira!

Como funciona a função Stories do Instagram?

O Instagram, rede social de bastante sucesso em todo o mundo e que foca no aspecto visual, com vídeos e imagens de alta qualidade, lançou em 2016 o Instagram Stories.

Esse recurso permite ao usuário criar postagens de textos, imagens e vídeos que ficam visíveis por apenas 24 horas.

Os stories têm sido muito utilizado não só por usuários, mas também pelas empresas. Como esses conteúdos ficam em destaque e não precisam entrar no feed, a visibilidade e o engajamento são altos.

As marcas podem utilizar esse espaço para postagens de promoções, novidades, enquetes e perguntas.

O Instagram Stories lembra bastante o Snapchat, rede social concorrente. Inclusive, muitas pessoas que acreditam que a criação do Stories ocorreu depois que Mark Zuckerberg tentou, sem sucesso, comprar o Snapchat.

É bem fácil utilizar o Instagram Stories. Para criar um story, basta clicar no sinal de câmera que fica no canto superior esquerdo da tela inicial do Instagram. Ao fazer isso, você deve permitir que o dispositivo acesse sua câmera e seu microfone.

Se você tocar no botão no centro da tela, fará uma foto. Ao pressioná-lo, começará a gravar um vídeo. É possível inverter a câmera e usar diversos outros recursos, que mostraremos nos próximos tópicos.

Você pode editar o conteúdo, inserindo diversos elementos gráficos ou colocando efeitos. Quando ele estiver finalizado, basta clicar em “Concluir” para salvar.

Então, você pode clicar em três opções:

  • “Seu story”, para mostrar o conteúdo para todos os seus seguidores;
  • “Melhores amigos”, para que apenas uma lista selecionada de usuários veja o conteúdo;
  • “Enviar para”, a fim de direcionar esse conteúdo para apenas um contato específico.

Também é possível salvar seu story em seu dispositivo. Para isso, basta clicar na seta que fica na parte superior do aplicativo.

Quais são as funções do Instagram Stories?

Além das fotos e vídeos tradicionais, o Instagram Stories disponibiliza diversas outras funções para você criar seus conteúdos. Para acessá-las, basta navegar pelo menu que fica na parte inferior do aplicativo. Confira a lista completa a seguir.

Texto

Nessa função, é possível criar um conteúdo em que o texto é o destaque. Você pode escolher o estilo da fonte e filtros com diferentes cores e efeitos ou, ainda, fazer uma foto como plano de fundo transparente. 

Texto Instagram

Ao vivo

Essa é uma das funções do Instagram Stories mais utilizadas pelo público, também conhecida como “live”.

Ao vivo, função do Instagram

O interessante de gravar uma live é que os seguidores podem fazer perguntas e você responde ao vivo. Essa interação gera um grande engajamento e pode trazer bons resultados para sua marca.

A live também fica disponível durante 24 horas após a gravação.

Normal

O modo normal é o tradicional. Para tirar uma foto ou gravar um vídeo, basta seguir o passo a passo que já indicamos aqui no post.

A duração dos vídeos dos Stories é de até 15 segundos, mas é possível fazer vários vídeos sequenciais com uma única gravação.

Boomerang

Os GIFs são ótimos e conseguem atrair a atenção das pessoas. Uma das funções do Instagram Stories é, justamente, criar esses GIFs.

O recurso utilizado para isso é o Boomerang. Ele cria loops, ou seja, vídeos curtos que ficam se repetindo.

Superzoom

Que tal dar um superzoom na sua gravação de vídeo? Esse efeito pode fazer uma grande diferença e enriquecer suas publicações.

Para ativar esse recurso, basta clicar no botão “Superzoom” e escolher o efeito desejado. Bem simples, certo?

Rebobinar

E o que você acha de criar um vídeo de trás para a frente? Sim, também dá para fazer isso nos Stories.

A função rebobinar inverte os seus vídeos, deixando-os de trás para a frente e permitindo um efeito bem legal. Imagine só um carro acelerando de ré, uma pessoa correndo de costas ou um copo se formando a partir de cacos estilhaçados!

Mãos livres

A função “Mãos livres” é uma boa opção quando não queremos ficar pressionando o botão de gravação. Com esse recurso, basta um clique para iniciar o vídeo e outro para finalizar.

Máscaras

Muito populares no concorrente Snapchat, os filtros de máscaras finalmente chegaram com tudo ao Instagram Stories.

São diversas opções que podem deixar seu conteúdo divertido, como máscaras de cachorrinhos, molduras coloridas e efeitos que transformam a imagem em desenhos de histórias em quadrinhos.

Para usar esse recurso, basta clicar no ícone de rosto que fica à direita do botão de tirar foto/gravar. 

Como fazer posts da galeria do celular?

Você pode estar pensando: “Eu queria postar uma imagem da minha galeria no Instagram Stories. Será que isso é possível?”. A resposta é sim!

Não é uma obrigação que as imagens ou os vídeos para o Stories sejam feitos na hora.

Você pode usar materiais que já foram gravados e estão na galeria do dispositivo, inclusive trabalhando os efeitos de filtros e outros recursos disponíveis.

Então, para buscar algo na galeria e levar para o Stories, basta arrastar o dedo para cima na tela inicial. Sua galeria será aberta e você poderá escolher a foto ou vídeo que deseja publicar.

Postagem do rolo da câmera

Como compartilhar conteúdos no feed?

Outra possibilidade que o usuário tem é postar o story no feed do Instagram. Isso é muito simples! Para isso, basta ir ao seu story já publicado, clicar em “Mais” e, em seguida, em “Compartilhar como publicação”.

Também é possível compartilhar o story em seu Facebook ou adicioná-lo aos seus Destaques, que ficam disponíveis em seu perfil do Instagram. Viu como é fácil?

O que são os Destaques do Instagram Stories?

Se você acha inconveniente perder suas publicações após o prazo de 24 horas, os Destaques vieram para resolver esse problema.

Esse recurso permite salvar as publicações mais importantes e deixá-las disponíveis por quanto tempo você quiser. Para isso, basta ir ao story já publicado e clicar no botão “Destaque”.

Destaques, no Instagram

Os Destaques ficam disponíveis no seu perfil do Instagram, logo acima do feed, e podem ser visitados por qualquer usuário da rede.

Além disso, eles podem ser separados em “álbuns” e receber uma capa escolhida por você, mantendo o padrão visual da sua marca.

Dessa forma, sua empresa pode aproveitar o recurso para separar as publicações por categoria — por exemplo, lançamentos de produtos, eventos, perguntas frequentes etc.    

O que é a função Swipe Up?

A função Swipe Up — “Ver Mais”, na versão em português — é um call to action poderoso!

Por exemplo, ao postar uma foto de um lançamento de produto, utilize esse recurso para que o usuário siga a dica e procure mais informações no seu site.

Swipe Up, funções do instagram stories

Com essa função, o usuário desliza a tela para cima e é direcionado para uma página indicada, como site, blog ou outro destino.

Esse recurso está disponível somente para contas verificadas.

Quais são os elementos que podem ser colocados nas fotos?

Agora que você já conhece diferentes recursos e funções do Instagram Stories, vamos mostrar outros segredos! Confira uma lista de elementos que podem ser adicionados às fotos e vídeos.

funções do instagram stories

Filtros

Os filtros, que já eram amplamente usados no feed do Instagram, também ganharam força no Stories. Eles conseguem gerar efeitos especiais, como cores realçadas, preto e branco, tons de cinza e muitos outros.

Para usá-los, basta deslizar o dedo da direita para a esquerda após tirar a foto ou gravar o vídeo que você deseja publicar.

Texto

A função texto permite que você adicione frases ou palavras à sua imagem ou vídeo. Para isso, basta clicar no ícone “Aa” que fica no canto direito da tela, logo depois de definir qual será a publicação.

Essa função é ilimitada, ou seja, você pode inserir quantos textos quiser. Basta repetir a ação indicada.

Adesivos

Quem nunca gostou de colar adesivos em diferentes lugares? Adesivos nos cadernos, no notebook e em diversos outros objetos. No Stories, isso também é possível.

Eles são chamados de stickers e são bem variados. Você ainda pode personalizá-los, alterando tamanho, posição e variações.

Para adicionar os stickers à sua postagem, basta clicar no ícone quadradinho que fica na parte superior da tela.

GIFs

Os GIFs fazem muito sucesso nas postagens. Existem aqueles bem tradicionais e conhecidos e também aqueles que acabam de ser criados e já viram um sucesso — os GIFs virais!

Para adicioná-los, basta clicar no mesmo ícone dos stickers e escolher a opção “GIF”. Aí, é só escolher o seu para enriquecer a postagem.

Horário e temperatura

Uma possibilidade nos stickers é adicionar um horário à postagem, com o formato de um pequeno relógio digital ou analógico.

Outra opção é a de temperatura. Você adiciona um adesivo mostrando essa informação. É muito legal usar essa função ao tirar uma foto na praia, ou então em um dia de bater o queixo de frio!

Localização

Que tal mostrar a localização da sua postagem com um sticker? Isso também pode ser feito!

Essas marcações são bem interessantes, principalmente quando tiramos uma foto ou gravamos um vídeo de um local específico.

Ao clicar em uma localização, o usuário pode, além de visualizá-la no mapa, ver todos os stories feitos nesse local nas últimas 24 horas.

Dessa forma, você também pode usar esse recurso para impulsionar a sua marca, tirando uma foto de um produto e marcando a localização da empresa.

Hashtag

Outro elemento que sempre é usado em diversas redes sociais é a hashtag. No Twitter e no Facebook, ela consegue agrupar postagens com o mesmo assunto, e isso também vale no Instagram Stories.

Menção

Deseja marcar alguém no seu story? Para fazer isso, basta digitar uma “@” seguida do nome do usuário que você deseja mencionar.

Outra opção é usando da funcionalidade de menção, que fica no quadradinho superior da tela.

Enquete

Uma das funções do Instagram Stories mais interessantes para a empresa é a de enquete.

As marcas podem usar esse recurso para criar pesquisas e gerar uma alta interação com o público.

Enquete, funções do instagram stories

Com a enquete, você cria uma pesquisa em que os usuários escolherão uma opção e esse resultado será demonstrado em tempo real.

Para criar uma, basta seguir o passo a passo:

  • tire uma foto ou escolha uma imagem da sua galeria para o Stories;
  • dentro dos stickers, escolha a opção “Enquete”;
  • crie a pergunta da sua enquete digitando normalmente no teclado. Depois, insira as duas opções de resposta. Por padrão, as opções são “sim” e “não”, mas você pode alterá-las;
  • quando concluir a edição de sua enquete, clique em “Concluir”;
  • vá em “Seu story” e coloque sua enquete em modo público. Clique em “Avançar”;
  • para acompanhar as respostas, basta ir em “Seu story” e deslizar a tela para cima. Serão mostrados os resultados acumulados.

Perguntas

No recurso anterior, você faz uma pergunta para seu público. Agora, saiba que também é possível permitir que as pessoas façam perguntas para você.

Para isso, basta escolher a opção “Perguntas” dentro dos stickers. Você vai escrever um texto de introdução e os usuários poderão fazer as perguntas. Para responder, basta clicar na pergunta e depois publicar a resposta.

Perguntas, funções do instagram stories

Como as empresas podem usar as funções do Instagram Stories para gerar engajamento e visibilidade?

Neste guia, vimos diversas funções do Instagram Stories. Fica muito claro que elas podem ajudar e muito as estratégias de marketing das empresas, independentemente dos setores ou nichos de mercado.

Sabemos que as redes sociais são grandes parceiras e podem trazer resultados expressivos, então, é preciso ficar atento ao Instagram Stories para aproveitar as oportunidades.

Utilize esse canal para gerar uma maior aproximação com seus potenciais clientes.

Crie enquetes, mostre o dia a dia da empresa e de seus funcionários, invista em imagens e vídeos de alta qualidade e, principalmente, possibilite a interação com a marca.

Seguindo essas dicas e usando as funções do Instagram Stories, você terá muito sucesso!

Agora, para potencializar ainda mais o uso do Instagram pela sua empresa, baixe o nosso e-book com as melhores dicas de marketing para essa rede social!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.