Entenda o que faz um Instagrammer e como fazer uma parceria de sucesso entre ele e a sua marca

Os Instagrammers são produtores de conteúdo com grande poder de influência no Instagram e se tornaram a febre do momento para marcas que desejam investir em ações acertadas de marketing. Como principal vantagem em usar da estratégia, destacamos a humanização dos conteúdos e a possibilidade de gerar identificação genuína com o público.

Instagrammer

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Estratégias de marketing que têm como investimento os profissionais chamados de Instagrammers ganharam o mundo nos últimos anos. 

Conhecidas por seu poder de persuasão e influência, essas pessoas também carregam uma grande capacidade de humanizar conteúdos e transformar vendas em ações com propósito.

Tudo isso é feito com conteúdos aparentemente simples — e com muita naturalidade — no Instagram. A proximidade que foi criada, nos últimos anos, entre influenciador e audiência, abriu espaço para um mercado valioso e que só tem a crescer.

Empresas podem tirar grandes aprendizados ao estudar estratégias e se inspirar para aplicar no próprio negócio.

Neste post, vamos ajudar você a entender mais sobre esse universo a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é um Instagrammer?
  • Qual a importância que um Instagrammer pode ter para o seu negócio? 
  • Como trabalhar com Instagrammers e ter resultado com isso?

O que é um Instagrammer?

Os Instagrammers são personalidades com grande poder de influência por dominar tipos específicos de conteúdos que, por sua vez, são distribuídos no Instagram. No início, eles eram chamados de blogueiros.

Conforme o nome já adianta, um dos pré-requisitos para conquistar espaço na internet era ter um blog sobre qualquer assunto: moda, comportamento e atualidades eram os carros-chefe daquelas pessoas que se transformaram no que, hoje, conhecemos como digital influencers.

O tempo passou e os blogs que cobriam esse tipo de assunto acabaram migrando — e tendo seu conteúdo adaptado — para os formatos do Instagram. 

Grande parte da necessidade de investir em grandes parágrafos falando sobre as tendências de looks de uma premiação de TV ou sobre o novo aplicativo do momento acabou: as fotos, que com o tempo se transformaram em Stories e IGTVs, viraram a sensação do momento.

Não existe mais um tema específico. Provavelmente, você vai encontrar um instagrammer diferente para qualquer assunto que passe pela sua cabeça. Entre os vários aspectos na rotina desses profissionais, a produção de conteúdo constante é o principal pilar.

Know how e influência

Para exemplificar, pense em um perfil que fala sobre decoração. Além de dar dicas sobre reformas, tendências e boas práticas na hora de reformar um cômodo ou uma casa, essa pessoa também desenvolve parcerias diárias com marcas que, de alguma forma, atuam no mesmo segmento. 

O que se espera desses conteúdos, então, é a união entre a expertise e influência do instagrammer junto à autoridade e referência da marca parceira. O leitor, por sua vez, é impactado com o conteúdo e cria interesse em saber mais sobre aquela ação específica.

Quanto mais o usuário se engaja, seja com curtidas, seja com interações no próprio Instagram — ou ao converter, fazendo uma compra com o patrocinador —, mais cotado é o influenciador. 

Outro ponto importante — e que já caracteriza a maioria dos profissionais que vivem da rede social — é o teor “vida real” dos conteúdos.

Ao contrário de peças publicitárias, em que é muito simples perceber os objetivos da empresa, os conteúdos publicados pelos Instagrammers são mesclados com vídeos dos mesmos indo para a academia, fazendo um lanche, falando sobre dramas pessoais ou compartilhando momentos de descontração com os amigos.

Exemplo de Instagrammer

A Hariana Meinke é um exemplo de Instagrammer que oferece conteúdos publicitários sem perder a essência de um bom post: de forma natural, ela insere aspectos do seu dia a dia e afirma só divulgar o que realmente usa ou gostaria de conhecer.

Influenciadora digital do Instagram

A maratona do Oscar, citada por ela na legenda do conteúdo, é uma ação que ela já faz com os seguidores há muito tempo quando chega a temporada de premiações. 

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
Top influencers do Instagram: saiba quais são os maiores influencers do brasil e do mundo
Quanto ganha um influencer?

Qual a importância que um Instagrammer pode ter para o seu negócio? 

Agora que você já entendeu o que faz um Instagrammer, é hora de conhecer as principais vantagens de realizar a ação no seu negócio. Para isso, apresentamos alguns dados de mercado muito interessantes.

Estudos liderados pelo QualiBest afirmam que, atualmente, influenciadores digitais são responsáveis por impactar 49% dos jovens. Isso vem, principalmente, do grande poder que uma indicação carrega consigo.

A Nielsen que lança, anualmente, uma pesquisa chamada de “Global Trust in Advertising”, já havia apontado que 83% dos consumidores confiam em recomendações feitas por pessoas que conhecem.

Essa confiança é colocada acima de qualquer propaganda ou anúncio veiculado em mídias, online ou offline.

Conexão

Quando pensamos nos Instagrammers ou em qualquer outro tipo de influenciadores digitais, associamos essa questão do reconhecimento de forma instantânea. 

A produção de conteúdo diária, segmentada para um público engajado e interessado, faz com que as pessoas se sintam próximas daquelas figuras — quase como se fossem uma espécie de amigos virtuais.

Por isso, em meio à era da transformação digital, com empresas ao redor de todo o mundo repensando suas estratégias e as melhores formas de fazer propaganda, é importante conquistar a confiança do público e fazer por merecer o seu espaço no dia a dia da audiência.

Outro ponto importante que reforça a valorização desse tipo de estratégia é o crescimento das ações de marketing humanizadas. É preciso ir além da relação de compra e venda, buscando propósito e divulgação de histórias verdadeiras, com significado e que saibam tocar o coração do público.

Pode parecer clichê, mas a verdade já está escancarada há um bom tempo. Hoje em dia, o consumidor está muito atento em relação àquelas marcas que falam demais, mas fazem o mínimo.

Ações com tipos de influenciadores digitais trazem esse quê de “humanização” que as marcas já não conseguem mais atingir apenas com conteúdos institucionais. 

Ao mostrar seres humanos reais, vivendo desafios da vida comum e destacando o seu produto como solução para alguns deles, as chances de o público prestar atenção de verdade aumentam exponencialmente — não é como um anúncio fechado em 5 segundos ou propagandas de TV.

Como trabalhar com Instagrammers e ter resultado com isso?

Não basta contratar essas pessoas: é preciso investir em ações que façam sentido para o seu público e conversem de verdade com elas. Caso contrário, serão vistas como aqueles “anúncios distantes” de que já falamos por aqui.

Para isso, selecionamos alguns pontos de partida que devem ser levados em consideração:

Conheça bem o seu nicho

Vale analisar a persona, o público-alvo e todos aqueles dados importantes sobre a sua audiência. Depois disso, avalie os Instagrammers que, de alguma forma, façam sentido não apenas para a marca, mas com os objetivos daquela ação específica.

Os usuários percebem muito bem quando um influenciador foi contratado apenas para fazer propaganda de algo que provavelmente nunca vai usar.

Quando isso é feito — sinal de que não houve devido planejamento — o efeito é contrário e as pessoas se afastam tanto da marca quanto do produto.

Pense em aspectos como:

  • de onde é aquele influenciador, ou seja, onde ele exerce maior influência;
  • qual tipo público engaja mais com as publicações dele;
  • como é o seu estilo de vida, crenças, visões de mundo.

Imagine só enviar produtos que tenham traços de carne para uma influenciadora vegetariana? Ou investir em um perfil mais sofisticado, que fala sobre viagens internacionais e artigos de maior poder aquisitivo, para um público B ou C?

Postagem de Instagrammer

A Nath Finanças é um bom exemplo de conteúdo com propósito. Seu principal público são pessoas de baixa renda que estão vencendo desafios diários, que envolvem aprender a guardar dinheiro e criar educação financeira.

Nesse caso, não faria sentido algum criar conteúdos com grandes investidoras ou marcas que demandam um conhecimento maior sobre o mercado financeiro, por exemplo.

A identificação só é criada quando existe verdade entre os dois lados. A melhor forma de fazer isso é conhecer a sua audiência e não forçar a barra no consumo de informação.

Defina e acompanhe as principais métricas de sucesso

Como saber se a sua ação está seguindo por um caminho satisfatório? É simples. No início do trabalho, faça uma lista com os objetivos finais e quais serão as métricas analisadas. Pensando em objetivos, eles podem ser:

  • aumento nos acessos do perfil da marca;
  • compra de produtos usando um código criado exclusivamente para o Instagrammer;
  • ligações nos canais de atendimento ou tráfego no site;
  • melhora nos números de seguidores do Instagram da marca;
  • performance de X% nas principais métricas do Instagram da marca, como alcance, engajamento, curtidas, impressões.

Para que os resultados não venham como uma surpresa, é muito importante fazer uma boa triagem dos influenciadores antes de contratá-los. Nada de olhar apenas o número de seguidores ou curtidas nas fotos!

Métricas como o alcance e impressões são igualmente importantes — às vezes, até mais — e devem ser analisadas para medir o sucesso de um influenciador. Mais do que bons números, ele precisa mostrar que sabe se comunicar efetivamente e transformar a mensagem em ações de resultado.

Para ajudar, você pode buscar por ferramentas para encontrar influencers de acordo com objetivos específicos.

Trabalhe com ações criativas

Chamar a atenção do público, mesmo com um conteúdo feito por grandes influenciadores digitais, é uma tarefa que demanda esforço.

A ação correta, pensada de maneira estratégica e com uma forte análise de dados, tem um poder de engajamento e encantamento incrível.

Para isso, você pode seguir alguns caminhos, como:

  • aproveite datas comemorativas;
  • fique de olho nos memes e nas principais tendências da internet no momento em que for pensar na campanha;
  • conheça o seu Instagrammer de verdade e use alguns pontos da vida pessoal dele como forma de engajar e criar conexão;
  • ofereça códigos de desconto e cupons para os seguidores que fizerem compras a partir dos influenciadores;
  • ofereça experiências que vão além da apresentação do seu produto (nada de montar um kit totalmente institucional).
Post no Instagram de influencer

Muitas marcas investem em ações de experiência — como viagens ou passeios em lugares que podem se relacionar com o lançamento, de alguma forma.

Fique tranquilo, você não precisa bancar uma viagem para Los Angeles: visitas a algum ponto de venda ou fábrica, por exemplo, já são ótimas formas de criar conteúdos fora do comum.

Trabalhar com Instagrammers é uma tarefa que, quando feita com o devido estudo e criatividade, geram números incríveis para a marca.

Além disso, o principal é saber que você será capaz de gerar uma excelente conexão com o seu público, aproximando-se e veiculando uma mensagem transparente e altamente consumível.

Se você gostou deste conteúdo, é hora de seguir aprendendo sobre as principais formas de usar o Instagram ao seu favor. Conheça tudo sobre os resultados orgânicos na rede e como otimizá-los!

Como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram ebook
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.