Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 2 de janeiro de 2020. | Atualizado em 2 de abril de 2020


Instalar WordPress para criar um site ainda é um mundo desconhecido e complicado para muitos empreendedores. No entanto, saber como fazer isso é essencial para que a empresa tenha sucesso online.

Uma pergunta que permeia a cabeça de muitos donos de negócio é: nestes tempos de redes sociais, blogs, entre outros canais digitais, é realmente preciso ter um site? É necessário instalar WordPress? A resposta é sim.

Dentro de uma estratégia de Marketing Digital, o site é considerado o pilar de todos os canais, enquanto os demais são os seus satélites. Por exemplo: quando alguém entra na bio do Instagram de uma empresa ou em sua fanpage, a URL do site certamente está lá.

O mesmo vale para disparos de e-mails, é frequente que eles nos convidem a conferir novidades publicadas no site.

Sabe por que isso acontece? Porque o site é a sua casa própria. Por mais que o Instagram possa ser a rede social que mais cresce no momento e que o WhatsApp gere boas oportunidades de vendas, eles são a sua casa alugada porque as contas que tem neles não pertencem a você.

A qualquer momento, o Instagram pode deletar o seu perfil, o Facebook pode excluir a sua fanpage e o WhatsApp pode banir o seu número se considerar que suas ações de marketing nesses canais são inapropriadas.

Já um site é inteiramente seu. Por isso, trate de usar todos esses meios digitais para conduzir o seu público ao site onde as oportunidades de negócio são mais propensas a surgir.  

LEIA TAMBÉM
👉 Afinal, qual é diferença entre site e blog? Descubra agora!
👉
Para que serve um blog numa estratégia de marketing e vendas?
👉
 Crie um blog para o seu negócio usando o Rock Stage

Por que o WordPress é a melhor plataforma para criação de sites?

Um dono de negócio não é programador. Por isso, toda vez que ele pensa em criar um site, imagina que se trate de algo extremamente complicado.

Realmente, alguns sites cujos programadores cunham do zero podem apresentar mais complexidade tanto durante a criação quanto no momento de atualizar informações.

Porém, como empreendedor, essas ações devem ser o mais simples possível, certo? Por essa razão, o WordPress é a melhor plataforma.

Por meio dele, você tem fácil acesso ao dashboard do CMS e pode subir conteúdos de uma forma simples e rápida. Vejamos um exemplo.

Imaginemos uma empresa que ofereça consultoria empresarial e precise adicionar ou atualizar as páginas referentes aos serviços prestados. Dentro do site criado no WordPress, basta clicar em páginas para criar uma ou modificar alguma que já exista.

Powered by Rock Convert

Bom, mas você pode estar se perguntando agora como um site pode ser criado dentro do WordPress, certo? É sobre isso que falaremos agora.

Como instalar WordPress para a criação de um site

O que devemos deixar claro em primeiro lugar é que existem dois tipos de WordPress: o wordpress.com e o wordpress.org.

É comum que algumas pessoas pensem que ambos são a mesma coisa, mas isso não é verdade.

Enquanto o wordpress.com é voltado para a criação de blogs pessoais ou despretensiosos no que diz respeito a resultados digitais, o wordpress.org é dedicado a sites e blogs profissionais com a intenção de, por exemplo, gerar negócios via Marketing Digital. 

E para que você saiba como criar o site da sua empresa nessa plataforma, ainda que não conte com a ajuda de um programador que faça essa criação para você, acompanhe o passo a passo de como instalá-lo manualmente.

1. Faça a compra de um domínio

O primeiro passo para a criação de um site é ter um domínio próprio que pode ser comprado via planos mensais, anuais ou até trimestrais. Neste artigo apontamos como você pode comprar o seu.

2. Compre um servidor e aponte o domínio

A próxima etapa é comprar um servidor, isto é, o espaço online em que seu site será hospedado. Após realizar a compra, é necessário fazer o apontamento do domínio ao DNS do host tal como ensinamos aqui. Isso faz com que os visitantes que acessam o domínio vejam os conteúdos do site.

3. Faça download do WordPress

Uma vez que o servidor e domínio estejam apontados, você já pode baixar o WordPress no site oficial. Trata-se de um arquivo zipado que você precisará subir ao servidor tal como ensinamos a seguir.

4. Realize a instalação do WordPress

O arquivo que você baixou precisa ser colocado dentro do gerenciador de arquivos do servidor, você pode fazer isso via FTP ou o cPanel do próprio host. Em seguida, ao acessar o domínio, a tela a ser exibida será a de instalação do WordPress.

5. Crie o banco de dados

Criar o banco de dados é o próximo passo e, atualmente, ele pode ser executado de uma maneira bem simples no próprio servidor.

6. Selecione o template para o site

A última etapa é escolher o template que será o visual do seu site. Embora o recomendável seja comprar um template que dê ao site a cara e as funcionalidades que você precisa, há também templates gratuitos para os iniciantes.

Como criar um site WordPress usando o Rock Stage

A Rock Content conta com uma solução para criação de sites e blogs em WordPress chamada Rock Stage. Em passos bem mais simples você pode colocá-lo no ar em apenas dois minutos. Confira:

  • passo 1: entre no site do Rock Stage e clique em “começar agora”;
  • passo 2: insira seu nome e e-mail nos campos e aceite os termos de uso antes de clicar em “inscrever”;
  • passo 3: na tela seguinte, clique em “crie um blog”;
  • passo 4: escolha o tema que você quer usar;
  • passo 5: escolha também a cor de fundo, faça a inserção da logo e clique em “próximo”;
  • passo 6: escolha o nome e o slogan e, em seguida, clique em “próximo”;
  • passo 7: confira que está tudo certo e clique em “crie um blog” para deixá-lo no ar.

Como pôde ver, é muito mais simples instalar WordPress a partir do Rock Stage que também oferece soluções mais robustas para empresas. Inclusive, ele traz um plano para criar o seu blog em WordPress em apenas 2 minutos. Confira!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *