Descubra como usar a inteligência artificial no marketing da sua empresa e o que esperar para o futuro

inteligência artificial e marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Algum tempo atrás, quando se falava em inteligência artificial nós imediatamente pensávamos naqueles filmes futuristas, com tecnologias que até hoje parecem impossíveis.

Mas, basta olhar ao nosso redor para perceber que essa área evoluiu de tal forma que já é possível integrar a inteligência artificial em muitas atividades do nosso dia a dia.

Naturalmente, pelas incríveis possibilidades que esse tipo de tecnologia traz, ela tem recebido atenção de diversas indústrias, incluindo a de marketing.

Aliás, sabia que inteligência artificial e marketing já estão caminhando lado a lado?

Como essa parceria funciona? O que ainda está por vir? E por que você deve dar atenção a isso?

Fique atento, pois nós vamos te explicar tudo isso de uma vez por todas. Vamos lá!

Como inteligência artificial e marketing se encaixam

Se você ainda está em dúvida sobre como essas duas áreas se encaixam, talvez seja bom entender primeiro o conceito de inteligência artificial.

É verdade que esse termo é muito comum, mas talvez a ideia de muitos ainda seja aquela citada no início, de algo mais voltado para a ficção científica do que para os negócios.

De forma bem simples, inteligência artificial é uma forma de fazer com que máquinas imitem o comportamento humano, por exemplo, por resolver problemas e aprender com o que está à sua volta.

Por conta disso, veja alguns dos benefícios que o uso dessa tecnologia traz para o marketing:

Automação de tarefas

Um dos grandes benefícios que a inteligência artificial traz é a automação de tarefas de forma eficiente e escalável.

Quanto mais automatizado o trabalho, mais tempo os profissionais terão para trabalhar em melhorias que tornem o negócio mais rentável e bem estruturado.

Isso vai desde tarefas simples, mas que acabam tomando tempo todos os dias, até atividades mais complicadas que exigiriam toda a atenção de um colaborador dedicado.

Otimização de resultados

A partir do momento em que parte do trabalho é automatizado, menor o tempo gasto para a mesma quantidade de tarefas ser realizada.

Além da produtividade maior, isso também significa menos erros, sem contar as ferramentas que ajudam a avaliar o desempenho de cada ação de marketing.

Por meio delas, os resultados podem ser acompanhados e otimizados constantemente.

Satisfação dos clientes

Uma das principais utilidades da inteligência artificial em estratégias de marketing tem sido aumentar a satisfação dos clientes com relação a suas marcas favoritas.

Seja por oferecer um atendimento mais rápido e personalizado, evitar e/ou resolver problemas com o mínimo de transtorno possível ou aplicar técnicas de fidelização, o fato é que isso funciona de verdade.

Investimentos mais inteligentes

A inteligência artificial vai muito além de facilitar ou enriquecer as interações diretas com o consumidor.

Ela também permite a criação de soluções de análise que determinem precisamente onde faz mais sentido investir os recursos da empresa a fim de obter o melhor ROI possível.

Visto que essas soluções evoluem a cada dia, é pouco provável que suas análises fiquem ultrapassadas, o que é uma grande vantagem para quem as usa.

8 formas em que a inteligência artificial já tem sido usada com sucesso

Agora vai ficar mais fácil ainda entender que inteligência artificial é uma boa adição à sua estratégia de marketing, pois vamos te mostrar exemplos práticos de como isso já tem sido feito.

Algumas das aplicações mostradas aqui ainda estão sendo testadas, é verdade, mas já podem ser vistas em ação, em estratégias de marketing reais.

Veja como o marketing do futuro está sendo moldado:

Prever o comportamento do consumidor

Hoje em dia já é possível rastrear praticamente todos os passos de um consumidor pela rede, o que permite a uma marca como que mapear o comportamento dele e prever suas próximas ações.

Na prática, essas informações podem ser usadas para criar mecanismos que se encaixem exatamente nesse tipo de comportamento e aumentem as chances de conversão.

Automação do atendimento

Já ouviu falar dos chatbots do Facebook, que ajudam a automatizar o atendimento ao público?

Essa é apenas uma das ferramentas de automação do atendimento que estão sendo exploradas por meio da inteligência artificial, mas já nos dá uma boa noção de como isso funciona.

Com o mercado cada vez mais competitivo a busca por atendimento imediato está ficando maior, e automatizar parece ser uma solução viável para a maioria das empresas.

Automação do gerenciamento de comunidades

Que dizer do gerenciamento de comunidades, aquele trabalho tão importante que envolve a comunicação com os seguidores da sua marca nas redes sociais?

Estar em diversas redes ao mesmo tempo, usando cada uma de acordo com seus próprios costumes e “regras” pode ser um verdadeiro desafio.

Felizmente, já existem aplicativos, como o Instagresss, que vão muito além do já conhecido agendamento de postagens: comentam e curtem publicações, seguem e deixam de seguir outros!

Curadoria e recomendações personalizadas

As pessoas amam receber recomendações de qualidade e consumir conteúdo personalizado para suas necessidades e desejos.

Isso é possível apenas por meio de uma curadoria detalhada. Por conta de tantos algoritmos de análise que já existem, essa curadoria pode ser feita inteiramente por um sistema.

Um exemplo claro é o sistema de recomendações da Netflix, que usa os dados de consumo dos usuários como base para indicar novos programas e apresentar seu catálogo.

Mecanismos de busca

Os mecanismos de busca também estão investindo pesado no uso de inteligência artificial a fim de criar experiências de busca mais completas e precisas para os usuários.

A última atualização de algoritmo do Google, por exemplo, se chama RankBrain e é baseada em IA para determinar as intenções de busca das pessoas.

Visto que aprende sozinho, sem a ajuda de humanos, o sistema consegue refinar as buscas e encontrar resultados mais exatos em bem menos tempo, sem necessidade de trabalho humano.

Precificação de produtos

Precificar um produto é uma tarefa bastante complicada e depende de muitos fatores, como o ciclo de vida do item, histórico de vendas, época do ano, etc.

Errar na hora de precificar pode significar uma perda grande de lucros e afetar diretamente o desempenho de um negócio ao longo do tempo.

Felizmente, há ferramentas que ajudam a definir os preços de forma automática, comparando esses vários fatores entre si para determinar dinamicamente qual o melhor preço de cada um.

Reconhecimento de fala

Se você já usou assistentes virtuais como Siri e Cortana ou ferramentas como o tradutor por reconhecimento de voz do Skype, já sabe que essa tecnologia é tão real quanto é incrível.

Esses sistemas conseguem captar exatamente o que você diz e agir em cima disso, seja por traduzir a mensagem rapidamente para outro idioma ou atender o pedido que você fez no Smartphone.

Reconhecimento de linguagem

Além do reconhecimento de fala, há também o reconhecimento de linguagem, que vai ainda um pouco além.

Se trata de uma tecnologia que entende não apenas o que você diz, mas também o que exatamente você quer saber.

Se mesmo os humanos às vezes encontram desafios em entender o que outros querem dizer, é bem impressionante que uma máquina consiga perceber isso, não é mesmo?

3 usos da inteligência artificial que podemos esperar no futuro

Ainda há muito campo para melhora na inteligência artificial, tanto que algumas das principais empresas do mundo, como Google e Facebook, estão fazendo pesquisas incansáveis sobre o assunto.

Isso faz com que as nossas expectativas para o futuro sejam ainda maiores. Pensando nisso, veja apenas 3 usos da IA que podemos ver nos próximos anos no marketing:

Veículos autônomos

Já ouviu falar no carro autônomo do Google, que vem sendo testado nas ruas de San Francisco, onde fica a sede da empresa, nos Estados Unidos?

Pois saiba que esse nem é o único produto sendo testado. A Amazon também já faz testes para realizar entregas com drones, e outras empresas estão interessadas em soluções parecidas.

O fato é que a busca por formas de transporte mais eficientes e seguras será uma constante nos próximos anos. Mas, o que isso tem a ver com marketing? Tudo!

Se lembre que quanto mais eficiente e seguro é o trabalho de uma empresa, melhor a reputação dela junto ao público.

Em outras palavras, tudo que uma marca realiza pode ser revertido em marketing.

Máquinas cada vez mais inteligentes

Boa parte das tecnologias e soluções que citamos aqui têm como base dois conceitos:

  • Aprendizado de máquina: um sistema consegue aprender sozinho, sem que todas as suas ações sejam programadas por alguém com antecedência;
  • Redes neurais artificiais: o sistema adquire conhecimento através da experiência, assim como humanos ficam melhores com o tempo em certa tarefa.

Com a evolução diária desses dois conceitos, nos próximos anos podemos esperar soluções ainda mais impressionantes e máquinas mais “humanas”.

Uso mais frequente da IA nas interações com o consumidor

Assistentes virtuais, chatbots e até aplicativos que gerenciam comunidades são indicações da direção que a inteligência artificial está seguindo.

A tendência é que o uso da IA seja ainda mais frequente no contato direto com o consumidor, e de formas muito mais avançadas que as atuais.

Por que dar atenção ao uso da inteligência artificial

Pode parecer que alguns dos conceitos apresentados aqui ainda estejam distantes da realidade da sua empresa, mas você, com certeza, já usa outros destes, não é?

Quem nunca ouviu falar de automação de marketing, da importância de fazer SEO para pessoas e não para robôs do Google, de como é preciso atender com rapidez e qualidade?

Tudo isso já está sendo feito com a ajuda de inteligência artificial, e a tendência é que isso aumente ainda mais nos próximos anos.

Deu para perceber que inteligência artificial e marketing têm tudo a ver, não é mesmo? Com novas tecnologias surgindo e se tornando mais acessíveis a cada dia, podemos criar soluções melhores e aumentar os lucros de forma inteligente. Nenhum de nós quer deixar passar essa chance, não concorda?

Está surpreso com tantas novidades interessantes para usar na sua estratégia de marketing? Não para por aí: veja as 51 lições de marketing que podemos aprender com o Super Bowl!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.