O que é inteligência competitiva?

Como a inteligência competitiva pode te ajudar a se destacar de seus concorrentes?

A Inteligência Competitiva se baseia na captação e análise de dados sobre o mercado em que o negócio está inserido. Essas informações são, principalmente, sobre comportamento da concorrência e são o ponto de partida para criar insights valiosos com o objetivo de alavancar os resultados da empresa.

Quem são os seus principais concorrentes? Com quem você briga pelo destaque no topo das pesquisas? A sua disputa por engajamento nas redes sociais acontece com qual empresa?

Ter seus concorrentes bem definidos é o primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de Marketing Digital para o seu negócio.

E se você pudesse estar sempre dois passos à frente das estratégias online dessas empresas? Tanto para a defesa, quanto para o ataque, ter uma estratégia de inteligência competitiva bem estruturada é fundamental para atingir o seu objetivo e se manter firme no mercado.

Afinal, uma boa estratégia digital é aquela que consegue reunir o conjunto de ações mais precisas para obter o melhor retorno possível para o seu negócio.

Você já fez uma análise de concorrência do seu negócio? Já alinhou essa estratégia com a análise SWOT do planejamento mensal da sua empresa?

Pode parecer bobeira, mas esses detalhes podem te ajudar a ter mais ROI. Por isso, continue com a gente e conheça mais sobre o conceito de inteligência competitiva e os seus benefícios para as empresas!

O que é a inteligência competitiva?

A inteligência competitiva é uma análise completa dos mais diferentes cenários de atuação dos seus concorrentes.

Uma maneira de coletar os dados necessários e organizar as informações sobre o comportamento dos clientes para contribuir na tomada de decisão.

Mas, atenção: a análise dos seus concorrentes não deve ser baseada em achismos.

Analise Concorrentes Digitais

Qual a importância de analisar a concorrência?

Assim como no livro “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, é preciso se concentrar nos pontos fortes, reconhecer as fraquezas, agarrar as oportunidades e proteger-se contra as ameaças.

Só assim, analisando os seus concorrentes de forma precisa e inteligente, você conhece o seu inimigo e a si mesmo, conhece o terreno e as condições de atuação do seu negócio, criando cada vez mais vantagens para ser vitorioso.

Com a inteligência competitiva, você vai identificar todas as oportunidades e ameaças com facilidade e aprender com os erros e acertos dos outros.

Isso vai te ajudar a ter mais visão das reais necessidades do seu modelo de negócio e dos seus clientes, permitindo que você aja de maneira mais rápida no seu planejamento e na sua definição de metas.

A inteligência competitiva também é muito útil no cenário de inovação, pois assim, você consegue se antecipar às tendências em um ambiente em que ainda não existe disputa, gerando uma oportunidade de um crescimento rentável.

Você navegará no oceano azul. Um ambiente cheio de novas possibilidades.

A pesquisa competitiva no mundo do Marketing Digital

A inteligência competitiva é fundamental para o sucesso do seu negócio seja em sua estratégia de marketing tradicional ou no mundo online.

Ela vai te ajudar a entender a real necessidade do seu público-alvo e como alcançá-lo por meio de seus produtos e serviços, antes mesmo de seus concorrentes.

Encontrar essas informações nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, mapear as informações fundamentais que você precisa e ter acesso às ferramentas de automação, pode ajudar você a economizar horas de trabalho.

A análise de concorrentes e a pesquisa orgânica

Uma das principais maneiras de ser encontrado com facilidade pelos seus clientes, é estando no topo das pesquisas em sites de busca, como o Google e Bing.

Isso porque a maioria das pessoas começam a sua jornada de compra por esses sites.

Para isso, é fundamental ter um trabalho muito bem-feito de SEO (Search Engine Optimization) e quando você tem conhecimento das palavras-chave que o seu concorrente usa, esse caminho fica muito mais fácil.

Esse processo é essencial, porque além de conseguir ganhar espaço nas palavras-chave mais importantes, também é possível desenvolver uma estratégia de cauda longa.

Assim, você pode incluir como itens fundamentais para a sua pesquisa competitiva os seguintes pontos:

  • Analisar o posicionamento do seu site e de seus concorrentes na busca orgânica;
  • Descobrir quais palavras-chave você e seus concorrentes têm em comum e qual a posição em cada uma delas;
  • Identificar os termos mais procurados pelos usuários relacionados ao seu modelo de negócio.

CTA de download para o kit: Domine o Google

Inteligência competitiva e a pesquisa paga

Qual a sua estratégia para a pesquisa paga no Google Ads? E se nós te disséssemos que a inteligência competitiva também te ajuda a economizar mais dinheiro?

Entenda como: o conhecimento das palavras-chave que seus concorrentes pagam pode te ajudar a ter novas ideias e com isso não correr o risco de perder aquelas que são extremamente importantes para o seu negócio!

Para isso, é importante incluir em sua análise, os seguintes pontos:

  • Descobrir seus principais concorrentes nas pesquisas pagas e estudar suas estratégias;
  • Identificar seus concorrentes mais influentes no Google Shopping;
  • Analisar os anúncios de texto e banners de seus concorrentes em Desktop e dispositivos mobile.

Um relatório completo de PPC pode te ajudar a ter informações precisas sobre o volume de busca, custo por clique, quantidade de resultados, densidade da concorrência e também a posição do domínio nos resultados da pesquisa para os links patrocinados que você está trabalhando.

As mídias sociais dos seus concorrentes e o engajamento da sua

Se você ainda não acompanha o comportamento dos seus clientes nas redes sociais dos seus concorrentes, então você está perdendo tempo e até dinheiro.

Ter acesso às principais publicações que eles fazem para engajar as pessoas e também verificar os resultados de cada uma delas pode ser um grande diferencial para programar as suas publicações do próximo mês. Fique de olho para sempre usar os algoritmos a seu favor.

Kit Marketing nas Redes Sociais

A análise do desempenho e conteúdos de seus concorrentes

Você sabe de onde vem o tráfego dos seus concorrentes? Quais são as métricas básicas que podem te trazer vários insights para melhorar o seu planejamento? Nessa fase da análise é importante:

  • Monitorar e analisar as origens de tráfego de seus concorrentes;
  • Fazer uma análise completa dos perfis de backlink dos seus concorrentes;
  • Comparar seu perfil de backlinks com os seus concorrentes;
  • Analisar o desempenho das publicações internas e externas de seus concorrentes;
  • Analisar os temas de conteúdos que seus concorrentes já abordaram;
  • Seguir as menções de seus concorrentes e produtos deles.

O site dos seus concorrentes e os dispositivos mobile

As buscas pelo celular tem aumentado cada vez mais. Então, quanto mais você dedicar o seu foco e atenção para otimizar o seu site para as pesquisas orgânicas e pagas que acontecem pelos dispositivos móveis, mais rica será a sua estratégia.

Saber o desempenho do seu concorrente nesse quesito também é importante para melhorar ainda mais o seu trabalho.

Identificando melhorias na auditoria do site do meu concorrente

Realizar uma auditoria no site do seu concorrente também pode te trazer ótimos insights de melhoria na sua página virtual. Isso porque, realizando esse levantamento você descobre importantes pontos como falhas em meta descrições e H1s, por exemplo.

Como você vai ter o acesso às principais palavras-chave que concorrem e a estratégia de como ele faz isso, esses dados podem trazer otimizações muito importantes para o seu negócio.

Como transformar essas informações em aprendizado?

De nada adianta ter uma quantidade enorme de informações ricas sobre o negócio e o desempenho do seu cliente e não usar isso de forma efetiva para encontrar novas oportunidades para o seu trabalho.

Para isso, o mapeamento completo de todos as fraquezas do seu concorrente pode ser algo extremamente precioso para quem faz marketing digital.

É por isso que utilizar de ferramentas de análise, como é o caso do SEMrush, é ideal para todos os profissionais que trabalham nessa área. Com ele é possível ter um guia completo de estratégias de SEO e melhorias para otimizar seus resultados para os motores de busca.

A partir do momento que você cria um projeto de Pesquisa Competitiva para os seus concorrentes, consegue acompanhar e ter informações a todo momento do que o seu negócio realmente precisa que ainda não tem e eles já, mas também sair a frente do que ainda não foi elaborado pelas outras marcas.

Por exemplo, com a ferramenta que analisa as origens de tráfego, é possível descobrir quais são as parcerias mais benéficas dos seus concorrentes e considerar expandir o seu alcance onde os clientes realmente estão.

É possível também com esses relatórios observar a qualidade do tráfego e até quais subdomínios do site deles tem mais preferência pelo público-alvo.

A ferramenta também apresenta uma visão geral sobre a utilização de palavras-chave e mostra as oportunidades de GAPs. Assim, você identifica termos que seu concorrente usa e que você acabou ignorando e outras maneiras de impulsionar o seu ROI.

Entre as outras funções da SEMrush no campo de pesquisa competitiva, também estão:

  • as possibilidades de acompanhar o crescimento das publicações nas mídias sociais;
  • fazer uma análise dos backlinks e até recuperar espaços perdidos;
  • acompanhar os rankings dos artigos de cada um dos seus concorrentes;
  • fazer uma varredura completa e encontrar todos os erros dos sites deles;
  • assim como criar uma pesquisa precisa sobre as palavras-chave que são pagas e podem trazer mais lucro para o seu negócio.

A grande vantagem, é poder fazer tudo isso e transformar todas essas informações e aprendizados em ações que vão te ajudar a converter mais na sua empresa usando apenas uma ferramenta.

Ou seja, não é preciso se preocupar em ter mais de um software para ajudá-lo a se destacar de seus concorrentes.

Quer saber mais sobre Inteligência Competitiva e como você pode ter ótimos insights sobre a fraqueza de seus concorrentes? Baixe o nosso ebook: Pesquisa Competitiva e Análise do Mercado com SEMrush – Guia Para Profissionais de Marketing

Esse conteúdo foi produzido pela equipe da SEMrush.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo