Conheça Ion, a nova ferramenta de Marketing Interativo da Rock Content

Ion é uma plataforma de marketing que oferece às empresas a capacidade de atrair, envolver, conhecer e converter o seu público utilizando conteúdos interativos. Sua interface livre de códigos dispensa conhecimento em programação, e seu generoso conjunto de recursos permite criar peças altamente customizáveis em escala.

Ion Rock Content

Precisando de mais conversões e vendas? Crie experiências interativas com o Ion!

Desde os primeiros jornais e guias de viagem até os atuais blogs corporativos e mídias sociais, o Marketing de Conteúdo passou pelas mais diversas transformações.

Os conteúdos interativos são o próximo passo dessa caminhada e se destacam por oferecer uma experiência extremamente envolvente aos usuários.

Nesse cenário, temos Ion, uma plataforma inteiramente pensada para profissionais de Marketing que confere total controle sobre as estratégias, da criação e configuração das peças ao lançamento e análise de resultados.

Embora seja equipada com o que há de mais novo em tecnologia para desenvolvimento de páginas e materiais interativos, tudo é apresentado ao usuário de maneira intuitiva para que o profissional seja capaz de criar experiências com facilidade.

Neste artigo, trazemos tudo o que você precisa saber sobre a plataforma Ion, das suas diversas funcionalidades aos benefícios que ela pode oferecer ao seu negócio. Confira!

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é Ion?

    Ion é uma plataforma usada por equipes de marketing, design e publicidade que desejam melhorar a experiência do seu público e gerar resultados a partir de conteúdos interativos modernos, eficazes e mensuráveis.

    Seu software é equipado com recursos avançados de edição, monitoramento e data-driven que o tornam uma verdadeira central de criação de conteúdo e gerenciamento de marketing.

    A enorme variedade de opções de configuração e customização é um fator que também chama atenção.

    Ion Creative Studio

    Desde 2017, a ferramenta é disponibilizada pela norte-americana ScribbleLive, empresa adquirida pela Rock Content em 2019 e que agora conta com Ion em seu catálogo de soluções em Experiência de Conteúdo.

    Para que serve essa plataforma?

    Tendo em vista que todo ponto de contato com a persona é uma oportunidade de conhecê-la e iniciar um relacionamento, o objetivo de Ion é ajudar empresas a engajar sua audiência e alavancar suas marcas por meio de experiências interativas.

    A plataforma permite criar conteúdos para todas as etapas do funil de vendas, atendendo a todas as demandas de uma estratégia de Inbound Marketing. Porém, seus recursos e sua versatilidade também beneficiam as empresas que focam sua comunicação em mídia paga.

    As características do conteúdo interativo por si só tendem a contribuir para o engajamento e para o aumento do tempo de página.

    Além disso, como os materiais produzidos em Ion já são otimizados para SEO, podemos dizer que suas peças trazem benefícios em diversas circunstâncias, seja no fortalecimento do tráfego, seja no aumento da taxa de conversão.

    Além disso, há também a possibilidade de obter informações valiosas sobre o seu público e qualificar leads “ao vivo”. Como destacado por Mary Ward, CMO da ScribbleLive, em entrevista para a Rock Content, o conteúdo interativo é algo que leva as pessoas a dar feedback.

    Isso ilustra um verdadeiro processo de horizontalização, como sugere Kotler em sua obra Marketing 4.0, no qual a troca de informações em tempo real entre produtor e consumidor estabelece um legítimo ato de cocriação.

    Para quem Ion é indicada?

    Em apenas 60 minutos (ou menos), um usuário é capaz de criar um conteúdo interativo na plataforma, seja para aumentar o engajamento da sua audiência, seja para colher dados de marketing ou ambos. Tudo isso sem precisar criar ou editar qualquer linha de código.

    No entanto, embora as suas funcionalidades dispensem o trabalho de um desenvolvedor, existem funções avançadas com as quais os usuários podem necessitar de um pouco mais de tempo para se familiarizar. 

    Isso significa que a plataforma é bastante rica e atende profissionais de todos os tipos e níveis — de produtores de conteúdo a gestores de marketing; de iniciantes a especialistas.

    O que deve ficar claro sobre Ion, porém, é que seu foco está no Marketing Digital. Muito mais do que uma ferramenta de criação de conteúdo, sua plataforma conta com um painel de análise de dados (analytics), otimizações de SEO, testes A/B e vários outros recursos de desenvolvimento, mensuração e análise de marketing.

    O que pode influenciar a curva de aprendizagem, nesse caso, não é a complexidade, mas o vasto repertório de possibilidades que Ion disponibiliza. 

    A boa notícia é que a Rock oferece um onboarding de 3 meses com tours pela plataforma, vídeos tutoriais, cursos e todo o apoio necessário para que, em pouco tempo, o cliente esteja apto a usar o serviço livremente.

    Quais são as vantagens de Ion?

    Com a imensa oferta de informação disponibilizada na atualidade, capturar a atenção do consumidor tem exigido cada vez mais esforço e criatividade das empresas. Nesse sentido, a interatividade surge como mais um instrumento para atrair e engajar pessoas.

    Confira as vantagens de contar com Ion na adoção desse novo formato!

    Suporte e onboarding em português

    Ion é uma plataforma originalmente norte-americana, mas seus serviços de email, chat, suporte e onboarding já são oferecidos em português.

    É importante pontuar, porém, que as funções dentro da plataforma, em sua maioria, são apresentadas com ícones. Sendo assim, as edições e configurações podem ser feitas com tranquilidade por qualquer pessoa, inclusive por usuários que não têm familiaridade com a língua inglesa.

    Plataforma multifunção

    O mercado já oferece muitas ferramentas de criação de conteúdo interativo de alta qualidade, desde aquelas com funcionalidades bastante específicas, como os famosos geradores de questionários, as soluções mais completas que englobam vários formatos e funções em um mesmo ambiente.

    Ion se insere na última categoria, o que a torna uma plataforma bastante atraente para profissionais de marketing. Todas as necessidades referentes ao conteúdo interativo são cobertas por ela, restando ao gestor apenas integrá-la ao seu CRM e suas redes sociais.

    A plataforma oferece integração nativa com as principais mídias sociais e CRMs do mercado, incluindo as populares soluções utilizadas por empresas brasileiras, como HubSpot e RD Station, além de várias outras ferramentas de Marketing Digital.

    Integrações Ion

    A empresa também oferece integração via API a partir do plano Ion PRO. Nesse caso, basta enviar a documentação para que a integração seja providenciada pela equipe da Rock.

    Editor de conteúdo versátil

    No entanto, a maior vantagem de Ion — que é percebida logo nas primeiras horas de uso — é a enorme liberdade que ela oferece aos produtores de conteúdo.

    Muitas ferramentas, embora entreguem um resultado final de qualidade, costumam ser bastante engessadas, o que, por vezes, compromete a identidade visual das marcas.

    Em Ion, você tem acesso aos tradicionais templates — que são mais de 100 experiências interativas “pré-fabricadas” —, mas tem a possibilidade de editá-los completamente e inserir todos os detalhes visuais da sua marca.

    O melhor de tudo é que todas essas edições podem ser feitas no modo “clique e arraste”; em momento algum você precisará se preocupar com códigos CSS.

    O usuário tem a opção de fazer upload ou incorporar imagens e vídeos do seu blog (embed), além de inserir animações e testá-las no próprio painel. Existem até microtemas com estilos previamente ajustados de cores, fontes e outros elementos.

    Toda essa praticidade e versatilidade permite que qualquer profissional seja capaz de produzir conteúdos interativos em escala e criar peças muito mais fiéis à imagem da sua empresa.

    Redução e simplificação de custos

    No âmbito financeiro e legal, o usuário também terá benefícios. Como tudo é hospedado dentro da plataforma, você não precisa se preocupar com outros custos que um trabalho como esse traria, como investimentos em hospedagem, segurança de dados e regulamentações (GDPR e LGPD).

    Essa é uma das maiores vantagens de utilizar uma ferramenta para isso. Ao produzir conteúdos de maneira independente, cada novo material implica novos custos. 

    Já com Ion, o investimento é único, independentemente do número de peças criadas. Dessa forma, quanto mais você utiliza a plataforma, mais barata ela fica.

    Além disso, vale lembrar que a plataforma agora é disponibilizada por uma empresa brasileira, o que traz uma série de vantagens em relação à contratação de soluções estrangeiras. Além de simplificar a documentação envolvida no processo, o pagamento pelo serviço pode ser feito em real.

    Quais são as principais funcionalidades da plataforma?

    Como estamos falando de uma plataforma voltada para a criação de conteúdos interativos para empresas, não podemos deixar de listar as possibilidades que ela oferece nesse aspecto. Com Ion, você poderá criar:

    • quizzes;
    • teste online e questionários;
    • calculadoras virtuais;
    • ebooks e white papers;
    • lookbooks;
    • landing pages;
    • bibliotecas de recursos (facilita o acesso a materiais);
    • buscador de soluções (guia o usuário até o item mais indicado por meio de perguntas);
    • vídeos (insere botões de interação);
    • gráficos (com modelos de apresentação intuitivos para facilitar o entendimento);
    • mapas (com dados ocultos e opções de exibição);
    • games (pequenos jogos de descoberta, adivinhação e comparação).

    Para desenvolver e acompanhar o resultado desses materiais, Ion também oferece recursos interessantes. Confira os principais a seguir.

    Easy Quick Starts

    Esse recurso permite que o usuário crie um conteúdo interativo em apenas uma hora. Nada mais é do que um passo a passo com todas as etapas de criação apresentadas de maneira muito prática a partir de modelos previamente configurados.

    Quick Starts Ion

    Embora a plataforma entregue toda a base, ela nos dá liberdade para fazer diversas alterações. Em momento algum o usuário perde o controle criativo sobre o seu projeto. Essa é a maneira mais rápida de produzir questionários, white papers, infográficos e outros materiais interativos.

    Sell-Side

    Tal como o seu nome diz, a função Sell-Side otimiza a exibição dos resultados para que o acompanhamento seja mais claro e eficiente para a equipe de vendas.

    Dessa forma, em vez de analisar todos os dados trabalhados em seu conteúdo interativo, você os organiza em duas categorias: Creative (dados de criação e marketing) e Sell-Side (dados de conversão e venda).

    Sell-Side Ion

    As informações exibidas no Sell-Side nem sempre estarão disponíveis para todos os usuários de Ion, mas os dados podem ser compartilhados. Essa função pode trazer ainda mais vantagens para empresas que já contam com um vendarketing bem estruturado.

    Caso a sua empresa tenha um CRM integrado ao Ion, é possível compartilhar as informações do Sell-Side diretamente na página do contato dentro do CRM. Assim, o time de vendas tem uma visão completa da jornada interativa do consumidor.

    É possível ver, por exemplo, as respostas e cliques desse contato dentro da experiência interativa, informação que pode enriquecer o discurso de vendas. Saiba mais sobre como o Sell-Side consegue empoderar o time de vendas.

    Recursos de responsividade

    Layouts responsivos hoje são obrigatórios na apresentação de qualquer conteúdo na internet, e não seria diferente com os interativos. Dentro de Ion, você pode conferir todas as versões do seu material (desktop, tablet, smartphone, smartphone na horizontal etc.).

    Recursos responsivos em Ion

    O melhor, porém, é que, caso alguma versão não esteja sendo exibida adequadamente, é possível providenciar ajustes específicos para ela. Dessa forma, você garante que seu conteúdo funcionará bem em qualquer dispositivo.

    Testes A/B

    Os testes A/B estão presentes em várias ferramentas de marketing e já são um recurso essencial para verificar e melhorar a performance de conteúdos.

    O diferencial da plataforma Ion é que ela permite gerenciar todos os itens desse processo (como resultados, conversões, bounce rate e direcionamento de tráfego) dentro de um só painel.

    Analytics do Ion

    Algumas configurações são apresentadas de maneira bastante intuitiva. A alocação de tráfego, por exemplo, pode ser realizada por meio de barras horizontais.

    Sendo assim, quando você confirmar que uma versão está apresentando melhor performance que as outras, basta arrastar a barra para 100% para que todo o tráfego seja direcionado para ela.

    Relatórios de marketing

    O dashboard de Ion apresenta uma flexibilidade semelhante à do WordPress. Você pode escolher quais dados e plataformas são exibidas e organizá-las da maneira que achar mais conveniente para sua produtividade.

    Entre os elementos de exibição você encontra um analytics que mostra seu tráfego nos últimos 30 dias e suas 10 campanhas com melhores resultados. Clicando neles, você tem acesso a informações mais detalhadas, como localização dos usuários, canal utilizado, respondentes por funil, entre outras.

    Dashboard Ion

    Uma curiosidade é que Ion não usa o tradicional termo lead. Por razões funcionais, essa informação é exibida como “convertidos” e dá liberdade para que você defina o tipo de conversão (tempo mínimo de permanência, clique, inscrição etc.).

    Automação de marketing

    Ion também disponibiliza recursos de automação de marketing para otimizar o seu trabalho. Relatórios customizados, por exemplo, podem ser enviados automaticamente para sua diretoria, na frequência que você desejar.

    Opções de automação também são disponibilizadas para testes A/B. Você pode configurar a plataforma para direcionar o tráfego automaticamente para a versão da vencedora quando uma determinada meta ou limite for alcançada.

    Teste a/b em Ion

    Cases de sucesso: quais resultados Ion entrega na prática?

    Ion é recomendada por grandes companhias mundiais, como eHealth, HP, Salesforce, FedEx e Symantec. Confira, a seguir, dois cases de sucesso!

    Dell

    A Dell, uma das maiores companhias de hardware do mundo, buscou a Ion em 2010 com um objetivo claro: otimizar a geração de leads qualificados, um trabalho que chegava a levar cerca de oito semanas para se concretizar.

    Uma das maiores vantagens apontadas por Josh Mueller, então gerente da empresa, ao adotar a Ion, foi a redução do tempo de produção.

    Sem a necessidade de realizar ajustes técnicos ou solicitar serviços de TI, a equipe da Dell conseguia criar formulários de captura de leads com enorme agilidade, sem abrir mão da qualidade.

    Landing Pages Dell

    Além de aumentar as conversões e oportunidades de negócio, a plataforma também simplificou a integração entre as diversas equipes da empresa espalhadas em todo o planeta e contribuiu para o alinhamento entre os departamentos de marketing e vendas.

    OFuxico

    O site OFuxico, um dos mais tradicionais portais de entretenimento do Brasil, foi o primeiro negócio brasileiro a utilizar a plataforma Ion.

    Amplamente conhecido por publicar hard news, curiosidades sobre celebridades e outros materiais de forma descontraída, os conteúdos interativos eram a peça que faltava para fortalecer o seu engajamento.

    OFuxico interativo

    O que mais chama atenção no trabalho de OFuxico é a velocidade com que as peças são produzidas. Em menos de dois meses, o site já contava com 13 peças disponíveis, o que demonstra o potencial de Ion para a produção de conteúdos em escala.

    Sabemos que o Marketing de Conteúdo já não é só uma tendência, mas sim um dos pilares do mercado moderno,e os conteúdos interativos são o seu mais novo atributo, um fato que já é demonstrado em estudos.

    Dos mais de 20 mil profissionais entrevistados na pesquisa The Symphony of Connected Interactive Content Marketing, 87% concordam que os conteúdos interativos são mais eficazes para reter a atenção do público e 79% das organizações consultadas planejam utilizá-los em suas ações de Marketing Digital.

    Isso não significa que imagens, blog posts, vídeos e ebooks ficarão para trás; apenas deixa claro que novos formatos estão se popularizando e tornando o universo de conhecimento ofertado pelas empresas ainda mais rico.

    Como você pôde ver neste artigo, Ion é uma solução robusta capaz de atender a todas as necessidades de um time de Marketing Digital que deseja inserir materiais interativos em sua estratégia. 

    Suas funcionalidades, porém, vão muito além das informações citadas. Como todo bom software, é preciso saber todas as vantagens e possibilidades que ele oferece.

    Que tal conhecer mais sobre Ion? Entre em contato com um de nossos consultores e descubra se essa é a solução certa para você!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Posts Relacionados

    Ion Conteúdos Interativos

    Crie conteúdos interativos e impulsione suas conversões com Ion.

    O Ion é a melhor plataforma para criação de conteúdos interativos. Crie quizzes, calculadoras, infográficos, e-books, landing pages e outros formatos 100% interativos sem escrever uma linha de código.

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.