Jetpack: aprenda a instalar e usar este plugin no seu WordPress

O Jetpack é um dos mais completos plugins para sites em WordPress. Ele estende as funcionalidades tradicionais da plataforma e permite gerenciar com mais recursos, otimizar o desempenho do site e personalizar páginas com maior facilidade.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Gerenciar projetos no WordPress é a realidade de muitos profissionais do marketing e de desenvolvedores, esses que lidam com sites de maior porte. Nessa rotina de administração de páginas, as necessidades são as mais variadas, indo da configuração até a personalização. Entre os plugins que podem oferecer ferramentas úteis, talvez o Jetpack seja o mais popular e funcional.

Como proposta, essa aplicação é voltada para potencializar o trabalho por trás de um site no WordPress, e para isso, ela oferece recursos de monitoramento de métricas, reforço de segurança, automação de marketing, entre muitos outros. Quando instalado, ele se torna uma verdadeira caixa de ferramentas, facilitando muito a rotina operacional da gestão de sites no WordPress.

Neste conteúdo, nosso assunto será o Jetpack! Vamos passar por alguns pontos importantes, como:

  • O que é o Jetpack?
  • Quais são os benefícios do Jetpack?
  • Como instalar e configurar o Jetpack no WordPress?

Continue a leitura e conheça a fundo as possibilidades desse plugin!

O que é o Jetpack?

O Jetpack é um plugin para WordPress focado em disponibilizar uma série de funcionalidades e recursos que podem ser aplicados na gestão, configuração e monitoramento de sites, blogs e e-commerces. A proposta dessa aplicação é oferecer um painel mais completo e voltado para diferentes segmentos, desde projetos institucionais até blogs, com estratégias de conteúdo.

O mais interessante desse plugin é que ele amplia funcionalidades para quem faz o uso do WordPress instalado em hospedagens, e não na versão completa, com a hospedagem no WordPress.com. Assim, todas as ferramentas disponíveis na versão tradicional da plataforma CMS ficam ativas, tornando a rotina de gerenciamento de páginas ainda mais prática e funcional.

Módulos facilitam o uso

Gerenciar um site a partir de um dashboard repleto de opções pode ser confuso, o que gera preocupação em profissionais que ficam responsáveis por esse trabalho. No entanto, um dos pontos de destaque do Jetpack é o fato de a extensão das funcionalidades disponíveis ser totalmente personalizada.

Essa possibilidade permite ativar apenas as ferramentas que fazem sentido para a rotina do administrador daquele site. Na configuração do plugin, logo após a instalação, os módulos desejados são escolhidos e, então, é possível manter ativo somente o que interessa.

Esse recurso facilita muito a navegação e torna a operação mais simplificada, já que apenas os módulos que fazem sentido são mantidos. A ideia do Jetpack também é desenvolvida com a possibilidade de entregar essa autonomia ao usuário.

Constante desenvolvimento

Em uma análise mais prática, é fácil perceber que o Jetpack é um plugin que simplesmente estende todas as funcionalidades do WordPress.com aos sites que instalam o CMS no servidor de hospedagem. Sendo assim, o plugin é atualizado constantemente para atender às necessidades dos desenvolvedores na plataforma.

LEIA TAMBÉM
Há um problema no certificado de segurança do seu site? Saiba como resolver
 Entenda o que é DDoS e como evitar ataques ao site ou blog da sua empresa
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Quais são os benefícios do Jetpack?

Não por acaso o Jetpack é considerando um dos melhores plugins de WordPress! Utilizá-lo permite ter maior controle sobre toda a gestão dos sites, monitorando resultados, automatizando atividades de marketing e garantindo toda a segurança dele. São muitas as possibilidades, o que reforça como é fundamental contar com uma aplicação tão completa.

Todas essas funcionalidades representam uma grande lista de vantagens que o usuário do Jetpack pode aproveitar. A seguir, confira as principais e entenda mais sobre cada uma delas.

Monitoramento de uptime

Entre os principais serviços de hospedagens do mercado, a maioria deles dá grande importância ao uptime, ou seja, o tempo de atividade que um site se mantém no ar. O ideal é que seja de 100%, mas, por questões de proteção, a maioria das hospedagens garante em SLA um percentual de 99,99%.

No Jetpack, o usuário tem um monitor que permite acompanhar essa atividade de maneira prática, checando a qualquer momento se essa garantia está sendo cumprida. O Jetpack Monitor checa o site a cada cinco minutos e, caso em algumas dessas verificações ele se encontre fora doar, um e-mail é enviado ao gestor da página. O monitoramento ajuda a manter o site sempre disponível e, se houver algum problema, buscar a solução imediatamente.

Painel de estatísticas

Métricas também fazem parte do trabalho de gestão de sites. Saber a taxa de visitas, o tempo de permanência em cada página, além de muitos outros números, é importante para solucionar problemas ou buscar possibilidades de otimização. Diante disso, o Jetpack oferece suporte para métricas, com um painel completo que traz os principais indicadores de maneira fácil.

Esse ambiente pode ser totalmente personalizado pelo usuário, o que significa que ele tem liberdade para selecionar quais métricas aparecem nessa tela. Dessa forma, o monitoramento fica mais dinâmico, já que é possível priorizar quais números são mais importantes e, então, dar destaque a eles.

Serviço de CDN para imagens

O Jetpack é um plugin gerenciado pela empresa Automatic, que também tem um produto chamado Photon. Ele é um CDN que a empresa disponibiliza como uma das ferramentas integrantes do pack de recursos que o plugin oferece, ou seja, o usuário tem total acesso à possibilidade central do Photon: otimizar o carregamento de imagens do site!

Um serviço de CDN para fotos é um recurso que distribui pontos de acesso, ou seja, replicações do datacenter da empresa, em diversos locais do mundo. Assim, como resultado, as fotos que o site tiver são carregadas muito mais rapidamente, sem atrapalhar a experiência de navegação dos usuários. Em sites mais pesados, como e-commerces, o Photon pode ajudar muito!

Recursos de segurança

O Jetpack também disponibiliza a ferramenta Protect, um sistema de proteção a tentativas de ataques e entradas forçadas na base de dados do site gerenciado. Qualquer tentativa de acesso indevida é bloqueada, já que essa ferramenta monitora constantemente as atividades das páginas.

Na prática, o Protect verifica qualquer tentativa de login, mas com foco naquelas que não são concretizadas por algum erro de autenticação. Nesses casos, especialmente se elas são consecutivas e do mesmo endereço de IP, pode ser configurada uma tentativa de invasão. Assim, o Protect monitora e registra todas essas atividades, que ficam acessíveis ao usuário do WordPress.

Ferramentas de subscrição de posts

Fidelizar leitores é uma ótima estratégia no Marketing de Conteúdo, já que isso gera maior fluxo de visitas, além das conversões naturais. Uma ferramenta muito simples do Jetpack e que ajuda com isso é a Subscriptions que, como o próprio nome sugere, facilita a subscrição de posts no blog.

Assim, de maneira facilitada, ela instala nas páginas, por meio de um widget, a possibilidade de assinar para receber as publicações diretamente no email. Isso garante que mais pessoas visualizem os conteúdos, já que a subscrição os leva diretamente até essas pessoas, facilitando muito o processo e aumentando as visitas.

Suporte para backup

O backup de um site é uma das necessidades corriqueiras que não podem ser nunca deixadas de lado. Afinal, perder todo o conteúdo das páginas pode ser irreparável. O Jetpack também dá suporte para uma atividade em tempo real de backup, o que garante que o conteúdo atualizado de todo o site esteja sempre salvo, evitando qualquer perda.

Assim, falhas, erros ou até mesmo tentativas de ataques são menos perigosas no que diz respeito à perda de componentes e registros fundamentais das páginas. O backup do Jetpack é completo e mantém o site sob segurança durante todo o tempo, sem interrupções.

Acelerador de carregamento de páginas

Sites lentos são péssimos para a experiência de navegação e, mais do que isso, há consequências maiores, como a penalização por parte do Google. Não aparecer nos primeiros resultados de pesquisas é prejudicial, e tudo se trata de como o site atende aos parâmetros de SEO. Esse tempo de carregamento da página é um deles — por isso, o Jetpack oferece suporte direto ao problema.

O acelerador de site permite que ajustes sejam feitos nas configurações das páginas. São nada menos do que otimizações com base em SEO, melhorando o desempenho e fazendo com que todas as suas páginas carreguem mais rapidamente.

Como instalar e configurar o Jetpack no WordPress?

O procedimento tradicional de instalação de um plugin no WordPress é o suficiente para começar a usar o Jetpack, sem mistérios ou algo mais complexo. Em princípio, é importante se certificar de alguns requisitos, como ter o WordPress atualizado, ter uma conta registrada no WordPress.com, habilitar o XML-RPC e, naturalmente, ter um site WordPress.

Depois disso, o procedimento é normal. É necessário ir na sessão de plugins do seu dashboard e pesquisar por “Jetpack”. Você o encontrará sem dificuldades e, então, basta clicar em “Instalar Agora”.

Depois disso, você seguirá etapas automáticas que compõem a configuração, mas se trata apenas de associar seu Jetpack à conta do WordPress e seguir o passo a passo. Todo o processo é intuitivo e guiado por botões. Por fim, com o plugin instalado, uma tela vai sugerir a ativação das funcionalidades — basta escolher quais fazem mais sentido para o seu trabalho.

Com muita simplicidade e de operação fácil, o Jetpack é um plugin que praticamente todo usuário de WordPress precisa ter. Afinal, não há razões para recusar mais ferramentas de apoio. Gerenciar um projeto pode ser muito mais fácil e o trabalho se torna mais produtivo com a ajuda dessas ferramentas que o plugin oferece.

Agora que você conhece o Jetpack, que tal conhecer o WooCommerce, ferramenta para montar lojas virtuais no WordPress? Saiba mais sobre essa plataforma e como ela pode ser útil!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.