Keyword Explorer: conheça a incrível ferramenta de palavras-chave da Moz

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A Moz, uma das maiores empresas especialistas em SEO do mundo (e que possui um dos maiores blogs de Marketing Digital) resolveu ajudar ainda mais a vida de quem quer ter campanhas assertivas online.

Além dos seus conteúdos, que são grandes influenciadores para nosso blog e que são fundamentais para quem quer alcançar o sucesso com o Marketing Digital, a Moz lançou mais uma ferramenta para otimizar e facilitar o trabalho dos profissionais de marketing.

O Keyword Explorer, ou apenas KWE.

Segundo os especialistas da Moz, essa talvez seja a ferramenta mais importante e de maior impacto que eles já criaram.

Hoje, nós vamos apresentar para vocês tudo sobre a ferramenta: como ela funciona, o que faz dela uma ferramenta tão única, as suas funcionalidades e como usá-las.

O que é a ferramenta

O Keyword Explorer é uma ferramenta de SEO completa para a definição de palavras-chave. Ela cumpre todo o processo de descoberta da melhor palavra, filtrando e priorizando as palavras de acordo com os números mais importantes.

O KWE também apresenta as métricas mais essenciais para um bom SEO: Volume, Dificuldade, Oportunidade, Importancia e Potencial — entenderemos cada uma dela a frente.

A ferramenta é extremamente assertiva ao apresentar o volume de buscas, podendo apresentar números até mais precisos que os relatórios do Google Adwords, chegando até a 95% de precisão para cada palavra-chave.

Uma das grandes vantagens do KWE é ser uma ferramenta com diversas funcionalidades.

Geralmente, em um planejamento de palavras-chave, você precisa usar pelo menos umas três ferramentas para encontrar volume, tendências, sugestões de palavras, entre outras coisas.

Com o Keyword Explorer essas aplicações são encontradas em um lugar apenas.

Dossiê das Palavras Chaves

Como ela funciona

A ferramenta é bem simples e intuitiva, a começar pela sua página inicial, que é bem simples e se parece muito com a página de buscadores. A partir dela você pode fazer a busca por qualquer palavra-chave ou termo que precise.

keyword explorer

Após feita a busca, entraremos na página com a visão geral da ferramenta, onde teremos acesso à todos os principais dados para fazer uma análise rica das palavras-chave.

Essa Overview page apresenta as métricas no topo: volume, dificuldade, oportunidade e potencial dessa palavra. E cada uma dessas métricas terá um impacto diferente em como você pretende priorizar as suas palavras.

Abaixo temos as Sugestões de Palavra-chave, função que geralmente utilizamos o Keyword Tool ou Keyword Planner.

Ao lado temos o SERP analysis ou análise de SERP (Search Engine Results Page). Onde vemos as principais páginas que estão performando para essa palavra.

E temos também as Menções que são feitas a essa palavra-chave.

keyword explorer

Análise SERP

Nessa funcinalidade, a ferramenta apresentará os resultados de busca do Google para essa palavra-chave específica.

Veremos as páginas que estão rankeando orgânicamente e a ferramenta ainda apresenta os principais recursos dessas páginas. Para a palavra que buscamos — digital marketing — fizemos a busca em inglês, por ser uma ferramenta nova, que ainda não está totalmente otimizada para buscas brasileiras — vemos que na primeira página do Google temos 8 resultados orgânicos e 4 anúncios de Adwords no topo.

keyword explorer

Podemos aprender com essas páginas que estão rankeando orgânicamente. Por exemplo: o primeiro lugar é da Wikipedia, que possui uma autoridade de página e domínio, além de um excelente número de links externos.

Vemos outros recursos como as imagens no Coursera, por exemplo. Esse recurso é mais simples e apenas mostra que aquela SERP possui imagens.

keyword explorer

Conhecer as páginas que estão rankeando bem para aquela palavra-chave é importante para saber o tipo de conteúdo que está dando certo, o nível de competição por aquela palavra e como você pode diferenciar o seu conteúdo para ele ganhar posições.

Obviamente que nesse caso o primeiro lugar parece bem garantido, ainda assim uma segunda posição na página de buscas chega a receber 17% do tráfego de pesquisas.

Keyword Suggestions

Essa funcionalidade talvez seja a mais comumente usada por quem precisa escolher palavras-chave para o seu site ou blog.

Na Keyword Suggestion você vê as principais palavras-chave relacionadas ao termo principal que você buscou. Os resultados já vêm com seu volume de pesquisa (com 95% de precisão) e ainda apresenta a relevância daquela palavra.

Você pode apresentar os resultados na ordem de volume de buscas ou de relevância, por exemplo:

Se basearmos por volume, vemos que o primeiro lugar é social media marketing, superando até a nossa própria palavra-chave.

keyword explorer

Já quando selecionamos por relevância, o primeiro passa a ser digital marketing, seguido de digital marketing strategy.

keyword explorer

É importante explicar que a relevância é baseada com a similaridade dessa palavra com a palavra-chave original, ou seja, para o termo digital marketing, social media marketing tem uma relevância menor do que o termo digital marketing strategy.

Outra fator interessante é que você pode filtrar essa sugestões de palavras de acordo com as suas preferências. Por exemplo: apenas palavras em páginas com resultados semelhantes, que tenham todos os termos da palavra-chave escolhida, entre outros filtros.

A busca também pode ser filtrada pelo volume de buscas: apresentar apenas palavras com volume entre 11k-30k ou 1k-2k, entre outras possibilidades.

Outra vantagem é que os resultados podem ser facilmente exportados em CSV.

As métricas

Um dos grandes trunfos do KWE são as suas métricas.

Volume

Quase todas as ferramentas de buscas por volume se baseiam em uma fonte: o Keyword Planner do Google Adwords. Quanto mais você estudar a respeito de palavras-chave e SEO, perceberá que os números do Google não são lá os mais precisos. Um dos engenheiros conseguiu quantificar essas discrepâncias nos números, apresentando os segredos obscuros do Keyword Planner.

A Moz criou a sua própria fórmula para apresentar um volume mais acurado do que o Planner.

O número apresentado pelo site é o de 95% de precisão nos números que eles apresentam quando você faz uma busca. Isso quer dizer o volume exato que é buscado no Google se encontra dentro dessa métrica apresentada pela ferramenta 95% das vezes.

Dificuldade

A dificuldade da palavra-chave é uma métrica em que a ferramenta analisa os 10 primeiros resultados do Google para qualquer palavra ou termo. Depois, baseado nessas páginas, ele apresenta a dificuldade para alcançar essas posições.

A partir da ferramenta da Análise de SERP você pode fazer essa mesma investigação — como explicamos — porém aqui a ferramenta já te dá um número médio para você planejar um conteúdo que alcance esses resultados.

Os principais benefícios dessa métrica são: evitar focar em palavras-chave muito difíceis de rankear e que exigirão muitos investimentos, priorizar as palavras com melhor oportunidade e analisar os concorrentes que estão nessas posições para aprender com eles.

Oportunidade

Oportunidade é uma métrica baseada no CTR (Click Through Rate). Quanto maior for a probabilidade de rankear bem para aquela palavra-chave e ser clicado, maior será a sua oportunidade.

Por exemplo, ao buscarmos a palavra-chave Star Wars, temos o seguinte resultado:

keyword explorer

Ao lado, existem imagens e informações sobre a saga. Essas imagens, notícias e vídeos na página de buscas e sites muito fortes tendem a atrair um número de clicks muito alto.

Portanto, mesmo que você por algum milagre alcançasse a primeira página do Google para a palavra Star Wars, dificilmente seria clicado.

Potencial

O potencial de uma palavra seria um resultado de uma equação baseada em todas as métricas anteriores. Volume combinado com a dificuldade e a oportunidade de uma palavra-chave nos leva ao potencial que ela tem.

Você pode criar o seu próprio número baseando nas outras métricas que você encontrou, não existe uma algoritmo ou cálculo certo para isso, mas é aconselhável o uso de uma ferramenta como o KWE.

Ele tem um algoritmo próprio e calcula uma Potencial aproximado e bem assertivo.

O objetivo é sempre achar uma palavra com um alto volume, baixa dificuldade, alta probabilidade de CTR e, claro, palavras que sejam realmente importantes para o seu negócio.

Quanto mais você se aproxima desses números, maiores são as suas possibilidades de sucesso com aquele termo.

A Moz já disponibiliza a ferramenta e você pode utilizá-la para fazer até duas buscas gratuitas por dia. Como dissemos, a ferramenta é nova e ainda não está totalmente adaptada para buscas brasileiras, mas conhecer essa ferramenta já é bastante proveitoso.

A escolha de palavras-chave talvez seja o principal pilar para um bom SEO, mas são vários outros fatores para você realmente alcançar as primeiras posições do Google.

Baixe o nosso Guia definitivo do SEO e entenda mais sobre o assunto!

Guia do SEO 2.0

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

André Mousinho Rock author vector
Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.