O que é a ferramenta Kissmetrics e como usá-la

Kissmetrics é uma plataforma de análise e monitoramento de usuários que se destaca entre as principais soluções do mercado por entregar relatórios muito específicos. Enquanto serviços mais generalistas como Crazy Egg e Google Analytics focam nas visitas em páginas, a Kissmetrics permite monitorar o comportamento individual de cada usuário.

O que é a ferramenta Kissmetrics e como usá-la

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Já imaginou acompanhar, passo a passo, a jornada dos usuários do seu site, fazer testes e ainda comparar o comportamento dessas pessoas em detalhes? Pois essa é a proposta da Kissmetrics, uma ferramenta que chegou para refinar o monitoramento web.

O Marketing Digital trouxe uma série de vantagens para empreendedores de todos os tamanhos e setores, mas há uma que realmente está transformando a maneira de se pensar em negócios: o conhecimento detalhado sobre o público.

Tão prestigiadas quanto os serviços de automação de marketing, as ferramentas de análise de comportamento estão permitindo que profissionais de comunicação e empresários se aproximem da sua audiência de uma maneira jamais vista.

A Kissmetrics é uma delas e neste post você vai conhecê-la em detalhes. Continue com a gente!

Afinal, o que é Kissmetrics?

No mercado desde 2008, a Kissmetrics é mais uma empresa SaaS fundada pelos prestigiados Neil Patel e seu cunhado Hiten Shah, dupla que ostenta outros empreendimentos de sucesso no mundo do internet marketing, como o Crazy Egg e o Hello Bar.

A empresa nasceu a partir de uma proposta ousada: seus investidores queriam criar o “próximo grande sucesso do mercado”, uma ferramenta capaz de competir com nomes de peso já consolidados, como o Google Analytics.

Atualmente, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da plataforma está sob as responsabilidades da empresa Space Pencil, mas seu Marketing de Conteúdo é liderado por Neil Patel, que adquiriu o site oficial em 2017. É por isso que, ao tentar acessar o site ou o blog da Kissmetrics, você é redirecionado para o site do Neil.

A organização segue em evolução em todo o mundo e se destaca por ser uma solução relativamente sofisticada quando colocada ao lado dos seus principais concorrentes. No Brasil, ainda é pouco conhecida, mas já chama a atenção de muitos profissionais e empresas que procuram análises de comportamento mais específicas.

Quais são as principais funcionalidades da Kissmetrics?

Em resumo, a proposta da Kissmetrics é criar uma espécie de “mapa de calor” para identificar, especificamente, os locais em que as pessoas estão clicando.

Isso nos permite descobrir os diferentes caminhos trilhados pela audiência de um site e providenciar ajustes que conduzam mais usuários para a conversão. Entenda essa e outras funções da ferramenta a seguir.

Eventos e trilhas

Entre todas as suas funcionalidades, é o monitoramento por “eventos” e “trilhas” que frequentemente chama mais atenção. Na ferramenta, você pode configurar eventos no seu site como “clicou no botão entrar em contato”, “clicou no botão comprar”, “clicou no botão cancelar” etc.

Em seguida, criamos trilhas a partir da ativação desses eventos. Por exemplo, a trilha “usuário adquiriu o serviço” é completada quando o usuário percorrer os seguintes eventos:

  1. “clicou no link do conteúdo x”;
  2. “clicou no botão conheça nossos planos”;
  3. “clicou no botão comprar”;
  4. “clicou no botão confirmar”.

Da mesma maneira, poderíamos criar uma trilha para o evento “usuário desistiu da compra”. Nesse caso, o caminho percorrido poderia ser o mesmo, porém, sem a ativação do último evento, o que deixaria claro que o usuário desistiu de confirmar a compra. Teríamos, então, somente:

  1. “clicou no link do conteúdo x”;
  2. “clicou no botão conheça nossos planos”;
  3. “clicou no botão comprar”.

Essa função é também muito útil para compreender e diminuir taxas de abandono de carrinho em e-commerces, mas não para por ai.

A ferramenta também permite comparar o desempenho de diferentes jornadas de conversão e até acompanhar os passos dos seus usuários em tempo real, monitorando os eventos que estão acontecendo e providenciando ajustes instantaneamente.

Engajamento de usuários

Ainda com relação a trilhas e eventos, outra opção interessante é a função “Engage”. Nela, você pode programar uma resposta para um evento específico.

Se um visitante ativar o evento “clicou no botão conheça nossos planos”, dando continuidade ao exemplo anterior, é possível configurar a abertura automática do chat de atendimento, uma caixa de diálogo com dúvidas frequentes e outras funções.

Segmentação de dados

A Kissmetrics também é capaz de levantar dados muito específicos dos visitantes, como localização, navegador utilizado e versão, idioma padrão, resolução de tela e muito mais. Também é possível segmentar essas informações em qualquer período de tempo.

Relatórios de testes A/B

A Kissmetrics não oferece um recurso interno para testes A/B, mas é possível fazer testes manualmente variando suas configurações e seu conteúdo. A boa notícia é que ela permite importar dados gerados em outras plataformas, assim como o Google Analytics, e gerar relatórios de alta qualidade.

O serviço trabalha com diversas variáveis para definir um email ou uma landing page vencedora, por exemplo. Isso ajuda a tornar os seus testes muito mais confiáveis e diferenciar, com mais facilidade, aqueles que são realmente significativos daqueles que precisam de um pouco mais de tempo para serem devidamente analisados.

Disparo de e-mails com base em comportamento

Mais uma função interessante da Kissmetrics que merece destaque é o disparo de emails com base no comportamento dos usuários. Após pré-configurar mensagens para diferentes etapas da jornada do cliente, é possível gerenciar o disparo de acordo com a atividade de cada pessoa no site.

Além de usar esse recurso para resgatar usuários dispersos e desistentes — retargeting e remarketing, respectivamente —, observe que é possível imaginar inúmeras maneiras de trabalhar o engajamento do seu público personalizando mensagens e sugestões de acordo com as páginas e os conteúdos acessados por diferentes segmentos da audiência.

Quais as suas diferenças em relação ao Google Analytics?

Empresas que administram lojas virtuais e produtos SaaS são as que mais notarão vantagens na Kissmetrics em relação ao Google Analytics, pois são esses negócios que mais precisam se preocupar com a experiência do usuário e suas interações dentro das plataformas, já que tudo acontece dentro delas.

A diferença básica entre os dois serviços é que a ferramenta do Google é focada no estudo geral do tráfego e seu principal parâmetro são os requisitos de SEO do seu buscador.

A Kissmetrics, por sua vez, se dedica à análise comportamental dos usuários, ou seja, a maneira como eles navegam pelas páginas e tomam decisões dentro delas. Vamos entender isso melhor agora.

Monitoramento de usuários

O Google Analytics permite rastrear o comportamento das pessoas, mas esse é um tipo de configuração que requer conhecimento avançado. A Kissmetrics, por outro lado, além de dar um enfoque maior ao usuário único, também permite que tudo seja ajustado e colocado em prática facilmente.

Relatórios

Os relatórios gerados pela Kissmetrics são muito eficientes e ajudam o profissional de marketing a entender melhor os motivos de picos e baixas incomuns.

Verificando a atividade dos usuários a partir dos eventos, fica muito mais fácil identificar não apenas as páginas que estão provocando variações nos gráficos, como entender o perfil dos usuários que estão visitando-as.

Análise de tráfego

No que diz respeito à análise de tráfego, porém, a ferramenta do Google é imbatível, embora seus relatórios sejam um pouco amplos para negócios que trabalham com públicos muito específicos.

Com ela é possível configurar metas, analisar dados de visitantes, medir o desempenho de campanhas sazonais e até integrar esses dados a sistemas corporativos por meio de APIs.

Investimento

A outra grande vantagem evidente do líder do mercado, claro, é o preço. Enquanto o robusto pacote de serviços do Google Analytics é gratuito, a Kissmetrics é uma ferramenta paga e, certamente, não está entre as mais baratas.

Mesmo assim, seus recursos podem fazer toda a diferença para as empresas que necessitam de análises e relatórios de marketing mais precisos. É, sem dúvidas, um investimento que merece ser considerado à medida que um site ou plataforma cresce em sua área.

Devo usar apenas o Kissmetrics em minha estratégia?

Observe que, apesar de atuarem em um mesmo segmento do mercado, uma ferramenta não dispensa o uso da outra. Suas propostas e muitas de suas funcionalidades são diferentes, mas todas elas são igualmente capazes de enriquecer os dados das demais.

O mais recomendado, portanto, é que os dois serviços sejam usados de maneira complementar: o Google Analytics informará o que está acontecendo em seu site e a Kissmetrics mostrará quem está fazendo e quando.

Estamos vivendo a era do Marketing 4.0 e, se há uma característica nesse período que merece ser destacada, é o fato de o mercado se alimentar de mudanças.

Não apenas a economia, as empresas e os produtos estão evoluindo rapidamente como, também, o consumidor, que testemunha e protagoniza todas essas transformações todos os dias.

Nesse sentido, a melhor maneira de fazer uma empresa se manter em sintonia com as mudanças que acontecem em seu mercado é acompanhar de perto o comportamento do público, e é exatamente isso que a Kissmetrics faz pelo negócio.

Quer aprimorar ainda mais a sua estratégia de marketing? Então continue em nosso blog e entenda o que é SEO Split Testing e como utilizar testes A/B para rankear melhor!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.