Entenda o que é e como funciona o lançamento semente

O lançamento semente pode ser feito mesmo que ainda não exista um produto. Na realidade, ele é desenvolvido a partir de análises feitas com o público antes que o lançamento aconteça.

Entenda o que é e como funciona o lançamento semente

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

É normal que as empresas que desejam alcançar maiores resultados em marketing digital precisem investir em novas soluções. Porém, esse investimento precisa ser certeiro, isso é, atender precisamente ao que o público busca. Uma das maneiras de fazer isso é por meio de um lançamento semente.

Mas o que é o lançamento semente? Quais são os diferenciais e as vantagens desse tipo de lançamento? Como ele pode ser colocado em prática? Para responder a essas perguntas, redigimos este post. Portanto, leia-o até o fim para saber como ele pode ser aplicado no seu modelo de negócio!

O que é o lançamento semente?

O produto ou serviço oferecido no lançamento semente é baseado em uma pesquisa e análise prévia feita com públicos que têm maior potencial de se tornarem clientes da sua oferta.

Portanto, o lançamento semente é uma estratégia de marketing que tem a finalidade de testar quão receptivo o mercado está para o consumo de um determinado produto.Por isso, a principal característica desse tipo de lançamento é que ele pode ser feito mesmo que você ainda não tenha um produto pronto.

Aliás, é por isso que o lançamento tem esse nome: a exemplo de uma semente, ele ainda será plantado para o consumo dos clientes — e você o planta justamente após ter a percepção de que vale a pena fazê-lo.

Por isso, esse tipo de estratégia é muito usado em ações de marketing digital, sobretudo para o lançamento de infoprodutos.

Uma vez que a audiência tenha sido criada e conquistada, a ela é ofertado um novo produto que resolve seu principal problema.

Outro ponto interessante do lançamento semente é a possibilidade de rentabilizá-lo antes mesmo de o produto estar totalmente desenvolvido. O pré-lançamento, por exemplo, pode oferecer vantagens àqueles que fizerem a compra antes do lançamento, como um superdesconto.

Com a entrada desses valores, você pode investir no desenvolvimento do produto. Ou seja, em termos práticos, os próprios clientes se tornam os investidores da sua oferta.

Quais são os benefícios do lançamento semente?

O lançamento semente traz alguns benefícios aos profissionais e empresas que o adotam. Aqui listamos os principais.

Investimento eficiente em uma nova solução

Toda vez que alguém lança um novo produto ou serviço, corre o risco de esse lançamento não dar certo.

Por mais que sejam feitas pesquisas de mercado a fim de saber o comportamento dos consumidores, assim como seus desejos e necessidades que podem ser atendidos por uma nova solução, o lançamento ainda é uma aposta.

Contudo, ao fazê-lo pelo método semente, esse risco torna-se menor, pois é o público que demonstra qual tipo de produto ou serviço quer comprar, desde que resolva o problema que ele tem.

Construção de lista de leads

Quanto você acha que vale um lead da sua base? Pergunte aos seus concorrentes; um deles certamente estaria disposto a fazer uma proposta pela sua preciosa base. Isso porque leads podem ser convertidos em oportunidades de negócio.

Ao fazer um lançamento semente, você aumenta a geração de leads da sua base. Quando o lançamento for feito, nem todos os leads serão convertidos em clientes, mas eles podem ser nutridos com outros conteúdos para entrar na jornada de compra de outros produtos da sua empresa.

Engajamento com o seu público

O passo inicial de qualificação dos leads para que eles se transformem em venda é o engajamento. O time de marketing pode fazer isso via ações de e-mail, redes sociais e outros canais de marketing.

A comunicação com a sua audiência aumenta a conexão entre ela e a sua marca e fortalece o engajamento.

Por mais que as mensagens tenham como foto de perfil a sua logomarca, por exemplo, as pessoas sabem que existe um ser humano do outro lado respondendo. Essa percepção é fundamental para a sua empresa, pois pessoas não se relacionam com marcas, e sim com outras pessoas.

Educar o mercado

Como o lançamento semente tem como pontapé inicial o contato com o público que tem uma dor a ser sanada, os conteúdos do pré-lançamento têm a finalidade de educar o mercado quanto a esse problema e suas possíveis soluções.

Ao educar o seu mercado, você o deixa ciente dos problemas que ele enfrenta, das soluções mais apropriadas e das razões pelas quais é preciso contratar a sua solução.

Ser visto como autoridade na sua área

Uma vez que você eduque o mercado e se torne uma referência em determinada área, o seu público passa a vê-lo como uma autoridade.

O lançamento semente traz uma solução pela qual o seu público aguardava avidamente. Para isso acontecer, é preciso conhecer bem as dores da sua audiência, o que, consequentemente, fará você ser visto como uma autoridade na área.

As pessoas compram daqueles que são vistos como autoridades. Vejamos um exemplo prático: ao entrar em uma loja e ver o produto de uma marca famosa e confiável e outro cuja marca você não conhece, por qual você optaria? Pelo primeiro, certo?

Seu público faz o mesmo: ele compra de quem verdadeiramente entende do assunto, ou seja, de quem é autoridade no mercado.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

Fórmula de Lançamento: entenda o que é e quem é Erico Rocha

Erico Rocha: qual a história do especialista em lançamento digital

Checklist completo para fazer um lançamento de produto de sucesso

Lançamento afiliado: passo a passo para lançamento de sucesso

Tipos de lançamento de produtos: conheça os 6 principais


Como colocar o lançamento semente em prática?

Agora que você já entendeu o que é lançamento semente e quais são os seus benefícios, vejamos como ele pode ser executado por meio de 6 passos.

Passo 1: plante a ideia no seu público

Neste primeiro passo, crie conteúdos relacionados ao produto que pode ser lançado. Envie-os por e-mail à sua base de leads, faça blog posts e publique nas redes sociais conteúdos que falem sobre o assunto para que ele já seja assimilado pelo público.

Por exemplo: vamos supor que a sua ideia seja lançar um curso que ensine as pessoas a fazer uma melhor gestão do tempo. Para que o seu público tenha ciência de que esse é um problema que deve ser levado em consideração, crie conteúdos como “as 9 razões pelas quais você está sempre sem tempo”, por exemplo.

A chave aqui é divulgar a sua ideia e construir um relacionamento com seus clientes em potencial. Por isso, os conteúdos de topo de funil são os mais indicados neste estágio.

Passo 2: crie a sua lista de pré-lançamento

Mesmo que você ainda não tenha desenvolvido um produto, o objetivo do lançamento semente é justamente testar a viabilidade do lançamento.

Para criar uma lista de contatos exclusiva para o lançamento, conte com uma landing page que fale dessa oferta que está por vir e divulgue-a em todos os seus canais online para captar leads que tenham interesse nesse produto.

Usando o mesmo exemplo sobre gestão do tempo, a landing page pode ser voltada para essa ideia e convidar os seus visitantes a informar seus e-mails para receber dicas e orientações sobre como gerir melhor o tempo pessoal e profissional.

Afinal, lembre-se de que, como o produto ainda não está feito, é você o responsável pela construção do relacionamento com o seu público.

Para conseguir o maior número possível de inscritos, divulgue a landing page para sua lista de contatos, em suas redes sociais e também via anúncios de mídia paga, como Google AdWords, Facebook Ads ou Instagram Ads.

Passo 3: envie conteúdos para a sua lista

Os formatos desses conteúdos podem ser bem variados: histórias em redes sociais ou e-mails e webinars exclusivos que abram espaço para perguntas e respostas são os mais usados no lançamento semente.

O mais importante é que esses conteúdos sejam divididos em módulos para haver uma maior interação com o público. Portanto, o ideal é que os e-mails e postagens em redes sociais façam parte de uma sequência.

Vejamos alguns exemplos que ilustram isso melhor: se você realizar um webinar, faça ações de e-mail marketing convidando seus leads a participar.

Isso deve incluir, pelo menos, um e-mail falando sobre o assunto do webinar, outro enviado no mesmo dia comunicando que faltam poucas horas e o último disparado na hora do webinar para avisar ao público que ele já começou.

O mesmo deve ser feito nas redes sociais: uma publicação sobre o webinar que será apresentado e outro post relembrando que faltam poucos dias ou horas para ele começar.

Aqui não se aplica uma mensagem como “estamos ao vivo”, porque as pessoas que usam as redes nem sempre veem as publicações em tempo real, de modo que podem acabar vendo o aviso horas depois, após o término do webinar.

Passo 4: desenvolva o produto ou serviço para o lançamento

Ao analisar o engajamento que os membros da sua lista têm com você e o interesse deles por um produto ou serviço ligado ao assunto escolhido, é chegada a hora de desenvolver aquilo que será capaz de sanar a dor do seu público.

Porém, lembre-se de que para realizar esse lançamento é preciso levantar tudo que será necessário para compô-lo e entregá-lo ao cliente.

No caso de um infoproduto, como o curso de gestão do tempo que usamos como exemplo, é necessário saber em qual plataforma ele será hospedado, os meios de pagamento mais adequados ao seu público e também a forma como eles receberão suporte após a compra.

Passo 5: convide o seu público para o lançamento

Convide as pessoas da sua lista para conhecerem a sua oferta do modo que faça mais sentido ao seu negócio.

O lançamento pode ser feito tanto para a sua lista quanto nos canais online — convidando as pessoas para a sua página de compra, ou por meio de um webinar de lançamento que traga uma oferta exclusiva àqueles que o assistirem até o fim.

Esse é o momento mais importante do método semente, pois é justamente quando o lançamento ocorre. É preciso que todos os passos anteriores tenham sido executados com excelência para que as pessoas estejam realmente dispostas e com vontade de comprar o produto o quanto antes.

Para reforçar isso, existe a oferta exclusiva. Ela pode ser feita na forma de desconto para aqueles que fizerem a compra no mesmo dia ou em benefícios incluídos somente no dia de lançamento — podem ser outros produtos de parceiros ou serviços que a sua empresa pode prestar para quem comprar no dia.

No caso do produto de gestão do tempo, cada pessoa tem os seus percalços e objetivos que a fazem querer gerir melhor o seu tempo, certo? Então, uma consultoria individual que a guie nesse caminho por meio do curso pode ser um bônus incrível.

Caso você use esses bônus, é fundamental apontar ao público quanto eles custam normalmente, para que ele perceba a vantagem que tem ao fazer a compra no dia do lançamento.

Por exemplo: “Este produto custa X reais e este outro custa Y reais, mas, ao comprar o nosso curso de gestão do tempo hoje, você recebe os dois inteiramente grátis!”.

Passo 6: analise os feedbacks

O objetivo do lançamento semente é obter as perspectivas reais do seu público e criar para ele um produto ou serviço a partir de feedbacks. Por isso, o último passo desse tipo de lançamento é analisar os feedbacks referentes à sua oferta após ela ser lançada.

Assim, caso ela ainda não tenha atendido por completo às expectativas do seu público, você poderá ajustá-la para que se torne mais adequada.

Ao seguir esses passos, você poderá fazer o lançamento semente do seu produto ou serviço. Mas lembre-se de que tão desafiador quanto captar um cliente é mantê-lo na sua base.

Para fazer isso da forma certa a ponto de transformá-lo em um defensor da sua marca, confira este ebook que escrevemos sobre o assunto.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.