Por Cayo Woebcken

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 14 de abril de 2020. | Atualizado em 10 de junho de 2020


Criar uma landing page mobile para o seu negócio é fundamental para explorar todo o seu potencial digital. Afinal, grande parte do público moderno cumpre sua jornada de compras a partir de dispositivos móveis. Saber como atendê-los é crucial para os seus resultados.

Como está a performance das suas landing pages? Essenciais para a aquisição e conversão de leads, essas páginas são parte essencial de qualquer estratégia digital.

Para que obtenham sucesso, contudo, você precisa estruturá-las com foco na otimização da experiência do consumidor. Hoje, é impossível fazer isso sem trabalhar elementos de responsividade.

Em outras palavras, o layout da landing page deve ser adequado a todos os tipos de telas, incluindo os dispositivos móveis. Tablets e smartphones geram cada vez mais acessos. De acordo com o relatório Cisco Mobile Data Traffic Forecast, o tráfego mobile cresceu 17 vezes no período entre 2015 e 2020.

Para ajudar você a entender melhor sobre a importância da landing page mobile, vamos abordar os seguintes tópicos neste post:

Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, continue a leitura!

Por que você precisa ter uma landing page mobile?

A empresa monta uma boa estratégia marketing, alcança um grande público com técnicas de SEO e consegue cliques em sua landing page. Ainda assim, a taxa de conversão segue baixa. Você conhece alguém que passou por situação semelhante?

Quando encaram um cenário como esses, muitas empresas se sentem tentadas a reformular toda a abordagem. Antes de fazer isso, é preciso observar se o problema não está ligado a um detalhe na experiência dos visitantes. Afinal, não basta fazer com que eles cheguem até a landing page, é preciso convencê-los a tomar uma ação.

Por isso, as tradicionais landing pages estáticas estão se tornando obsoletas e sendo substituídas por páginas mais ricas, geralmente com conteúdos interativos. A disposição de informações de modo engajante leva o consumidor a confiar na marca com mais facilidade.

Contudo, mesmo que sua página seja repleta de conteúdo qualificado, isso não vale de nada se grande parte do seu público não for capaz de acessar a experiência. É exatamente isso que acontece quando você oferece landing pages que não são apropriadas para a exibição em aparelhos móveis.

No estudo da Cisco, que apresentamos no início do post, outro dado chama muita atenção. De acordo com o levantamento, os dispositivos mobile serão responsáveis por cerca de 20% do tráfego IP em 2022. A título de comparação, a porcentagem equivalente à 2010 era de apenas 5%.

Por isso, se a versão mobile da sua página não oferecer uma navegação leve, simples e ágil, os visitantes não gastarão mais que alguns segundos em seu website. Isso leva a perdas que vão além da redução na aquisição de leads.

Compras mobile

Naturalmente, o consumidor 4.0 não usa seus dispositivos apenas para tarefas básicas de navegação. A transformação digital revolucionou todo o processo de compra e venda e, atualmente, os usuários estão mais do que habituados a fechar negócios e comprar produtos utilizando unicamente seus tablets e smartphones.

Isso fica claro quando olhamos para o panorama do consumo mobile, lançado pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box. O estudo aponta que cerca de 85% dos brasileiros com acesso a smartphones realizam compras na internet por meio de seus dispositivos.

Evolução do mobile no Brasil

Dessa maneira, uma landing page mobile pode fazer mais do que meramente converter o visitante e adquirir seus dados de contato. Afinal, impulsionado pela experiência mobile, o usuário pode aproveitar para visitar seu e-commerce e se transformar em um cliente habitual.

Para alcançar esse nível e impulsionar suas vendas na internet, é preciso toda uma abordagem estratégica para garantir a credibilidade e autoridade da sua marca. Mas isso é outra história. Agora, vamos focar em como você pode estruturar sua landing page mobile e viabilizar o aumento da sua performance digital.

Quais práticas são indispensáveis na criação de uma landing page mobile?

Como qualquer tipo de conteúdo, a landing page mobile deve ser produzida com foco nas características da sua persona. Isso deve definir a linguagem a ser utilizada, a agressividade da abordagem e até o tipo de oferta que será realizada. Ainda assim, nem sempre é possível acertar na primeira tentativa.

Por isso, mensurar e analisar os resultados das suas landing pages é a única forma de encontrar o modelo ideal para o seu negócio. Dito isso, uma das principais práticas para a criação dessas páginas é ao uso de testes A/B. Se você vai investir em uma plataforma de conteúdo, verifique se há essa funcionalidade.

Os testes A/b servem para medir a efetividade de diferentes formatos e apontar para o mais eficaz. Em todos os casos, existem algumas medidas que você pode tomar para aumentar a eficácia da sua landing page mobile. Confira as principais a seguir!

1. Crie uma landing page já focada em mobile

Chegamos a um ponto de uso tão intenso de dispositivos móveis que já não é suficiente apenas adaptar suas landing pages para que sejam exibidas em diferentes telas. Para realmente potencializar sua estratégia, crie páginas separadas com foco na experiência móvel.

A ideia é realmente criar duas experiências diferentes: uma focada no desktop e outra focada em mobile. O motivo é simples: os hábitos e preferências do consumidor que prefere dispositivos móveis são diferentes do que apresentam os usuários que navegam a partir de computadores fixos.

2. Foque nas informações necessárias

Uma das diferenças que mencionamos no último tópico é o volume de informação considerado aceitável para cada uma das experiências. Quando falamos em conteúdos mobile, é preciso entender que menos é mais. Portanto, busque incluir apenas as informações consideradas absolutamente necessárias.

Isso, é claro, tem relação com o tamanho da tela. Não há nada pior para um usuário mobile do que navegar em uma página poluída por informações demais. Isso dificulta sua visualização e compromete a navegação, afastando as chances de conversão.

3. Crie títulos impactantes

Os títulos das suas landing pages mobile devem ser impactantes, diretos e informativos, de modo a atrair a atenção dos usuários. Textos longos demais podem aparecer quebrados e afetar negativamente a experiência do usuário.

É importante, também, não cair no erro de oferecer clickbaits. As informações dispostas no título devem ser claras, diretas e evitar exageros. Lembre-se de que perder a confiança da audiência significa perder muitos clientes em potencial.

4. Insira um botão para realizar chamadas

Um desafio encontrado por muitas empresas na construção de landing pages mobile é: como passar todas as informações para o cliente em um espaço tão curto?

De fato, serviços e produtos mais complexos não podem ser descritos em um texto voltado para mobile, mas você pode usar esse cenário a seu favor.

Já que as pessoas querem mais informação (e já estão com seus celulares na mão), por que não investir em um botão para realizar chamadas? Com um clique o visitante pode entrar em contato com um de seus atendentes e, a partir daí, é só aplicar uma boa estratégia de vendas.

Como acelerar esse processo?

Como você viu, começar a trabalhar com landing pages mobile é imprescindível para explorar todo o seu potencial da sua estratégia de Marketing Digital. Contudo, pode ser que você esteja receoso sobre o tempo hábil que você tem para desenvolver esse projeto, especialmente em meio à crise causada pela Covid-19.

Atualmente, qualquer empresa que produz conteúdo para a internet está, provavelmente, sobrecarregada. É preciso manter o relacionamento com o público em tempo de isolamento, o que gera muito trabalho.

Além disso, o desenvolvimento de uma landing page mobile é trabalhoso, certo? Pode até ser, a menos que você utilize uma ferramenta especializada no assunto, como a Ion Interactive. Trata-se de uma plataforma voltada para a produção de conteúdo interativo e responsivo de modo simples, rápido e intuitivo.

Com o oferecimento de templates editáveis para diversos formatos de conteúdo — landing pages, ebooks, infográficos, white papers etc —, a plataforma permite que você crie e lance o seu material em menos de uma hora.

Todo o processo é otimizado. Se você quiser incluir elementos como quizzes para aumentar a interatividade das suas landing pages, é possível fazer isso sem qualquer habilidade em programação.

Além disso, testes A/B e relatórios detalhados permitem que você monitore completamente a performance do seu conteúdo. A experiência é facilitada por recursos gráficos, que podem exibir resultados de diferentes métricas relevantes para sua estratégia.

Teste a/b no software Ion

Bônus: case de sucesso Dell

Para ressaltar as possibilidades oferecidas pela Ion, separamos o caso da Dell, gigante americana de tecnologia. A empresa enfrentava o desafio de otimizar a geração de leads online e, para tal, tentava criar landing page mobiles. Embora o plano fosse bom, a execução não era satisfatória.

Em média, a companhia gastava entre 6 e 8 semanas para concluir a globalização do formulário de leads, o que comprometia o timing de diversas campanhas. Isso mudou quando a Dell passou a trabalhar com a plataforma da Ion.

Os processos, que antes demoravam até 2 meses, agora ficam prontos entre 2 e 4 dias. Além disso, a companhia notou um aumento mínimo de 50% no preenchimento de formulários básicos de contato, número que chegou a 300% em algumas das landing pages.

Como a plataforma trabalha com a coleta e análise de dados, também ajudou a Dell a estabelecer diálogos mais produtivos. Os insights ajudam a empresa a compreender o consumidor e, principalmente, possibilitam mais colaboração entre os times de vendas e marketing.

Sobre a geração de resultados da empresa, citamos a fala de Josh Mueller, gestor sênior de Marketing Digital da Dell.

“A plataforma Ion foi uma facilitadora-chave para nossa estratégia de geração de leads online, o que resultou em um aumento em 10x de oportunidades para nosso time de vendas em um período de dois anos.”

Criar sua landing page mobile significa dar acesso a um público muito mais amplo do que você pode alcançar apenas com páginas voltadas para desktop. Isso aumenta a autoridade e relevância da sua marca, gerando benefícios significativos para a geração de novas oportunidades.

Quer saber mais sobre como a plataforma Ion pode otimizar sua comunicação com o cliente e aumentar suas taxas de engajamento e conversão? Entre em contato e converse com um de nossos especialistas!

Conteúdos InterativosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *