Como escolher o melhor layout para blog? Veja aqui!

Layout para blog

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O marketing digital é uma alternativa econômica e eficiente para quem deseja divulgar a sua marca a um custo relativamente baixo.

Dentre as possibilidades que oferece, a produção de conteúdo é uma das estratégias com os melhores resultados. Porém, ela exige a criação de um canal de comunicação.

Qual layout para blog escolher na hora de colocá-la em prática? Essa pode ser uma tarefa bastante difícil, ainda mais se for a 1ª vez em que cria um blog.

Na internet, é possível encontrar diversos templates diferentes e que podem chamar a sua atenção, mas não é apenas pela beleza que se deve escolher um modelo.

A aparência é fundamental para garantir a boa experiência de quem lê os seus conteúdos. Afinal, esse pode ser o 1º contato de um possível cliente com a sua empresa.

Então, esse “cartão de visitas” precisa passar profissionalismo, chamar a atenção e, ainda, garantir que as pessoas sintam vontade de continuar acessando o seu blog em busca de informações e conteúdos. Uma tarefa nada fácil, certo?

Para você não ficar preocupado com isso, listamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher o melhor layout para blog. Acompanhe:

Aposte na aparência profissional

Um blog, dependendo da intenção de quem o cria, pode ser pessoal ou profissional. Essa escolha vai orientar toda a construção do canal de comunicação.

Um blog pessoal pode contar com cores brilhantes, excesso de informações e outros aspectos que podem parecer exagerados. Isso vai de acordo com gostos pessoais.

Um blog profissional, por sua vez, deve ser pensado para agradar diferentes pessoas. Apostar em temas neutros, com cores menos chamativas ou que contem com alguns elementos que remetam às cores da sua marca, é uma opção acertada.

Além disso, tome cuidado com a quantidade de informações que vai disponibilizar com o layout, pois isso pode prejudicar a experiência do usuário.

Escolha um tema legível

Quem escolheria um layout que não favorece a leitura? É possível encontrar diversos blogs que não são legíveis devido às más escolhas dos seus criadores.

O resultado disso é uma página na qual o conteúdo é inacessível para os usuários — os quais, muito provavelmente, não voltarão a visitar o endereço.

Para evitar isso, é aconselhável utilizar no máximo 2 fontes diferentes e que tornem a leitura mais fácil, como Arial ou Helvetica.

Além disso, faça opção por configurações que tenham bom espaçamento entre linhas para não gerar confusão em que lê e layouts com espaços em branco, que oferecem um descanso para os olhos.

Escolha o design responsivo

Tablet, smartphone, computador pessoal… São muitas as opções de aparelhos que se conectam à internet e permitem que as pessoas acessem blogs.

Porém, nem todos os temas são adaptados para os diferentes tamanhos de tela que esses aparelhos possuem.

Dessa forma, uma pessoa pode conseguir uma excelente leitura do seu blog na tela do computador, mas, quando acessa pelo seu tablet ou pelo seu smartphone, encontra uma página desconfigurada.

Isso dificulta o entendimento e afasta um possível cliente do seu canal de comunicação — um processo que, cá entre nós, não pode acontecer nunca.

Por isso, é essencial escolher um tema com design responsivo. Esse termo quer dizer que ele tem a capacidade de se adaptar a qualquer dispositivo por meio do qual está sendo acessado.

Assim você consegue oferecer sempre uma boa experiência para os seus leitores e tem mais chances de conquistar novos clientes.

Redesign de Sites

Opte por um layout compatível com o WordPress

Existem diversas formas de criar e de hospedar um blog, mas é sempre interessante escolher uma opção que seja compatível com as atualizações do WordPress, que é o principal mecanismo para se montar e atualizar blogs.

Com diversas opções gratuitas, essa ferramenta é fácil de usar e conta com bons desenvolvedores.

É comum que algumas pessoas encontrem bons temas para o seu blog, mas descobrem mais tarde que eles não são compatíveis com as atualizações mais recentes do WordPress.

Evite isso a todo custo. Além de perder as novas mudanças, o layout fica defasado e corre o risco de não oferecer um bom serviço para os seus leitores.

Escolha um tema compatível com diversos navegadores

Existem diversos navegadores disponíveis na internet:

  • Google Chrome;
  • Internet Explorer;
  • Microsoft Edge
  • Mozilla Firefox;
  • Opera;
  • Safari;
  • entre outros.

E, acredite, há pessoas usando todos eles!

O tema escolhido pode parecer bem bonito no seu navegador, mas não é garantido de aparece de maneira tão simpática nos outros programas.

No WordPress, a maioria dos desenvolvedores testam os seus temas como ferramentas que avaliam a compatibilidade com os diversos navegadores.

Então, na hora de definir um layout, observe se existe alguma informação sobre compatibilidade e, se não houver, procure ferramentas que te ajudem a testá-la.

Busque personalizá-lo

Os modelos pré-prontos são boas alternativas para as pessoas que não sabem programar nem desenvolver os seus próprios temas.

Mas alguns deles não permitem muitas mudanças, o que impede a sua adaptação de acordo com os seus objetivos e com as melhores alternativas para o tipo de conteúdo que você vai publicar.

Dê preferência a opções que sejam mais básicas. Elas permitem que você edite as cores, escolha as fontes, acrescente a sua marca, defina as caixas de opções que aparecem nas barras laterais, entre outras possibilidades.

Com isso, você deixa a sua página com a cara da sua empresa e de acordo com as suas preferências.

guia definitivo do blog corporativo

Tenha opções de suporte

Problemas podem acontecer a qualquer momento e, para você que não é desenvolvedor, pode ser bastante difícil encontrar uma solução.

Um suporte técnico ajuda bastante na hora de lidar com esses imprevistos e diminui as chances de você ter que gastar dinheiro para encontrar uma resolução.

O WordPress possui vários benefícios, mas muitos de seus temas não contam com opção de suporte.

Dessa forma, é importante buscar pelos layouts que tenham boa documentação e que ofereçam um mecanismo de suporte com atendimento via e-mail. Essa pode ser uma excelente forma de evitar dores de cabeça.

Gostou deste post sobre como escolher o melhor layout para blog? Então siga com a visita em nosso blog e aprenda a criar imagens incríveis para o seu blog!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.