6 lições de marketing de conteúdo que podemos aprender com Youtubers famosos

Homem na tela do computador

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Youtube é a maior plataforma de vídeos no mundo online, com mais de um bilhão de usuários. Todos os dias são assistidas milhões de horas de conteúdo dentro do site. Lá no seu começo, em 2005, muita gente não botava muita fé que esse tipo de conteúdo iria decolar.

Milhares de vídeos de bebês e gatinhos depois, uma coisa é fato: o Youtube veio para ficar e sua força na internet é inegável. Os criadores de conteúdo dentro do site são conhecidos como Youtubers e muitos deles são hoje celebridades que ganham a vida produzindo vídeos para seus canais.

Com milhões de fãs espalhados pelo mundo (o Youtuber mais famoso atualmente é o suíço PewDiePie, que com seu canal de vídeo games já acumula impressionantes 43 milhões de seguidores), os Youtubers são a prova de que a produção de conteúdo pode trazer resultados incríveis para quem entende do assunto.

E qualquer empresa ou profissional de marketing de conteúdo tem muito a aprender com todos eles.

Selecionamos 6 dos maiores canais de Youtubers da atualidade (gringos e brasileiros) para te mostrar o que você, como marca, pode aprender com eles.

Vamos lá?

1. VlogBrothers: construa sua audiência com cuidado

Os VlogBrothers nasceram em 2007 como um projeto entre os irmãos Hank e John Green. Eles começaram tímidos, 2 geeks falandos sobre assuntos de seu interesse, ganhando seguidores aos poucos, mas o que eles se tornaram hoje é uma verdadeira lição para qualquer pessoa que trabalhe com marketing.

Com quase 3 milhões de seguidores, os VlogBrothers criaram uma própria comunidade (chamada carinhosamente de Nerdfighteria) onde a recepção e engajamento com qualquer tipo de conteúdo produzido por eles é enorme.

Considerados pioneiros, hoje sua rede é espalhada em diversos canais no Youtube, cada um com seu próprio conteúdo. John Green também virou um dos autores mais vendidos nos EUA e isso não seria possível sem sua base de fãs no Youtube.

É isso que os VlogBrothers nos ensinam: a construir com calma e cuidado sua própria audiência. Conquistar seu público pode ser um trabalho difícil, mas persista em se estabelecer como um nome no mercado e como consequência você ganhará clientes e fãs fiéis da sua marca.

Uma vez que ganhar autoridade e tiver sua audiência consolidada será muito mais fácil ter bons resultados com suas estratégias de marketing digital.

Então vá em frente!

Construa uma persona para sua marca e produza conteúdo para o público que você deseja atingir.

2. The Fine Brothers: dê ao seu público o que ele quer

Olha aí! Até a Anitta apareceu no canal deles!

Os Fine Brothers estão criando conteúdo online desde 2004. Os irmãos são especialistas em criar vídeos virais no Youtube (seu vídeo mais famoso conta com 45 milhões de visualizações). Com 13 milhões de fãs no seu canal, os Fine Brothers postam vídeos novos 3x por semana no Youtube.

E como eles têm tantas ideias para conteúdos interessantes assim? É simples: todos os vídeos são criados ouvindo a sugestão de temas das pessoas que os assistem.

Eles estão agindo com base em um dos princípios mais básicos do marketing digital: ouvir o que seu público está falando sobre sua marca. Reis do engajamento, o canal é alimentado com as sugestões dos seguidores.

Os dois lados ganham: os Fine Brothers ganham novos temas para produzir vídeos e o seguidor que teve seu comentário escolhido se sente especial, fazendo com que ele se torne ainda mais fiel à marca.

Ao dar ao seu público o que ele está pedindo de você (em questão de conteúdo, melhorias no serviço ou outras sugestões) você está fidelizando seu cliente e garantindo que aquela pessoa não irá correr para a concorrência.

3. The Fine Brothers ataca novamente: o poder do co-marketing

Já falamos bastante aí em cima da popularidade do canal The Fine Brothers. Mas eles não são apenas mestres em ouvir sua audiência: eles são também especialistas na arte do co-marketing.

Sua série de vídeos “Youtubers React” é uma das mais famosas do canal. Nela, eles convidam diversos Youtubers para participarem de seus vídeos. Com isso, eles ganham os fãs de cada um desses Youtubers, que irão assistir assistir o vídeo e divulgá-lo em seus próprios canais.

Esse é o poder do co-marketing: com ele, você tem acesso a um novo público e muitas oportunidades de negócios. É uma das melhores estratégias de geração de leads e uma prática muito comum no mundo dos Youtubers.

4. Porta dos fundos: não tenha medo de criar conteúdo inovador

O Porta dos Fundos é uma produtora de vídeos de comédia que achou no Youtube a plataforma perfeita para sua divulgação. Com 12 milhões de seguidores, quase todos os vídeos produzidos no canal viralizam rapidamente em outras redes sociais.

O grupo não tem medo de focar em temas polêmicos: falam sobre política, religião e outros temas em pauta no Brasil.

Foi com essa autenticidade que eles se tornaram o canal mais popular no Youtube brasileiro. E é isso que você deve tirar de lição como marca: não tenha medo de se posicionar e de pensar fora da caixa. Não siga a maré — faça conteúdo único e inovador, que conquiste quem o consome.

5. Jout Jout: seja você mesmo

O canal Jout Jout, criado pela carioca Júlia Tolezano, é o mais recente dessa lista. Com quase dois anos de idade (o primeiro vídeo foi postado em 2014), Jout Jout se tornou um fenômeno nas redes sociais e hoje acumula quase 1 milhão de seguidores.

O diferencial de Jout Jout é sua originalidade.

Ela não tem medo de ser ela mesma e de falar tudo que passa pela sua mente. Isso cria uma intimidade com o público: seus seguidores se sentem como amigos próximos e se vêem nos vídeos produzidos por Júlia.

Jout Jout vai longe — seu poder de entreter sua audiência é enorme. Ela não precisa de muito. Seus vídeos têm uma edição simples e quase todos são apenas ela falando em frente às câmeras.

O que você, como marca, pode aprender com ela? A não esquecer quem você é e no que você acredita. Não se force a seguir as tendências do momento se isso não condiz com o posicionamento da sua empresa.

Mantenha sua originalidade, seus valores como empresa e pode ter certeza que você terá seguidores e clientes muito mais interessados e engajados na sua mensagem.

6. Zoella: tenha um planejamento bem feito do seu conteúdo

https://www.youtube.com/watch?v=26SySrPnJDY

Zoella é uma Youtuber britânica que produz vídeos diversos sobre moda, lifestyle, receitas, tutoriais… seu conteúdo é diverso. Com 10 milhões de seguidores em seu canal, Zoella já é considerada uma guru de dicas para sua audiência. Seu primeiro livro quebrou recordes de vendas na Inglaterra logo na sua primeira semana de lançamento.

Zoella tem temas semanais e mensais pré-definidos. Além disso, ela separa seus vídeos em playlists específicas para cada tema. Ela posta videos 2x na semana, além de produzir séries especiais com datas comemorativas.

Leve isso como exemplo: sem planejamento e um calendário editorial bem definidos seu blog e suas estratégias de marketing de conteúdo não terão os resultados que você espera.

Aprenda com as estrelas do Youtube

Acabamos de ver lições valiosas dos Youtubers para ampliar suas estratégias de marketing de conteúdo. Se inspire nos melhores! O Youtube é uma ótima ferramenta de divulgação e podemos aprender muito com as estrelas do site.

Se você quer saber como se dar bem nessa rede social não deixe também de conferir nosso ebook completo sobre marketing no Youtube.

E aí? Qual seu Youtuber preferido? O que podemos aprender com ele? Compartilhe com a gente nos comentários!

marketing no youtube

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.