Liderança e motivação: entenda a relação entre gestor e funcionários

Compreender que liderança e motivação andam juntas é o primeiro passo para ter uma agência de sucesso. E o líder tem papel fundamental para isso. Quer saber como? Então, confira aqui neste post.

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Compreender que liderança e motivação andam juntas é o primeiro passo para ter sucesso. A relação entre gestores e funcionários é um ponto vital para o crescimento de uma empresa. Em agências de comunicação não é diferente.

Mas, você sabe o que é, de fato, ser um líder? E o importante papel que ele tem para manter a equipe engajada? 

Acompanhe neste post as respostas para essas perguntas e dicas valiosas para promover a liderança e alcançar excelentes resultados.

O que é ser um líder?

Ainda é comum ver a utilização da palavra “líder” para designar cargos de supervisão em equipes, apenas. Ser um líder exige muito mais que coordenar tarefas. A capacidade de orientar, ter visão sistêmica do negócio e empatia com as pessoas são habilidades fundamentais para quem lidera.

Nas tarefas do dia a dia, o líder é fundamental para elencar prioridades, acompanhar o cumprimento de prazos e garantir a produtividade da equipe.

Observe! Uma equipe com liderança ativa tem maior confiança para tomar decisões. O líder é responsável por abrir espaço para que os funcionários se posicionem, troquem informações e solucionem problemas. 

Ainda faz parte das atribuições do líder estar atento ao perfil das pessoas, incentivar para que os pontos positivos de cada um sejam potencializados, assim como amenizar os negativos. Para isso, tenha um sistema de Business Intelligence.

O líder também serve como guia para que a equipe caminhe de acordo com os propósitos da agência e com os objetivos do cliente. Para isso, um bom briefing também pode ajudar.

Como uma das competências em destaques, liderar também é sinônimo de inspirar pessoas. Para isso, não é preciso ocupar a função de coordenação ou supervisão em uma empresa. 

Quem é um bom líder inspira quem está à sua volta com atitudes, posicionamento e competência. Por isso, liderança e motivação são duas vertentes que devem ser estimuladas pela gestão da agência.

Qual o papel do líder na liderança e motivação dos funcionários?

Equipe motivada é mais produtiva e criativa. E isso não é só para a empresa: é para o desenvolvimento do funcionário também. Por isso, a boa liderança é fundamental para promover o engajamento de quem trabalha na agência.

Confira de que forma o líder assume um papel importante para manter os colaboradores engajados.

Equipe motivada

É um grande desafio, mas faz parte das atribuições do líder manter a equipe com a motivação em dia. 

Mostrar o propósito das atividades, assim como a construção em conjunto de soluções são atitudes que colaboram para motivar.

Além disso, é preciso reconhecimento. Seja por tarefas bem realizadas, pelo alto desempenho ou pelo bom relacionamento. É preciso reconhecer atitudes, entregas e o crescimento do funcionário para que ele se motive.

Foco nos resultados

Alinhamento é uma palavra que faz parte das habilidades do líder. Guiar a equipe para que todos trabalhem focados nos resultados ajuda a manter pessoas engajadas.

Quem trabalha e se dedica quer que as suas atividades gerem resultados positivos e façam a diferença. Nesse sentido, é papel do líder fazer com que a equipe siga no caminho traçado pela gestão da agência, evitar retrabalhos, sobrecarga de demandas e tarefas sem valor para a empresa.

Fonte de conhecimento

É essencial que a liderança tenha respostas ou saiba indicar como encontrá-las. Um bom líder busca conhecimento, informações atualizadas e inspirações fora da empresa para ajudar a equipe a solucionar problemas.

Ter conhecimento aumenta a confiança dos funcionários para que executem tarefas da melhor forma, com segurança e motivados para resolver desafios.

Transparência nos direcionamentos

Saber, com clareza, os objetivos de cada tarefa e da agência como um todo é essencial para engajar funcionários. 

Faz parte das atribuições de quem é líder repassar para a equipe o cenário, as percepções e expectativas da empresa de forma transparente e objetiva.

Se um funcionário não está tendo atitudes satisfatórias, é função do líder ter uma conversa franca, pontual e embasada em fatos. Pode até não ser tão agradável no primeiro momento, mas é construtiva e fundamental para manter a transparência na gestão.

Fomento à cultura organizacional

Os valores, o posicionamento e as normas de uma empresa dão forma à cultura organizacional dela.

Bons líderes são multiplicadores dos princípios norteadores estabelecidos. Estimular para que todos da equipe façam parte da sinergia da agência gera sentimento de pertencimento e, com ele, a motivação dos funcionários.

Desenvolvimento da equipe

Investir no desenvolvimento das pessoas também é um fator que motiva a equipe. 

Entre as atribuições de um líder está a capacidade de analisar e identificar potenciais, seja para a realização de uma tarefa, para adquirir uma nova competência ou para melhorar algum ponto negativo.

O bom líder aponta situações que precisam de treinamento e, juntamente ao funcionário, traçam ações para atingir os objetivos.

Exemplo para inspirar

Dizem que a todo momento estamos inspirando pessoas. A cada situação, quem observa atitudes, posturas e capacidades colhe um pouco de informação e de maneiras de conduzir determinadas situações.

No caso dos líderes, isso fica mais evidente. Por se posicionarem com voz ativa, coordenada e indicativa, os bons líderes se tornam fontes de inspiração para a equipe e aumentam o engajamento dela.

Como potencializar a motivação dos funcionários?

Que a motivação da equipe faz parte das atividades da liderança já é uma questão que está perceptível, não é mesmo? 

E como fazer para que a motivação seja crescente, latente e potencializada? Veja algumas dicas para manter o engajamento dos funcionários no dia a dia da agência:

  • promova o autoconhecimento nos funcionários;
  • faça reuniões de feedback com periodicidade definida;
  • abra oportunidades para o desenvolvimento da equipe;
  • invista em treinamentos e cursos;
  • sinta o clima da equipe e trabalhe pela boa sinergia;
  • incentive a autonomia dos funcionários;
  • reconheça o trabalho da equipe;
  • priorize sempre pela boa comunicação;
  • busque soluções em conjunto;
  • decida e delegue com empatia.

Agora que você sabe que liderança e motivação estão conectadas diretamente pela relação de gestores e funcionários, ficou evidente o quanto são importantes para o desenvolvimento da empresa?

Para que a sua agência tenha bons resultados e atinja os objetivos propostos, é preciso dar atenção para isso, além de motivar tanto os líderes quanto os liderados.

Quer conhecer um pouco mais sobre liderança e motivação? Siga a leitura aqui no blog com o post Como aprimorar sua liderança sem impactar sua qualidade de vida?.

Baixe o Kit de Produtividade!
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.