Like Gate: Aprenda o que são e como fazer um na prática

Like gates podem te ajudar a conquistar mais curtidas para sua fan page do Facebook e aumentar o alcance de suas publicações nessa rede social.

Like gate

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Facebook há muito deixou de ser apenas um local para compartilhar fotos e mensagens. Ele é hoje o centro de muitas campanhas de marketing digital. Não é para menos.

Com mais de um bilhão de usuários dispostos a consumir conteúdo, produtos, serviços, compartilhar posts e curtir publicações é indispensável que sua marca esteja presente neste universo.

Nele, a sua a capacidade de falar com os usuários depende da sua base de fãs. Quanto mais fãs, mais pessoas comentando, compartilhando e repassando para frente suas mensagens.

Ter muitos likes no Facebook te ajudará a divulgar seu conteúdo e seus materiais para mais pessoas. Assim, é natural que tenham surgido ferramentas para aumentar o número de curtidas. O próprio Facebook oferece algumas.

Entre elas está o like gate. Mas o que é isto? Como você pode montar o seu? Como otimizá-lo para o melhor resultado? Nos próximos parágrafos responderemos essas — e outras — dúvidas. Acompanhe:

O que é um like gate

O like gate é um aplicativo que funciona dentro da sua fanpage para incentivar o aumento no seu número de likes. Quando um novo usuário acessar sua página, ele será convidado a clicar no botão de curtir em troca de alguma recompensa.

Pode ser o download de algum material, como um ebook, ou a liberação de um cupom de desconto, por exemplo.

Like gates também são utilizados para concursos e sorteios. Quando uma marca pretende sortear um produto ou permitir que visitantes enviem colaborações, muitas vezes monta um like gate que obriga o usuário a curtir a página.

Apenas após o like é que ele terá acesso ao conteúdo, ou seja, o like funciona como um portão, daí o nome like gate.

Como montar um like gate

Antes de planejar o seu, é preciso saber que a política de privacidade do Facebook não permite que o like gate seja utilizado para fazer spam ou liberar o conteúdo da sua página em si. Ou seja, ele só pode ser utilizado para ações pontuais, como promoções de lançamento e eventos.

Não é necessário conhecimento técnico em programação para construir um like gate. Há várias ferramentas na Internet disponíveis para ajudá-lo, que fazem o trabalho quase que automaticamente. Algumas, oferecem até uma série de imagens para que você não precise se preocupar com nada.

Feito isso, estabeleça de forma clara como o like gate funcionará. Você pode criar um concurso que premie fãs que trouxerem mais amigos para a sua página, por exemplo. Assim, além de aumentar sua base seguidores, você engajará os já existentes.

Aqui na Rock Content, usamos o ThunderPenny. Ele é bem simples de usar e totalmente gratuito. Você deverá adicionar sua página do Facebook ao aplicativo – é só seguir os passos no site – e depois você deverá ir à sua fan page na rede social para configurar o Like Gate.

Em sua fan page, clique em “Editar Página” e busque a aba “Aplicativos”. Então encontre o aplicativo “Static HTML: iframe tabs” e edite suas configurações. Você poderá adicionar as imagens que desejar, os arquivos que quiser compartilhar e fazer os anúncios necessários!

Outro ponto importante é que todas as imagens devem ser de links seguros (https://). Para isso você pode usar o Image Lair, uma ferramente gratuita para hospedar suas imagens e deixá-las com links seguros, que serão aceitos e compartilhados em seus like gates.

Melhores práticas

Otimizar seu like gate impulsiona ainda mais os resultados. Direcione as pessoas para o botão de like utilizando flechas ou chamadas de texto. Inclua um call to action claro, como a frase “curta nossa página” para ser o mais objetivo possível. Seja específico ao explicar qual é a recompensa.

Cuide também da aparência! Use boas imagens bonitas e nítidas, fáceis de identificar. Seu texto precisa estar com o português correto e clareza absoluta no conteúdo. Quanto mais bem cuidada a página, maior a possibilidade de conquistar a curtida.

Por fim, não adianta montar um like gate espetacular se o conteúdo da sua página está fraco e não vai gerar engajamento algum. Entenda que o like gate é uma maneira bastante eficiente de tornar a sua página conhecida por mais pessoas, mas não vai — sozinho — tornar sua estratégia de marketing digital um sucesso.

Quer saber mais sobre como deslanchar suas campanhas no Facebook? É só continuar acompanhando o nosso blog!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.