Aprenda a fazer link building de links quebrados e dê um boost na sua estratégia de SEO

link building de links quebrados

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Sabe quando você entra em um site, clica em um link que parece ser útil ou interessante, mas ele te leva para uma página inexistente ou com aquele famoso erro 404?

Só mesmo com (MUITA!) sorte para não ser “premiado” com algo tão frustrante, não é verdade?

Infelizmente, encontrar links quebrados pela internet é mais comum do que imaginamos. Mas não é porque eles são um problema para produtores de conteúdo, empresas e usuários que devem ser completamente descartados.

Esse é o tipo de falha que pode se tornar uma belíssima oportunidade de negócio para os sites que fazem link building de links quebrados.

Quer saber como isso é possível? Então confira este texto até o final! Falaremos um pouco mais sobre os links quebrados, como fazer link building com eles e suas principais vantagens. Confira!

Como é que os links quebram?

A maneira mais comum de um link se tornar inválido ou inexistente é quando o domínio de um site ou blog expira ao longo dos anos.

Isso é mais trivial em domínios mais antigos, especialmente os de projetos que descontinuaram depois de um tempo.

Outra forma de um link quebrar é quando a URL de uma página é digitada com algum erro, como esquecer, adicionar ou trocar um caractere, por exemplo.

Quando esse tipo de equívoco é consertado rapidamente, o estrago pode ser pequeno ou nem existir devido ao curto espaço de tempo para começarem a linkar para essa URL.

O problema é se o erro se perpetua durante algumas semanas, meses e, com isso, uma série de backlinks seja gerada. Imagine a dor de cabeça que isso gera quando o webmaster resolve corrigir o erro depois desse período?

De toda forma, é ruim para um site que aponta um link para as páginas desses domínios. Afinal, ele acaba prejudicando o seu visitante, que acaba chegando a lugar algum, e a si mesmo, já que o Google e outros buscadores não veem com bons olhos uma má experiência de usuário.

Mas o melhor jeito de resolver tudo isso e ainda beneficiar o seu site ou blog é por meio do link building com esses links. Vamos ver como isso funciona!

Como fazer link building de links quebrados?

Também conhecido como Broken Link Building, essa técnica consiste na correção e na substituição de links quebrados para links que apontem para o seu site.

Por exemplo, imagine que o post de um site relevante em sua área esteja apontando um link para uma página inexistente.

Você descobre essa falha, entra em contato com o responsável pelo site e sugere trocar aquele redirecionamento por um conteúdo do seu blog.

Pronto! Você conserta uma falha de experiência de usuário, contribui com um conteúdo interessante para aquele post e ainda ganha um backlink valioso para a sua estratégia de SEO.

Ao mostrar esse exemplo, parece até que a técnica é simples. No entanto, os processos costumam ser um pouco mais trabalhosos.

Além disso, conseguir esses links de outros sites é só uma das formas de fazer Broken Link Building.

Por essa razão, preparamos um passo a passo com as 9 melhores práticas para fazer link building de links quebrados. Acompanhe:

1. Faça uma varredura em seu site para encontrar esses links

O primeiro passo é arrumar a própria casa. Como sair vasculhando link por link dará muito trabalho e fará você perder bastante tempo, o melhor é contar com a ajuda de ferramentas.

Uma delas é o Xenu’s Link Sleuth. Trata-se de um software em que você pode fazer uma busca por domínio e ter acesso a todos os links internos e externos do seu site.

Os que apresentarem algum tipo de erro aparecerão em cor vermelha.

2. Conserte ou reative os links internos

Comece as mudanças com os links do seu site. Assim que você encontrar um que esteja quebrado, clique com o botão e selecione a opção “URL Properties” – caso você use o software Xenu.

O programa mostrará as páginas que redirecionam para esse link problemático. Depois, vá até o seu gerenciador de conteúdo (como o WordPress) e conserte esses backlinks.

Você pode removê-los (caso o link quebrado realmente não exista mais) ou corrigi-los (caso o link tenha mudado de URL).

3. Ajuste ou remova os links externos

O software também é capaz de apontar os links externos que as páginas do seu site apontam. Se você encontrar alguns que estejam com erros de acesso, é o momento de consertá-los ou retirá-los.

Na primeira hipótese, você precisaria entrar em contato com os administradores dos sites linkados para saber o que aconteceu com as páginas referenciadas.

Se não receber respostas ou se as páginas não existirem mais, vá para a segunda hipótese: descartar esses links. Nesse caso, você pode escolher fazer um outro redirecionamento ou não.

4. Acerte os links em sites que redirecionam para você

Quando se conserta ou remove os links quebrados em seu site, é importante, também, alertar as páginas que redirecionam para você.

Para fazer essa busca por seus backlinks, você pode usar o Ahrefs, que é uma das ferramentas de análise de links, palavras-chave e conteúdo mais completas do mercado. Uma verdadeira mão na roda quando o assunto é SEO.

No entanto, essa plataforma é paga (vale a pena cada centavo), apesar de contar com um período gratuito de testes.

De qualquer forma, vá atrás das páginas que linkam de volta para o seu site e peça para que os seus responsáveis atualizem os endereços para que nenhum dos domínios perca seus valores no ranking do Google.

5. Procure por links quebrados em outros domínios relevantes

Agora vem a parte mais trabalhosa e difícil do Broken Link Building. Nessa etapa, a busca se volta para erros de links que não são de sua responsabilidade. O foco vai para os links quebrados de outros sites, assim como exemplificamos no início do tópico.

Mas não é qualquer site que deve ser analisado. Para filtrar sua busca, procure por domínios que sejam relevantes para o seu negócio.

Por relevância, entenda-se os seguintes pontos:

  • sites da sua área de atuação;
  • sites posicionados na primeira ou, no máximo, na segunda página do Google;
  • sites que não apontam para muitos links em suas páginas;
  • sites que apontam para páginas de baixa qualidade (que praticam spam, por exemplo);
  • sites com conteúdos fracos e irrelevantes;

Você pode diminuir sua margem de erro se fizer uma busca no Google por palavras-chave relacionadas ao seu negócio e aos seus principais conteúdos.

Os domínios e páginas mais bem posicionados provavelmente serão as melhores opções para buscar um link quebrado.

Mais uma vez, é recomendado utilizar ferramentas de análise de link para descobrir os erros existentes nessas páginas. Afinal, imagine o tempo que você perderia para acessar cada redirecionamento feito nesses sites.

Para isso, você pode utilizar duas extensões do Google Chrome que fazem essa varredura automática nas páginas analisadas: o Check My Links ou o Domain Hunter Plus.

6. Vasculhe o histórico dos links

Se o link está quebrado, você pode até achar que ele está morto. Entretanto, é possível resgatar uma parte do histórico do seu conteúdo.

Como? Por meio de um site chamado Wayback Machine. Nele, você pode verificar como um determinado site ou página eram há alguns meses ou anos.

É importante descobrir se um redirecionamento era relevante para saber se há chances de outros sites também linkarem para essa página.

Vá atrás de outros sites que apontam para esses links quebrados

Isso pode ser feito do mesmo jeito que você encontrou seus backlinks. Basta ir até o Ahrefs e iniciar uma busca por esse link quebrado.

A ferramenta exibirá os sites que apontam de volta para o link em questão. Dentre esses sites, separe os que forem mais relevantes para o seu negócio e prossiga com o processo.

Selecione um conteúdo para substituir esses links

O próximo passo é escolher uma página com um conteúdo bem interessante do seu site para oferecer a essas páginas.

A intenção é fazer uma substituição, mas ela precisa ser em alto nível. É como em um jogo de futebol: se você quer mudar o resultado, tire a sua melhor alternativa do banco de reservas.

A alteração de links precisa fazer sentido para não prejudicar o entendimento daquele conteúdo pelos usuários e pelos motores de busca.

Portanto, se você quer que esses sites passem a linkar para você, trate de oferecer algo relevante para eles e sua respectiva audiência – além de, obviamente, criar interesse em torno da sua marca.

Entre em contato com os responsáveis por esses domínios

Acesse as páginas que você pretende substituir os links e consiga o e-mail dos seus webmasters. Logo após, prepare uma mensagem com uma abordagem mais informal, direta e personalizada.

Explique que você estava procurando por links quebrados e viu que o site estava apontando links para páginas inexistentes, enfim, deixe claro a sua intenção e fale sobre o conteúdo que está oferecendo.

Evite os envios em massa e impessoais. Afinal, é como se fosse uma abordagem de venda mesmo. Os dois lados ganham, mas o interesse maior é seu!

Quais são os benefícios do Broken Link Building?

O mais legal de fazer link building de links quebrados é que ela é uma técnica White Hat, escalável e, principalmente, útil para a internet.

Quanto mais pessoas praticam o Broken Link Building, mais os usuários, os sites e os buscadores se livram das páginas com erros 404. Aliás, você mesmo pode higienizar o seu domínio com essa prática.

Além de aprimorar a experiência de navegação e consumo de conteúdo dos usuários, essa técnica ajuda a melhorar sua relação com outros webmasters.

Você elimina um redirecionamento inútil, leva um conteúdo relevante para a audiência de outro site, esse público passa a ter uma experiência mais completa e ambas as páginas passam a mais bem vistas pelo Google e pelos outros motores de busca.

Enfim, colocar em prática o link building de links quebrados pode dar muito trabalho, mas é um esforço recompensador.

Afinal, trata-se de uma técnica que pode trazer ganho de tráfego, de posições nos rankings dos buscadores, de conversões, enfim, os links quebrados podem se transformar em uma ótima fonte de resultados para o seu site.

Bem, se você gostou de saber como fazer link building de links quebrados, continue conosco e veja como alcançar a primeira página do Google com 5 técnicas avançadas de SEO.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.