Link Juice

Conheça o conceito de Link Juice e saiba quais os seus impactos nas estratégias digitais

O Link Juice representa a parcela de otimização de rankeamento que cada link transmite para a página de destino. Dessa forma, páginas de destaque podem oferecer benefícios em ao posicionamento nos buscadores para o destino de links externos utilizados em seus conteúdos

Existem muitos fatores importantes que impactam o rankeamento de um site pelo Google. Muitos deles são bastante conhecidos, e estão sempre no radar de profissionais que trabalham com SEO. No entanto, os menos experientes talvez não estejam devidamente atentos ao Link Juice.

Ele está associado a um dos principais critérios para que um conteúdo esteja em boas posições diante dos algoritmos: os links em um conteúdo. Para aproveitar ao máximo essa possibilidade de otimização, é fundamental entender mais o Link Juice, quais retornos ele traz e como utilizá-lo da melhor forma.

Neste conteúdo, falaremos mais sobre o assunto! Saiba o que é esse conceito, como funciona e qual impacto ele gera sobre os conteúdos da Web!

O que é o Link Juice e como ele funciona?

Na posição de um usuário comum, você sempre encontra uma série de links dentro do texto de um blog da Web certo? Essa é uma prática que ajuda a enriquecer a leitura com conteúdos relacionados, mas não tem apena essa função.

Esses links têm um impacto positivo na maneira como o Google rankeia os sites.

O Link Juice nada mais é do que a parcela de otimização de rankeamento que cada link transmite para a página de destino. Se você tem um post e, nele, há links para outras páginas, uma parte do seu potencial de rankeamento — chamado de PageRank (PR) — está sendo distribuída entre cada um desses redirecionamentos para outros sites da internet.

Sites usam esse recurso de link building, justamente, para terem mais autoridade. Se uma página tem diversos links em seu conteúdo, ela se torna mais bem avaliada pelos algoritmos do Google. Para isso, é importante que esses redirecionamentos sejam para conteúdos que façam sentido, como posts de temas relacionados.

Imagine que a sua empresa precisa de otimização para mecanismos de busca e, para isso, consegue links para um site de maior renome no segmento.

Para aproveitar o bom rankeamento desse endereço parceiro, é necessário que ele faça ajustes para que o seu site colha todo o PR de rankeamento qualificado. O Link Juice é como se fosse o “sumo” de rankeamento que a página que hospeda os links transfere ao destino deles.

A distribuição de Link Juice

Um dos pontos mais importantes do Link Juice é a distribuição da parcela de rankeamento, já que, sem ela, esse conceito não faz sentido. Profissionais de SEO precisam entender que cada link utilizado em um post transfere uma parte desse rankeamento.

Isso gera um impacto no site de destino, mas é algo que pode ser controlado. A página de origem, ou seja, que está hospedando os links e transfere a parcela de rankeamento, pode limitar o quanto é direcionado para cada conteúdo de destino. Isso ajuda a realizar uma distribuição mais controlada, respeitando as estratégias.

Para fazer essa limitação, basta utilizar o atributo “nofollow” associado a cada link em que o site não deseja aproveitar esse Link Juice, enviando PR à página de destino. Na prática, funciona da seguinte forma: quanto mais links, menos PR será distribuído entre eles.

Um site de destaque e com muita autoridade pode oferecer um PR muito valioso aos links, no entanto, se ele tem 10 direcionamentos em uma página, o PR terá que ser dividido entre todos. Agora, se são apenas 5 links, por exemplo, é bem maior a parcela de PR distribuída entre apenas 5 páginas de destino.

O impacto que a distribuição gera

Você deve estar se perguntando, afinal, qual é o propósito de limitar que páginas recebam mais PR? A resposta é simples: nem todos os links usados precisam ou devem receber necessariamente uma parcela do Link Juice que a página é capaz de oferecer.

Pense em um blog post que fala sobre uma tendência e, para tornar o conteúdo mais rico, a publicação use fontes para os dados. Naturalmente, linkar para a página das pesquisas é importante, mas não necessariamente esse destinatário precisa ou deve receber o Link Juice da empresa.

Outro ponto importante são possíveis desperdícios não propositais. Links como endereços, contato, login e termos de uso não precisam ser rankeados no Google, sendo assim, por que oferecer uma parcela do PR a eles?

O atributo “nofollow” limita essa distribuição do Link Juice de forma estratégica, otimizando o trabalho de SEO por meio desses links. O mesmo acontece para direcionamentos que têm real valor e precisam desse PR para serem mais bem avaliados pelos algoritmos do Google.

O rankeamento é mais válido e bem aproveitado no direcionamento de links para produtos, blog posts relacionados, páginas parceiras, oferta de conteúdos, entre outros. Os próprios conteúdos internos podem se aproveitar disso — basta inserir links para outras páginas do blog ou do site.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre SEO!
👉 SEO Split Testing: como usar de testes A/B para rankear melhor
👉 Resultados omitidos no Google: saiba o que fazer para voltar a rankear
👉 12 técnicas antigas de SEO que não funcionam mais!
👉 Como rankear em primeiro no Google para qualquer palavra-chave?

A relação do Link Juice com as palavras-chave

Palavras-chave são importantes elementos dentro de uma estratégia de otimização, sendo uma das bases do SEO. Quanto mais bem utilizados e em maior quantidade forem empregados esses termos, mais bem avaliada uma página será diante do s motores de busca.

Sendo assim, dá para aproveitar as palavras-chave na hora de distribuir o PR, bastando fazer o link building sobre esses termos. Se eles estão no título do seu post, por exemplo, as chances de um PR alto são muito maiores. Para isso, a busca é sempre usar sentenças mais fluidas no texto, tornando essa linkagem mais natural.

Imagine que você tem um negócio de tênis de corrida e está fazendo uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Em um dos seus posts, surge a oportunidade de falar sobre a importância do amortecimento de impacto nas corridas, direcionando esse tema para o link de um parceiro.

Há diversas formas de fazer esse link building, no entanto, são pouco recomendadas sentenças como: “Clique aqui para saber mais sobre a importância da absorção de impactos na corrida”. Você gera um link que, apesar de oferecer PR, não se comunica com uma palavra-chave utilizada no conteúdo.

A melhor forma de fazer isso é usar sentenças mais suaves ao conteúdo. Algo como linkar o termo negritado, como em: “a absorção de impacto é fundamental para uma corrida mais saudável”. Palavras-chave linkadas geram um PR mais potente para as páginas de destino!

Como obter mais Link Juice?

Você já entendeu o que é o Link Juice, como ele gera o PR e como a limitação do uso ajuda a qualificar a distribuição de percentuais.

Entretanto, também é fundamental saber como gerar mais Link Juice nos conteúdos, uma vez que você pode oferecer isso a outras páginas ou usar essa otimização por meio de parceiros.

Para quem tem páginas na Web, trabalhar nas duas perspectivas é fundamental, tanto para gerar autoridade quanto para aproveitar a de outros sites e ganhar rankeamento.

A seguir, veja algumas dicas práticas de como obter e aproveitar mais o Link Juice!

Crie conteúdos de qualidade

Em meio a tantas possibilidades de parâmetros de SEO, a qualidade de conteúdo é uma das mais importantes e mais difíceis de ser atendida. 

De nada adianta ter bons links, URLs amigáveis e usar bem a palavra-chave se o conteúdo da página é ruim. Esse é o primeiro fator de rankeamento, principalmente, em blog posts.

Para não ficar abaixo do necessário, é importante ter foco em alguns parâmetros qualitativos que classificam um bom conteúdo como:

  • originalidade;
  • relevância;
  • utilidade;
  • entrega do que é prometido no título;
  • temática alinhada com o site ou blog;
  • formatação com boa escaneabilidade.

São algumas regrinhas simples na hora de gerar conteúdo na Web. Se o seu post atende a todos esses parâmetros, automaticamente, ele será bem avaliado e rankeado pelos algoritmos do Google. Sendo assim, o Link Juice aumenta bastante e oferece boas oportunidades.

Invista em estratégias de Marketing Digital

Um site depende de publicidade e investimentos em marketing para poder ganhar mais visibilidade. O fluxo orgânico é muito importante e deve ser valorizado, no entanto, o investimento em anúncios pagos gera mais destaque diante do público.

Quanto mais relevante e visível estiver o site, mais autoridade ele tem no Google.

Naturalmente, isso significa que essa página tem mais Link Juice para oferecer, distribuindo uma taxa de PR interessante. Para chegar a esse nível, é importante investir não só em anúncios patrocinados, mas também explorar o Marketing Digital, fazer-se presente nas redes sociais e trabalhar mais o SEO.

A continuidade nessa busca por destaque para a página é o que deixará ela sempre em destaque, com cada vez mais fluxo e fortalecendo seu Link Juice.

Segmente bem o seu público

Como você viu, o bom conteúdo é o início de tudo e também tem influência direta na segmentação da página. É muito importante gerar bons posts e posicionar as páginas de modo que elas estejam visíveis a quem realmente interessa, ou seja, o público daquela marca. A segmentação é um parâmetro de extremo valor no SEO.

Quanto mais uma página consegue se comunicar com as pessoas para quais o conteúdo é direcionado, maior é a autoridade que ela ganha. A tendência é que o Google entenda isso como algo positivo e gere um rankeamento muito maior. Todo esse trabalho resulta em um Link Juice melhor para oferecer.

Trabalhe com guest posts

A troca de links é algo muito importante e que fortalece a autoridade de sites do mesmo segmento. Além disso, outras práticas como o guest post geram um grande valor para as estratégias de marketing. Por meio dele, é possível desenvolver um conteúdo do seu segmento, porém, que será postado no blog de um parceiro.

O primeiro impacto é trazer mais audiência para o seu site, especialmente, se o local de destino desse post for um blog que tenha autoridade. Dessa maneira, você também conseguirá alcançar uma base maior de público, ficando mais conhecido no segmento. Consequentemente, isso influencia o seu Link Juice.

A chance de ter produzido um conteúdo de destaque para um site relevante e o tráfego atraído por conta disso vai tornar o seu PR ainda mais potente. Por isso, esteja sempre em contato com possíveis parceiros do segmento!

Quer saber mais sobre a estratégia de guest posting? Então confira esse vídeo completo que fizemos sobre o tema!

Ofereça produtos para reviews em sites

Há muitos blogs e sites que costumam fazer reviews sobre produtos e serviços específicos. Um bom exemplo é o segmento tecnológico, em que computadores, smartphones e outros aparelhos são avaliados. Há também os reviews de games, feitos por blogs e demais sites especializados nessa temática.

Uma boa estratégia é enviar produtos para que esses especialistas e veículos importantes do segmento possam fazer avaliações. Assim, você chama atenção para o que vende e consegue atrair tráfego qualificado, composto por pessoas que têm interesse no produto e que podem já estar prontas para compras.

Mais reviews positivos representam mais visitas, conversões e destaque no rankeamento do Google. Todo esse cenário, naturalmente, só pode resultar em mais Link Juice para as suas páginas!

Como descobrir o Link Juice oferecido nos seus conteúdos?

O Link Juice deve ser analisado mais profundamente, afinal, como saber o real valor dele? Todas essas dicas para que ele aumente são bem úteis e funcionam de maneira concreta, no entanto, para quem trabalha com SEO, é fundamental medir esse percentual de PR oferecido.

O acompanhamento é apenas mais uma das rotinas comuns do trabalho de otimização para as páginas de busca. Saber o Link Juice permite trabalhar mais em melhorias e fazer o controle correto utilizando o “nofollow”. Existem métricas que ajudam a ter uma percepção mais profunda de como esse Link Juice está funcionando.

Para isso, algumas ferramentas e algoritmos podem ser importantes, como o Google PageRank. Ainda assim, somente o Google tem acesso a esses números, ou seja, é de uso interno para distribuir a eficácia do PR para o Link Juice de cada página na Web.

Para o uso geral de profissionais de SEO, as ferramentas auxiliam com métricas mais específicas como Autoridade de Domínio, Fluxo de Citação e Fluxo de Domínio. Elas ajudam a entender como o Link Juice está se comportando de modo geral. Para esses e outros indicadores, é possível usar ferramentas como:

O Link Juice deve ser levado em consideração para páginas que querem controlar bem o PR que oferecem, além de ser fundamental para quem quer otimizar seu rankeamento.

Agora, você já entende melhor o assunto e está pronto para trabalhar com esse parâmetro de SEO na sua estratégia!

Aproveite e confira 19 backlinks de redes sociais para elevar o seu SEO!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo