Aprenda como colocar link no Instagram de forma simples

A adição de link no Instagram é uma ação aparentemente simples, mas que tem poder de transformar qualquer estratégia para melhor. Com ela, você tem a oportunidade de complementar seus serviços e oferecer mais informações para ajudar no processo de conhecimento — que leva ao convencimento — do usuário.

Como colocar link no Instagram?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se ainda não pensou na importância de adicionar links no Instagram, aconselhamos você a reconsiderar um pouquinho do seu plano de ação nas redes sociais. Por mais que pareçam inofensivos — ou óbvios — demais, os links externos são peças-chave na construção de uma boa estratégia.

Com eles, você tem a oportunidade de expandir o conhecimento sobre o seu produto ou marca. Nem tudo está (e nem deve, mesmo que fosse possível) centralizado nas plataformas sociais, então o leitor precisa ter a opção de ir além de forma clara e prática.

No caso de e-commerces, é a hora de adicionar a página de produtos. Empresas que só vendem offline podem inserir uma aba mais institucional ou canais em outras redes — como o YouTube — e assim por diante.

Neste post, você vai aprender a adicionar link nos principais recursos do Instagram. Isso será feito a partir dos seguintes tópicos:

    Aprenda a colocar link na biografia do Instagram

    Colocar links na biografia do Instagram é uma tarefa muito simples. Primeiramente, você deve abrir a sua conta e clicar em “Editar Perfil”.

    Copie o link de preferência e, ao chegar na aba de edição, vá até a sessão “site” e cole.

    Dessa forma, ele vai aparecer logo abaixo da biografia. Neste caso, não é possível adicionar mais de um link.

    Caso você tenha a necessidade de adicionar mais de um link em seu perfil, existem ferramentas que podem realizar a tarefa. Vamos ensinar a usar a linktr.ee.

    Após clicar para fazer login, você pode sincronizar a sua conta do Instagram de forma muito simples: é só autorizar o aplicativo e começar a adicionar as informações importantes.

    Além de adicionar os dados básicos, a ferramenta também pede algumas palavras-chave que definem o seu perfil. Depois é só aceitar os termos de uso.

    O linktr.ee conta com uma versão paga. Por 6 dólares ao mês é possível desfrutar de recursos como informações completas sobre os cliques, maior liberdade de mudar o design, sincronizar com o Google Analytics, mensuração de dados, entre outros.

    Na versão gratuita, você tem direito a:

    • cliques ilimitados na conta;
    • ver o total de vezes que cada link foi clicado;
    • customizar a página dentro de uma seleção específica;
    • fazer o upload de uma foto de perfil;
    • integrar com o Amazon Influencer Program;
    • ver as visualizações totais da conta.

    Decidindo entre a versão paga ou a gratuita, você receberá um e-mail para verificar a conta. Esta é a visão geral da página: simples, intuitiva e prática. Adicionar os links não será nenhum segredo para você!

    Clicando em “configurações”, você pode fazer toda a customização que desejar. As opções da versão gratuita são limitadas, mas atendem necessidades diversas. Depois de customizar, a minha página ficou da seguinte forma:

    Depois de adicionar todos os links necessários, é só voltar a fazer os primeiros passos que ensinamos e você estará pronto para reunir as principais informações externas sobre você ou o seu negócio.

    Saiba como inserir link nos stories

    Agora é hora de adicionar os links no Instagram Stories. É importante lembrar que apenas contas com mais de 10 mil seguidores contam com o recurso.

    Caso o seu perfil não tenha atingido o número, infelizmente não é possível contar com o recurso por enquanto. A melhor forma para direcionar o leitor, no caso, é gravar um vídeo/escrever em uma foto as instruções para que ele vá até o link da bio e clique lá mesmo.

    Quem tem o número de seguidores mínimo não terá dificuldade alguma. Depois de abrir o Instagram e tirar a foto desejada, você vai ver o ícone de uma espécie de corrente na parte superior da tela. É o terceiro no sentido esquerda-direita.

    Depois de clicar, a seguinte tela vai aparecer, solicitando os dados sobre o link do “arraste pra cima”:

    Depois de salvar, o link estará pronto! Ao publicar o conteúdo nos stories, o leitor simplesmente puxa a tela para cima e já será redirecionado ao site escolhido.

    Veja como adicionar link nos vídeos do IGTV

    Para adicionar links no IGTV, não existe uma aba ou local específico para isso. Você deverá adicioná-lo na própria descrição do vídeo. Em primeiro lugar, escolha o conteúdo e preencha todas as informações necessárias.

    Depois de copiar e colar o link na descrição do vídeo, ele vai aparecer da seguinte maneira.

    De toda forma, é importante ressaltar que a ideia da descrição desse formato é ser algo prático e sucinto. Poucas pessoas de fato podem querer ver essa aba, que não aparece sempre para o usuário — é preciso clicar no título para ver o restante das informações.

    Um bom aproveitamento do espaço da descrição é para adicionar hashtags e marcar outros perfis quando necessário.

    Descubra como enviar link pelo direct

    Para finalizar o tutorial, vamos ensinar agora a enviar links pelo direct do Instagram. A rede não permite que os links dos comentários sejam clicáveis, então é importante direcionar a conversa para o privado sempre que for necessário.

    Caso contrário, a desconfiguração dos links faz com que a aba de comentários se torne algo desagradável visualmente.

    Primeiro, você deve abrir as mensagens e iniciar a conversa normalmente. Lembrando que já é possível iniciar o contato com um link avulso.

    Depois de adicionar o link na mensagem, repare que o próprio Instagram gera uma espécie de miniatura para facilitar o acesso do leitor. 

    Ela leva diretamente para o destino final, que é aberto ainda dentro do Instagram. Não existe evasão para navegadores, o que faz com que as chances do leitor permanecer na rede social aumentem — evitando que ele se perca nas páginas sem fim da internet.

    Bônus: a importância de investir em estratégias no Instagram

    Uma boa estratégia de Marketing Digital reconhece o poder das redes sociais.

    O Instagram, por sua vez, vem se posicionando a cada dia como um gigante que não tem pretensão de crescer: em 29 de novembro de 2019, a rede social bateu a marca de 1 bilhão de usuários.

    Um número tão grande de pessoas reflete os novos comportamentos da sociedade, altamente informatizada e grande adepta aos perfis online. Enquanto marca, já não é mais possível se dar ao luxo de ficar de fora.

    A publicidade acompanhou o passar do tempo, as estratégias de divulgação de produtos são cada vez mais surpreendentes e o comportamento de compra do usuário se modifica a cada dia.

    Grandes negociações já são feitas em conversas de WhatsApp, via troca de mensagens no Facebook ou começam a partir do simples clique do botão “seguir” no Instagram. Por isso, é fundamental centralizar forças no desenvolvimento da presença online nas principais redes sociais do momento.

    Além da geração de leads e possíveis conversões a curto prazo, você também terá a oportunidade de trabalhar outro grande trunfo no universo do marketing: o reconhecimento de marca.

    Conquistar a confiança do público é uma tarefa cada vez mais difícil em meio a pessoas que têm o mundo na palma de suas próprias mãos. Esse grande poder faz com que dezenas — ou até centenas — de marcas entrem em uma competição por pequenos espaços na mente do consumidor.

    Por isso, sobrevivem aquelas que trabalham de forma mais criativa, consistente, com entrega verdadeira de diálogo e proposta de valor.

    Se você gostou deste conteúdo e já está pronto para colocar link no Instagram de forma estratégica, conheça mais sobre a plataforma! Aprenda tudo sobre os Stories e saiba como você pode aproveitá-los na sua estratégia de marketing.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.