LinkedIn: como funciona para a sua estratégia de marketing pessoal?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia, cada uma com suas caraterísticas, captam cada vez mais a atenção dos usuários. Porém, o objetivo de algumas delas vai além do lazer. Conhecer o LinkedIn, como funciona essa rede é um exemplo.

Afinal, é a maior plataforma de networking no momento que no Brasil cresce cada dia mais. O Brasil é o terceiro país com o maior número de cadastrados na rede, sendo que o primeiro é os Estados Unidos e o segundo a Índia.

LinkedIn é uma rede social com foco no mercado de trabalho, possibilita a interação entre os usuários e fomenta a visibilidade do perfil profissional, podendo influenciar consideravelmente na carreira.

Neste post você vai descobrir muito mais sobre o LinkedIn, como funciona, suas funcionalidades e obter algumas dicas para trabalhar marketing pessoal dentro da plataforma.

Tudo pronto para começar?

LinkedIn: como funciona?

O LinkedIn, assim como Facebook, é uma rede social que conecta os usuários. A diferença entre elas, está no seu objetivo.

Enquanto o Facebook tem foco nas interações sociais de forma geral, o LinkedIn enfatiza nas relações profissionais e aumenta o convívio com o mercado laboral.

Essa diferença do LinkedIn deve ser considerada em todo momento, desde a criação do perfil, que é o primeiro passo para fazer parte da rede.

Ao fazer seu perfil, é fundamental colocar todas as informações relevantes como dados pessoais, formação, experiencia laboral, habilidades, idiomas e tudo que possa ser importante para novas oportunidades na carreira.

Uma vez completado o perfil é o momento de criar conexões. As conexões são os seus contatos dentro da plataforma. É ideal começar adicionando as pessoas com quem você já se relacionou profissionalmente.

Depois pode continuar com as pessoas com que gostaria de se conectar: profissionais destacados do setor, pessoas que trabalham em empresas que você tem interesse, profissionais que se destacam no seu ramo etc.

Finalmente, você pode seguir as organizações nas quais você tem algum interesse profissional.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Quais são as principais funções do LinkedIn?

Essa poderosa ferramenta não só ajuda quem quer se destacar profissionalmente no mercado, mas também colabora com empreendedores que na plataforma encontram um lugar para gerar novos negócios.

Vejamos algumas das principais funcionalidades da rede:

Networking

O networking nunca é demais, mesmo que você não esteja procurando novas oportunidades no momento, uma rede de contatos profissionais sempre é bem-vinda.

É importante para manter o contato com profissionais do setor e trocar informações. Você nunca sabe quando pode precisar deles.

Fortalecer sua imagem profissional

A plataforma facilita que você se mostre como um bom profissional. Uma boa estratégia para isso é participando ativamente de discussões do seu ramo.

No LinkedIn há grupos dos quais você pode fazer parte. Procure os grupos do seu setor e se una a eles.

As publicações que você faz também podem dar um bom destaque. Ao fazer uma boa postagem você poderá ser notado entre suas conexões.

Procurar novas oportunidades laborais

Na plataforma há uma opção na qual você pode informar que está aberto a novas possibilidades laborais.

Além disso, há uma aba específica com as vagas recomendadas para seu perfil.

Fazer novos negócios

O LinkedIn também é uma excelente ferramenta para fazer novos negócios.

Se você é uma empresa, fuja do perfil pessoal e crie uma página. Dessa forma terá novas funcionalidades para poder se comunicar com o público, com outras empresas, publicar anúncios e até vagas de emprego.

8 dicas para trabalhar o marketing pessoal no LinkedIn

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para utilizar em qualquer estratégia de marketing pessoal. Mas assim como o impacto pode ser bastante positivo, quando trabalhado de maneira incorreta pode causar o efeito contrário.

É por isso que trouxemos para você 7 dicas que te ajudarão no seu marketing pessoal.

1. Coloque uma foto

Os perfis com foto são mais visualizados que aqueles que não têm.

Quando for escolher uma foto, prefira uma que esteja de acordo com o cargo procurado. Não precisa ser formal, mas deve refletir de certa forma o seu perfil profissional.

2. Use palavras-chave no seu perfil

Se você quer aparecer nos resultados de busca do LinkedIn não se esqueça de colocar sua palavra-chave.

Pode ser a sua profissão ou a área na qual você pretende trabalhar. Coloque ela mais de uma vez, de forma natural ao longo do texto com algumas variações.

Se quiser, uma opção é colocar sua palavra-chave do lado do seu nome para que o motor de busca coloque seu perfil entre os primeiros resultados.

3. Invista tempo para fazer um bom perfil

Não adianta fazer um perfil correndo e não colocar as informações necessárias para se destacar na sua área.

Complete com calma tanto sua formação quanto sua experiência profissional relevante para o cargo que procura.

4. Otimize sua URL

Você pode otimizar sua URL colocando seu nome e a sua profissão ou área de trabalho.

Se você não sabia, você pode fazer essa optimização 3 vezes e salvar cada uma por separado. No final, você terá 3 URL que levam no mesmo perfil.

5. Adicione contatos relevantes

Os contatos são fundamentais para um bom marketing pessoal no LinkedIn, por tanto, escolha eles com estratégia.

Tenha conexões que levarão você até onde você quer chegar, já seja uma empresa diferente ou um novo cargo. Dessa forma, você terá uma visibilidade maior entre as pessoas do setor que você procura.

6. Faça publicações relevantes

Lembre-se que cada uma das suas publicações diz muito de você. Por estar numa rede social profissional você deve tomar muito cuidado com a imagem que cada uma das suas postagens transmite.

Lembre-se de publicar conteúdos relevantes da sua área.

7. Participe de grupos do seu setor.

Os grupos são uma ótima ferramenta para dar visibilidade ao seu perfil e melhorar sua imagem profissional.

Por tanto, utilize os grupos para fazer novos contatos, mostrar seu domínio na área e trocar informações.

8. Atualize frequentemente seu perfil

Um perfil desatualizado transmite desleixo. Por tanto, mantenha ele sempre atualizado com as últimas informações pessoais e profissionais.

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para fazer novas conexões, construir uma forte imagem profissional, procurar novas oportunidades de carreira e acompanhar o mercado laboral.

Utilizar a plataforma de maneira correta é fundamental para obter todas as vantagens que esse recurso tem para oferecer.

Se você quer dominar a ferramenta, aposte no curso de Marketing Pessoal no LinkedIn. Aqui você aprenderá sobre o LinkedIn, como funciona, e utilizar a plataforma para obter novas perspectivas na carreira.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.