Linktree: entenda como usar a ferramenta de vinculação de links para o Instagram

O Linktree é uma ferramenta capaz de reunir em uma só página vários links para páginas ou sites externos. No caso do Instagram, que permite apenas um endereço na biografia, a opção se torna interessante para divulgar todos os canais importantes de um perfil.

Linktree

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você já tentou adicionar mais de um link na biografia do Instagram, sabe que a ação não pode ser feita. A ferramenta só permite um endereço por perfil, o que acaba limitando muitas estratégias. Com o Linktree, porém, é possível reunir todas aquelas páginas importantes em um só lugar.

Para ajudar você a usar o recurso com eficiência, criamos um guia que vai desde a utilidade do recurso até dicas práticas para não exagerar na estratégia e afastar o usuário em vez de instigá-lo ao fazer o clique.

Faremos isso a partir dos seguintes tópicos:

    De que forma o Linktree pode ser útil?

    Atualmente, é difícil imaginar marcas que têm apenas um canal na Internet. O Marketing Digital veio para ficar, e não é mais possível ficar de fora.

    Por isso, além do site, é comum estar presente em redes sociais — mais de uma — como Instagram, Facebook, YouTube, entre outras.

    Além disso, existem aqueles sites com o objetivo de conversão, como landing pages para campanhas ou divulgando alguma ação específica e datada.

    Com tanta informação a ser divulgada, surgiu a necessidade de reunir tudo em uma só página. No caso do Instagram ela é ainda maior, já que a rede social só permite um link por perfil

    O Linktree, então, foi criado para conquistar os cliques do usuário em todas as frentes de atuação. Em uma só página ele pode conhecer o canal do YouTube, conhecer alguma promoção ou entrar em contato via “Fale Conosco” no site.

    Algo interessante na ferramenta é que ela transforma uma série de links em botões atrativos, com layout limpo e informações que vão “direto ao ponto”. Por isso, é importante aprender a usá-la com inteligência. 

    Como criar o Linktree? 

    Primeiramente, abra o site e clique em Sign Up Free. Conforme a chamada já adianta, não existem custos para quem deseja usar a versão básica da ferramenta. 

    A página de cadastro é simples e intuitiva e em questão de segundos você já pode criar a sua conta. Para facilitar o processo, é possível vincular o Linktree ao Instagram, excluindo alguns passos.

    Ao criar a conta, você terá uma visão geral dela no dashboard, que prioriza a adição e personalização dos links.

    Lá, é possível ir até as páginas de configuração que permitem uma personalização interessante do layout e imagem, por exemplo. Para ir até lá, é só clicar em Settings.

    Depois de personalizar as principais informações e elementos visuais da página, é hora de voltar para a sessão Links e adicionar tudo o que você acha interessante. Para isso, clique em Add New Link.

    Pronto! Depois de colocar tudo o que você gostaria, o seu Linktree está pronto para divulgação.

    Lembra que falamos lá em cima sobre a versão gratuita? A plataforma conta também com a versão paga, que entrega recursos mais robustos para o usuário. Alguns deles são:

    • ajuda do suporte de forma prioritária;
    • mensurar a performance dos links;
    • possibilidade de retirar a logo do Linktree da página;
    • mais temas para personalização;
    • link para todas as redes sociais;
    • organizar os links por ordem de prioridade;
    • integração com o Mailchimp, Google Sheets e Google Analytics.

    Para garantir essas e outras vantagens, o custo é de 6 dólares por mês. 

    Como inserir o Linktree na biografia do Instagram?

    Agora que você já aprendeu a usar o Linktree, é hora de integrá-lo com o Instagram. Para fazer isso, basta fazer login no Instagram, ir até as configurações de perfil e, no campo reservado para links, adicionar o endereço gerado na plataforma.

    Um ponto interessante é que os endereços gerados pelo Linktree são simples e curtos, algo muito importante para prender a atenção do leitor. Links altamente poluídos geram afastamento e podem não ser tão efetivos. 

    Bônus: boas práticas para usar a ferramenta

    Agora que você já conhece o Linktree e aprendeu a integrá-lo com o Instagram, separamos algumas dicas de ouro para usar a plataforma de maneira estratégica e pronta para alcançar o maior número de visitantes possível

    Não adicione links demais

    Por mais que a ideia seja adicionar uma variedade de links, mantenha apenas aqueles que são de fato importantes. Evite colocar vários endereços dentro de um mesmo site e saiba que quanto maior for a quantidade, maiores são as chances do leitor se perder e não concluir o acesso. 

    Pensando nos objetivos da estratégia, ganhar seguidores no Instagram é uma das prioridades, então evite aquelas ações que podem afastá-los.

    Além disso, atualize sempre que possível. Landing pages antigas, campanhas que já expiraram, promoções anunciadas ou qualquer outra página que já não faça sentido no presente devem ser excluídas da ferramenta.

    Seja objetivo no título

    Como você já sabe, além de adicionar o link é possível personalizar o título de cada um deles. Evite frases longas e deixe que o campo seja responsável apenas por indicar o que o usuário vai encontrar naquele link.

    Não é interessante adicionar CTAs misteriosos como “Clique aqui!” ou “Não perca!”, assim como slogans de campanha ou informações robustas.

    Personalize a sua página

    Por mais que os recursos visuais oferecidos pelo Linktree sejam relativamente simples, é importante explorá-los ao máximo. O visual da página já tem um teor tradicionalmente clean, então não é preciso de muito.

    Recupere os principais pontos da identidade visual da sua marca e faça um desdobramento nas cores dos links e do background, por exemplo. A ação cria uma unidade importante e que deve ser estabelecida em todos os canais de uma marca, sem exceção!

    Acima de todos os benefícios apontados, tenha em mente que eles estão dentro de um ambiente ainda maior: a facilidade de comunicação entre cliente e marca. Quanto menos obstáculos forem estabelecidos, maiores são as chances de conversão e satisfação na experiência do usuário.

    Se você gostou de aprender a usar o Linktree como ferramenta de vinculação de links, aprenda outras formas de otimizar o perfil do Instagram!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.