Live Marketing: saiba como criar experiências de marca conectando empresas e consumidores

O Live Marketing tem base em uma tendência forte atualmente: envolver o público e trazê-lo para perto da marca. Com experiências destacadas, é possível gerar momentos inesquecíveis, e isso pode ser importante para as empresas e também para o consumidor.

Live Marketing: saiba como criar experiências de marca conectando empresas e consumidores

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Empresas estão sempre em busca da melhor forma de se comunicar com seus consumidores. São diversas as estratégias possíveis, com possibilidades que crescem ainda mais devido ao avanço do digital. Hoje, uma das mais fortes tendências é o Live Marketing.

Não por acaso, as campanhas e os anúncios de marketing precisam ser desenvolvidos com mais empatia. Não basta somente mostrar ao público o que sua marca coloca no mercado. É preciso proporcionar um momento único e de destaque ao consumidor.

Envolvê-lo em uma experiência completa é cada vez mais necessário para obter o engajamento que toda marca procura.

Neste post, você entenderá melhor como o Live Marketing possibilita alcançar os resultados ideais para a sua empresa. Saiba mais sobre esse conceito, veja os benefícios de fazer e como executar no seu negócio!

O que é o Live Marketing?

Em seu estágio atual, o marketing gira em torno de atrair — como no caso do Inbound Marketing —, gerar valor, engajar, fidelizar e proporcionar conversões.

Ao longo da história, tudo isso pôde ser feito de diversas formas, no entanto, as ferramentas têm mudado. A transformação digital trouxe mais possibilidades de gerar ações, mas o consumidor passou a ser envolvido com menor facilidade.

Suas exigências mudaram e ficou mais difícil conquistá-lo. Ao mesmo tempo, cada vez mais empresas surgem dispostas a oferecer uma nova abordagem, tentando ficar mais perto do seu público e gerar sentimentos de pertencimento.

Essa é uma estratégia importante, mas que deve ser lapidada e executada com base em parâmetros sólidos.

Nesse contexto, o Live Marketing surgiu como um conceito que preza pela maior amplitude das ações promocionais.

A proposta é envolver o público de maneira mais profunda, de modo que ele participe de experiências. Isso é obtido por meio de campanhas inovadoras e que coloquem o consumidor na posição central na relação com as marcas.

Experiências sensoriais

Para marcar o consumidor, as empresas desenvolvem campanhas que proporcionam experiências sensoriais ao promoverem produtos.

Nesse cenário, há um grande nível de interação com o consumidor, e é justamente isso o que gera o envolvimento tão buscado.

Quando vão além da simples publicidade digital, as marcas conseguem ter mais relevância, ficando marcadas para o seu público.

O avanço da internet trouxe muitas possibilidades de divulgar um novo produto ou ideia. Atualmente, empresas de diferentes tamanhos e recursos podem veicular publicidade online.

Para o consumidor, é vantajoso conhecer mais opções, uma vez que ele consegue escolher. Para as empresas, essa facilidade representa um mercado mais competitivo.

O Live Marketing é uma forma de ser relevante em meio a esse destaque que as empresas têm obtido graças às campanhas digitais.

Se a maioria das marcas consegue expor suas ideias, proporcionar uma experiência diferente e marcante é o modo certo de se destacar em seus segmentos. Tendo isso em vista, as ações de Live Marketing têm a proposta de estimular o consumidor de maneira diferente.

Quais os benefícios do Live Marketing às empresas?

O Live Marketing traz claros benefícios às empresas por conta de sua abordagem diferenciada e que envolve o consumidor em um outro nível de contato.

Na prática, as vantagens ajudam as marcas a terem maior destaque no mercado, o que traz desenvolvimento econômico e as torna referências. Entenda melhor esses benefícios a seguir!

Engajar

Engajamento. Se você trabalha com marketing e lê conteúdos sobre o assunto, sabe o quanto essa palavra é importante. Mais do que nunca, é preciso se manter próximo do consumidor e fazer com que ele tenha empatia pela sua empresa.

O Live Marketing é uma das ferramentas mais capacitadas a gerar engajamento, e isso acontece por conta da experiência completa que oferece ao seu público e persona.

As ações dentro dessa estratégia associam o nome da marca a momentos destacados, que dificilmente podem ser obtidos pela internet, por exemplo.

Isso gera um enorme valor para a imagem da empresa, e o consumidor absorve rapidamente essa experiência de destaque. Então, oferecer isso é conquistar o cliente pela inovação e pela presença adequada no lugar certo, gerando engajamento.

Virar referência

As marcas sempre buscam ser as maiores dos seus respectivos segmentos. Se você está no setor alimentício e vende feijão, por exemplo, certamente, vai querer ter o primeiro produto lembrado pelo consumidor.

Há muitas formas de conseguir isso, porém, o Live Marketing é um dos modos que oferecem maior eficiência, atendendo à necessidade atual de inovação e experiência.

Se uma empresa é capaz de fazer campanhas diferenciadas, ela já se destaca só por esse motivo. Para o consumidor, quanto mais ele for impactado, mais estará propício a lembrar dessa empresa.

Um bom exemplo é a Red Bull, referência número 1 quando se pensa em energéticos. Com campanhas sólidas e muito investimento em Live Marketing, a empresa segue com esse posto em seu segmento.

Aumentar as vendas

As estratégias de marketing têm diversas finalidades, no entanto, empresas existem com uma proposta central e final: obter lucro.

Para isso, as vendas precisam acontecer com regularidade e dentro de um volume interessante. Só assim, é possível manter o negócio sólido e lucrativo.

Se a sua empresa consegue impactar positivamente o cliente, naturalmente, isso vai gerar mais vendas.

Em uma relação quase que natural e de consequência, o Live Marketing é uma excelente maneira de colocar uma empresa mais próxima do caminho dos bons resultados de vendas. Essas campanhas despertam curiosidade e, principalmente, envolvem o consumidor.

Envolvido em meio a esse cenário completo, esse cliente estará mais propício a comprar, que é o objetivo principal.

Como os consumidores são impactados positivamente pelo Live Marketing?

Em todo esse contexto, nem só as empresas colhem as vantagens e os benefícios de investir nas estratégias destacadas que o Live Marketing propõe.

Por estarem no lado de receptores, os consumidores podem aproveitar muitos benefícios, sendo impactados direta e positivamente por essas campanhas. A seguir, veja como eles colhem bons frutos!

Experiências inesquecíveis

Talvez essa seja a principal vantagem: o consumidor está sempre envolvido em experiências inesquecíveis quando o Live Marketing é aplicado.

São momentos únicos e que sempre dão origem a boas histórias, novas descobertas e oportunidades que talvez não pudessem ser vividas antes. Isso é obtido por meio da inovação, da tecnologia e da busca das empresas pelo engajamento com o público.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre experiência do cliente!

Customer Experience: como garantir a melhor experiência ao cliente

O que é omnichannel: entenda o poder dessa estratégia!

Marketing de Experiência: o que é e como fazer na sua empresa!


Promoções vantajosas

O Live Marketing também preza por campanhas que ofereçam promoções de destaque, marcando o consumidor pela oportunidade de ter um bom produto por um preço baixo.

Pode haver também a oportunidade de receber algum item gratuitamente, já que há muitas ações desse tipo — uma estratégia de mala direta, por exemplo.

Naturalmente, não ter custos ou pagar bem mais barato é algo muito positivo ao consumidor.

Mercado com melhores ofertas

O consumidor gosta de pesquisar preços, pechinchar e ter várias opções para cada um dos produtos que compra normalmente. Um mercado aquecido e competitivo é sempre muito vantajoso, uma vez que as empresas buscam superar umas às outras.

O público pode aproveitar isso quando participa de experiências melhores, compra por preços interessantes e tem cada vez mais novidades à disposição.

Como executar o Live Marketing?

Há diferentes maneiras de colocar o Live Marketing em prática. Apesar de seu conceito ser sobre proporcionar experiências sensoriais marcantes, isso pode ser feito de maneiras variadas. A seguir, veja quais são as principais e mais recorrentes, entendendo como elas impactam o público.

Por meio de ações promocionais

Uma boa promoção nunca é demais para o consumidor! O cliente simplesmente adora participar de concursos e ações que exijam algum esforço, ainda que mínimo, para que algo seja dado como recompensa. Essas campanhas têm alta adesão e mostram como o Live Marketing pode ser forte.

Hoje, é muito comum realizar essas ações com ajuda das redes sociais. Isso vem por meio de compartilhamentos, repostagens e interações, como curtidas em posts.

Aproveitar esses recursos faz toda a diferença para envolver o público na campanha e ainda movimentar os canais da empresa, ganhando seguidores no Instagram e demais mídias.

Com a ambientação de pontos de venda

Os pontos de venda ainda têm grande valor, mesmo com o crescimento do e-commerce. No entanto, para fazer com que eles se destaquem, é preciso gerar a experiência certa ao cliente. Por isso, o Live Marketing também preza pela ambientação e conceitualização das lojas e pontos físicos.

É sempre interessante promover a interação do consumidor com os produtos ou com recursos tecnológicos que facilitem a ida à loja, como os totens de autocheckout e autoatendimento. O conceito da marca, de um produto ou de uma coleção devem ser refletidos na ambientação, arquitetura e decoração desse espaço.

Em eventos

Os eventos são ótimas oportunidades de realizar a ativação de marca. É muito comum ver grandes empresas associando o seu nome a essas realizações. Eventos esportivos, festas, festivais, e o que mais for possível. O interessante é que essas ocasiões tenham relação com o público da marca.

No evento, as empresas podem proporcionar experiências sensoriais diversas aos participantes. Isso pode acontecer por meio da distribuição de brindes, por exemplo.

É sempre importante realizar ações com pessoas preparadas e que transmitirão o conceito e a proposta da marca adequadamente.

Qual é a relação dessa estratégia com a tecnologia?

A tecnologia é também uma das bases mais sólidas para que o Live Marketing aconteça e, com o avanço dos recursos, é comum que eles sejam usados em experiência.

A principal relação entre esses temas é a amplitude de plataformas que os recursos tecnológicos oferecem. Nelas, o Live Marketing pode ser explorado de diferentes formas, sempre com alta chance de engajamento.

Além das interações e promoções pelas redes sociais, as campanhas também podem oferecer a experimentação de alguns novos recursos. A inovação sempre chama a atenção do público e, ao poder testar uma nova tecnologia, por exemplo, a curiosidade fala mais alto e isso se torna positivo.

A realidade virtual

realidade virtual não é nenhuma novidade. Por mais que ela pareça algo muito futurístico, é cada vez mais recorrente e tem sido utilizada como importante ferramenta de marketing.

As marcas têm explorado essa tecnologia para proporcionar um nível de experimentação mais alto ao consumidor.

Um dos exemplos mais clássicos é a visitação de espaços. Construtoras que vendem apartamentos ainda na planta fazem o uso da realidade virtual para proporcionar uma visita ao projeto da construção.

Isso se torna um grande diferencial ao cliente interessado, já que ele pode visualizar o produto que ainda não está pronto, em um modelo que simula a realidade de maneira fiel.

Quais empresas já tiveram sucesso usando o Live Marketing?

O Live Marketing já é explorado por grandes empresas há algum tempo, e isso é importante para gerar cases de sucesso.

Assim, outras marcas podem se inspirar e entender melhor como funciona o caminho para campanhas de destaque e que proporcionem experiências destacadas. Conheça a seguir essas empresas e o que elas têm feito!

Red Bull

A Red Bull é um dos grandes exemplos. Ela está sempre patrocinando eventos de grande porte e desafiando esportistas para que superem seus limites.

Dessa forma, ela associa sua marca à ideia de que quem consome a bebida está pronto para realizar coisas incríveis. A marca tem grande contato com os esportes, especialmente, os de aventura, e segue esse caminho no Live Marketing.

IKEA

A IKEA é uma gigante de departamentos que inovou por meio da tecnologia. Pioneira, ela levou ao mercado um app de desenvolvimento próprio que permitia ao cliente saber como um móvel que ela vendia ficaria em sua casa.

Para isso, o aplicativo se conecta à câmera e, ao filmar o ambiente, o item é projetado exatamente onde o cliente deseja.

Volkswagen

Por meio da campanha The Fun Theory (A Teoria da Diversão), a montadora alemã trocou degraus de estações de metrô por teclas de piano.

Ou seja, quem optava pelas escadas podia se divertir fazendo barulho. Essa ação indicava a ideia de que a possibilidade de se divertir estimulava as pessoas. Ao mesmo tempo, era uma indicação de que hábitos mais saudáveis podem ser melhores.

Google

O Google trouxe a interação como o foco principal na sua campanha de doações para o desenvolvimento de pequenas empresas de Bay Area, em São Francisco, Califórnia (EUA).

A empresa instalou totens por toda a cidade permitindo que a população da região votasse para determinar como o valor de US$5,5 milhões seria distribuído.

O Live Marketing está presente na sociedade atual, sempre pronto para engajar mais e fazer a diferença tanto para empresas quanto para o público. Essas estratégias são altamente capazes de envolver, converter e fazer com que diferentes marcas se tornem referência em seus segmentos.

Quer uma equipe de marketing competente e capacitada para desenvolver experiências marcantes? Saiba como gerenciar um verdadeiro Dream Team!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.