Live no Instagram: o que é e 6 dicas para fazer uma transmissão ao vivo de sucesso

Live no Instagram: o que é e 6 dicas para fazer uma transmissão ao vivo de sucesso

A realização de uma live no Instagram é uma ótima pedida para aumentar o engajamento de uma página. Se bem aplicada, essa prática permite a captação de leads e a potencialização do alcance orgânico. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir a qualidade da transmissão ao vivo.

Quem sabe faz ao vivo. Essa frase é muito utilizada para exaltar o talento de músicos, performers e demais pessoas que desempenham apresentações para um público. A valorização de eventos em tempo real não para por aí. Nas redes sociais, é cada vez mais comum a prática de transmissões ao vivo com diferentes propósitos.

O Instagram, que é notoriamente conhecido por incentivar atividades comerciais, passou a permitir, em 2016, a realização de lives. Desde então, a função vem sendo muito utilizada para atrair visualizações e encorajar o engajamento de seguidores. O funcionamento é simples: basta deslizar a tela para a esquerda e selecionar a opção “ao vivo”.

Realizar uma live no Instagram de sucesso, porém, requer mais conhecimento. Neste artigo, abordaremos as principais vantagens de investir nessa estratégia e passaremos dicas para você executar a transmissão da melhor forma possível. Confira!

As vantagens de fazer uma transmissão ao vivo no Instagram

Se você ainda não conta com uma estratégia de Vídeo Marketing para o Instagram, é hora de repensar o assunto. Afinal, esse tipo de produção gera 21.2% mais interações do público do que o simples uso de imagens.

Com tamanha preferência do público por conteúdos audiovisuais, não é de se espantar que os que são feitos ao vivo tenham um poder e alcance ainda maior. 

O interesse da audiência, no entanto, não é o único aspecto que torna as lives no Instagram cada vez mais populares. Para começar, esse tipo de material tem prioridade no feed de notícias da rede social. Além disso, a live aparece na frente de todos os stories postados de forma convencional. 

Para aumentar ainda mais sua exposição, seus seguidores recebem uma notificação no momento em que a transmissão é iniciada (a menos que tenham desabilitado esse recurso). Não está convencido? Confira outras vantagens dessa abordagem.

Maior geração de leads

Como sabemos, um grande número de seguidores e uma alta taxa de visualização não são suficientes para impactar os resultados de seu negócio. Afinal, se parte da audiência não for transformada em lead, você não tem a oportunidade de iniciar o processo de nutrição que leva à sua conversão em consumidor.

A boa notícia é que as lives no Instagram são uma excelente oportunidade para gerar esses contatos. Devido ao seu caráter efêmero, esse tipo de conteúdo atrai pessoas interessadas em tirar melhor proveito da situação. Assim, links e páginas divulgadas durante a transmissão têm maior probabilidade de serem acessados.

A partir disso, cabe a você estruturar uma landing page capaz de capturar os dados de contato daqueles que a acessarem. Outra forma de obter leads é sugerir que as pessoas enviem, por email, assuntos ou dúvidas que elas gostariam que fossem abordados durante a live.

Crescimento do alcance orgânico

No marketing, existe uma ideia que busca explorar o senso de urgência dos consumidores. Isso é facilitado com a realização de lives, que, por se tratarem de transmissões exclusivas para o público online, despertam maior curiosidade.

Assim, ao receberem a notificação de uma nova transmissão, os usuários tendem a, no mínimo, verificar do que se trata.

Se o assunto for considerado interessante, seu compartilhamento é consequência natural. Os seguidores que estão acompanhando a transmissão acabam indicando-a para amigos com interesses em comum. Dessa maneira, seu conteúdo é espalhado sem qualquer necessidade de investimento em publicidade.

Outro ponto interessante é a aba “explorar” do Instagram. Transmissões com um bom nível de interação ganham espaço nessa seção e atraem a atenção de mais usuários.

6 dicas para garantir o sucesso da sua live no Instagram

Como qualquer outro recurso utilizado no Marketing Digital, as lives no Instagram exigem certo nível de conhecimento por parte de seus realizadores.

Afinal, da mesma forma que têm o potencial causar um impacto positivo, transmissões ao vivo podem prejudicar a imagem da marca, caso sejam feitas de forma equivocada.

Para começar, é essencial que você conheça profundamente a audiência que será o alvo do seu conteúdo. Para tal, muitas empresas investem na criação de uma persona, que é um perfil semificcional do cliente considerado ideal.

Entendendo as características do ouvinte, você tem a possibilidade de abordar assuntos pertinentes e utilizar uma linguagem com que a persona pode se relacionar sem maiores problemas. A seguir, vamos indicar algumas práticas para você garantir a qualidade da sua live no Instagram.

1 . Planeje o que será dito

Mesmo que você se sinta confortável em falar com o público, roteirizar o que será dito é essencial para evitar falhas e garantir a máxima eficiência da transmissão.

É claro que, devido ao caráter mais informal das redes sociais, não é recomendado que você siga um script rigoroso ou seja formal demais. Porém, criar um roteiro estabelece uma base estrutural para você desenvolver suas ideias de forma mais confiante.

É importante que você domine completamente os assuntos que serão abordados, a fim de evitar que sua autoridade seja questionada. Também é fundamental, para manter sua audiência engajada, eliminar pausas longas desconfortáveis, momentos de silêncio e vícios de linguagem.

2 . Prepare o cenário para a gravação

Um dos principais determinantes para o sucesso de uma transmissão ao vivo é o cenário. Não estamos falando de uma produção televisiva, então não é preciso que o local da gravação seja muito sofisticado. Basta encontrar um ponto com boa iluminação e sem ruídos sonoros. A decoração vai de acordo com o assunto e os gostos da audiência.

Nesse quesito, a criatividade é sua principal aliada. Mesmo a parede branca da sua casa pode se transformar em um cenário interessante com a adição de alguns elementos visuais. É importante ressaltar, porém, a importância de um equilíbrio.

Da mesma forma que um cenário vazio não é atrativo, um local decorado demais pode desviar a atenção dos espectadores. Uma dica importante, caso você esteja sozinho na produção, é providenciar um suporte adequado para o celular. Afinal, você não quer que o vídeo seja interrompido ou apresente um enquadramento ruim.

3 . Faça uma boa divulgação

Uma vez que você tenha decidido o propósito, local e horário da sua transmissão, não demore a comunicar ao público. Criar um senso de antecipação é crucial para que seus seguidores se planejem para consumir o conteúdo e espalhem a notícia para outras pessoas.

É importante que a divulgação seja realizada em diferentes canais, a fim de atingir o maior público possível. Dentro do Instagram, mescle posts no feed com avisos nos stories e não pare de divulgar até momentos antes do início da live.

Uma prática bem interessante e utilizada por alguns negócios é a inclusão da data e horário da transmissão em mensagens de email marketing. Para otimizar o impacto entre o público e garantir sua memorização, você pode incluir a opção de agendar o evento no calendário digital.

4 . Teste a qualidade de imagem e som

Nada pior para uma transmissão ao vivo do que a ocorrência de falhas na imagem e no som. Além de afastar o público, que rapidamente perde a paciência com conteúdos sem qualidade, esse problema pode afetar negativamente a imagem da marca. Portanto, testar esses aspectos nunca é demais.

É preciso garantir que o seu dispositivo não apresenta nenhum tipo de problema envolvendo a gravação de imagens e sons. Porém, além disso, outros cuidados são necessários. Caso você opte por realizar a live em espaços públicos, assegure-se de que o local escolhido conta com boa iluminação e pouco — nenhum, se possível — ruído.

Caso esteja em local fechado, evite gravar próximo a janelas e portas, já que barulhos inesperados podem surgir. Outro fator essencial é prestar atenção ao tom de voz utilizado. É crucial manter o volume da sua fala em um ponto que possa ser ouvido por todos com clareza.

5 . Aposte na interação com usuários

Um dos grandes diferenciais desse tipo de conteúdo, como já falamos, é o alto potencial de engajamento por parte do público. Não espere que isso aconteça de forma natural. Como realizador da live, é importante que você, sempre que possível, faça comentários instigando a audiência a enviar dúvidas, opiniões e considerações.

Dito isso, não deixe que a audiência perca interesse nesse engajamento. É crucial que você leia e responda os comentários deixados pelo público.

Uma prática interessante é ler em voz alta o que foi enviado e divulgar o nome do usuário, agradecendo pela interação. Isso vai fazer com que ele se sinta especial e pode encorajar mais pessoas a tomar a mesma atitude.

6 . Configure o Instagram para salvar o conteúdo

Antes de inciar sua live, visite as configurações de story e selecione a opção “salvar no rolo da câmera”. Ao fazer isso, você garante que poderá acessar a totalidade da transmissão uma vez que ela tenha sido encerrada.

A partir daí, você pode selecionar os trechos mais relevantes e criar posts no seu feed, para alcançar seguidores que não tenham participado da live. É possível, também, postar alguns trechos em outras redes sociais, a fim de alcançar ainda mais pessoas.

Apenas um lembrete: tenha cuidado para não compartilhar muita coisa e eliminar o apelo de urgência e exclusividade que esse tipo de conteúdo exerce sobre o público.

A realização de uma live no Instagram é uma oportunidade única para se aproximar dos seus seguidores e expandir o alcance da sua página. A rede social, que conta com mais de 25 milhões de perfis comerciais, disponibiliza ferramentas próprias para a geração de conteúdo de qualidade. Isso potencializa o engajamento entre marcas e consumidores.

As transmissões ao vivo não são o único tipo de conteúdo efêmero disponibilizado pelo Instagram. Em 2016, a empresa introduziu os stories. Neste artigo, contamos como você pode aproveitar ao máximo todos os recursos e funções disponíveis nos stories. Confira!

Ebook Instagram StoriesPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo