Livros de Design Gráfico: quais o profissional não pode deixar de ler?

Livros de Design Gráfico

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Os livros de Design Gráfico são uma grande fonte de conhecimento à disposição dos profissionais do ramo. Afinal, a leitura promove a interação entre o leitor e os mais renomados especialistas do mundo.

Contudo, organizar uma programação de leitura é uma tarefa que vai um pouco além de, simplesmente, escolher um apanhado de títulos para ler quando der na telha.

É fundamental que critérios de escolha sejam aplicados para que se adquira o conhecimento alinhado às suas necessidades no momento.

Por exemplo: o que é mais importante você aprender para se destacar no mercado de trabalho? O que as empresas mais esperam dos candidatos a funcionário em termos técnicos? Quais são os aspectos que estão ausentes na sua formação?

Você percebeu como essas simples perguntas trouxeram uma nova perspectiva? Decerto dúvidas sobre quais obras precisam ser lidas vieram à tona, certo?

Mas isso não é motivo para se preocupar, pois vamos te ajudar nessa questão! Para isso, elencamos 7 livros de Design Gráfico indispensáveis aos artistas digitais. Vamos a eles?

Princípios Universais do Design, de William Lidwell

William Lidwell possui uma sólida experiência como designer gráfico (a sua trajetória teve início em meados dos anos 1990, mais precisamente).

Em seu livro intitulado Princípios Universais do Design, o autor traz uma visão abrangente sobre Design, discorrida em uma linguagem descomplicada.

O principal atrativo desse livro de Design Gráfico é que nele são expostos nada menos que 125 princípios interdisciplinares, ou seja, não correlacionados.

Portanto, você pode abrir uma página aleatória e se deparar com um princípio que pode ser imediatamente aplicado.

No que tantos princípios poderão ajudá-lo na carreira? Ora, em muitas coisas!

Você aperfeiçoará, por exemplo, os seus critérios para escolher a melhor fotografia, a identificação de pontos e de falhas que devem ser corrigidos e definições de posicionamento.

Fundamentos Essenciais da Ilustração, de Andrew Hall

Você acredita que a sua memória funciona melhor quando o livro possui ilustrações e gráficos? Pois a obra Fundamentos Essenciais da Ilustração é, sem sombra de dúvidas, um prato cheio!

O livro foi escrito com uma linguagem descontraída, ideal para autodidatas, freelancers e designers em geral, que revela os aspectos organizacionais, intelectuais e artísticos fundamentais para se tornar um profissional independente qualificado.

Dentre os conteúdos que fazem parte da obra, há uma introdução prática à criação de imagens, na qual são apresentadas técnicas básicas, além de outros capítulos que abrangem boas práticas para lidar com diversos tipos de informações e dicas para a carreira.

Os Elementos do Estilo Tipográfico, de Robert Bringhurst

A tipografia abrange o estudo, a criação e a aplicação de caracteres, entre outros aspectos relacionados aos tipos (fontes).

Com a constante produção de infográficos e e-books, dominar os seus fundamentos é essencial para se tornar um designer de sucesso.

Os Elementos do Estilo Tipográfico, escrito por um dos mais conceituados designers dos Estados Unidos Robert Bringhurst, é uma das principais referências da área.

Assim como os demais autores mencionados até aqui, Bringhurst também utiliza uma linguagem descontraída para abordar um conteúdo rico e altamente informativo.

Em suma, se você está buscando se qualificar na tipografia, é essa obra que apresentará os conceitos, regras e análises que você necessita.

Padrões de Design para Aplicativos Móveis, de Theresa Neil

Quando o assunto é design para apps, Theresa Neil representa a classe de especialistas os quais todo designer desejaria extrair conhecimento.

Uma pequena amostra disso está no fato de que Neil projetou e implementou o design a mais de 100 aplicações web — incluindo para desktops —, prestando serviços às maiores corporações do mundo.

Em Padrões de Design para Aplicativos Móveis, a autora nos concede uma série de melhores práticas e mais de 70 padrões de design ilustrados. Tudo isso em um conteúdo repleto de screenshots que facilitam o aprendizado.

Para se ter uma ideia do que esperar da leitura, o livro é dividido nos seguintes capítulos:

  • navegação;
  • formulários;
  • tabelas e listas;
  • busca;
  • ordenação e filtragem;
  • ferramentas;
  • gráficos;
  • convites;
  • feedback e affordance;
  • ajuda e antipadrões.

A Psicologia das Cores, de Eva Heller

Como não poderia faltar, o livro de Eva Heller, intitulado A Psicologia das Cores — Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão, está entre as obras que merecem lugar de destaque na sua prateleira.

Isso porque o material contém estudos e pesquisas relacionados às cores no contexto psicológico, ou seja, qual é o significado de cada uma e como elas afetam as nossas emoções e percepções.

Além dessas informações, que por si só podemos considerá-las extraordinárias, o leitor ainda tem acesso a estudos que comprovam a preferência do público por algumas cores.

Resumindo, é um livro que poderá ser útil em todos os momentos da sua carreira, não apenas como profissional de Design Gráfico, mas como um especialista na arte de aplicar cores!

O Design do Dia a Dia, de Donald Norman

Você já parou pra pensar em como os objetos do seu dia a dia são concebidos, de um simples bule até o computador que você está utilizando para ler este post?

Em O Design do Dia a Dia, Donald Norman, especialista em ciência cognitiva e professor de ciências da computação em uma das universidades mais importantes do mundo — a Northwestern University, nos Estados Unidos —, nos leva a uma reflexão sobre a evolução do design das coisas.

Mas no que isso pode agregar para sua vida profissional? Basta pensar nas coisas que você será capaz de aperfeiçoar os objetos à sua volta!

Além disso, o livro serve de grande contribuição aos leitores para que se compreenda as tendências do Design, fazendo com que o profissional permaneça alinhado às inovações.

Manual de Identidade Visual, de Daniella Munhoz

O livro Manual de Identidade Visual — Guia para a Construção de Manuais, escrito pela brasileira Daniella Munhoz, é uma excelente e didática introdução ao universo da identidade visual.

Ao começar a ler o conteúdo, logo você perceberá que está de frente com um manual completo, no qual todos os elementos de um manual de identidade visual são devidamente explorados.

Certamente o formato da obra contribui muito para o aprendizado, pois é possível colocar em prática, como em um passo a passo, todas as técnicas e regras inseridas em cada capítulo.

Então, o que achou desta lista? Qual desses livros de Design Gráfico recomendados você pretende ler 1º? Temos a certeza de que, independentemente da escolha, o conhecimento que será adquirido fará de você um designer gráfico ainda melhor!

Caso você ainda seja um iniciante na área ou possua um negócio que necessite da arte gráfica para se renovar, recomendamos a leitura deste post: “Entenda o que é design e como essa área pode ser útil para sua vida e seu negócio!”.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.