15 livros de publicidade que você precisa ler

A criatividade está diretamente relacionada à inspiração. E nada melhor do que livros para incentivar a inspiração. Pensando nisso, a equipe Studio reuniu 20 livros nesse post que todo publicitário deveria ler. Confira e se inspire!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

O universo da publicidade e propaganda é movido pela criatividade e novas ideias. Ler diariamente é uma excelente maneira de absorver o máximo de conhecimento possível e turbinar a imaginação, nesse sentido, os livros de publicidade são boas opções para se manter sempre atualizado sobre esse mundo repleto de bons aprendizados.

Para te ajudar a relacionar os seus conhecimentos às melhores práticas de publicidade, comunicação e marketing, reunimos uma lista com diversos livros para publicitários que querem ser profissionais incríveis!

15 livros para publicitários que você não pode deixar de ler

Confira a lista de 20 livros que todo publicitário deve ler:

1. Na toca dos leões

Publicada pela editora Planeta do Brasil, Na Toca dos Leões obra de Fernando Morais aborda em detalhes a história de uma das agências de publicidade mais consolidadas e premiadas do mundo: a WMcCann. Com o objetivo de exibir o mundo da publicidade sob uma ótica mais realista, o livro desmistifica todo o glamour por trás do ambiente publicitário ao qual a maioria das pessoas se apega.

Sinopse de “Na toca dos leões”

‘Na Toca dos Leões’ é incômodo, como toda biografia. Em quase 500 páginas, o escritor esmiúça a vida de Washington Olivetto, Javier Llussá Ciuret e Gabriel Zellmeister, os fundadores da W/Brasil, uma das agências de propaganda mais premiadas do mundo.

Nesta grande reportagem, Fernando Morais vai muito além das aparências. O mundo da publicidade, visto por muitos como glamuroso e superficial, é mostrado sem maquiagem. De suas páginas emergem grandes sucessos, polêmicas, acusações de traições, segredos até agora guardados a sete chaves (não só da propaganda, mas também da política) e dramas pessoais, como o sequestro de Washington Olivetto, aqui revivido em detalhes até hoje inéditos.

‘Na Toca dos Leões’ coloca no primeiro plano os pais de personagens como o Garoto Bombril, a adolescente do sutiã e o cachorro da Cofap. Washington quis ser músico e jogador de basquete, foi hippie na juventude e acabou, por causa de um pneu furado, se tornando publicitário.

Catalão cuja família emigrou para o Brasil após a Guerra Civil Espanhola, Javier foi operário, chegou à faculdade com enorme dificuldade até ser descoberto por Delfim Netto e converter-se num empresário de sucesso. Filho e neto de judeus perseguidos pelo nazismo, Gabriel abandonou a carreira de artista plástico assim que viu uma tela de Francis Bacon e tornou-se um dos mais respeitados diretores de arte do país.

2. Estratégias semióticas da publicidade

Se você é formado em publicidade ou em áreas correlatas da comunicação, certamente já se deparou com os termos “Sinais, Signos e Semiótica”, normalmente abordados em matérias específicas no decorrer da faculdade.

Em “Estratégias semióticas da publicidade“, Lúcia Santaella e Winfried Nöth, mostram como a linguagem publicitária é composta de subsentidos que se introduzem facilmente no subconsciente do consumidor. Publicado pela editora Cengage Learning, o livro também traça um estudo de três grandes marcas: Itaú, Antárctica e Marlboro.

Sinopse de “Estratégias semióticas da publicidade”

Este livro busca detectar as estratégias utilizadas pela comunicação de produtos e nos produtos de comunicação e compreender as variadas camadas de influências emocionais e culturais que agem sobre o consumidor. A partir da semiótica esta obra discute como, por quais meios e para quais fins os signos publicitários falam.

3. A estratégia do oceano azul

A Estratégia do Oceano Azul” é um livro trata-se da indicação de um leitor. A obra, escrita por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, aborda métodos para a entrada e exploração de novos mercados livres de concorrentes. Com uma série de metodologias e ferramentas que, segundo os autores, devem ser seguidas por aqueles que buscam fugir do complexo mercado competitivo e navegar por oceanos azuis, o livro percorre por 8 pontos fundamentais para que os objetivos acima sejam atingidos com sucesso.

Sinopse de ” A estratégia do oceano azul”

Este livro procura apresentar uma maneira diferente de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ‘ganhadores’ e ‘perdedores’ em 30 indústrias diferentes e viram que explicações consideradas tradicionais não explicavam o método dos ‘ganhadores’. O que eles chegaram à conclusão é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro pretende ensinar como colocar em prática essa estratégia.

4. A lógica do consumo

O livro “A Lógica do Consumo” de Martin Lindstrom é uma obra muito indicada nas salas de aulas de Comunicação Social. Publicado pela editora Nova Fronteira, o volume relata aos leitores interpretações de pesquisas que estudam as reações dos cérebros humanos aos estímulos publicitários e como se desenrola a venda de determinados produtos. Confira a sinopse da obra a seguir:

Sinopse de “A lógica do consumo”

Estudos revelam que é preciso menos de dois segundos e meio para que um consumidor tome a decisão de comprar. As empresas sabem que têm menos de dois segundos para atrair seus olhos, capturá-lo e torná-lo um cliente. Em A Lógica do Consumo, o guru do marketing Martin Lindstrom leva o leitor aos bastidores das pesquisas que explicam por que determinado produto vende e mostra como o nosso cérebro responde aos muitos estímulos da propaganda. Num texto leve, Lindstrom apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer.

5. A cauda longa

Na rotina de marketing digital, o termo “cauda longa” já é citado com frequência. No entanto, o conceito se estende a todas as plataformas que podem ser aproveitadas para a publicidade e promoção de produtos, serviços e ideias. Com a tendência de mercados cada vez mais nichados, os conceitos de Chris Anderson serão progressivamente aplicados. Por isso, a importância da leitura de “A Cauda Longa“. A seguir, confira a sinopse:

Sinopse de “A cauda longa”

O que acontecerá quando tudo no mundo se tornar disponível para todos? Quando o valor conjunto de todos os milhões de itens que talvez vendam apenas uns poucos exemplares for igual ou maior do que o dos poucos itens que vendem milhões cada um?

Quando um grupo de crianças sem intenção de lucro for capaz de gravar uma canção ou produzir um vídeo, distribuindo-os pelos mesmos meios eletrônicos explorados pelas mais poderosas empresas de grande porte? Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, explorou pela primeira vez o fenômeno da Cauda Longa em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo.

Usando o mundo dos filmes, dos livros e das músicas, mostrou que a Internet deu origem a um novo universo, em que a receita total de uma multidão de produtos de nicho, com baixos volumes de vendas, é igual à receita total dos poucos grandes sucessos.

Agora, neste livro tão esperado, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades daí decorrentes: para novos produtores, para novos agregadores e para novos formadores de preferências. Ele também analisa a economia da reputação; o fim dos estoques; o efeito Wal-Mart; o poder da produção colaborativa e a ascensão de uma grande cultura paralela.

E ainda demonstra como a economia da Cauda Longa se aplica a indústrias tão díspares quanto brinquedos, propaganda e utensílios de cozinha. Finalmente, sugere a observância de nove regras para atuar na Economia de Cauda Longa. Em outras palavras, oferece um vislumbre de um futuro que já está presente.

6. A publicidade é um cadáver que nos sorri

Se você se interessa por publicidade e por fotografia não pode deixar de ler este “A publicidade é um cadáver que nos sorri“! A obra, escrita pelo fotógrafo Oliviero Toscani, narra as suas principais e polêmicas campanhas publicitárias.

Toscani também cita alguns casos em que os resultados de uma campanha foram totalmente fracassados, fazendo um paralelo com a falta de criatividade, a exclusão social, o racismo, entre outros temas pertinentes à propaganda.

Sinopse de “A publicidade é um cadáver que nos sorri”

Os principais questionamentos do mais premiado e ao mesmo tempo combatido publicitário da atualidade estão neste livro. Para o grande publicitário e autor Oliviero Toscani, a publicidade é um cadáver sorrindo: as fórmulas que ‘vendem’ a felicidade nunca fizeram sentido e estão gastas, mas continuam a ser usadas. Diz também que o consumidor do mundo atual é bombardeado com promessas ridículas e slogans repetitivos.

O livro conta a trajetória de Toscani desde os tempos em que era fotógrafo de moda das principais publicações européias, e todo o processo de criação do polêmico publicitário.

Toscani devolve ao mundo a violência dos preconceitos, alterando a ideia de marca e produto. Uma idéia discutida amplamente por toda a sociedade, e muitas vezes censurada, na medida em que suas fotos tornam evidentes problemas como racismo, pecado, guerra, AIDS e religião.

7. A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda

Se você é da área de planejamento publicitário essa dica é para você. “A Arte do Planejamento” de Jon Steel possui uma dinâmica um pouco mais didática, ideal para quem está em busca de aperfeiçoar a rotina de trabalho na agência.

Apesar disso, a linguagem é acessível e apresenta uma linguagem objetiva, nada rebuscado. Portanto, vale a leitura se o seu objetivo é aprimorar suas habilidades como profissional.

Sinopse de “A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda”

Neste livro, Jon Steel disseca os passos que levam à descoberta de conceitos de comunicação relevantes e criativos. Descreve como um conceito deve ser ‘entregue’ à criação – a importância de se elaborar um briefing que seja inspirador, de modo que a campanha esteja invariavelmente correta e, mais do que tudo, que atinja o coração dos consumidores.

Merece destaque o estilo leve e bem-humorado com que se destaca a necessidade de o planejador entender que está no meio de numerosos interesses e personalidades diferentes, e para que seu posicionamento seja bem sucedido, ele deve ter a habilidade de conquistar, em primeiro lugar, seu público interno.

8. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações

Se você tem dúvidas sobre as aplicações do ROI em uma agência de publicidade, “Gestão de Marketing e Comunicação” de Mitsuru Higushi pode ser a escolha perfeita para entender um pouco mais sobre o assunto. Além disso, a obra discute e aborda conceitos relacionados às práticas da gestão de marketing, orientando sua aplicação no dia a dia das empresas.

Sinopse de “gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações”

Nem conjunto de teorias, nem ferramenta para atender às demandas do mercado. A importância do marketing hoje está além do preconizado até então. Organizado pelo professor Mitsuru Higushi Yanaze, da Universidade de São Paulo, ‘Gestão de Marketing’ traz aos leitores uma nova visão do marketing, colocando como um princípio de trabalho eficaz, que envolve não somente o mercado externo, mas todos os níveis hierárquicos de uma empresa.

O livro apresenta os principais conceitos e modelos de marketing e comunicação, orientando sua aplicação prática de uma forma dedicada à busca constante do conhecimento e do equilíbrio de dois potenciais – o potencial operacional e de oferta da empresa, e o potencial de demanda e de capacidade aquisitiva dos segmentos de mercado almejados.

Por meio de atividades propostas, os leitores poderão simular a prática do marketing em situações reais e incorporar os paradigmas de marketing efetivamente. Professores e profissionais de comunicação também encontram no livro uma excelente fonte das principais teorias sobre o assunto.

9. Do caos à criação publicitária

Voltando ao contexto criativo, temos “Do Caos à Criação Publicitária”, livro escrito por João Anzanello Carrascoza. Na obra, Carrascoza aborda o intrigante mundo das ideias, tão importantes no momento de criação. O autor também explica sobre algumas fontes de pesquisa, como a semelhança, o contraste e a contiguidade.

Mas como nem só de criatividade vive um publicitário, João Anzanello faz questão de abordar em seu livro que, para que uma campanha tenha o sucesso esperado, o profissional deve estar por dentro de todos os acontecimentos recentes. Interessante, não?

Sinopse de “Do caos à criação publicitária”

O livro aborda o universo das referências culturais da propaganda e sua utilização no processo criativo. Carrascoza parte de uma premissa valiosa: quanto mais os profissionais da propaganda acumulam informações de universos culturais variados, mais persuasivos podem se tornar.

A partir disso, dedica-se ao esclarecimento e à exemplificação de recursos discursivos, como a paródia, a estilização, a paráfrase e o ready-made. Por último, acende uma discussão sobre os limites do plágio, problema freqüente no meio publicitário.

10. Propaganda ilimitada

Para quem está começando a adentrar o universo publicitário, não pode deixar de ler a obra de Francesc Petit. Ao lado de Washington Olivetto, Petit foi um dos maiores nomes da propaganda no Brasil, e traduz isso de forma rica em sua obra. No livro “Propaganda Ilimitada“, você saberá, por exemplo, como fazer uma carreira nesse mercado tão competitivo e ao mesmo tempo tão cheio de possibilidades.

Sinopse de “Propaganda ilimitada”

Este livro ensina a começar em propaganda. Ensina fundamentos, macetes, procedimentos, e filosofia do negócio; como conquistar um cliente; como fazer uma carreira e se manter em alta. Tudo isso pode ser discutido, pode ser avaliado tecnicamente, pode ser comparado, pode ser achado melhor ou pior.

11. Brandsense – Os segredos sensoriais que nos levam a comprar

Que os sentidos influenciam na forma como compramos, nós sabemos. A ideia que Martin Lindstrom passa em “Brandsense – os segredos sensoriais que nos levam a comprar” é exatamente essa: apresentar formas inovadoras que envolvam o cliente no produto oferecido por determinada empresa.

Para ele, alguns elementos como o tato, paladar e olfato, podem e devem ser adicionados a fim de tornar a solução mais atrativa para o consumidor. Ao longo dos capítulos, o autor exemplifica sua ideia com alguns casos reais, tornando a experiência de leitura muito mais rica e interessante.

Sinopse de “Brandsense – Os segredos sensoriais que nos levam a comprar”

Nós que somos consumidores estamos sempre em busca de um algo a mais nos produtos que compramos. E você, como publicitário, sabe que as marcas estão atentas aos mais variados sinais a fim de potencializarem suas vendas.

Você sabia que o cheiro de carro novo que acompanha os modelos recém adquiridos vem em uma embalagem aerosol e é aplicado no momento em que os veículos deixam a fábrica? Ou que a crocância dos cereais Kellog, que é marca registrada, foi desenvolvida em laboratórios de som? E que muitos adolescentes reconhecem um par de jeans Abercrombie & Fitch não pela modelagem, mas pelo cheiro?

No mais importante e criativo livro sobre a forma como os sentidos afetam nossas decisões de compra diária, o guru do branding Martin Lindstrom revela como as empresas e os produtos mais bem-sucedidos do planeta integram tato, sabor, cheiro, visão e som com resultados assombrosos.

Em conjunto com o instituto de pesquisa Milward Brown, o inovador estudo global de Lindstrom revela como somos escravos dos nossos sentidos. Mas prepare-se: depois de ler este livro, você nunca mais vai ver, ouvir ou tocar qualquer coisa, dos tênis de corrida ao seu automóvel, da mesma forma.

12. Storytelling – Histórias que deixam marcas

O que torna uma história interessante? Vamos deixar a pergunta mais complexa: como uma empresa, seja ela de qual setor for, pode criar histórias para atrair potenciais consumidores? Bem, se você não conseguiu responder a essas perguntas, o livro em questão com certeza vai.

Storytelling: histórias que deixam marcas” cuja autoria é de Adilson Xavier, nos mostra qual o segredo para contar uma boa história, deixando bem claro que é preciso sim se guiar pela ficção, mas ao mesmo tempo se basear em algo verdadeiro para que a história tenha credibilidade. Se você gosta de escrever e faz isso profissionalmente, essa dica é excelente para aprimorar ainda mais suas técnicas.

Sinopse de “Storytelling – Histórias que deixam marcas”

Um dos temas mais quentes em marketing na atualidade, por um dos maiores publicitários do país. Como o excesso de informação e estímulos do mundo de hoje, os consumidores estão cada vez mais desatentos. Para captar a sua atenção e gerar engajamento e vendas, os profissionais de marketing e comunicação têm reforçado cada vez mais o storytelling, ou seja, a criação de histórias em torno de marcas ou produtos.

A Apple, a Disney, a Coca-Cola, a Ford, as Havaianas e a Nike são excelentes contadoras de histórias e é essa a semelhança fundamental que as une como marcas influentes em vários mercados.

Deste assunto é que Storytelling – Histórias que deixam marcas trata. Storytelling é um conceito amplo que representa tanto a arte quanto a técnica de narrar uma história. É uma formulação híbrida que o publicitário Adilson Xavier examina por completo ao analisar cada etapa de uma estrutura narrativa.

Criadores e produtores de conteúdo de entretenimento e cultura, profissionais de marketing, de publicidade, de vendas, de jornalismo, de ensino, de política, de qualquer atividade que lide com apresentações de ideias ou projetos, de repente percebem no storytelling uma questão de fundamental importância.

Neste seu novo livro, Adilson Xavier faz um rico panorama sobre o assunto, apresentando a sua origem, nos relatos feitos pelos judeus e que deram origem ao Velho Testamento até exemplos e cases de grandes marcas que têm a habilidade de mexer com a percepção de consumidores, através de histórias detalhadamente construídas.

O storytelling é uma estratégia que engloba todo o plano de comunicação de uma marca e fundamental para a sua construção. O livro traz ainda várias páginas com QR codes que levam a um site onde é possível ver comercias de várias marcas citadas nas suas páginas.

13. Deu branco 

Se você quer conhecer um publicitário em sua forma mais pura, precisa ler as crônicas de Waldemar Ciglioni. Em “Deu Branco“, o autor conta algumas histórias de sua carreira, além de algumas histórias sobre a criação propriamente dita. Se você é de criação, não pode deixar de conferir.

Sinopse de “Deu branco”

‘Deu Branco!’ apresenta as histórias que o autor reuniu sobre criatividade dentro da carreira publicitária, na forma de crônicas, textos livres, artigos e matérias publicadas, das mais variadas tendências. O livro apresenta um conteúdo para cursos voltados à criação e pretende motivar os alunos na busca da ideia criativa, do conceito justo ou do texto enxuto e vendedor.

14. A alma do negócio 

A história da publicidade brasileira é repleta de histórias interessantes. E se você tem curiosidade sobre isso, “A Alma do Negócio” de Alberto Villas vai sanar todas elas. A obra também evidencia todas as mudanças ocorridas de lá para cá, com alguns exemplos das propagandas brasileiras mais emblemáticas.

Sinopse de “ A alma do negócio”

O livro ‘A alma do negócio – como eram as propagandas nos anos 50, 60 e 70’, nos leva de volta a uma época pré-tecnológica quando ainda não existiam os computadores e os celulares. Na impressionante coleção de livros, discos e revistas que possui, Villas garimpou as raridades que compõem este livro.

 15. Pequenas agências, grandes resultados 

A gestão financeira em agências de publicidade é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço em blogs especializados no setor, sendo fundamental para qualquer gestor que queira ir além das ideias criativas atribuídas ao profissional publicitário. Em “Pequenas agências, grandes resultados” de Antônio Lino Pinto, o assunto é tratado de forma abrangente, e é uma boa pedida tanto para aqueles que estão iniciando na carreira, quanto para os gestores já consolidados no mercado.

Sinopse de “Pequenas agências, grandes resultados”

Pequenas agências, grandes resultados apresenta situações práticas e linguagem simples para que os profissionais de agências de propaganda envolvidos nas áreas de administração e finanças possam ter um bom atendimento dos processos de gestão de seus negócios, em temas como: gestão de custos, orçamento, fluxo de caixa, lucro presumido, mudança no faturamento por força da Lei 12.232/2010 e muito mais. Um livro conciso e abrangente, fundamental para gestores de agências e estudantes universitários que pretendem construir sua carreira no setor.

Gostou da nossa lista? Aproveite para nos contar que outros livros para publicitários você gostou tanto que não pode deixar de compartilhar!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.