Por Raphael Pires

Publicado em 18 de janeiro de 2020. | Atualizado em 18 de março de 2020


Os livros sobre comunicação e marketing são uma excelente fonte de aprendizado. Pensando nisso, reunimos 12 livros importantes para quem deseja se aprofundar na área. Confira!

ilustração de livros sobre comunicação
Quais livros sobre comunicação você já leu?

O aprendizado constante faz parte de qualquer área de atuação, sendo que é importante buscar conteúdos que tragam conhecimento atualizado. Uma boa forma de ganhar mais criatividade e crescer na profissão é por meio da leitura de livros sobre comunicação e marketing.

Pensando nisso, neste artigo, traremos algumas sugestões de livros que podem ser úteis para ampliar o seu conhecimento sobre comunicação. Acompanhe a leitura!

Entenda a importância da leitura

Os livros, tanto físicos quanto digitais, são uma boa alternativa de aprendizado sobre o mundo da comunicação e do marketing. Existe uma intensa produção de materiais novos sobre essas áreas, portanto, o conhecimento adquirido é atualizado e traz as demandas mais recentes desse ramo.

Para que a leitura seja proveitosa, é interessante procurar livros escritos por profissionais de destaque na área, pois eles são uma boa referência. Porém, a leitura dos clássicos também é importante, uma vez que trazem os princípios básicos da comunicação e do marketing. 

Conheça 12 livros sobre comunicação e marketing

Para que você possa ter um bom referencial de leitura, traremos na sequência a indicação de 12 livros sobre comunicação e marketing. Confira nossas dicas!

1. Marketing 4.0: do tradicional ao digital — Philip Kotler

capa do livro Marketing 4.0

Escrito por Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, o livro examina a transformação do marketing tradicional para o digital. Ele trata sobre o comportamento do consumidor nessa nova fase e como adotar estratégias que tragam resultados diante desse novo cenário.

2. Branding: gestão de marcas — Alice Tybout e Tim Calkins

capa do livro Branding: gestão de marcas

O livro de Alice M. Tybout e Tim Calkins traz uma visão ampla sobre os desafios na gestão de uma marca, desde os principais conceitos, o design e as estratégias para construí-la e alavancá-la.

Dessa forma, ele ressalta a importância de vários profissionais nesse processo, que vão desde o desenvolvimento do produto até o pós-venda. Para tal, os autores trazem modelos, listas de verificação e outras ferramentas úteis para quem quer aprender mais sobre o tema.

3. Cultura da conexão — Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford

capa do livro Cultura da Conexão

A obra foi escrita por Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford, três nomes de destaque sobre o assunto. Ela trata o valor do engajamento, uma das grandes mudanças na mídia nos últimos tempos. As pessoas não querem ser apenas consumidores, passando a reagir e discutir sobre as marcas. Isso gera uma interação maior e um aumento na propagação do conteúdo, podendo gerar resultados positivos e negativos.

4. A cauda longa — Chris Anderson

Capa do livro A Cauda Longa

O autor Chris Anderson traz a ideia de que produtos de nichos específicos podem trazer resultados melhores do que os mais procurados. Ele procura mostrar como as empresas podem se beneficiar ao explorar as oportunidades em mercados segmentados.

5. Obrigado pelo marketing — Vitor Peçanha

capa do livro Obrigado pelo Marketing

A internet transformou várias áreas da vida, inclusive o marketing. O autor, Vitor Peçanha, mostra como o marketing de conteúdo entrou nos novos canais de comunicação, reinventando-se e modificando algumas formas.

Se, no passado, o modelo tradicional visava a promoção da marca por meio de publicidades nas mídias tradicionais, o marketing de conteúdo surgiu com informações realmente úteis para o cliente, melhorando a percepção da marca.

6. A estratégia do oceano azul — W. Chan Kim e Renée Mauborgne

capa do livro A estratégia do Oceano Azul

O livro foca a elaboração de estratégias que podem diferenciar uma empresa da outra. Baseados em estudos sobre ganhadores e perdedores de vários ramos da indústria, os autores, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, explicam que empresas que criam nichos, tornando a concorrência irrelevante, encontram novas oportunidades de crescimento.

7. A bíblia do marketing digital — Cláudio Torres

capa do livro A Bíblia do Marketing Digital

O livro serve de guia para entender como utilizar internet no mundo dos negócios e implementar ações de marketing, comunicação e publicidade online. O livro traz as principais estratégias, ferramentas e dicas práticas para o uso da web no cotidiano, sendo muito relevante para todos que desejam o crescimento nos negócios.

8. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber — Philip Kotler

capa do livro Marketing de A a Z

Mais um livro de Philip Kotler, que, dessa vez, apresenta os conceitos básicos de marketing. Essa leitura é muito indicada para quem pretende conhecer mais sobre a área a partir de uma abordagem contemporânea. Ele também é interessante para quem busca se manter atualizado com as práticas de alto desempenho em marketing.

9. A lógica do consumo — Martin Lindstrom

capa do livro A lógica do Consumo

Escrito por uma das pessoas mais influentes na área do marketing, Martin Lindstrom, o livro explora os bastidores das pesquisas que demonstram por que o produto vende e mostra como o nosso cérebro responde aos estímulos da propaganda. O autor apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para explicar como funciona o pensamento dos consumidores e desmentir alguns mitos.

10. As armas da persuasão — Robert Cialdini

capa do livro As Armas da Persuasão

O livro de Robert Cialdini aborda como funciona o procedimento de persuasão e apresenta as “armas” responsáveis por influenciar pessoas a chegarem a uma decisão positiva. É uma leitura interessante para aprender como usar essas estratégias e também para saber como dizer não a produtos ou a serviços que ofereçam propaganda persuasiva ou até mesmo enganosa.

11. Nocaute — Gary Vaynerchuk

capa do livro Nocaute

Gary Vaynerchuk compartilha seus conselhos sobre relacionamentos com os clientes e aborda a competição na era das redes sociais. O autor ensina de forma prática como estabelecer um relacionamento valioso com os potenciais consumidores. Ele explica que conteúdos relevantes e histórias atraentes podem ser as chaves para o sucesso.

12. Marketing e comunicação da era pós-digital: as regras mudaram — Walter Longo

capa do livro Marketing e Comunicação na Era do Pós-Digital

A era pós-digital veio para questionar o que já sabemos e colocar os conhecimentos do lado avesso. Diante desses cenários, novos desafios surgem para os líderes e para os gestores de comunicação. O livro de Walter Longo possibilita que os profissionais entendam as mudanças que afetam a sociedade e seus hábitos de consumo e busquem conduzir estratégias para o melhor desempenho de seus negócios.

Neste artigo, você conferiu algumas dicas de livros sobre comunicação e marketing que trarão conhecimentos atualizados e importantes para você. O aprendizado constante é fundamental para manter o profissional atualizado e aumentar a competitividade no mercado de trabalho. Por isso, aproveite nossas sugestões e dedique um tempo para se aprofundar.

Gostou de conhecer nossas dicas de leitura? Então, aproveite para conferir nosso artigo que traz 15 livros de publicidade que você precisa ler!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *