Os 5 livros sobre empreendedorismo que TODO empreendedor precisa ler

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Empreender está longe de ser uma tarefa fácil. Todos os dias você encontra uma situação nova, um novo desafio ou até mesmo coisas que você jamais imaginou que poderiam acontecer.

Por isso, o aprendizado é constante. E isso é ótimo!

Mas não seria melhor aprender com os erros de outras pessoas para evitar cometer os mesmos?

Uma ótima opção para aprender com as experiências de quem já passou pelas mesmas dificuldades que você é ler a respeito do assunto.

Você possivelmente não terá a chance de trocar figurinhas com Bill Gates. Mas com certeza existem centenas de livros que falam a respeito dos desafios e ensinamentos dele.

Por isso, nós listamos 5 livros básicos para qualquer pessoa que deseja empreender, independente de qual estágio está o seu negócio.

Eles possuem ensinamentos, de básicos a avançados, nas mais diversas áreas relacionadas a empreendedorismo, e funcionam como pré-requisitos mínimos para um empreendedor que entende do que faz e deseja aprender com os melhores!

O jeito Disney de encantar clientes

Autor: Disney Institute

Editora: Saraiva

livros sobre empreendedorismo: O jeito Disney de encantar os clientes

Não é segredo para ninguém que a Disney é uma empresa que vai muito além do óbvio, em todos os sentidos.

Ela deixou, a muito tempo, de ser apenas uma marca e se tornou sinônimo de sucesso, versatilidade e é associada a realização de sonhos.

E, com certeza, este valor está diretamente relacionado ao seu tratamento com clientes, um diferencial que torna os consumidores verdadeiros apaixonados pela marca.

Conheça, neste livro, os bastidores do império Disney, o que existe por trás de suas filosofias e as principais práticas adotadas pela empresa para continuar crescendo e inovando ao longo dos anos.

O que esse livro pode te ensinar: A pensar fora da caixa no quesito atendimento ao cliente, para tornar seus consumidores verdadeiros encantados pela sua marca, através de inovação e criatividade.

Além disso, pode te ajudar a enxergar a importância de valores bem definidos e o quanto eles influenciam no atendimento e na impressão de quem tem um contato com sua marca.

Como o Google funciona

Autor:Jonathan Rosenberg / Eric Schmidt

Editora: Intrínseca

livros sobre empreendedorismo: Como o Google funciona

Os autores, Eric e Jonathan, são executivos do Google. E não existe ninguém melhor para falar a respeito da potência Google que o próprio Google.

Eles reuniram as experiências vividas com o desenvolvimento da empresa, que antes eram considerados informações absolutamente sigilosas.

O livro também dá uma atenção especial aos desafios tecnológicos enfrentados ao longo dos anos e o quanto eles impactaram não apenas nas entregas da empresa, mas também na maneira de lidar com todas as pessoas no cotidiano Google.

E, é claro, como não poderia faltar, o livro aborda a famosa “cultura Google”, que encanta profissionais e empreendedores, e como ela, mesmo sendo associada a tantas regalias e flexibilidade para os funcionários, também ajuda a produzir (e muito!).

O que esse livro pode te ensinar: A repensar o seu modelo de gestão, de forma a torná-lo adaptável aos desafios do desenvolvimento tecnológico no mundo.

Também ajudará a questionar o perfil das pessoas que sua empresa contrata, dando mais importância aos profissionais que, além de conhecimento técnico, possuam criatividade para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Business Model Generation

Autor: Alexander Osterwalder

Editora: Alta Books

livros sobre empreendedorismo: Business Model Generation

Muitas pessoas têm boas ideias. Nem todas elas têm um grande negócio. Isso por que tirar a ideia do papel e torná-la um empreendimento lucrativo é uma tarefa difícil.

O livro “Business Model Generation” tem como objetivo ensinar, com uma espécie de passo a passo, como validar uma ideia através do mundialmente conhecido modelo Canvas, que é um quadro de etapas de desenvolvimento de um negócio, mostrando como cada uma delas se conecta.

O diferencial está na proposta visual: todo o livro é formado por inúmeras imagens que ajudam, de maneira prática, a ilustrar as melhores ferramentas para implementar um modelo de negócio aplicável e replicável.

O que esse livro pode te ensinar: A entender a importância e elaborar um modelo de negócio eficaz, desde o “por onde começar” até a sua documentação.

E, se você já tem um, mostrará como torná-lo replicável e moderno. Além disso, o livro é todo formado por medidas práticas de atuação, o que com certeza vai te tirar da zona de conforto para colocar a mão na massa imediatamente.

Confira aqui um resumo do livro!

O poder do Hábito

Autor: Charles Duhigg

Editora: Objetiva

livros sobre empreendedorismo: O poder do hábito

Pesquisas indicam que são necessários 21 dias ininterruptos realizando uma tarefa para torná-la um hábito. O difícil mesmo então seriam completar esses 21 um dias.

Porém, todos nós já temos enraizados centenas de hábitos cotidianos que já fazem com que ajamos na maioria das situações no modo automático. Como eles foram adquiridos, é uma ótima pergunta a se fazer.

Neste livro, Charles Duhigg apresenta como, se entendermos a forma com que adquirimos certos hábitos, podemos mudar a maneira como realizamos as tarefas diárias. E o quanto esses hábitos influem em nosso dia a dia profissional é impressionante!

O livro é baseado em centenas de artigos acadêmicos e entrevistas realizadas com mais de 300 executivos e cientistas a respeito do hábito, e no minimo, nos levam a uma conclusão: bons hábitos são a chave para grandes negócios.

O que esse livro pode te ensinar: A analisar a maneira com que você e todos em sua empresa tem realizados as tarefas diárias e como potencializá-las para que se tornem hábitos produtivos e que geram benefícios, pessoais e para o seu negócio.

Além disso, entender os hábitos da sua persona podem ajudar (e muito!) a definir quais as melhores estratégias para alcançá-los e melhorar seus produtos ou serviços. Confira aqui um sumário de O poder do Hábito.

O livro dos negócios

Autor: Ian Marcousé

Editora: Globo

livros sobre empreendedorismo: O livro dos negócios

Aliás, toda a coleção “As Grandes Ideias de Todos os Tempos”, da editora Globo, merece a sua atenção. São livros que abordam temas diversos e definitivamente interessantes, como política, filosofia, religião, economia, ciências, literatura e sociologia, ao longo da história.

Especialmente, “O livro dos negócios” nos mostra o quanto o homem pensa de forma empreendedora desde que aprendeu a se comunicar.

De forma lúdica e dinâmica, ele apresenta o impacto das criações humanas relacionadas ao mundo dos negócios no decorrer dos séculos, e ainda conta com boxes com perfis de personalidades do mundo dos negócios na atualidade, como Steve Jobs, incluindo brasileiros como Ricardo Semler.

O que esse livro pode te ensinar: Em primeiro lugar, contexto. Entender a necessidade humana de criar empreendimentos e o quanto eles influenciaram a humanidade ao longo da história.

Mas também é importante observar os processos pelos quais cada uma das grandes ideias do mundo passou em inúmeros aspectos: transformar a ideia negócio, administração, recursos humanos, gestão financeira, vendas, estratégias, marketing, consumo, etc.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio gratuitamente usando o Stage

Informação importante

Uma ótima notícia para você é que todos esses livros custam, em média, menos de R$50,00 e estão disponíveis nas principais livrarias online (sim, você pode comprá-los agora!).

Além disso, o dinheiro gasto com conhecimento, na verdade, funciona como um investimento, de baixíssimo custo para você como profissional, e para a sua empresa como um todo!

Por isso, se ainda está em dúvida sobre por qual começar, identifique qual necessidade da sua empresa deve ser priorizada e não deixe para depois.

Conhece alguém que precisa conhecer esses livros? Então compartilhe esse post!

Para saber quais são os maiores livros de marketing, leia esse post.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.