Por Renato Mesquita

Especialista em Marketing.

Publicado em 4 de janeiro de 2019. | Atualizado em 10 de setembro de 2019


Para ajudar você a — cada vez mais — se tornar um líder de referência, reunimos os dez melhores livros sobre liderança que vão impulsionar a sua carreira!

Se a sua meta é se tornar um líder melhor e aprimorar as suas práticas de gestão, principalmente, quando se trata do próprio negócio, a leitura pode ser uma grande aliada.

Para ajudar, reunimos os dez melhores livros sobre liderança que vão impulsionar a sua carreira. Continue a leitura conosco!

1. 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes — Stephen Covey

Stephen Covey se transformou em um dos autores mais influentes do século no mundo dos negócios, graças a este livro sobre liderança.

A sua proeza foi fugir do que o restante estava fazendo ao prometer fórmulas milagrosas para alcançar o sucesso e se focar em aspectos realmente eficazes para estimular profissionais a melhorarem o seu desempenho.

E, como empreendedor, você já deve saber que os hábitos podem determinar a sua vitória ou fracasso. Mas você sabe em quais deles se focar? Ou quais deles deve mudar?

Em os “7 Hábitos das pessoas altamente eficazes”, Covey responde a essas perguntas e traz outras dicas para que o líder seja capaz de aprimorar sua personalidade, criar objetivos alcançáveis, atuar melhor em equipe e se renovar continuamente para alcançar o sucesso que deseja.

 2. A essência do líder — Warren Bennis

O que torna alguém um bom líder? Com essa pergunta, o autor Warren Bennis entrevistou dezenas de gestores que se destacavam na sua área de atuação – de executivos a cientistas — em busca dos aspectos que transformam pessoas comuns em líderes natos.

A essência do líder” teve como resultado um livro com diversos pontos de vista sobre a verdadeira essência da liderança e os maiores segredos para motivar equipes, influenciar pessoas em prol de um mesmo objetivo e criar um legado.

3. 21 leis irrefutáveis da liderança — John Maxwell

O exercício da liderança é vital para qualquer aspecto da nossa vida, até mesmo fora do ambiente de trabalho. Mas para quem assume esse papel ainda é um desafio equilibrar o conhecimento teórico e as demandas do mundo real.

Com o objetivo de ajudar profissionais a desenvolverem técnicas próprias de atuação e melhorar as suas práticas de liderança, John Maxwell criou “21 leis irrefutáveis da liderança” que podem ser aplicadas facilmente no dia a dia.

Sua linguagem direta e arrebatadora tornou o autor um dos maiores especialistas na formação de novos líderes e no desenvolvimento de carreiras.

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

Todas as empresas são feitas de pessoas. E foi seguindo essa premissa que Dale Carnegie criou um dos melhores livros sobre relacionamentos interpessoais.

Mesmo lançado em 1936, “Como fazer amigos e influenciar pessoas” traz conceitos atuais para que os profissionais aprendam a lidar com pessoas e influenciá-las de maneira positiva.

5. Ágeis e inovadoras — Adam Bryant

Você já imaginou quais são os maiores segredos de CEOs para vencer a competição do mercado e levar as suas empresas ao topo? Adam Bryant, editor do jornal The New York Times, acabou com essa dúvida no livro “Ágeis e inovadoras”.

Uma série de entrevistas com mais de 200 líderes de grandes e pequenas empresas, ao longo da sua carreira, se transformaram em um manual elucidativo e inovador.

Nele, as melhores e piores experiências desses profissionais se transformaram em dicas valiosas para quem também deseja chegar ao topo.

6. Gestão da emoção — Augusto Cury

Nem só de conhecimento técnico e um currículo recheado se faz um bom profissional.

A inteligência emocional é uma das armas mais importantes para quem deseja melhorar o desempenho em qualquer área, se destacar da concorrência e sobreviver diante de situações de crise.

Em “Gestão da emoção”, o psiquiatra e escritor Augusto Cury apresenta técnicas simples para que os leitores administrem melhor as suas emoções e encontrem o equilíbrio necessário para enfrentar as desgastantes demandas profissionais, situações de estresse e os desafios que o mercado venha a trazer.

7. Inteligência emocional — Daniel Goleman

Também baseado no conceito de inteligência emocional, Goleman transformou os seus estudos científicos sobre o cérebro humano em lições valiosas para enfrentar o árduo mundo corporativo.

Ao destacar a importância do equilíbrio na tomada de decisões e relacionamento com pessoas, “Inteligência emocional” vem servindo como uma verdadeira “bíblia” para líderes que desejam aumentar o seu desempenho, otimizar o relacionamento com a família, e melhorar a própria qualidade de vida.

8. Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração — Ed Catmull e Amy Wallace

Inovação é a palavra da década no mundo empresarial. Talvez a palavra do século. Mas trazê-la para o dia a dia de uma empresa não é uma tarefa fácil.

Com uma vasta experiência como CEO da produtora Pixar Animation, e amigo de Steve Jobs – uma das mentes mais inovadoras do mundo — Ed Catmull apresentou os melhores caminhos para que os líderes se tornem ainda mais criativos no livro “Criatividade S.A”.

Leitura indispensável para quem deseja implementar a cultura da inovação no seu ambiente de trabalho e potencializar o alcance da sua empresa!

9. Um novo jeito de trabalhar — Laszlo Bock

O Google integrou por sete anos a lista mundial da revista Fortune como uma das “melhores empresas para se trabalhar”. Com escritórios que mais parecem parques de diversão e uma política de horários mais flexíveis, a organização criou não apenas um império da tecnologia, mas um novo jeito de trabalhar. Que inspira

E, por meio desse case de sucesso, o vice-presidente de RH da multinacional, revela em “Um novo jeito de trabalhar” como os líderes podem reter talentos, promover a criatividade, gerar satisfação e aumentar o desempenho dos seus colaboradores por meio de um pensamento “fora da caixa”.

10. Geração de Valor 2: plantando sonhos, colhendo conquistas — Flávio Augusto da Silva

Empreendedores que desejam se transformar em grandes líderes se encantarão com um dos livros sobre liderança mais verdadeiros e inspiradores da nossa geração.

Escrito pelo empresário brasileiro Flávio Augusto da Silva, criador da escola de idiomas Wise Up, e dono do clube de futebol norte-americano, Orlando City, a sequência do livro “Geração de Valor” traz uma abordagem diferenciada sobre o sucesso como algo que qualquer um pode aprender.

Vindo de uma família simples da periferia do Rio de Janeiro o autor revela, por meio de textos e charges, uma jornada como empreendedor marcada por percalços, mas muito longe do modelo imposto pelo senso comum.

E você, já leu algum desses livros sobre liderança? Não deixe de absorver todos os conhecimentos e aplicar em sua carreira.

Para seguir estudando sobre o tema, confira também nosso conteúdo sobre marketing de conteúdo para lideranças executivas.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *