Os 16 melhores livros sobre liderança para bons líderes

Para ajudar você a — cada vez mais — se tornar um líder de referência, reunimos os dez melhores livros sobre liderança que vão impulsionar a sua carreira!

10 melhores livros de liderança

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Se a sua meta é se tornar um líder melhor e aprimorar as suas práticas de gestão, principalmente, quando se trata do próprio negócio, a leitura pode ser uma grande aliada.

Para ajudar, reunimos os 16 melhores livros sobre liderança que vão impulsionar a sua carreira. Continue a leitura conosco!

1. 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes — Stephen Covey

Stephen Covey se transformou em um dos autores mais influentes do século no mundo dos negócios, graças a este livro sobre liderança.

A sua proeza foi fugir do que o restante estava fazendo ao prometer fórmulas milagrosas para alcançar o sucesso e se focar em aspectos realmente eficazes para estimular profissionais a melhorarem o seu desempenho.

E, como empreendedor, você já deve saber que os hábitos podem determinar a sua vitória ou fracasso. Mas você sabe em quais deles se focar? Ou quais deles deve mudar?

Em os “7 Hábitos das pessoas altamente eficazes”, Covey responde a essas perguntas e traz outras dicas para que o líder seja capaz de aprimorar sua personalidade, criar objetivos alcançáveis, atuar melhor em equipe e se renovar continuamente para alcançar o sucesso que deseja.

E sabe qual é um dos hábitos das pessoas eficazes? Estar sempre atento às oportunidades de melhoria! Que tal começar a praticar esse hábito agora utilizando um sistema de gestão para organizar sua agência? É só clicar no banner abaixo e usar gratuitamente o Studio!

 2. A essência do líder — Warren Bennis

O que torna alguém um bom líder? Com essa pergunta, o autor Warren Bennis entrevistou dezenas de gestores que se destacavam na sua área de atuação – de executivos a cientistas — em busca dos aspectos que transformam pessoas comuns em líderes natos.

A essência do líder” teve como resultado um livro com diversos pontos de vista sobre a verdadeira essência da liderança e os maiores segredos para motivar equipes, influenciar pessoas em prol de um mesmo objetivo e criar um legado.

3. 21 leis irrefutáveis da liderança — John Maxwell

O exercício da liderança é vital para qualquer aspecto da nossa vida, até mesmo fora do ambiente de trabalho. Mas para quem assume esse papel ainda é um desafio equilibrar o conhecimento teórico e as demandas do mundo real.

Com o objetivo de ajudar profissionais a desenvolverem técnicas próprias de atuação e melhorar as suas práticas de liderança, John Maxwell criou “21 leis irrefutáveis da liderança” que podem ser aplicadas facilmente no dia a dia.

Sua linguagem direta e arrebatadora tornou o autor um dos maiores especialistas na formação de novos líderes e no desenvolvimento de carreiras.

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

Todas as empresas são feitas de pessoas. E foi seguindo essa premissa que Dale Carnegie criou um dos melhores livros sobre relacionamentos interpessoais.

Mesmo lançado em 1936, “Como fazer amigos e influenciar pessoas” traz conceitos atuais para que os profissionais aprendam a lidar com pessoas e influenciá-las de maneira positiva.

5. Ágeis e inovadoras — Adam Bryant

Você já imaginou quais são os maiores segredos de CEOs para vencer a competição do mercado e levar as suas empresas ao topo? Adam Bryant, editor do jornal The New York Times, acabou com essa dúvida no livro “Ágeis e inovadoras”.

Uma série de entrevistas com mais de 200 líderes de grandes e pequenas empresas, ao longo da sua carreira, se transformaram em um manual elucidativo e inovador.

Nele, as melhores e piores experiências desses profissionais se transformaram em dicas valiosas para quem também deseja chegar ao topo.

6. Gestão da emoção — Augusto Cury

Nem só de conhecimento técnico e um currículo recheado se faz um bom profissional.

A inteligência emocional é uma das armas mais importantes para quem deseja melhorar o desempenho em qualquer área, se destacar da concorrência e sobreviver diante de situações de crise.

Em “Gestão da emoção”, o psiquiatra e escritor Augusto Cury apresenta técnicas simples para que os leitores administrem melhor as suas emoções e encontrem o equilíbrio necessário para enfrentar as desgastantes demandas profissionais, situações de estresse e os desafios que o mercado venha a trazer.

7. Inteligência emocional — Daniel Goleman

Também baseado no conceito de inteligência emocional, Goleman transformou os seus estudos científicos sobre o cérebro humano em lições valiosas para enfrentar o árduo mundo corporativo.

Ao destacar a importância do equilíbrio na tomada de decisões e relacionamento com pessoas, “Inteligência emocional” vem servindo como uma verdadeira “bíblia” para líderes que desejam aumentar o seu desempenho, otimizar o relacionamento com a família, e melhorar a própria qualidade de vida.

8. Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração — Ed Catmull e Amy Wallace

Inovação é a palavra da década no mundo empresarial. Talvez a palavra do século. Mas trazê-la para o dia a dia de uma empresa não é uma tarefa fácil.

Com uma vasta experiência como CEO da produtora Pixar Animation, e amigo de Steve Jobs – uma das mentes mais inovadoras do mundo — Ed Catmull apresentou os melhores caminhos para que os líderes se tornem ainda mais criativos no livro “Criatividade S.A”.

Leitura indispensável para quem deseja implementar a cultura da inovação no seu ambiente de trabalho e potencializar o alcance da sua empresa!

9. Um novo jeito de trabalhar — Laszlo Bock

O Google integrou por sete anos a lista mundial da revista Fortune como uma das “melhores empresas para se trabalhar”. Com escritórios que mais parecem parques de diversão e uma política de horários mais flexíveis, a organização criou não apenas um império da tecnologia, mas um novo jeito de trabalhar. Que inspira

E, por meio desse case de sucesso, o vice-presidente de RH da multinacional, revela em “Um novo jeito de trabalhar” como os líderes podem reter talentos, promover a criatividade, gerar satisfação e aumentar o desempenho dos seus colaboradores por meio de um pensamento “fora da caixa”.

10. Geração de Valor 2: plantando sonhos, colhendo conquistas — Flávio Augusto da Silva

Empreendedores que desejam se transformar em grandes líderes se encantarão com um dos livros sobre liderança mais verdadeiros e inspiradores da nossa geração.

Escrito pelo empresário brasileiro Flávio Augusto da Silva, criador da escola de idiomas Wise Up, e dono do clube de futebol norte-americano, Orlando City, a sequência do livro “Geração de Valor” traz uma abordagem diferenciada sobre o sucesso como algo que qualquer um pode aprender.

Vindo de uma família simples da periferia do Rio de Janeiro o autor revela, por meio de textos e charges, uma jornada como empreendedor marcada por percalços, mas muito longe do modelo imposto pelo senso comum.

11. O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Quer ficar por dentro das tendências administrativas que realmente têm feito a diferença no mundo dos negócios? Peter Drucker destaca os novos cenários vivenciados pelos líderes e como lidar com eles de maneira prática e eficiente.

O livro foi lançado pela primeira vez no Brasil no ano de 1990 com o título “O Gerente Eficaz” e voltou às prateleiras em uma nova e revista edição, permanecendo como um importante guia para quem quer desenvolver as habilidades de liderança.

12. The Seasons of Life – Jim Rohn

O que as estações do ano têm a ver com a sua vida e com a sua carreira? Jim Rohn explica.

Neste livro, ele faz um paralelo entre as mudanças de estações e as fases que todas as pessoas costumam passar ao longo de sua trajetória. Mais do que isso, mostra como extrair o melhor de cada uma.

13. A Arte da Guerra – Sun Tzu

Quer ter domínio sobre o mercado com táticas eficazes utilizadas ao longo dos séculos? Então preste atenção ao que ensina o livro A Arte da Guerra. Escrito durante o século IV a.C., o material mostra conceitos sobre estratégia militar.

As experiências nesse segmento podem ensinar muito aos profissionais de diversas áreas, inclusive sobre posicionamento e segmentação, algo essencial nas áreas de marketing, publicidade, administrativa, entre outras.

14. O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Por que você faz o que faz na vida e nos negócios? Essa pergunta parece ser difícil de ser respondida, mas Charles Duhigg consegue mostrar muito bem como os hábitos são construídos e por que, por vezes, é tão complicado abandonar aqueles que não são bons.

Além disso, o autor traz exemplos de profissionais e organizações hoje bem-sucedidos que conseguiram driblar os costumes que nada acrescentam e passaram a cultivar ações diárias que ajudam a alcançar o sucesso.

15. O Obstáculo é o Caminho – Ryan Holiday

O título do livro é bastante intrigante, não é mesmo? Afinal, muitas vezes, até mesmo o mais experiente líder costuma enxergar o obstáculo como o fim de algo. Ryan Holiday, por sua vez, mostra que não é bem assim, pelo contrário.

Com exemplos de líderes que fizeram a diferença desde a época do Império Romano, o autor busca inspiração na trajetória dessas pessoas para destacar como é possível aprender com as adversidades e utilizá-las a seu favor.

16. Mindset – Carol Dweck

A atitude mental (mindset) pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso de um profissional. A autora Carol Dweck mostra como a maneira de cada um encarar a vida pode ser determinante para que se obtenha sucesso.

O livro conta com exemplos reais que auxiliam no processo de identificação do perfil dos vendedores e revelam o que fazer para que eles possam se desenvolver cada vez mais.

E você, já leu algum desses livros sobre liderança? Não deixe de absorver todos os conhecimentos e aplicar em sua carreira.

Para seguir estudando sobre o tema, confira também nosso conteúdo sobre marketing de conteúdo para lideranças executivas.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.