Logotipo ou logomarca: aprenda hoje a diferença

Logotipo ou logomarca

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Basta olhar uma maçã mordida para pensar “Apple”. Ou então ver as curvas sinuosas da Coca-Cola para perceber que você já viu aquele design tão característico em algum lugar.

E, a partir disso, muitos se perguntam: logotipo ou logomarca? Como distinguir?

Calma! Hoje vamos falar sobre o que é cada um, mostrando as semelhanças e as diferenças. O principal é saber que elas são um item fundamental para a construção e para o fortalecimento da sua marca:

Logotipo ou logomarca?

Há quem diga que são a mesma coisa ou que o nome não faz diferença. Mas conhecimento é sempre importante e certamente vai te ajudar um bocado nas reuniões sobre marca e identidade visual com o time de design gráfico.

Não é nada difícil: a maioria dos logos é composta por 2 itens: a parte escrita e um desenho, certo?

Voltando ao exemplo do início do post, é a maçã mordida + Apple. A partir desse exemplo fica mais fácil perceber quem é quem no design.

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada.

Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente.

Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.

Um bom exemplo é Coca-Cola. E ele funciona por 3 motivos básicos:

  • nome pouco comum;
  • termo que “pega fácil”;
  • força da própria marca.

Já outras têm uma logomarca tão forte que funcionam mesmo sem o logotipo: a grande concha amarela e vermelha da petrolífera Shell é o exemplo perfeito disso.

É correto falar Logomarca?

O termo é formado pela união de duas palavras: logo + marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.”

Portanto logomarca significaria “Significado do Significado” ou “Conceito do Conceito”. Portanto logomarca não é o termo mais correto.

Porém, por já ser tão popularmente difundido surgiu a diferenciação de logotipo e logomarca, sendo o primeiro envolvendo o texto como explicado.

Porém, logomarca pode ser substituído pelo termo “marca”.

Você também pode se interessar por estes conteúdos:

Quais são os pontos em comum?

Agora que as diferenças entre ambas ficou clara, é hora de falar sobre as similaridades.

Seja logotipo ou logomarca, uma característica em comum está na força da sua composição gráfica. Explicando: cores ajudam o seu público a entender mais sobre o que é o seu negócio.

Não é à toa que McDonald’s é vermelho e amarelo. Essa mistura estimula o consumo e, ao mesmo tempo, é forte demais para que você permaneça no ambiente por muito tempo — a exata ideia do fast-food.

Outro ponto em comum é que ambas precisam ser legíveis e escaláveis, ou seja, precisam poder ser aplicadas em qualquer tamanho sem perder a qualidade.

Por que eles são tão importantes?

Humanos são seres visuais. É por isso que o design e a identidade visual são tão importantes: fica muito mais fácil assimilar e guardar uma imagem do que apenas um texto.

Veja na prática:

M

ou

Responda sinceramente: qual M é mais impactante e atraente?

Vale dizer que logotipo ou logomarca também ajudam na construção da identidade e até mesmo na relação de confiança com o público. Basta perceber como somos atraídos sempre pelo visual mais adequado ao ramo de atuação da empresa.

Aprendeu a diferenciar logotipo ou logomarca? Agora estude a marca do seu negócio e veja como melhorar para cativar a clientela.

Quer saber como criar uma marca incrível? Então conheça agora os 9 melhores aplicativos para criar o seu logotipo!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.