Instagram Shopping: veja como criar a sua própria loja e 5 dicas para vender mais

Instagram Shopping é o recurso que permite que marcas criem suas próprias lojas dentro da rede social. Por meio dele, é possível cadastrar produtos e criar marcações nas fotos e nos stories, direcionando o usuário para a compra do item.

Instagram Shopping

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Não é de hoje que o Instagram mostra um grande potencial para as marcas, e é justamente isso que fez com que a plataforma implementasse ferramentas como o Instagram para Empresas e também o Instagram Shopping.

A solução tem ajudado varejistas de todos os portes, das iniciantes às gigantes, a venderem seus produtos de maneira rápida, ilustrativa e altamente engajadora.

É muito comum que as empresas postem em suas contas do Instagram imagens de seus produtos como forma de promoção. A partir disso, o Instagram Shopping foi pensado para que, além de expor, as marcas também pudessem oferecer um botão de compra.

Assim, o processo se torna mais rápido e dinâmico, com uma linkagem que pode ser decisiva para gerar mais conversões. Neste post falaremos mais sobre os seguintes tópicos:

Continue a leitura e confira mais a seguir!

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso que permite que varejistas coloquem links de produtos em fotos publicadas no feed.

Na prática, em vez de usar tags para marcar usuários, o recurso funciona de maneira similar às etiquetas de preço: cada item mostrado nas fotos recebe essa tag, mas com o seu nome e o valor do item.

O diferencial que realmente funciona a favor das lojas é que não se trata apenas de algo informativo, mas, na verdade, é uma pequena loja que a marca pode criar no seu perfil no Instagram.

No feed principal das lojas, é possível ver entre as abas uma que é direcionada ao Instagram Shopping, com o ícone de uma sacola de compras.

Ícone loja no Instagram

Se preferir, o usuário pode clicar diretamente nessa aba, acessando então o feed com todos os produtos que a loja tem. Assim, não é necessário encontrá-los em meio às postagens tradicionais da marca.

Exemplo de loja no Instagram

É um grande avanço a nível funcional para atender a quem deseja uma experiência otimizada, visitando o perfil apenas para buscar um produto específico e realizar a compra.

Como funciona a ferramenta de compras do Instagram?

O Instagram Shopping oferece diferentes formas de visualização de produtos, além do modo como os usuários podem finalizar a compra dos produtos.

A ideia é, além de facilitar o acesso a esses itens, também garantir que empresas de todos os portes possam desfrutar da ferramenta. No entanto, aqui vale o mesmo requisito para o uso de links nos stories: a partir de 10 mil seguidores!

Entenda melhor como funciona o Instagram Shopping em diversos momentos da experiência de navegação dos usuários e conheça melhor a forma como ele dispõe os produtos.

No feed

As fotos são postadas normalmente, com as marcações sobre os produtos. Ao clicar nas tags com nome e preço, o usuário é direcionado a um ambiente dentro do Instagram, com mais fotos do item.

Produto no Instagram Shopping

Logo abaixo, há um novo feed de postagens, só que esse é somente com os posts que têm tags de produtos, formando uma verdadeira loja.

Nesse ambiente, também há um botão de destaque que, quando clicado, encaminha o usuário para o site da marca, para que então ele possa concluir a compra.

Nos stories

Nos stories, o funcionamento não é diferente. Da mesma forma que em contas de usuários comuns é possível marcar pessoas, quem tem o Instagram Shopping habilitado pode usar as tags de produtos.

Ao clicar sobre eles, o usuário é direcionado normalmente para a página do item, da mesma forma que acontece com o uso no feed.

Instagram Shopping nos Stories
Retirado de: Meltwater

Em filtros de realidade aumentada

Outro recurso, esse mais lúdico, é a integração de recursos do Instagram Shopping a filtros de realidade aumentada.

Nos stories, esses filtros ficam disponíveis para os usuários testarem determinado produto, que pode ser um batom, óculos, um chapéu, um item de decoração para ambientes, ou qualquer outra possibilidade.

Loja no Instagram e uso de filtros de realidade aumentada
Retirado de: Later

O ideal é que, com o uso do filtro, seja realmente possível simular o uso do produto em questão.

Aliás, nesse mesmo filtro há uma tag que leva à página de informação ou compra do produto, geralmente com um botão “Compre o seu agora”. Assim, as chances de conversão aumentam, já que o usuário pode testar o produto com o uso do filtro.

Para quem não tem site

O Instagram Shopping também beneficia os pequenos empreendedores, aqueles que nem mesmo têm um site ou simplesmente optaram por realizar todos os seus negócios na plataforma.

Nessa página de informações do produto, ao mesmo tempo em que se pode inserir um link direcionando o usuário ao site, é possível colocar um botão de checkout, sem ir para nenhuma outra página.

Essa opção permite que a compra seja finalizada dentro do Instagram, otimizando ainda mais o processo. Isso viabiliza que pequenos negócios tenham uma loja no Instagram de forma integral, com infraestrutura enxuta e totalmente funcional.

Por meio de influencers

Uma das estratégias mais valiosas em termos de redes sociais, o marketing de influência ainda recebe uma ferramenta a mais quando o assunto é Instagram Shopping.

A plataforma criou a possibilidade de perfis de influencers usarem as tags de produtos em seus posts, ou seja, essas pessoas podem direcionar seus seguidores para comprarem esses produtos.

É bem comum que influenciadores de moda recebam nos comentários perguntas sobre a marca de suas roupas e onde consegui-las. A partir disso, o Instagram encontrou uma ótima solução que pode gerar vantagens tanto para os influencers quanto para as marcas.

As empresas podem, por meio dessas pessoas que representam suas marcas, alcançar de maneira precisa seu público-alvo, gerando conversões com ciclos bem menores.

Já quem ganha a vida com o perfil do Instagram pode se aliar a marcas, recebendo tanto em porcentagem de vendas quanto pela publicidade do post.

Por que usar o Instagram Shopping?

É indiscutível o fato de que o Marketing Digital precisa de recursos que otimizem o processo de compra.

Quando falamos do Instagram Shopping, além de possibilitar isso, ele ainda oferece uma oportunidade de publicidade muito eficaz, já que, ao mesmo tempo em que mostra seus produtos, oferece a oportunidade de comprá-los instantaneamente.

Ainda que indiretamente, usar essa ferramenta do Instagram é também aproveitar uma série de recursos que nem sempre seriam possíveis diretamente em um e-commerce tradicional, ou combinando a loja virtual com o marketing tradicional.

A seguir, veja as razões que você deve considerar para começar a usar o Instagram Shopping.

Recursos seguros e avançados

Quem compra online está sempre preocupado com a segurança do ambiente, afinal, é necessário inserir informações pessoais e financeiras.

Diante disso, o Instagram Shopping é uma ferramenta totalmente segura, que permite realizar o checkout sem riscos para os dados do comprador.

Novas marcas também compartilham essa preocupação e nem sempre têm recursos para manter um site funcional e seguro.

Assim, usar o checkout do próprio Instagram Shopping pode ser uma ótima forma de manter uma relação segura e otimizada com o público, graças aos recursos da ferramenta.

Otimização do processo de compras

O processo tradicional de compra na web geralmente é visto de maneira muito simples: o usuário visita o e-commerce, gosta do produto e compra, ou ele vê o item no Instagram da loja, vai até o site e compra.

Por mais que sejam ciclos fáceis, o Instagram Shopping foi capaz de agilizá-los ainda mais.

Se esse usuário está rolando o feed e encontra um produto que gosta, para ele é muito mais fácil realizar a compra ali mesmo, sem precisar ir para outro ambiente.

Essa facilidade e conveniência podem ser fatores decisivos para gerar mais conversões, graças a um processo facilitado, realizado em um só lugar.

Geração de tráfego para o site

Se a marca precisa aumentar o tráfego do site, cadastrar mais produtos no Instagram Shopping pode ser um ótimo recurso.

Assim, é possível usar a rede social como uma vitrine que atrai público qualificado para visitar esse site, desde que não seja usado o checkout integrado na plataforma, naturalmente.

Assim, além de conseguir esse tráfego, ainda há a oportunidade de gerar mais vendas, já que esse visitante está em um ambiente com mais produtos que ele pode explorar.

Dessa forma, além das visitas a mais, é possível aumentar o ticket médio e o faturamento da loja!

Como criar uma loja no Instagram?

Ficou a fim de começar a usar esse recurso? Primeiramente você deve entender se o perfil da sua empresa se enquadra nos requisitos básicos exigidos pelo Instagram Shopping.

Para isso, é preciso atender aos seguintes pontos:

  • a loja precisa estar em um dos 46 países contemplados (o Brasil está!);
  • a loja precisa vender bens materiais, e não serviços;
  • a loja precisa cumprir as políticas comerciais do Instagram;
  • a conta precisa ser comercial;
  • a conta precisa estar conectada a uma página do Facebook.

Se você cumpre todos os requisitos, siga o passo a passo a seguir!

Conecte o perfil do Instagram para Negócios ao catálogo do Facebook

Vá na página do Facebook da marca e clique na aba “Loja”. Então siga as etapas:

  1. clique em configurar loja;
  2. insira o endereço da loja;
  3. escolha uma moeda para a cobrança dos preços;
  4. entre com o email utilizado para a página do Facebook;
  5. selecione as taxas relacionadas a seu país e estado;
  6. finalize e comece a cadastrar os produtos.

Aguarde a revisão de conta que o Instagram fará

Agora que você já fez todo o processo no Facebook, o Instagram vai revisar os produtos que você inseriu antes de habilitar a marcação dos itens nos posts e nos stories, criando a aba da loja no seu perfil.

Nesse momento, basta esperar, já que o processo pode levar dias e você será notificado quando puder começar a usar os recursos.

Comece a cadastrar os produtos

Se a revisão for positiva, é hora de cadastrar os produtos, e o processo é muito simples. Escolha a foto para postar e siga o passo de sempre.

No espaço de adicionar tags de pessoas e locais, você verá a opção de adicionar também a tag de produto.

Selecione essa opção e, em seguida, insira o nome, o preço e as fotos adicionais que a ferramenta permite incluir na página do produto. A sua postagem ficará da seguinte forma:

Loja no Instagram

Nos stories, o processo também é parecido com o que estamos acostumados. Basta subir a foto e, nas opções para inserir gifs e stickers, você encontrará a opção “Produto”, com o símbolo da bolsa de compras. Basta tocar nele e cadastrar o item com as informações principais.

Como fazer sucesso no Instagram Shopping?

Não basta só ter o recurso do Instagram Shopping à disposição; é fundamental saber usá-lo da melhor forma, potencializando os resultados.

Por isso, veja as dicas que separamos e entenda como elas podem ajudar você a engajar e vender mais!

1. Siga uma linha estética nos seus posts

Seus posts precisam seguir uma identidade visual, o que dará a “cara” da sua marca também à loja do Instagram.

Por isso, use os mesmos ângulos, filtros e tipo de câmera e crie um padrão para esses cliques. Assim, os usuários associam mais fácil todas essas características à marca.

Observe como o feed da Quem Disse Berenice usa uma mesma paleta de cores e ainda assim consegue explorar diferentes tipos de conteúdos:

Exemplo de feed atrativo no Instagram

2. Escolha imagens que ilustrem bem os produtos

As imagens são fundamentais na hora de anunciar produtos. Afinal, elas que vão ilustrá-los e gerar o desejo de compra no público.

Use fotos comerciais produzidas para catálogos e publicidade comum, dando atenção ao formato das imagens. No caso de roupas, fotos de modelos usando as peças são as melhores opções.

Um exemplo bem legal é o da Nike, que conseguiu conciliar bem uma apresentação em destaque para o produto com o uso de elementos gráficos da sua identidade.

Foto de produto para loja no Instagram

3. Use as galerias para lookbooks ou linha de produtos

As galerias de posts permitem inserir várias fotos em apenas uma publicação. Você pode usar essa possibilidade para criar um lookbook de uma coleção, com todos os itens em um só post, adicionando a tag de compra a elas.

Também é possível usar a galeria para anunciar os produtos de uma linha específica nessa sequência de fotos.

4. Cheque os links

Pretende direcionar os links dos produtos para seu site? Sempre que terminar de cadastrar uma tag, cheque se essa linkagem está funcionando adequadamente.

Afinal, se houver algum erro na navegação, a experiência será ruim, o consumidor não ficará satisfeito e você perderá tráfego e oportunidades de vendas.

5. Posicione as tags harmoniosamente

Ao inserir mais de uma tag na foto, preocupe-se com a forma como elas ficarão dispostas na imagem. Certifique-se de que elas estarão posicionadas em cima do produto e que também não estarão umas sobre as outras, causando poluição visual.

Uma boa ideia para quem está começando a trabalhar com Instagram Shopping é buscar inspiração no que grandes marcas estão fazendo. Perfis de empresa como Adidas Brasil, Ponto Frio, Mac Cosmetics Brasil e muitas outras têm feito um trabalho que pode inspirar novos empreendedores.

Já que o assunto é Instagram, que tal otimizar seus resultados orgânicos na rede social? Confira nosso ebook sobre o assunto!

Como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram ebook
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.