Lucro por cliente: o que é e como calcular o LPC?

Está com dúvidas sobre como utilizar o LPC (lucro por cliente) de forma estratégica na agência de publicidade? Confira o artigo a seguir e saiba como aplicar esse indicador nas análises do seu negócio!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Dirigir uma agência de publicidade é uma tarefa realmente desafiadora, não acha? É necessário empreender muitos esforços para alcançar bons resultados e melhorar a lucratividade da empresa. Entre as variáveis que podem auxiliar você na realização de análises precisas sobre o desempenho do negócio, está o lucro por cliente (LPC).

Com as métricas certas, é possível fazer avaliações mais completas e associá-las em um estudo estratégico da agência. Quer entender o funcionamento do LPC e como usá-lo? Acompanhe o conteúdo a seguir e fique expert no assunto!

O que é lucro por cliente?

Trata-se de uma métrica que aponta quanto de retorno foi obtido com cada pessoa que contrata seus serviços. Ela pode ser estratégica, mas, para tanto, é importante que não seja aplicada de forma isolada. O LPC deve se associar ao custo de aquisição de clientes (CAC), pois, para calcular o retorno líquido com um cliente, é preciso saber o quanto foi investido em marketing.

Por que é importante ter ciência do LPC da agência?

O lucro por cliente é uma informação estratégica, que ajuda nas tomadas de decisões relacionadas às ações de venda. Ele também permite conferir a efetividade da proposta de marketing, além de ser necessário para planejar as novas ações de propaganda.

Outra razão que mostra o quanto o lucro por cliente é importante é a possibilidade de melhorar o controle financeiro e ter um maior conhecimento das finanças. Além disso, o indicador é uma forma de calcular o retorno obtido com os investimentos nos clientes.

Assim, é muito importante ir além das taxas de conversão ao avaliar o desempenho de suas ações de venda. É preciso conhecer o quanto se injeta de capital para atrair cada consumidor e verificar qual é o rendimento obtido com eles.

De que maneira calcular o LPC?

Para calcular o lucro por cliente, basta fazer a diferença entre o valor em vendas a um consumidor específico e o total de custos necessários para atraí-lo e convertê-lo. O tempo de conversão não é considerado.

Se uma produtora de cosméticos veganos gasta 100 reais em campanhas de marketing por cliente e, depois de 3 meses, um comprador adquire 400 reais em produtos, por exemplo, o LPC será de 300 reais. Em uma situação menos favorável, um consumidor adquire itens que totalizam 80 reais. Nesse caso, não houve lucro, mas sim um déficit de 20 reais no LPC.

Como identificar o custo de aquisição de clientes (CAC)?

O custo de aquisição de clientes deve ser analisado em conjunto com o LPC. Para calculá-lo, comece acompanhando as despesas de marketing com cada canal de propaganda utilizado na sua agência. Em seguida, para cada meio, acompanhe o número de clientes adquirido no mesmo período. Depois, divida as despesas com marketing pela quantidade de consumidores obtida na mesma fonte.

Ao entender qual é o custo para adquirir cada comprador e o lucro por cliente, você consegue fazer uma análise mais precisa quanto ao desempenho do negócio. Com as duas métricas, é possível verificar se está precificando adequadamente os seus serviços e avaliar se os esforços estão sendo eficazes.

Lembre-se de que o ideal é ter um CAC menor do que o LPC. Sempre que obtiver lucro por cliente, avalie qual foi o custo de aquisição daquele comprador. Quando o valor é muito alto, pode não ser compensatório investir naquela estratégia.

Como otimizar o LPC da sua agência?

Quer saber como otimizar o lucro por cliente da sua agência? Confira os tópicos a seguir e entenda mais sobre o tema!

Invista em inovação

Investir nas novidades do mercado é uma maneira de ampliar o leque de possibilidades da agência. Há diversas alternativas que podem ser desenvolvidas para aumentar a agilidade dos negócios e promover uma melhoria na qualidade do trabalho. Dessa forma, é importante que você se mantenha atento às inovações que são lançadas.

Utilize a tecnologia

A tecnologia é fundamental para alcançar bons resultados em uma agência de publicidade. Os softwares especializados na gestão de agências, por exemplo, são ferramentas que otimizam os processos e integram os módulos operacionais aos financeiros.

Tais soluções informatizadas também permitem um controle sistematizado dos jobs, a divisão de tarefas e o acompanhamento do trabalho em tempo real. Tudo isso garante mais praticidade e eficiência para os profissionais.

A precificação dos serviços pode ocorrer com mais facilidade por meio do timesheet, sendo que vários dos documentos utilizados junto aos clientes têm modelos padronizados e fornecidos pelo software. Como consequência, há mais agilidade, ao passo que os erros no cotidiano da agência são minimizados.


Tenha velocidade nos serviços

Vivemos em uma cultura imediatista: as pessoas já não têm mais tanto tempo para investir em suas compras. Assim, quanto mais rápidos forem o atendimento e o recebimento dos produtos ou serviços, melhor. Ter velocidade no trabalho indica eficiência e precisão. Com rapidez e agilidade, o cliente vai saber que pode contar com sua agência.

Priorize a retenção de clientes

Investir na retenção de clientes sai bem mais barato do que conquistar novos consumidores. Sendo assim, é fundamental estabelecer estratégias de fidelização de compradores. Você pode enviar e-mails promocionais, oferecer formas vantajosas de pagamento e promover uma boa formação dos colaboradores, para que eles ofereçam um tratamento diferenciado ao público.

O lucro por cliente é uma variável importante a ser calculada nas agências de publicidade. Com esse dado, você pode realizar análises estratégicas e desenvolver intervenções construtivas, capazes de facilitar os processos e otimizar o rendimento da organização. Para fazer um estudo ainda mais preciso das condições do seu negócio, calcule juntamente o custo de aquisição de clientes e compare os valores.

Há diversas estratégias que são possíveis de se adotar na companhia para otimizar o lucro por cliente. Investimentos em tecnologia e inovação são as principais medidas para conferir mais agilidade, precisão e eficiência à produção.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.