Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 4 de maio de 2020. | Atualizado em 4 de maio de 2020


A integração do email ao seu Marketing Digital ainda é indispensável, mesmo com a presença das redes sociais. E ferramentas como o MailChimp no WordPress contribuem bastante com esse trabalho.

Se você já utiliza o WordPress como parte de sua estratégia de Marketing Digital, deve saber muito bem a importância desse CMS para o desempenho da sua marca. Porém, para que seu site se converta em maior rentabilidade, é importante integrá-lo com outras ferramentas e plugins. E um dos exemplos de maior destaque é o MailChimp para WordPress.

Você provavelmente já ouviu falar desse programa e conhece algumas de suas funcionalidades. Porém, depois de instalá-lo, pode ser que você tenha alguns problemas para fazer a configuração corretamente, o que diminui bastante a eficácia do MailChimp. E se você ainda não utiliza essa ferramenta, vale a pena conhecer suas funcionalidades e entender como ela contribui com o melhor posicionamento da sua marca e do seu site.

Para auxiliar com isso, este artigo vai abordar os seguintes pontos:

1.  O que é o MailChimp?

2.  Quais são as funcionalidades do MailChimp para WordPress?

a.   Criação de formulários

b.   Lista de emails

c.   Criação de landing pages

d.  Publicação em redes sociais

e.   Análise de dados de desempenho

f.    Automação de respostas

3.  Como configurar o MailChimp no WordPress?

a.   Crie uma conta no MailChimp

b.   Crie uma lista de emails

c.   Monte uma sequência de mensagens

d.  Adicione um formulário de inscrição ao WordPress

4.  3 dicas para ter mais sucesso com o MailChimp no WordPress

a.   Não envie spam

b.   Teste suas mensagens primeiro

c.   Otimize o formato para aparelhos móveis

Acompanhe e descubra como usar o MailChimp no WordPress com maior eficácia.

O que é o MailChimp?

Trata-se de uma plataforma de automação de marketing e serviço de email marketing. O programa ajudar a gerenciar seu público, manter uma boa comunicação, entre outras tarefas essenciais para otimizar o desempenho do seu site.

Ele facilita várias subtarefas atreladas ao trabalho de marketing, como design responsivo de mensagens, criação de respostas automatizadas, listas de email e afins. Falaremos um pouco mais sobre essas funcionalidades mais adiante.

Seus clientes podem utilizá-lo por meio de um aplicativo baseado em web, ou seja, não é necessário baixar e instalar um software correspondente em sua máquina. Isso facilita bastante o início de seu uso, pois o sistema é compatível com os principais navegadores, bastando apenas habilitar Cookies, JavaScript e aceitar pop-ups.

Quais são as funcionalidades do MailChimp para WordPress?

Mesmo em sua versão gratuita, o MailChimp apresenta uma série de recursos muito úteis para o trabalho de email marketing. Veja aqui algumas das principais.

1.     Criação de formulários

Com um formulário de inscrição, seus leads podem fornecer emails com mais facilidade. Contatos adquiridos organicamente sempre são mais rentáveis do que aqueles adquiridos por outros métodos.

Powered by Rock Convert

2.     Lista de emails

Você pode ter uma ou mais listas de email, dependendo do plano. Dessa forma, é possível qualificar leads em diferentes grupos e gerar campanhas de email marketing mais eficazes.

3.     Criação de landing pages

O MailChimp também pode ser usado para criação de landing pages, que são muito úteis para potencializar o trabalho de marketing associado ao WordPress.

4.     Publicação em redes sociais

Além de automatizar emails, esse programa também pode automatizar a postagem em redes sociais. Dessa forma, ao publicar algo no seu blog, imediatamente haverá uma postagem correspondente nas redes sociais.

5.     Análise de dados de desempenho

Boa publicidade também depende de planejamento. E, por isso, você deve acompanhar seus dados de desempenho. Nesse contexto, o MailChimp fornece estatísticas sobre os resultados de suas campanhas ao longo do tempo.

6.     Automação de respostas

A principal funcionalidade do MailChimp no WordPress, sendo também seu maior atrativo, é a automação de email marketing. Com esse recurso, você pode programar uma série de mensagens ou preparar uma newsletter automática com suas últimas postagens, economizando bem mais tempo e melhorando o engajamento da equipe.

Como configurar o MailChimp no WordPress?

Como já mencionamos, uma das primeiras dificuldades que muitas pessoas têm ao começar a utilizar o MailChimp é fazer sua configuração de forma correta. Porém, depois que ele é devidamente configurado para o WordPress, tudo fica bem mais fácil.

Para ajudar com isso, trouxemos aqui um passo a passo para você conseguir configurar o plugin. Acompanhe.

1.     Crie uma conta no MailChimp

Para poder utilizar essa ferramenta, obviamente, você precisa ser um cliente. Para isso, basta visitar o site da MailChimp e fazer a sua inscrição. É nesse momento também que você deve escolher um plano de adesão, que pode ser pago ou gratuito.

mailchimp wordpress

O modelo gratuito apresenta algumas limitações, mas ele ainda oferece as principais funcionalidades, incluindo a automação de emails. Nos próximos tópicos, vamos mencionar alguns desses limites; assim, você consegue tomar uma decisão mais adequada às necessidades do seu site.

2.     Crie uma lista de emails

O próximo passo para configurar seu MailChimp e usá-lo no WordPress é montar uma lista de emails, a qual será referenciada na hora de mandar mensagens para seu público. Para isso, faça login em sua conta MailChimp e acesse a aba “Create Audience”.

mailchimp wordpress

Aqui você deve dar um nome para sua lista, um email de referência como remetente das mensagens e um lembrete para os clientes explicando como eles foram incluídos na lista. A versão gratuita apresenta limite de 1 lista, que também tem um limite de nomes, mas isso pode ser suficiente para quem está começando. E você pode fazer um upgrade em sua inscrição no futuro.

3.     Monte uma sequência de mensagens

Quando alguém se inscreve em sua lista de email, é esperado que ele receba ao menos uma mensagem relativa ao seu produto ou serviço. Porém, o mais comum é receber uma pequena sequência automática de mensagens em intervalos regulares, geralmente de uma semana.

Para isso, você deve montar uma sequência de emails e programá-la para ser enviada automaticamente. Para isso, acesse “Campaigns” > “Create Campaigns” na sua conta do MailChimp. Lá você deve escolher um tipo de campanha, uma lista associada a ela e um layout.

mailchimp wordpress

Como campanha, escolha “email”, depois “automated” e “custom”. Dentro da nova aba, você poderá editar a campanha e criar vários emails, de acordo com sua estratégia de conversão. Lembre-se de criar emails de acordo com sua persona, a fim de serem mensagens efetivas.

4.     Adicione um formulário de inscrição ao WordPress

Por fim, para poder integrar completamente o MailChimp no WordPress, você deve colocar um formulário de inscrição. Para isso, primeiro, você deve entrar no seu perfil do MailChimp, clicar em “Audience” no menu superior, escolher a opção “signup forms” e, depois, selecionar “Embedded Forms”.

mailchimp wordpress
mailchimp wordpress

Você será direcionado para uma página de configuração, na qual pode preparar a página do seu formulário, escolhendo cada item que deseja mostrar e as informações a serem exibidas. Depois que tudo estiver ao seu gosto, você pode copiar o código HTML e adicioná-lo a uma página no WordPress.

Para isso, vá nas configurações do WordPress, acesse “Appearance” > “Widgets”.

mailchimp wordpress

Adicione um Widget de HTML à barra lateral do seu site e cole o código no conteúdo. Quando você acessar o site, verá o formulário de inscrição de email disponível em todas as suas páginas.

mailchimp wordpress
mailchimp wordpress

3 dicas para ter mais sucesso com o MailChimp no WordPress

Apesar de ser uma ferramenta muito útil, você ainda precisa tomar alguns cuidados para usar o MailChimp corretamente em seu plano de marketing. Sem boas práticas, nem as melhores ferramentas geram os resultados que você busca.

Para ajudar você a não cometer erros, separamos aqui 3 dicas para maximizar seu desempenho. Confira.

1.     Não envie spam

O spam, para quem não conhece, é uma prática bem antiga de email, na qual uma empresa envia dezenas de mensagens em um curto período, seja para um mesmo contato, seja para contatos que não se inscreveram voluntariamente. Pode parecer uma estratégia válida buscar maior quantidade, mas isso apenas prejudica seu desempenho.

Quando você faz spam, além de poder ser barrado por alguns provedores de email, também tende a afastar seus inscritos, pois você estará sobrecarregando suas caixas de mensagens. Esse tipo de marketing agressivo não é nada bem-vindo para o público geral e prejudica a imagem da sua empresa.

2.     Teste suas mensagens primeiro

Depois de disparar um email, pode ser que alguma parte da configuração não fique bem alinhada, que alguma imagem apareça cortada etc. Essa falta de polimento é outro fator que afasta alguns clientes.

Para evitar isso, a melhor atitude é fazer testes antes de começar a disparar mensagens. Dessa forma, você pode confirmar se um formato está mesmo adequado ou se ainda precisa de alguns ajustes para ficar melhor alinhado.

3.     Otimize o formato para aparelhos móveis

Qualquer trabalho de email marketing ou formulário de inscrição deve ser pensado com o formato mobile em mente. Considerando que, hoje em dia, a maior parte dos acessos à internet são feitos pelo celular, criar um site ou emails que não se encaixam nesse padrão diminui bastante o número de leads que você consegue converter.

Agora que você entende como configurar e aproveitar melhor o MailChimp no WordPress, pode utilizar esses recursos como parte do seu plano de marketing. Lembre-se: o email não está obsoleto, ele apenas serve um propósito diferente na interação com o público.

Quer mais dicas para potencializar seu site? Então, veja também nosso artigo mostrando como criar uma newsletter no WordPress agora mesmo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *