Conheça a ferramenta Majestic SEO e veja como você pode aplicá-la na sua estratégia digital

A Majestic SEO é uma das ferramentas online mais importantes para planejar a otimização de páginas na web e executar estratégias de Marketing de Conteúdo. Com foco na análise de backlinks, essa plataforma oferece uma análise completa e detalhada dos resultados das URLs e domínios pesquisados.

Majestic SEO

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Otimizar o desempenho de sites diante dos motores de busca é uma tarefa rotineira de todo profissional de Marketing que atue com sites na web.

Páginas institucionais, blogs, e-commerces: qualquer uma dessas categorias precisa passar por ajustes e melhorias para ter o máximo de desempenho. Nesse sentido, a Majestic é uma ferramenta de grande ajuda!

De funcionamento simples e objetivo, ela se propões a entender mais sobre a capacidade do site e explorar a fundo todos os seus detalhes em relação a SEO.

Mais do que isso, é possível também ter uma análise comparativa com sites concorrentes, o que permite otimizações para ser alcançar ainda mais competitividade diante de quem divide a atenção do seu cliente no segmento.

Neste post, o assunto é a Majestic SEO e de que maneira essa ferramenta pode ajudar a otimizar o desempenho do seu site em motores de busca.

O conteúdo traz os seguintes tópicos:

Continue a leitura e confira!

O que é Majestic SEO?

A Majestic SEO é uma ferramenta voltada para analisar as características de SEO do seu site, mas com foco em alguns pontos principais. O número de backlinks e o desempenho das palavras-chave selecionadas são os dois principais.

Ou seja, é possível entender quantos links das suas páginas estão distribuídos pela web, além de conhecer o índice de busca nas palavras-chave usadas.

Na teoria, a Majestic SEO é um grande banco de dados de indexação, o que o possibilita fazer essa análise tão detalhada de um site. Apensar de essa funcionalidade ser a que popularizou a ferramenta, hoje ela é muito mais completa na hora de transmitir percepções sobre os sites.

Para se ter uma ideia, a maioria das ferramentas de SEO entregam resultados a partir da Majestic, com a integração para seu banco de dados.

Dessa forma, usar diretamente essa plataforma é garantir uma análise avançada da situação do seu site. O grande diferencial de ir direto à Majestic SEO é justamente o nível detalhamento que ela oferece em comparação a outras plataformas.

No entanto, é preciso definir alguns termos. Por mais que a Majestic seja colocada na mesma categoria de ferramentas completas de SEO, como o SEMrush, ela não chega a isso.

Seu foco é realmente ser uma base de dados de backlinks. O que a coloca em um patamar tão alto é seu nível de detalhamento nos resultados entregues.

Como a Majestic Funciona?

A Majestic SEO é uma ferramenta online de uso fácil e simples. A homepage do site já é completamente intuitiva, com uma barra de endereços em que você pode inserir a URL do site que deseja analisar.

Basta inserir o link e então começar a pesquisa, recebendo imediatamente uma quantidade relevante, mas limitada de informações sobre ele.

Majestic SEO site

Outras funcionalidades são restritas a usuários. Porém, basta se registrar gratuitamente para ter acesso a elas. Nesse nível, ainda que iniciante, há uma boa quantidade de detalhamento que pode servir ao menos para uma avaliação primária do seu site.

Você também confere quais são os outros resultados que podem ser visualizados caso assine alguns dos planos.

Para quem desenvolve um trabalho de alto desempenho e sente a necessidade de uma análise completa e recorrente, é altamente recomendável a contratação de um dos planos da Majestic SEO.

Os backlinks são fundamentais em uma estratégia de otimização para a web, mas além deles a análise de palavras-chave também fazem diferença no cotidiano.

Profissionais de Marketing Digital têm cada vez mais aderido às versões pagas dessas ferramentas, já que o monitoramento é fundamental para chegar aos resultados desejados.

A Majestic SEO disponibiliza três versões de planos, com diferentes amplitudes de serviços: Lite, Pro e API.

A cobrança pode ser mensal ou anual, em dólares, com extensão distinta de serviços a cada um deles. O pagamento é feito diretamente em cartões de crédito que, naturalmente, precisam ser internacionais.

Quais são as funcionalidades da Majestic SEO?

A Majestic SEO tem uma série de funcionalidades principais que compõem o hall de operação da ferramenta.

Essas possibilidades foram construídas sob a ideia de oferecer ao usuário um monitoramento completo de todos os pontos principais relacionados a SEO que a análise de backlinks pode oferecer. Uma percepção aprofundada e que direcione a tomada de decisões.

Com cada uma dessas funcionalidades é possível entender como está o desempenho das páginas em SEO, avaliar o impacto dos backlinks e também checar a performance das palavras-chave.

A seguir, confira as principais funcionalidades que a ferramenta oferece e entenda como seu uso favorece a rotina de quem precisa gerenciar sites.

Site Explorer

A funcionalidade “Site Explorar” é voltada para uma análise aprofundada sobre uma URL ou domínio específico que o usuário deseje avaliar. O grande destaque desse recurso é o nível de detalhamento oferecido.

Outro ponto interessante é como a funcionalidade propõe um comparativo com sites concorrentes.

Na prática, o recurso é um robô que faz uma pesquisa avançada e traz um verdadeiro relatório sobre a URL ou domínio, informando sobre seu desempenho e oferecendo as principais métricas relacionadas.

A ideia de uso é detalhar o impacto desse endereço inserido e entender de que forma ele tem conseguido resultados que podem gerar benchmarking para o mercado.

Search Explorer

O “Search Exporer” é uma funcionalidade que permite aos usuários pesquisar termos e trechos específicos, principalmente as palavras-chave e os títulos das páginas.

Para isso, basta entrar com a palavra ou com a frase específica para checar exatamente quantas vezes e em que lugares essas entradas figuram em toda a base de dados da Majestic.

A proposta é estudar como os concorrentes têm utilizado esses termos e títulos em suas páginas, avaliando também como essas escolhas têm desempenhado em termos de SEO.

A ferramenta indica as pontuações de pesquisas em cada URL que é explorada na Majestic. Dessa forma, o trabalho comparativo fica mais fácil de ser analisado de maneira prática.

Link Inteligence API

Uma ferramenta de inteligência para links: é exatamente isso que essa funcionalidade traz dentro do ambiente da Majestic SEO. Com ela, é possível analisar cada URL para saber qual é o impacto de seu posicionamento no desempenho de SEO da página em questão.

Na prática, se conhece qual é a contribuição de cada link para a otimização diante dos mecanismos de pesquisa.

A cada entrada de URL para análise, o usuário consegue visualizar um mapa de inteligência dos links. Uma avaliação completa é feita sobre ele, com foco no desempenho alcançado em relação ao ranqueamento do site e sua adequação aos algoritmos do Google.

Histórico de backlinks

Talvez uma das mais importantes e impactantes funcionalidades da Majestic SEO, o histórico de backlinks disponibiliza o rastreamento de todos os links do seu site que figuram em endereços relevantes para a web.

A ferramenta é fundamental para entender como está a distribuição de backlinks em sites importantes e de que maneira isso favorece o SEO das suas páginas.

Não é nenhuma novidade que o Google ranqueia melhor as páginas que têm maior backlink, no entanto, é fundamental também que eles sejam qualificados.

Estão melhor avaliados pelos algoritmos do Google aqueles backlinks que estão em sites relevantes e relacionados ao assunto do seu blog, e-commerce ou empresa.

Campanhas

O recurso “Campanhas” foi um dos mais recentes a serem adicionados à suíte de serviços da Majestic, mas rapidamente ganhou adeptos e se tornou importante graças à facilidade que agrega às análises.

De maneira simples, sua proposta é agrupar os sites analisados para assim realizar um monitoramento em separado de como eles têm desenvolvido seu desempenho ao longo do tempo.

O “Campanhas” está disponível até mesmo para usuários das versões gratuitas, no entanto, com uma limitação do número de sites que podem ser agrupados.

Já os usuários que pagam pelos serviços da Majestic têm total liberdade para criarem grupos amplos e realizarem um trabalho de monitoramento em maior escala.

Flow Metrics History

Esse recurso é voltado para avaliar em um espaço cronológico como os seus domínios têm se comportado em termos de estabilidade.

As métricas oferecidas ao longo do tempo podem variar, o que muitas vezes é percebido em análises e, de certo modo, proporciona alterações e ajustes para chegar aos melhores resultados.

O Flow Metrics History mostra como variou o fluxo de citações e o fluxo de confiança, basicamente, para informar como o histórico de métricas dos domínios têm se comportado.

O recurso está disponível apenas nos planos de nível profissional, já que é uma funcionalidade avançada e que atende a um grupo de usuários mais específico.

Verificador de palavras-chave

Por fim, o “Verificador de palavras-chave” é um recurso que não se encaixa tanto na proposta principal da Majestic SEO, mas ainda assim é uma ferramenta poderosa.

Na prática, ela faz algo básico, porém fundamental: permite pesquisar termos e entender sua recorrência e seu desempenho por toda a base da Majestic.

A partir dessa atividade fica mais fácil escolher as palavras-chave certas para inserir dentro das páginas, seja em títulos, seja nas descrições de produtos, seja dentro de posts de estratégias de Marketing de Conteúdo.

O trabalho oferece os resultados do volume de pesquisas dessas palavras, facilitando a escolha daquelas que têm maior potencial de desempenho para o uso pretendido.

Como aproveitar ao máximo as funcionalidades da ferramenta?

A melhor forma de aproveitar ao máximo as funcionalidades da Majestic SEO é sabendo como aplicar o seu uso em momentos importantes do trabalho com sites.

Seja dentro da estratégia, seja modo geral, seja para melhorar o desempenho em alguns pontos, é possível potencializar o trabalho com a Majestic. Veja como a seguir!

Aplique a Majestic na rotina de otimizações em SEO

O trabalho de SEO é constante e recorrente em qualquer estratégia de gerenciamento de sites.

A Majestic precisa ser utilizado a todo o tempo, justamente como ferramenta de apoio na hora de checar possíveis otimizações em SEO que devem ser aplicadas.

Planeje conteúdos com os recursos da Majestic

Em estratégias de Marketing de Conteúdo, a Majestic tem um papel decisivo, principalmente na hora de escolher as melhores palavras-chave e a sua distribuição — não só nos posts, mas também nos títulos, com os diferentes tipos de heading.

Um planejamento que parte da análise do Majestic tem tudo para ser mais certeiro e gerar mais conversões, além de um fluxo maior de usuários.

Planeje guest posts com a análise de backlinks

Backlinks são fundamentais em conteúdos, ou seja, quanto mais links de qualidade, melhor! No entanto, é sempre importante saber quais já têm um impacto positivo para seu site.

A partir disso, é possível planejar guest posts recorrentes em parceiros que já tenham apresentado bons resultados, assim como também fica mais fácil entender qual tipo de site ajuda no desempenho.

Por que usar o Majestic?

Ao longo deste conteúdo foi possível entender quais são as funcionalidades que a Majestic SEO possibilita aos seus usuários, no entanto, de uma forma geral, é possível tirar percepções mais amplas.

Assim, as principais razões para usar a ferramenta são:

  • ela possibilita acompanhar métricas relevantes;
  • ela otimiza estratégias de palavras-chave;
  • ela ajuda a conseguir melhor desempenho em Marketing de Conteúdo;
  • com seu uso é possível gerar competitividade entre os concorrentes;
  • seu uso promove a cultura de otimização constante em SEO.

Para profissionais de Marketing, é altamente recomendável utilizar ferramentas de análise de SEO, uma vez que elas dão suporte ao desenvolvimento de projetos.

Entre as principais, a Majestic SEO é sem dúvida uma das que mais prometem ajudar no suporte ao progresso de sites e de estratégias de conteúdo em seus mais altos níveis.

Quer conferir um conteúdo aprofundado e prático sobre SEO? Confira nosso webinar completo com Vitor Peçanha, um dos fundadores da Rock Content e especialista no segmento!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.