O mapa estratégico de um negócio é responsável por explicitar, de forma resumida, as importantes medidas de desempenho de uma organização. Basicamente ele é uma representação do planejamento estratégico da sua empresa.
Essa ferramenta faz parte da metodologia Balanced Scorecard (BSC), que foi desenvolvida pelos docentes da Harvard Business School em 1992, quando perceberam a necessidade de um modelo mais inovador de avaliação e performance empresarial.
O principal objetivo de um documento como esse é ilustrar como cada área é responsável por alcançar determinados objetivos de uma empresa, para que seja possível que toda a equipe consiga visualizar de forma integrada o seu papel dentro da corporação.
Essa ferramenta é muito eficaz pois consegue reunir três dos principais pontos elementares de uma boa gestão: foco, sinergia e controle. É também por meio do mapa estratégico que empresas como SENAI, Volkswagen e a Justiça Federal têm conseguido atingir resultados importantes no âmbito gerencial.
Confira, a seguir, os principais passos essenciais para que você consiga construir um mapa estratégico de forma prática!
1. Escolha um objetivo principal
Esse passo se relaciona com os valores, a missão e a visão da sua empresa. Em uma cultura organizacional, esses pontos são importantes no momento de guiar sua equipe na forma de resolução dos problemas e na construção de propostas de ações.
O tópico “objetivo principal” ou “objetivo-chave” deve conter qual será a meta para alcançá-lo e em quanto tempo isso deverá ocorrer.
2. Determine as propostas de valor
As propostas de valor são importantes para explicitar o quão responsáveis elas podem ser por ajudar a atingir o objetivo-chave. Você deve escolher entre três: melhorar o custo total, liderar em produtos ou fidelizar clientes.
3. Defina as estratégias financeiras
Sabemos que nenhuma empresa é sustentável se não tiver um bom planejamento financeiro.
Nesse ponto do mapa estratégico é essencial que você preste atenção na sua proposta de valor (determinada anteriormente), pois isso vai afetar diretamente na escolha de qual estratégia financeira usar — que pode ser de crescimento da receita, de produtividade e/ou de utilização de recursos.
4. Defina as estratégias dos clientes
Essa etapa também estará relacionada à proposta de valor que você já estabeleceu.
Isso vai ditar como as estratégias com os clientes serão desempenhadas. Basicamente elas se resumem a três categorias: aquisição e retenção de clientes, aumento da receita por cliente e redução do custo do cliente.
5. Adote estratégias internas
Sem a adoção de boas estratégias internas você não conseguirá alcançar os objetivos financeiros e os relacionados aos clientes da melhor maneira.
Uma das estratégias que pode ser aplicada é eliminar atividades que não agregam valor ou que retardam e engessam o desenvolvimento do seu negócio.
Para conseguir desempenhar essa fase com êxito, é aconselhável que você, como gestor, possua uma característica essencial: saber liderar.
6. Planeje estratégias para aprendizado e crescimento
Depois de estabelecidos os pontos citados até agora, ficará muito mais fácil para toda a equipe entender as lacunas e as deficiências do seu empreendimento.
Nessa fase é interessante que vocês estabeleçam como podem transformar isso em aprendizado e crescimento. Normalmente essas estratégias são definidas a partir de três principais áreas: capital humano, capital organizacional e capital de informação.
O mapa estratégico é uma ferramenta indispensável na passagem da fase de planejamento para a de execução dos projetos estratégicos. Ao elaborá-lo de maneira clara e objetiva, você estará dando um grande passo para colher bons frutos.
Agora que você já sabe o que é um mapa estratégico e como fazê-lo, confira as melhores ferramentas de gestão, vendas e marketing.
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.