Mapa estratégico: o que é e como fazer?

Mapa estratégico: o que é e como fazer?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O mapa estratégico de um negócio é responsável por explicitar, de forma resumida, as importantes medidas de desempenho de uma organização. Basicamente ele é uma representação do planejamento estratégico da sua empresa.

Essa ferramenta faz parte da metodologia Balanced Scorecard (BSC), que foi desenvolvida pelos docentes da Harvard Business School em 1992, quando perceberam a necessidade de um modelo mais inovador de avaliação e performance empresarial.

O principal objetivo de um documento como esse é ilustrar como cada área é responsável por alcançar determinados objetivos de uma empresa, para que seja possível que toda a equipe consiga visualizar de forma integrada o seu papel dentro da corporação.

Essa ferramenta é muito eficaz pois consegue reunir três dos principais pontos elementares de uma boa gestão: foco, sinergia e controle. É também por meio do mapa estratégico que empresas como SENAI, Volkswagen e a Justiça Federal têm conseguido atingir resultados importantes no âmbito gerencial.

Confira, a seguir, os principais passos essenciais para que você consiga construir um mapa estratégico de forma prática!

1. Escolha um objetivo principal

Esse passo se relaciona com os valores, a missão e a visão da sua empresa. Em uma cultura organizacional, esses pontos são importantes no momento de guiar sua equipe na forma de resolução dos problemas e na construção de propostas de ações.

O tópico “objetivo principal” ou “objetivo-chave” deve conter qual será a meta para alcançá-lo e em quanto tempo isso deverá ocorrer.

2. Determine as propostas de valor

As propostas de valor são importantes para explicitar o quão responsáveis elas podem ser por ajudar a atingir o objetivo-chave. Você deve escolher entre três: melhorar o custo total, liderar em produtos ou fidelizar clientes.

3. Defina as estratégias financeiras

Sabemos que nenhuma empresa é sustentável se não tiver um bom planejamento financeiro.

Nesse ponto do mapa estratégico é essencial que você preste atenção na sua proposta de valor (determinada anteriormente), pois isso vai afetar diretamente na escolha de qual estratégia financeira usar — que pode ser de crescimento da receita, de produtividade e/ou de utilização de recursos.

4. Defina as estratégias dos clientes

Essa etapa também estará relacionada à proposta de valor que você já estabeleceu.

Isso vai ditar como as estratégias com os clientes serão desempenhadas. Basicamente elas se resumem a três categorias: aquisição e retenção de clientes, aumento da receita por cliente e redução do custo do cliente.

Retenção de Clientes em Agências Digitais

5. Adote estratégias internas

Sem a adoção de boas estratégias internas você não conseguirá alcançar os objetivos financeiros e os relacionados aos clientes da melhor maneira.

Uma das estratégias que pode ser aplicada é eliminar atividades que não agregam valor ou que retardam e engessam o desenvolvimento do seu negócio.

Para conseguir desempenhar essa fase com êxito, é aconselhável que você, como gestor, possua uma característica essencial: saber liderar.

6. Planeje estratégias para aprendizado e crescimento

Depois de estabelecidos os pontos citados até agora, ficará muito mais fácil para toda a equipe entender as lacunas e as deficiências do seu empreendimento.

Nessa fase é interessante que vocês estabeleçam como podem transformar isso em aprendizado e crescimento. Normalmente essas estratégias são definidas a partir de três principais áreas: capital humano, capital organizacional e capital de informação.

O mapa estratégico é uma ferramenta indispensável na passagem da fase de planejamento para a de execução dos projetos estratégicos. Ao elaborá-lo de maneira clara e objetiva, você estará dando um grande passo para colher bons frutos.

Agora que você já sabe o que é um mapa estratégico e como fazê-lo, confira as melhores ferramentas de gestão, vendas e marketing.

Central de ferramentas de marketing, vendas e gestão
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.