Por Raphael Pires

Publicado em 3 de maio de 2019. | Atualizado em 28 de fevereiro de 2020


Quer impactar o mercado? Para isso, é essencial buscar referências nas marcas de sucesso. Continue lendo e desvende os diferenciais dessas empresa e o que fazer para construir uma marca forte!

como as marcas de sucesso chegaram até o topo?

Ser “top of mind” (em português, “topo da mente”) é o objetivo de todas as empresas, pois representa as marcas que são referência e estão na ponta da língua do consumidor quando se trata de um nicho de produto ou serviço. Porém, somente as marcas de sucesso conseguem atingir esse patamar.

O que as empresas que chegaram lá têm em comum? Muito trabalho e planejamento estratégico para garantir um bom posicionamento no mercado.

Conhecer o caminho traçado por elas é fundamental para dar o melhor direcionamento possível para os clientes que procuram os serviços da sua agência de comunicação.

Está precisando de inspiração? Confira, neste post, a história de algumas das marcas mais bem-sucedidas do mundo!

O que são as marcas de sucesso?

 Nigel Hollis, especialista em Marketing, pesquisador e autor do livro ‘’The Global Brand’’, afirmou, em entrevista ao portal HSM Experience, que as marcas de sucesso são aquelas que são compostas por ideias e trazem associações e emoções para as pessoas.

O especialista acrescenta que tais marcas passam pelo desafio de gerar associações que dão origem a comportamentos que criam valor da marca. Essa construção requer, acima de tudo, o entendimento dos padrões comportamentais. Compreender esses padrões e trabalhar a partir deles permite que as grandes empresas criem o cliente ideal para a sua marca.

Quais são os diferenciais das marcas de sucesso?

Não é à toa que as marcas mais poderosas do mundo alcançaram esse status. Elas possuem diferenciais que vão muito além da qualidade dos seus produtos. Descubra quais são os diferenciais das marcas de sucesso.

Traduzem o lado bom da vida

Embora tenham histórias diferentes, uma característica é bastante comum entre as marcas bem-sucedidas: usar um posicionamento estratégico associado ao lado bom da vida. Nesse sentido, podemos citar o McDonald’s com o slogan ‘’Eu amo muito tudo isso’’.

Esse tipo de estratégia visa conquistar o consumidor criando um vínculo emocional, já que a marca não está oferecendo só o seu produto, mas também uma experiência feliz.

Apresentam um discurso transparente

Em um mundo em que cada vez mais a sociedade cobra um posicionamento das grandes organizações sobre assuntos importantes, como preservação do meio ambiente e respeito à diversidade, as marcas de sucesso são totalmente transparentes quanto ao que defendem.

Diante disso, a agência e empresa podem construir uma marca esplêndida, de modo a ampliar as partes que a compõe e destacar as suas vantagens competitivas.

Acompanham a tecnologia

A tecnologia evolui constantemente e transforma tudo ao seu redor. Por meio de pesquisas aprofundadas, as marcas de sucesso buscam descobrir o que acontece na mente do consumidor, a fim de propor soluções inovadoras que acompanhem as tendências tecnológicas.

Marcam presença em todas as mídias

Para ampliar o alcance da marca e impactar o público-alvo em diversos formatos e com frequência, é imprescindível estar em todas as mídias. Chamada de multitouch, essa estratégia prevê múltiplos pontos de contato com o consumidor, o que eleva as chances de chamar a sua atenção e converter vendas.

Quebram padrões

Quebrar padrões significa arriscar, sair fora da curva e fazer diferente. Aqui, podemos lembrar o caso da Skol, que deixou de usar apenas mulheres e homens sarados em suas propagandas e passou a focar em pessoas de características diversificadas, exaltando a experiência de consumir a sua cerveja.

Ao fazer isso, a marca abraça as pessoas que se sentem fora do padrão e as estimula a fazer o mesmo, o que gera impacto social.

 Constroem a marca constantemente

Ficar estagnado é sinônimo de fracasso. Empresas de sucesso estão sempre se reinventando, além de revisar os seus valores e identidade para verificar se estão de acordo com as tendências da sociedade e, a partir daí, se reposicionam no mercado.

Como criar uma marca de sucesso?

A construção de marcas fortes e com um público engajado exige um conjunto de estratégias. Aprenda como criar uma marca capaz de se tornar referência no seu nicho.

  1. trate a marca como um ativo, gerenciando-a para obter resultados ao longo prazo;
  2. tenha uma visão instigante, o que significa comunicar a imagem pretendida e o que você quer representar para o consumidor;
  3. crie novas subcategorias para se destacar e inovar na sua área de atuação;
  4. forneça uma experiência que exceda as expectativas e inspire os indivíduos para interações positivas;
  5. produza ações integradas de marketing, utilizando site, blog post, redes sociais e anúncios em mídias tradicionais para se aproximar do público-alvo e reforçar as suas mensagens;
  6. defina uma estratégia digital, visto que atualmente grande parte dos consumidores compram online;
  7. construa a marca de dentro para fora, fazendo com que os seus colaboradores fiquem a par da missão, visão e valores da empresa e os utilize em todos os serviços prestados;
  8. mantenha a relevância de marca por meio de ações que motivam os consumidores a continuar comprando os seus produtos;
  9. alavanque os ativos da marca que auxiliem no seu crescimento, apresentando novas ofertas ou estendendo a marca para outras classes e categorias. Isso agrega valor e fortalece o seu nome.

Qual é a história das marcas de mais sucesso do mundo?

Todo empreendedor precisa de referências para se inspirar. Pensando nisso, acompanhe a história de marcas que quebraram barreiras e são exemplos de sucesso.

Apple

Gigante do setor de tecnologia, a Apple foi fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak em 1976, na Califórnia, nos Estados Unidos. O seu diferencial está no foco em desenvolver produtos inovadores, com qualidade, design moderno, elegante e com um acabamento impecável.

Na atualidade, a marca está avaliada em US$146,3 bilhões. Milhares de clientes ao redor do mundo enfrentam filas enormes para garantir os seus produtos com o símbolo da maçã, principalmente o iPhone.

Amazon

A empresa foi criada como um vendedor de livros online e hoje é o maior empreendimento virtual do mundo. Além de uma loja online, ela também é uma distribuidora de estrutura de nuvem e produtora de eletrônicos.

Ela é a marca mais valiosa do mundo, com um valor de US$ 150,8 bilhões, deixando para trás Google e Apple, respectivamente. A tecnologia e inovação são as chaves utilizadas para o seu crescimento acelerado.

Coca Cola

Quem é que nunca desejou abrir e tomar uma Coca Cola gelada em um dia de calor, não é mesmo? Esse é o poder de uma das marcas mais consumidas do planeta. Ela conseguiu entrar no imaginário das pessoas.

De acordo com uma pesquisa do Brand Footprint, a bebida está presente em seis de cada dez lares do mundo. Com mais de 100 anos de história, a marca se mantém jovem e ativa, investindo em campanhas que celebram os bons momentos, tanto com a família quanto com os amigos.

O Boticário

De origem brasileira, a Boticário mantém um posicionamento forte na área de perfumaria e cosméticos, ramificando-se em diferentes regiões do país e pela América Latina pela sua rede de franquias.

O negócio surgiu como uma farmácia em Curitiba, no Paraná, e se transformou em uma marca bilionária. Mais do que inovar na sua cartela de produtos que tem mais de 9 mil itens, ela tem se destacado pelo seu posicionamento no mercado e sociedade, como na sua campanha de Dia dos Namorados de 2015, que promoveu casais heterossexuais e homossexuais.

Always

Certamente você já ouviu a frase ‘’Lute como uma garota’’, que se tornou um símbolo dos movimentos feministas. A expressão se expandiu pelo mundo a partir da campanha da Always, empresa de produtos femininos, que foi inspirada na ideia de que meninas podem fazer o que quiserem.

O filme reúne depoimentos de mulheres que quebram barreiras, sendo voltado para o público que está entrando na puberdade. Fundado em 1983, a empresa vem se reinventando com campanhas que não só promovem os seus produtos, como também engajam e estimulam o protagonismo feminino.

Os grandes empreendimentos começaram pequenos e se tornaram referência com muita dedicação e ideias inovadoras. Portanto, com as marcas de sucesso é possível aprender que coragem e disposição podem levar uma empresa ao topo do seu mercado e mundo.

Quer garantir o sucesso dos seus clientes? Baixe o nosso kit de produtividade e impulsione os seus resultados!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *