Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 21 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 10 de julho de 2019


Apesar de vivenciar uma estagnação no número de novos usuários, o Twitter é uma rede social estável e que conta com um público leal. Se você quer conhecer marcas para seguir por lá, para se inspirar e fazer um trabalho ainda mais alinhado às expectativas do seu público, este é o seu lugar!

Enquanto muitos se perguntam se o Twitter morreu — ou, ao menos, perdeu espaço para outras redes sociais —, o microblog segue indo muito bem, obrigado.

Em 2016, a média global de crescimento da plataforma ficou em 4%. Já no Brasil, esse número foi de 18% — o terceiro melhor do Twitter ao redor do globo.

Muitas empresas não apenas seguem investindo na rede, como também realizam trabalhos exemplares nela — seja para reforçar um posicionamento de marca, seja para criar uma aproximação com um público mais jovem, a maioria na rede.

Algumas mudanças recentes, como a duplicação no limite de caracteres e a inserção de algoritmos que criam uma timeline com a ordem cronológica das postagens, trouxeram um novo fôlego à rede. Além disso, o Twitter ainda mantém sua tendência de segunda tela, funcionando muito bem para ativações ao vivo.

Quer conhecer marcas para seguir no Twitter tanto no Brasil quanto no mundo e se inspirar no conteúdo que elas produzem? Então vem com a gente!

Marcas nacionais

Ainda que o número de novos usuários brasileiros no Twitter tenha caído consideravelmente de 2012 para cá, o Brasil ainda representa uma boa fatia entre os tuiteiros ao redor do mundo. Além disso, lideramos na América Latina, com 32 milhões de usuários ativos (em dados de 2019).

Além de ser o berço para diversos produtores de conteúdo, essa rede também permite que as marcas inovem na forma de se comunicar e oferecer atendimento ao cliente. A seguir, veja as empresas que se destacam no território nacional.

1. Ponto Frio

Quando tudo ainda era mato no Twitter, o Ponto Frio já estava por lá com o seu pinguim. O ano era 2012, mas, até hoje, a marca é referência no que se refere à criação de uma brand persona para as redes sociais.

Twitter Ponto Frio

O tom debochado e o bom humor desse personagem também sempre foram diferenciais para a marca, que, hoje, acumula 263 mil seguidores.

A conta foi tão inovadora que outras marcas varejistas, como Magazine Luiza e Casas Bahia, seguiram seus passos e empregam um comportamento semelhante na rede.

2. NuBank

O NuBank surgiu com a premissa de oferecer um cartão de crédito sem as complicações das grandes corporações bancárias. Obviamente, isso precisava transparecer nas redes sociais.

Assim, o principal diferencial da empresa no Twitter é o atendimento prestado aos consumidores. Tem alguma reclamação ou precisa resolver algo importante? 

É só marcar a @ deles na rede para um contato rápido e eficiente. Duas boas práticas são válidas de serem citadas e adotadas por outras marcas.

Twitter Nubank

A primeira diz respeito à não necessidade de passar por longos cadastros para a realização do atendimento via redes sociais. Você só precisa confirmar seus dados uma única vez e, a partir daí, seu perfil no Twitter pode ser associado ao CPF, o que simplifica futuros atendimentos.

A segunda é a possibilidade de o atendimento ser finalizado na própria rede onde foi iniciado: esqueça aquilo de enviar uma mensagem na rede e ser orientado a entrar em contato por email.

3. Netflix

Netflix é campeã quando o assunto é tweet viralA empresa sabe se aproveitar muito bem dos memes que costumam surgir na rede, sempre adaptando eles ao seu contexto e conteúdos.

Um bom exemplo disso foi quando uma notícia de que todos os filmes de Harry Potter seriam disponibilizados pela Netflix ganhou vários RTs. O que muitos não repararam — ou levaram um tempo para entender — é que a notícia falava da Netflix de Portugal.

A situação gerou divertidos memes e interações entre a marca de serviço de streaming e os fãs da franquia do bruxo.

Twitter Netflix Twitter Netflix

4. Globo Rural

O perfil da revista Globo Rural tem muito para ensinar às mais diferentes marcas nas redes sociais. Enquanto muitas acreditam que o ideal é manter branding e persona coerentes, esse perfil faz exatamente o contrário.

Como um conteúdo impresso, voltado a pessoas mais velhas e de áreas rurais, pode se tornar atrativo nas redes sociais para um público mais jovem e de contexto majoritariamente urbano? 

O bom humor é a resposta. Enquanto todo mundo falava da Bettina, eles aproveitaram para divulgar conteúdo sobre outro milhão, por exemplo.

Twitter Globo Rural

O Twitter sempre foi a rede social da descontração — é onde os usuários não têm família entre seus seguidores (eles estão no Facebook) e onde as pressões estéticas (altíssimas no Instagram) são afrouxadas. A Globo Rural entendeu isso muito bem e entrou na brincadeira com maestria.

Twitter Globo Rural

5. MasterChef Brasil

Atualmente, o Masterchef é um dos programas da televisão brasileira que mais explora a característica de segunda tela do Twitter. Algumas edições passadas até mesmo se utilizaram da rede para a divulgação do grande campeão do programa.

Twitter Masterchef

A atração é exibida semanalmente pela TV Band. Além do perfil oficial do programa, os juízes da disputa culinária — Paola CarosellaHenrique Fogaça e Erick Jacquin — também são bastante ativos na rede.

Para completar, os participantes de cada edição também ganham um perfil no Twitter. Tudo isso não só facilita, como incentiva a criação de conversas ao redor dos temas do programa e, facilmente, eles chegam aos Trending Topics.

Marcas internacionais

O número de novos usuários no Twitter também está em queda no contexto mundial. Ainda assim, com 320 milhões deles ao redor do mundo, a rede já conquistou estabilidade e fãs leais.

O que as marcas de fora fazem de diferente no microblog? Segui-las pode ser uma boa forma ficar por dentro de tendências de marketing digital e acompanhar algumas das melhores práticas na rede, como o uso eficiente de hashtag. Conheça 5 marcas de destaque ao redor do mundo.

6. Oreo

Da mesma forma que o Ponto Frio foi um dos pioneiros em conteúdos diferenciados no Twitter, a Oreo teve esse papel na gringa.

Se a rede social tivesse algum tipo de premiação, certamente, a marca já teria levado a estatueta máxima para casa.

A empresa sempre se destacou com publicações “real time”, como no dia do apagão durante uma partida de Super Bowl.

Twitter Oreo

Entre outras coisas, isso demonstra um time alinhado e atento a referências relevantes tanto para a rede quanto para o seu público.

7. Ikea

O perfil da Ikea no Twitter é um verdadeiro prestador de serviços. A gigante de móveis levou a sério a máxima sobre produzir conteúdo de qualidade e relevante a seus seguidores.

No microblog, os conteúdos trazem uma diversidade de dicas, inspirações e pequenas soluções para o dia a dia doméstico, além de links para publicações assinadas por designers parceiros da marca.

Twitter Ikea

8. Taco Bell

A Taco Bell tem uma rede de seguidores muito leais, o que costuma render boas interações na página. Além disso, a marca patrocina diversos eventos, o que significa que algumas ações em tempo real também acontecem por meio do Twitter.

Para completar, um case de sucesso que merece ser citado foi o que aconteceu em 2015, após o lançamento do emoji de taco.

A empresa forneceu respostas únicas e exclusivas em GIF a qualquer tweet que combinasse o emoji de taco com qualquer outro. O resultado foi um grande frenesi e mais de meio milhão de tweets nos primeiros 5 dias da campanha.

9. NASA

Como transmitir informações complexas de forma leve e simples? Aparentemente, a NASA achou a receita e ela envolve fotos extraordinárias e a dose ideal entre bom humor e referências do mundo pop.

Twitter NASA

O perfil tem mais de 30 milhões de seguidores e também divulga conteúdo de personalidades importantes do seu meio, além de conteúdos próprios, como o Houston, We Have a Podcast e informações sobre os projetos mais recentes da empresa.

10. Disney-Pixar

Não é de hoje que a Disney encanta baixinhos e altinhos, e também não é só na telona do cinema que a gigante das animações faz isso.

Além da conta principal, com GIFs, informações e curiosidades dos bastidores dos filmes, a empresa tem uma conta todinha dedicada à nostalgia de suas produções e de seus parques.

Twitter Disney

Disney Memories ainda traz quotes e jogos, voltados a um público mais infantil.

Twitter Disney

Majoritariamente, o Twitter é uma rede jovem, voltada ao humor e à descontração. Marcas que abraçam isso costumam fazer sucesso entre os usuários — mesmo as mais improváveis, como a revista Globo Rural e a NASA.

É claro que nada é definitivo, ainda mais no contexto tão mutável das redes sociais. Porém, as marcas para seguir no Twitter que listamos aqui podem ser verdadeiras fontes de inspiração para insights e até mesmo argumentos para levar novidades para o perfil da sua marca nessa rede.

Quer aprimorar ainda mais o seu trabalho no microblog? Então, baixe agora mesmo o nosso guia completo sobre Marketing no Twitter e confira as principais dicas para ter sucesso na rede!

Marketing no TwitterPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *